sábado, 20/04/2024

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Gi Group mostra no Comitê RH desafios na gestão de pessoas na logística

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A associada Gi Group Holding foi a convidada da reunião mensal do Comitê de RH da Abralog, na quarta-feira, 18 de outubro de 2023. Paola dos Santos Lacerda, gerente da Divisão de Negócios, compartilhou estratégias para a projeção de políticas de cargos e salários que atraem, motivam e retêm os melhores talentos na área de logística.

Um dos desafios, conforme destacado por Paola, é a amplitude de cargos e responsabilidades presentes no setor logístico. “Desde motoristas de caminhão e operadores de empilhadeiras até gerentes de cadeia de suprimentos e especialistas em tecnologia, a diversidade de funções torna a definição de salários equitativos uma tarefa complexa” ressalta.

A pressão por eficiência se destaca como outra questão premente. “A logística exige máxima eficiência. Isso acarreta a necessidade de controlar os custos, incluindo os relacionados à mão de obra. As empresas se veem constantemente na busca pelo equilíbrio entre a remuneração adequada dos funcionários e a manutenção da competitividade”, comenta.

A influência da tecnologia e automação está transformando a Logística. As empresas são desafiadas a avaliar como essas mudanças impactam os cargos e salários já existentes, adaptando-se a essa nova realidade.

Segundo pesquisa conduzida pela Gi Group Holding, mais de 80% dos profissionais de liderança consideram a remuneração como o fator primordial para qualquer movimentação profissional. Nesse contexto, Paola destaca a importância de práticas como revisão periódica de remunerações, competitividade salarial e políticas de bonificação.

Paola ressalta que “um salário competitivo e atrativo pode servir como um incentivo para a permanência em uma empresa”. Além disso, a pesquisa demonstra que mais de 80% dos profissionais acreditam que uma semana de trabalho de quatro dias úteis poderia aumentar significativamente a satisfação e equilíbrio entre vida profissional e pessoal.

A ascensão do trabalho remoto é uma tendência que ganha força. Paola enfatiza que, quando gerenciado de forma eficaz, pode resultar em níveis de produtividade igual ou até superior ao ambiente tradicional, proporcionando maior equilíbrio entre vida profissional e pessoal.

Outro ponto crucial abordado por Paola foi o investimento no crescimento profissional dos colaboradores. Organizações que promovem essa prática colhem benefícios expressivos, como maior retenção de talentos, aumento de produtividade e estímulo à inovação. Além disso, contribui para a formação de líderes internos e para a promoção de uma cultura de aprendizado contínuo.

Os setores em evidência apresentam boas perspectivas. Na logística, projeta-se um crescimento de aproximadamente 56% até 2024, impulsionado pelo e-commerce e agronegócio. Temas como ESG, logística colaborativa e logística reversa prometem trazer novas oportunidades de cargos.
No campo da tecnologia, a demanda por profissionais de nível pleno está em constante ascensão, representando cerca de 34% das posições disponíveis. Além disso, observa-se um aumento da média salarial para cargos de Especialista em Automação (Robótica).

No agronegócio, o Valor da Produção Agropecuária deve atingir a marca de 1,15 trilhão de reais em 2022, impulsionando a busca por profissionais especializados e de gestão.

As tendências na gestão de RH refletem uma abordagem mais personalizada da remuneração, levando em consideração o desempenho individual e as necessidades dos colaboradores. A análise de dados e métricas tornou-se uma ferramenta importante na determinação de estruturas salariais competitivas e justas, contribuindo para eliminar disparidades salariais.

Além disso, o investimento em treinamento e desenvolvimento ganha destaque como meio de capacitar os funcionários para enfrentar as novas demandas da logística, promovendo, assim, suas perspectivas de carreira e remuneração. Por fim, as empresas buscam o equilíbrio entre a automação e a força de trabalho humana, avaliando como essa sinergia pode impactar os cargos e salários.

Fotos: Divulgação Abralog

NDD amplia operação para atender demanda da logística brasileira

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A NDD, empresa brasileira de tecnologia com presença em 35 países e com forte atuação nos setores de transporte e logística, inteligência fiscal, e gestão para provedores de outsourcing, investe R$ 15 milhões para a construção de uma nova sede. O espaço contará com mais de 6 mil metros de área construída, e será o centro de inteligência da companhia. Localizado no Orion Parque, que já conta com um Centro de Inovação, em Lages, na Serra Catarinense, entrará em operação no início de 2024.

Segundo Alceu Keller, diretor comercial e marketing, o investimento é parte da estratégia de crescimento da NDD, particularmente na expansão internacional do negócio e no desenvolvimento de novas tecnologias voltadas para o setor logístico. “Apostamos na transformação digital da logística brasileira, setor que representou 13,3% do Produto Interno Bruto (PIB) em 2022, conforme dados do Instituto de Logística Supply Chain (ILOS)”.

Ele explica que, além de fortalecer a estrutura física, o aporte financeiro também se destina à ampliação da equipe, que atualmente conta com mais de 600 profissionais, aprimoramento da infraestrutura em nuvem, pesquisa e desenvolvimento. “Isso reflete o nosso compromisso em apoiar o mercado com soluções cada vez mais robustas, inteligentes e decisivas para sustentabilidade dos negócios, além de fomentar o desenvolvimento da comunidade local.”

Crescimento do negócio

 

Alceu Keller, diretor comercial e marketing

Alceu destaca que nos seus 19 anos de existência, a empresa conquistou uma rede formada por mais de 20 mil clientes localizados em quatro continentes. “No Brasil, para o setor de transporte e logística, a NDD fornece tecnologia para embarcadores, transportadoras, operadores logísticos e empresas de TMS e ERP, com portfólio que contempla a gestão e automação dos processos de emissão de todos os documentos fiscais, roteirização de viagem, meios de pagamento para frete e pedágio, auditoria de frete, até a comprovação da entrega”.

Keller relata que a NDD cresceu cerca de 20% em novos negócios a cada ano, no período de 2017 a 2022. Até o final de 2023, a empresa prevê o crescimento de mais 18%, sendo que a sua divisão de logística é a que mais cresce. “O crescimento acelerado em logística acontece, pois, temos capacidades financeira e tecnológica para viabilizar pesquisas, estudos, desenvolvimento e implementações de tecnologias para grandes conglomerados de empresas de transporte, logística e para toda a cadeia de abastecimento”, comemora o executivo.

“O nosso esforço é ir além e conectar os nossos clientes com os pilares do ESG, às práticas que envolvem governança e meio ambiente. Para isso, embarcamos em nossas soluções, funcionalidades que promovem o inventário e a compensação de carbono”, explica Keller.

Contribuição para o avanço da logística

A NDD participa há anos, do grupo de discussões e desenvolvimento para a digitalização dos documentos de transporte, hoje conhecidos como CT-e – Conhecimento de Transporte Eletrônico – e do Manifesto de Documentos Fiscais Eletrônicos (MDF-e), criado para vincular os documentos fiscais utilizados na operação de transporte de carga, entre outros.

Hoje, a NDD é também um meio de pagamento homologado pela ANTT, com mais de 750 mil operações geradas anualmente. Atualmente, a cada 100 CT-es emitidos no País, cerca de oito são processados pela NDD. Foi também uma das responsáveis pela implementação de soluções para pagamento eletrônico de fretes no Brasil, com foco em automatizar processos das empresas, melhorar a gestão e facilitar a vida do caminhoneiro na estrada.

Fotos: Divulgação

Reunião da Cadeia do Frio traz ‘case’ da Prime Cargo na logística de temperatura controlada

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A reunião mensal da Cadeia do Frio da Associação Brasileira de Logística (Abralog), traz ‘case’ da associada Prime Cargo para o transporte de produtos sensíveis à temperatura. Marcos Pinheiro, diretor operacional da empresa, relatará case de um cliente da área de saúde iniciado durante a pandemia. O evento acontece no dia 19 de outubro de 2023, às 9 horas, via web e tem inscrições por e-mail: [email protected] ou por telefone: 11 3668-5513.

O cliente, que anteriormente gastava aproximadamente R$ 750 mil por mês em embalagens de isopor, gelo e outros materiais necessários para manter a temperatura dos produtos transportados, agora desfruta de uma solução mais eficiente e econômica. Com viagens frequentes para o Nordeste, a Prime Cargo eliminou a necessidade das caixas de isopor e as trocas de gelo, proporcionando uma solução de transporte em carros refrigerados.

A validação dos veículos e o sistema de refrigeração com monitoramento garantem a temperatura ideal do início ao fim da viagem. Além disso, a comunicação efetiva entre a Prime Cargo e os locais de entrega assegurou uma transição suave para o novo modelo de transporte.

Esta operação não só trouxe benefícios financeiros, mas também promoveu um impacto positivo no meio ambiente ao reduzir significativamente a produção de resíduos. Ao eliminar embalagens de isopor, a Prime Cargo demonstra um compromisso tangível com práticas sustentáveis.

Fundada em 2005, a Prime Cargo se destaca como uma empresa especializada em logística para a saúde, oferecendo um atendimento humanizado em todas as suas operações, desde o transporte e armazenagem até soluções personalizadas. Não perca a oportunidade de conhecer de perto esta história de sucesso e inovação na reunião da Cadeia Frio da Abralog. Inscreva-se.

Foto: Divulgação

Vander Costa vai a Eduardo Braga defender reforma sem aumento de impostos

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Vander Costa, presidente da Confederação Nacional do Transporte, (CNT), defendeu na terça-feira, 10 de outubro de 2023, em conversa com o senador Eduardo Braga, “a necessidade de um olhar diferenciado para o transporte brasileiro, pois o atual texto da proposta pode provocar consequências econômicas e sociais indesejadas, como o aumento da carga tributária e a elevação dos custos operacionais”.

O presidente da CNT disse ainda ao relator da reforma tributária na Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania do Senado Federal, que o aumento de tributos sobre o setor “causaria um efeito inflacionário em cascata, influenciado pelo aumento dos preços do frete, das passagens de ônibus, avião e dos serviços que dependem da logística de transporte”.

A reunião ocorreu no gabinete do senador Eduardo Braga (MDM-AM), que prometeu analisar todos os pleitos antes da entrega final do seu relatório, programada para o dia 25 de outubro. O próprio senador solicitou que todas as entidades falassem com os parlamentares para apresentação das emendas. Essa foi a forma encontrada por ele para dialogar com a totalidade dos interessados no projeto, sem deixar de fora nenhuma das demandas apresentadas pelo setor transportador.

A Confederação Nacional do Transporte trabalha pela apresentação de emendas que contemplem pontos fundamentais. Os senadores, após análise técnica, já protocolaram, a pedido da Confederação, 16 emendas que buscam aprimorar o texto da PEC nº 45/2019. As emendas deverão ser analisadas pelo relator antes da apresentação do seu relatório final. O foco é garantir uma reforma mais justa, sem aumento de impostos ou penalização do setor transportador.

O que a CNT defende

Entre os temas defendidos pela CNT e ainda não contemplados na proposta estão:

  • a) inclusão do setor aéreo no dispositivo que prevê alíquota reduzida;
  • b) isenção tributária para o transporte internacional de cargas e passageiros;
  • c) alíquota diferenciada para o transporte de cargas;
  • d) isenção de IPVA para veículos de cargas e coletivos de passageiros que prestam serviços a terceiros em todos os modais;
  • e) garantia de creditamento integral no texto constitucional; e
  • f) redução do prazo de transição.

A maioria das emendas trata do estabelecimento de alíquotas diferenciadas ou máximas a serem definidas, um mecanismo que ajudaria a evitar percentuais muito elevados. Por exemplo, existe o temor de tributação de até 28% sobre o setor, carga impossível de ser absorvida atualmente.

Tramitação

Eduardo Braga pretende entregar o seu relatório na CCJ do Senado Federal no próximo dia 18 de outubro. A expectativa é a de que os integrantes do colegiado tenham cerca de uma semana para analisar o conteúdo e possam votar a proposta em 25 de outubro. Contudo, ainda não há uma confirmação oficial de que a previsão do prazo será cumprida. Se tudo correr como o esperado, o Plenário do Senado poderá votar a PEC já na primeira quinzena de novembro, em dois turnos. O texto então deve retornar modificado para a Câmara dos Deputados, que decidirá se concorda com as mudanças e ajustes propostos pelos senadores. Para que a PEC siga para promulgação, é necessário que o texto aprovado seja de consenso das duas Casas Legislativas.

Fonte: Agência CNT Transporte Atual

Foto: Divulgação

Agora a Yamalog está em Jandira

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O ano de 2023 está em ritmo de expansão para o Grupo Yamaha Brasil, atingindo saldo muito positivo. No mês de outubro, a unidade que estava situada em Guarulhos desde 1970, mudou de endereço.

A mudança fez com que a Yamalog, empresa logística da Yamaha, ampliasse sua operação. O novo galpão é maior que o antigo, possui 9 docas com niveladora e 14.000m² de área total, além de estar estrategicamente localizado no município de Jandira, região metropolitana oeste da Grande São Paulo.

Lá a empresa realiza serviços in house para a Yamaha, incluindo armazenagem, montagem de kits, transporte e distribuição. A estrutura agora conta também com equipamentos de última geração, como empilhadeiras elétricas com tecnologia de lítio-íon.

Fotos: Divulgação

Lei do Motorista: prejuízos começam a ser contabilizados

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Reunião de hoje, 10 de outubro de 2023, do Comitê Jurídico da Abralog, realizada em nosso associado Mercado Livre, discutiu as consequências da Lei dos Caminhoneiros após o STF declarar inconstitucionais 11 de seus dispositivos, e a constatação é de que os prejuízos já começam a ser contabilizados. “Pelo que ouvimos entre os filiados da Abralog, há aumento de custos operacionais entre 20% a 40%, dependendo das operações”, informou Pedro Moreira, presidente da Abralog. A mudança nos critérios de descanso, e a necessidade de pernoitar em certas situações afetam as operações, mas tudo ainda é nebuloso – não há, no momento, dados consistentes, comentou o presidente da Abralog. Ainda segundo ele, empresas que realizam longas distâncias podem enfrentar ainda uma perda de produtividade de mais de 15%.

Os dispositivos considerados inconstitucionais referem-se a jornada de trabalho, pausas para descanso e repouso semanal. Alessandro Dessimoni, vice-presidente Jurídico da Abralog, e coordenador do Comitê, vê outras situações delicadas: a exequibilidade da decisão do STF (“além de atrapalhar demais a operação, é muito difícil colocá-la em prática na realidade brasileira”), a precarização das relações de trabalho (“levará à terceirização, à informalidade) e também deverá diminuir o emprego com carteira assinada. Mariana Lucena, do escritório de advocacia DBA, braço jurídico da Abralog, fez apresentação sobre as modificações efetuadas pelo STF. Após a reunião, os participantes conheceram a sede do Mercado Livre.

O Portal Abralog ouviu alguns transportadores sobre esse aumentos de custos: Ramon Alcaraz, CEO da JSL, explicou: “É difícil dar um número exato, mas empresas que fazem longas distâncias vão perder em produtividade. Aí, na minha opinião, mais de 15%. No tempo útil”.

Para Roberto Zampini Junior, CEO da Imediato Nexway, os impactos são o aumento em horas extras, pela razão da exclusão do tempo de espera, impacto cujo valor depende de cada operação. Há também a perda de produtividade, que se dá pela inviabilidade de motorista em dupla, e pelo aumento do tempo de pernoite. Cada operação terá o seu impacto, não há necessariamente um padrão”.

Marlos Tavares, CEO da G2L, empresa do Grupo Gerdau, faz a seguinte leitura: “No custo direto da operação, dependendo das rotas, as variações têm sido entre 20 e 40% a mais. Operações que antes você fazia com dois motoristas numa perna longa, agora o motorista tem que pernoitar, o caminhão tem que pernoitar, e aí tem de dirigir no máximo 11h por dia com 1h de descanso. Ou seja, quando eram dois motoristas, você podia dirigir 18, 20 horas. Agora isso não é mais possível. Então, essa insegurança, mais os custos que traz para a operação, é o que transforma essa decisão num pesadelo. Tem a operação que é nada, rotas curtas, de bate volta, mas há operações que levam quatro dias. Eu fiz uma operação agora recentemente, do Ceará para Silves, no Amazonas. Era percurso para 15 dias, cheguei em em 25, porque o motorista tinha que parar pela nova regra. Como é que você vai controlar o motorista, se o Brasil não obriga telemetria embarcada? Então, é um grande desafio para nós todos”

Fotos: Divulgação Abralog

Still lança RCE 20/25: compacta, elétrica e econômica

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As empilhadeiras elétricas STILL da nova série RCE 20/25 impressionam com operação intuitiva e opções de customização muito atrativas. Robustas, de baixa manutenção, eficientes e voltadas para as funções essenciais, são soluções inteligentes para o mercado brasileiro. Além disso, elas estão prontamente disponíveis e podem ser encontradas em todo território nacional. A nova STILL RCE é uma empilhadeira elétrica que atende as demandas do mercado que estão buscando um produto compacto, prático e sempre pronto para atender todas as necessidades do dia a dia. O lançamento oficial da nova RCE 20/25 foi realizado no mês de maio na Arena KION em Indaiatuba.

A STILL sempre foi referência no Brasil e no mundo em equipamentos elétricos para movimentação de materiais em fábricas, armazéns e empresas em geral. Com a nova RCE 20/25, a especialista em intralogística expande seu portfólio e apresenta uma empilhadeira elétrica versátil, compacta e ideal para o mercado brasileiro. A empresa traz o conceito criativo “energizante”, que remete a trazer mais energia e produtividade a operação, através de máquinas elétricas equipadas com baterias de íons de lítio. Ao fazer isso, a STILL está mais uma vez demonstrando seu senso aguçado de desenvolvimento de mercado, alinhado com sua filosofia de inovar com produtos de forma consistente para atender às necessidades de seus clientes. Afinal, o mercado de soluções intralogísticas não está apenas se tornando cada vez mais complexo, mas também cada vez mais diferenciado. Ao mesmo tempo, aumenta a demanda por equipamentos padronizados, focados no essencial e rapidamente disponíveis. Com o lançamento da RCE 20/25, a STILL dá uma resposta inteligente a esta evolução e, vai além do mercado premium, apresentando um equipamento que chega para democratizar a utilização de equipamentos elétricos contrabalançados no mercado brasileiro.

A Nova STILL RCE 20/25

A RCE 20/25 é uma empilhadeira focada nas principais funcionalidades e projetada para os mais variados tipos de aplicações. Quer seja em ambientes internos ou externos, ao carregar e descarregar caminhões, armazenar e retirar mercadorias, carga ou descarga de containers ou no abastecimento de produção – as robustas empilhadeiras levantam com segurança 2,5 toneladas até uma altura de 6,50 metros ou transportam de forma confiável de A para B a uma velocidade máxima de 15 Km/h.

Ao mesmo tempo, elas são particularmente eficientes em termos energéticos e, graças à tração dianteira com potente motor de acionamento trifásico encapsulado de 80 V, também adequados para aplicações rigorosas. A nova empilhadeira se destaca com seu conceito operacional intuitivo. O local de trabalho do operador é claramente definido, todos os controles são colocados no campo de visão e são fáceis de alcançar. O display colorido de 4,3″ mostra todas as informações relevantes de maneira claramente legível. Com a operação hidráulica multi-alavancas, o manuseio preciso da carga e o controle sensível são fáceis de gerenciar, mesmo para operadores menos experientes. E quando se trata de conforto, as novas empilhadeiras elétricas também cumprem as promessas da marca STILL: um local de trabalho do operador generosamente projetado, ergonômico e ajustável individualmente para um trabalho sem fadiga, espaço extra para as pernas e várias opções de armazenamento.

Qualidade e o melhor serviço com a superioridade STILL

Não há concessões na nova RCE 20/25 quando se trata de qualidade e segurança. Peças robustas e de alta qualidade, componentes de baixa manutenção e materiais resistentes – juntamente com o conhecido excelente serviço STILL, eles não apenas garantem um alto padrão de segurança e disponibilidade confiável, mas também garantem que seus clientes se beneficiem de suas empilhadeiras por um maior período de tempo. A excelente visibilidade geral, bem como a estabilidade confiável também aumentam a segurança do operador, da máquina e das mercadorias. Outros recursos de segurança, como STILL Curve Speed Control (um sistema de assistência para curvas seguras), espelhos retrovisores panorâmicos ou luzes de segurança adicional podem ser selecionados como opcionais.

A STILL

A STILL é um fornecedor líder de soluções intralogísticas. Seu portfólio inclui empilhadeiras, tecnologia em movimentação de materiais, sistemas conectados e serviços. Entre os principais atributos da empresa, fundada em 1920 por Hans Still, estão as soluções mais adequadas e específicas para o cliente com um serviço excelente. O objetivo da STILL é tornar a intralogística ‘inteligente’: desenvolver soluções inteligentes que tornem as operações de movimentação mais suaves e eficientes, que protejam melhor a saúde das pessoas, ao mesmo tempo, atenda aos mais altos padrões de sustentabilidade. Para isso, a STILL está impulsionando novas soluções de mobilidade elétrica, automação, gestão de frotas e energia, bem como circularidade, ou seja, a conservação consistente dos recursos e a reciclagem dos materiais utilizados. Com sede corporativa em Hamburgo, a STILL emprega cerca de 9.000 pessoas em 22 países e faz parte do KION Group AG, listado publicamente.

Siga STILL em www.still.de/en-DE, em www.facebook.com/still ou em www.linkedin.com/company/still-gmbh.

A KION

O KION Group está entre os principais fornecedores mundiais de empilhadeiras e soluções para cadeia de suprimentos. Seu portfólio abrange equipamentos para movimentação de cargas, como empilhadeiras e selecionadoras de pedidos, e também tecnologia de automação integrada e soluções de software para a otimização das cadeias de suprimento, incluindo todos os serviços relacionados. Em mais de 100 países em todo o mundo, as soluções de logística do KION Group melhoram o fluxo de materiais e informações dentro de fábricas, armazéns e centros de distribuição. O KION Group, que faz parte do MDAX, é o maior fabricante de empilhadeiras na Europa em termos de unidades vendidas em 2021. Na China, é o fabricante estrangeiro líder no mercado (conforme medido pela receita em 2021).

As marcas de renome mundial do KION Group estão bem estabelecidas. Medida pela receita em 2021, a Dematic é líder global em automação de armazéns, fornecendo uma ampla gama de soluções inteligentes de automação para a cadeia de suprimentos. As marcas Linde e STILL atendem ao segmento premium e de maior valor no segmento do mercado de empilhadeiras. A Baoli foca em empilhadeiras de baixo valor e segmentos econômicos.

Com mais de 1,7 milhão de empilhadeiras em todo o mundo em 31 de dezembro de 2022, o KION Group conta com clientes com empresas de vários portes em vários setores em seis continentes.

No Brasil, a sede da KION South America fica em Indaiatuba e reúne as áreas de vendas, serviços e produção de empilhadeiras e equipamentos para armazenagem, bem como soluções de automação sob o mesmo teto. Desde 2012 a fábrica de Indaiatuba produz empilhadeiras das subsidiárias KION, Linde Material Handling e STILL para o mercado brasileiro e sul-americano. Também reúne departamentos de vendas e serviços para a marca de empilhadeiras Baoli, bem como para nosso especialista em automação Dematic.

Para maiores informações www.kiongroup.com/en/Landing-Pages/KION-South-America/, ou em www.linkedin.com/company/kion-south-america.

Fotos: Divulgação

Friozem recebe o Troféu TOP SBC 2023 na Categoria Turismo Industrial

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A Friozem, associada da Abralog, acaba de conquistar o Troféu TOP SBC 2023, na categoria Turismo Industrial. O prêmio representa um reconhecimento ao trabalho da empresa na cidade de São Bernardo do Campo.

Promovido pela Câmara Municipal de Vereadores e pela Prefeitura de São Bernardo do Campo, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia, Trabalho e Turismo, o Troféu TOP SBC tem como principal missão celebrar empresas, entidades e personalidades que contribuem de forma positiva para o desenvolvimento econômico, social e sustentável do município. Em 2023, a premiação assume um significado ainda mais especial, marcando os 470 anos desta cidade, um importante polo industrial ABC Paulista e do estado de São Paulo. Foto: da esquerda para a direita: Hiroyuki Minami, secretário de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia, Trabalho e Turismo, idealizador do Troféu Top SBC; prefeito Orlando Morando; Clarice Costa, gerente da Friozem  Unidade São Bernardo do Campo; deputada estadual Carla Morando; e presidente da Câmara Municipal de São Bernardo do Campo.

A Friozem também se destaca pelo compromisso com a segurança e o bem-estar de seus colaboradores. Um exemplo é a realização da SIPAT (Semana Interna de Prevenção de Acidentes), que teve como foco a conscientização sobre a importância da saúde mental e das relações saudáveis no ambiente de trabalho, visando prevenir acidentes.

Durante essa semana, foram promovidas diversas palestras abordando temas cruciais como o combate ao assédio moral e sexual, práticas de transporte seguro, prevenção de ISTs (Infecções Sexualmente Transmissíveis) e a conscientização sobre a dependência digital. Estas iniciativas reforçam o compromisso da Friozem com o bem-estar de seus colaboradores, promovendo um ambiente de trabalho seguro, saudável e produtivo.

Fotos: Divulgação

Sucesso da I Semana ESG Abralog faz entidade pensar em dobrar público para 2024

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Ao final da I Semana ESG Abralog, na quinta-feira, 5 de outubro de 2023, a Associação Brasileira de Logística já anunciou a data da segunda edição: será  de 14 a 18 de outubro, com a expectativa de dobrar o número de participantes para 500 pessoas. Na opinião de Pedro Moreira, presidente da Abralog, o início da jornada ESG da entidade “não foi apenas um evento, mas uma profunda imersão na conscientização e prática das diretrizes ESG que moldarão o futuro da logística no Brasil”, como disse na abertura do evento.

Pedro Moreira, presidente da Abralog

A avaliação de Moreira foi de que a forte adesão demonstrada pelos associados deixou a firme convicção de “engajamento à causa” e vontade “de tornar a logística protagonista dos pilares ambiental, social e de governança”.

“Foi realmente um marco no cenário logístico brasileiro, e o evento cumpriu o prometido no tema: despertar consciências. O evento foi elogiado pelo alto nível dos profissionais convidados para as palestras e debates – e pelo conteúdo relevante, compartilhamento de práticas logísticas de excelência e valioso networking”, afirmou.

Depoimentos

  • Alessando Dessimoni, sócio da Dessimoni e Blanco Advogados, afirmou: “O evento conseguiu entregar conteúdo e forte relacionamento. A semente está cultivada”.
  • Adriana Firmo, vice-presidente de Vendas e Serviços do Grupo Kion, destacou: “Os três dias da Semana ESG foram de muito aprendizado. O evento uniu uma audiência qualificada e palestrantes de alto nível, resultando em discussões importantes para o despertar da Consciência ESG”.
  • Grazziella Mosareli, conselheira da Abralog, ressaltou: “Incrível o alto nível de tudo. O trabalho continua, mas já podemos colher os frutos de uma semana fantástica”.
  • Para Eduardo Calderon, diretor de Operações da Gol, “a I Semana ESG superou as melhores expectativas. Com certeza, vamos juntos transformar a Logística por um Brasil melhor”.
  • Elvis Camilo, head de Logística do GI Group, viu no evento da Abralog a entrada forte da logística brasileira na jornada ESG.

Foto: Abralog / Divulgação

I Semana ESG Abralog termina com visitas a Carrefour e Gol

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Terminou nesta quinta-feira, 5 de outubro de 2023, a I Semana ESG Abralog, primeiro grande passo rumo à jornada de sustentabilidade corporativa da Associação Brasileira de Logística. “Ao criar o Comitê Estratégico ESG, em abril deste ano, a Abralog pensou em colaborar com seus associados diante das crescentes demandas por práticas empresariais mais responsáveis. Cinco meses depois, com o evento instalado, os associados Abralog mostraram elevado grau de engajamento, ao abraçar os pilares ESG”, afirmou Pedro Moreira, presidente da entidade, após o último dia de ações, com visitas ao Carrefour e Gol Linhas Aéreas, duas empresas avançadas nas práticas, como Kion e Leroy Merlin, associadas visitadas no dia anterior. O evento começou na terça-feira, 3 de outubro de 2023.

Veja o vídeo do primeiro dia do evento. A II Semana ESG Abralog ocorrerá de 14 a 18 de setembro de 2024.

A I Semana ESG Abralog terminou com visita à Gol Linhas Aéreas, no Aeroporto de Congonhas, em São Paulo. Durante a visita, Felipe Sobrinho, gerente de ESG da empresa, compartilhou os detalhes do programa “Foco 2.3”. Esse pilar estratégico é composto por elementos fundamentais que guiam a empresa rumo à sustentabilidade integral.

Alicerçada na busca por resultados sustentáveis, a Gol traça o caminho da excelência, visando receitas que ultrapassem não apenas os custos operacionais, mas também os investimentos e despesas financeiras. Cada aspecto dos custos é minuciosamente analisado, com o objetivo audacioso de ser a companhia aérea mais produtiva do mercado.

A eficiência operacional é outro pilar essencial. A Gol se empenha na Operação Eficiente, buscando reduzir o consumo de combustível, antecipar voos e diminuir o tempo de solo. Essa abordagem não apenas aprimora a eficácia operacional, mas também reforça o compromisso com uma aviação sustentável.

Felipe Sobrinho exemplificou ainda as práticas de ESG da Gol, comentando que no âmbito do meio ambiente, a companhia segue uma rota sustentável e implementa um sistema de gestão ambiental robusto, além de promover a coleta seletiva e gerir resíduos sólidos com eficácia. A empresa ostenta certificações e participa de auditorias como o Carbon Disclosure Project (CDP). Destaca-se também o compromisso com o Projeto Eu Reciclo, onde cada item utilizado no serviço de bordo é compensado com a destinação correta de dois itens similares. Essa iniciativa abrange desde as revistas até os materiais sem identificação Gol.

No quesito pessoas, o Instituto Gol se sobressai, atendendo a mais de 100 organizações e doando mais de 20.000 cotas de passagens desde sua criação em 2010.

Carrefour, excelência logística e compromisso ESG

O último dia da I Semana ESG Abralog começou por visita ao Centro de Distribuição Anhanguera (CDA) do Carrefour, no início da manhã. Com uma área de armazenagem de 87.227 metros quadrados e um total de 72.510 posições de paletes, o CDA é um exemplo de eficiência e capacidade de gestão logística. Além disso, possui 18.035 locais de picking, 134 docas de carga e descarga, atendendo 114 lojas. Mensalmente, recebe cerca de 3.133 veículos e despacha 2.450. Para se ter uma ideia do volume, são expedidas em média 3,5 milhões de caixas por mês. Essa operação é mantida graças ao trabalho de 967 colaboradores e à gestão de um portfólio de 25 mil SKUs.

Durante a visita, Daniel Borba, Head de Projetos de Logística do Supply Chain do Grupo Carrefour, apresentou o Ecossistema de Engajamento. Esse conjunto de iniciativas visa envolver e alinhar todos os elos da cadeia de suprimentos do Carrefour, desde colaboradores e líderes até clientes e parceiros de negócios. O Ecossistema de Engajamento demonstra o compromisso da empresa com as pessoas e fortalece a incorporação dos valores culturais corporativos, que são um diferencial competitivo.

Dentre as iniciativas que compõem esse ecossistema, destacam-se:

  • SEO (Supply Chain Excelência Operacional)

Um programa de melhoria contínua que busca a excelência operacional de forma abrangente e coordenada em todas as áreas da cadeia de suprimentos. O objetivo é otimizar processos e garantir um desempenho de alto nível em todas as etapas da logística.

  • Ellos (Encontro Anual dos Líderes de Supply Chain)

Este evento tem como missão estimular a colaboração de todos os envolvidos em prol de um objetivo comum. Nele, são compartilhados resultados, desafios e estratégias, promovendo a transparência e a visibilidade das entregas do Carrefour.

  • ESC (Escola de Supply Chain)

Uma iniciativa voltada para a capacitação e desenvolvimento dos colaboradores na área de Supply Chain. A Escola de Supply Chain visa fortalecer o entendimento dos principais conceitos, processos e ferramentas que permeiam a cadeia de suprimentos, garantindo excelência operacional e reforçando os propósitos e compromissos da organização.

  • FazLog

Este programa é uma demonstração do compromisso do Carrefour com seus fornecedores. FazLog visa reconhecer e premiar as empresas que se destacam, apresentando um alto nível de excelência logística. É uma parceria que valoriza a colaboração e a busca contínua pela eficiência na cadeia de suprimentos.

Foto: Abralog / Divulgação

I Semana ESG: visitas técnicas despertam grande interesse

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A I Semana ESG Abralog prosseguiu nesta quarta-feira, 4 de outubro de 2023, com o início das visitas a empresas associadas com nível avançado nas práticas ESG. A primeira parada foi na fábrica do Grupo Kion, em Indaiatuba, empreendimento com capacidade para produzir 18 mil máquinas por ano. Esta unidade ocupa uma área de 10 mil metros quadrados em um terreno de 50 mil metros quadrados, e conta com uma equipe de 330 colaboradores. Houve grande participação dos visitantes nos dois locais programados.

Adriana Firmo, a vice-presidente de Vendas e Serviços da Linde Still Brasil, foi a responsável por apresentar as estratégias de sustentabilidade da empresa, que se baseiam em oito pilares fundamentais.

O primeiro destes pilares é a Saúde e Segurança, com a KION priorizando a proteção e bem-estar de seus colaboradores como um elemento essencial para o sucesso do negócio. A criação de um ambiente de trabalho seguro é crucial não só para o bem-estar dos funcionários, mas também para a sustentabilidade e alta performance da empresa.

Os Talentos são uma parte crucial da estratégia de sustentabilidade da KION. Em um setor altamente competitivo, atrair, desenvolver, envolver e reter talentos é um fator essencial para o sucesso e crescimento rentável.

A empresa também se dedica à criação de Produtos e Soluções de Segurança, sempre colocando a operação segura como um dos principais focos de suas atividades. O objetivo é aumentar a segurança do ambiente, dos clientes e de seus bens, minimizando qualquer tipo de risco associado.

A busca por Produtos e Soluções Sustentáveis é outro pilar importante, impulsionado pelas crescentes expectativas dos clientes, as mudanças climáticas e os requisitos de conformidade. A KION se empenha em oferecer soluções que integrem de forma eficaz elementos de seu portfólio, visando a sustentabilidade.

A gestão do Clima e Energia é uma prioridade, com a meta de alcançar zero emissões até 2050. Esta gestão abrange toda a cadeia de valor e envolve colaboração estreita com clientes, fornecedores e parceiros de negócios para promover a eficiência energética e reduzir emissões.

A circularidade também é um ponto focal na abordagem da empresa. A economia circular representa um passo lógico na evolução econômica, onde o resultado de um processo se torna insumo para outro. Este processo é incorporado desde o início do ciclo de vida do produto, integrando design inteligente, produção eficiente e gestão de resíduos.

A cadeia de abastecimento robusta, ágil e economicamente sustentável é crucial para garantir materiais para todas as fases, desde a produção até as vendas e serviços do Grupo KION. Esta cadeia está intrinsecamente ligada à sustentabilidade de produtos e soluções, à circularidade, bem como ao clima e à energia.

Por fim, a empresa mantém um compromisso firme com uma Governança Sustentável. Esta é revisada e ajustada regularmente para garantir a eficácia, eficiência e agilidade necessárias. Isso assegura não apenas a conformidade com as partes interessadas, mas também o sucesso a longo prazo da empresa. Esta abordagem dinâmica é vital para o compromisso da KION com a sustentabilidade em todas as dimensões do negócio.

Segunda visita, Leroy Merlin

A segunda visita do dia foi no Centro de Distribuição da Leroy Merlin Brasil, em Cajamar, São Paulo. As instalações passaram recentemente por uma expansão significativa, acrescentando 20 mil metros quadrados, totalizando agora 120 mil m² de área operacional.

Essa expansão abriga uma operação de sortimento pesado totalmente automatizada, dedicada a pisos, revestimentos e louças sanitárias, ocupando uma área exclusiva de 5 mil metros quadrados, com potencial de expansão para 10 mil metros quadrados e uma altura de 23 metros.

A automação inclui a armazenagem de 19 mil paletes, gerenciados por seis transelevadores, e a preparação de pedidos em estações de picking, com o auxílio de manipuladores mecânicos para a separação de caixas. Adicionalmente, a capacidade de armazenagem tradicional em racks foi aumentada com a adição de mais de 15 mil pallets.

  • Para garantir entregas eficientes e ágeis, a Leroy Merlin Brasil implementa uma estratégia variada, levando em conta as características dos produtos:
  • Para entregas de até 20 quilos e com menos de 40 centímetros, a empresa utiliza uma plataforma de motos para serviços expressos, garantindo entregas no mesmo dia. Para prazos de até três dias, são empregados carros utilitários e/ou caminhões pequenos de transportadoras parceiras.
  • Para cargas entre 21 e 99 quilos, a Leroy Merlin Brasil utiliza carros utilitários do tipo Fiorino e caminhões de pequeno porte.
  • Para cargas a partir de 100 quilos, a empresa conta com uma rede de parceiros transportadores e caminhões adequados que realizam a última milha em até cinco dias.

A Leroy Merlin Brasil é uma referência em práticas sustentáveis em seu Supply Chain, incluindo: otimização da taxa de ocupação de carga, aprimoramento dos fluxos e redes logísticas e adoção de novos modais de transporte, como a cabotagem para o Nordeste, o que resultou em uma significativa redução de avarias.

Além disso, a empresa investe em biocombustíveis e eletrificação, bem como na automação de processos pesados. Em 2022, essas iniciativas culminaram na redução de mais de 290 toneladas de CO2, demonstrando um compromisso efetivo com a sustentabilidade ambiental.

Andressa Borba, diretora de Impacto Positivo na Leroy Merlin Brasil, ressalta que desde 2016 a empresa mantém um Comitê de Diversidade ativo. Composto por colaboradores voluntários de diferentes departamentos, o comitê se reúne quinzenalmente para discutir ideias, estabelecer planos de ação e monitorar metas internas. As ações desse comitê incluem a criação de grupos de afinidade, a elaboração da Cartilha de Diversidade e Inclusão, a implementação de uma jornada de formação digital sobre DE&I disponível para 100% dos Colaboradores, além da promoção de debates com especialistas externos. Os resultados dessas iniciativas são evidentes, com uma representatividade na liderança de 43% de líderes mulheres e 26% de líderes que se declaram negros. Esses números demonstram o compromisso da Leroy Merlin Brasil com a promoção de uma cultura organizacional inclusiva e diversificada.

Foto: Abralog / Divulgação

Abralog modera painel na Futurecom sobre modais, cadeia de suprimento e conectividade

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Nesta quarta-feira, durante a Futurecom, maior feira de inovação, conectividade e transformação digital da América Latina, o presidente da Associação Brasileira de Logística (Abralog), Pedro Moreira, moderou painel de discussão que abordou o tema: “Os modais, a cadeia de suprimento e a conectividade em um País de proporções continentais”.

Pedro Moreira

O debate contou com a participação de Fernanda Levi, gerente-executiva da Maersk, Diclei Remorini, diretor de Distribuição e Transporte do Grupo Carrefour, e Daniela Martins, diretora de Relações Institucionais e Governamentais de Comunicação da Conexis, o Sindicato Nacional das Empresas de Telefonia e de Serviço Móvel, Celular e Pessoal.

Fernanda Levi destacou a importância estratégica da logística para as empresas, enfatizando que a Maersk, maior companhia de transportes marítimos de contêineres do mundo, movimenta 12 milhões deles anualmente. Ela ressaltou os esforços da companhia para se tornar um integrador de logística de contêineres, simplificando a cadeia de suprimentos para seus clientes em todo o mundo.

Fernanda Levi também abordou os impactos da seca severa em Manaus, que reduziu a capacidade de embarque em 50%, uma situação sem precedentes desde 2016. Destacou a importância da conexão entre modais e ressaltou a necessidade de uma torre de controle eficaz para monitorar os embarques em tempo real.

Segundo Daniela Martins, desde sempre as inovações tecnológicas foram centrais para os cidadãos e para o desenvolvimento econômico e social das nações. Recentemente, as principais inovações têm sido oriundas da conectividade. Governo digital, telemedicina, teletrabalho, educação a distância, agro conectado, cidades inteligentes, indústria 4.0, comércio eletrônico e Internet das Coisas são alguns dos exemplos de como a conectividade permeia todos os aspectos de nossa sociedade.

Assim como no passado as estradas estiveram no centro da política pública, influenciando de forma significativa o processo de industrialização brasileira e permitiram a integração econômica do Brasil, hoje, as redes de telecomunicações são habilitadoras para a economia do futuro, mais inteligente, eficiente, justa e sustentável.

Em 25 anos, segundo ela, o setor investiu mais de R$ 1 trilhão no Brasil, o que permitiu criar uma rede robusta e um dos maiores mercados do mundo, com quase dois milhões de empregos gerados e mais de 337 milhões de acessos entre banda larga, telefonia móvel e fixa e TV por assinatura.

Segundo Daniela Martins, o 5G precisa de leis e antenas. As cidades necessitam regulamentar o seu uso; por outro lado, o 5G necessita de seis vezes mais antenas. Falou também sobre a reforma tributária como uma oportunidade de mudar descompassos como a carga tributária, que é telecom é de 29%, nos Brasil contra 11% em países desenvolvidos.

Pedro Moreira, presidente da Abralog, enfatizou que logística eficiente é impossível de ser feita sem tecnologia de ponta, e criticou o fato de mandatários encararem a infraestrutura como questão de governo. Defendeu um planejamento logístico que transcenda os limites de um único governo, para ser uma abordagem de Estado. Moreira ressaltou a baixa integração entre os modais de transporte no Brasil como uma questão extremamente grave.

Já Diclei Remorini, diretor de Distribuição e Transporte do Grupo Carrefour, destacou os desafios enfrentados pela infraestrutura brasileira, indicando que apenas 13% das rodovias do País são pavimentadas. Ele relacionou esse cenário aos baixos investimentos em infraestrutura, afirmando que o Brasil está entre os piores do mundo nesse aspecto. Remorini apontou a necessidade urgente de investimentos adequados para melhorar a eficiência logística e produtividade. Segundo ele, em 2020, foram investidos 0,39% do PIB, quando o mínimo seria ao redor de 2,5%.

O painel na Futurecom proporcionou uma visão abrangente dos desafios logísticos no Brasil, destacando a necessidade de inovação, integração entre modais e investimentos substanciais em infraestrutura para impulsionar a eficiência e competitividade do país

Foto: Abralog / Divulgação

“Não é apenas um evento, mas conscientização que moldará o futuro da logística”

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Cinco meses após a criação de um conselho estratégico para marcar o compromisso com os princípios ambientais, sociais e de governança, a Associação Brasileira de Logística instalou nesta terça-feira, 3 de outubro de 2023, em São Paulo, a I Semana ESG Abralog. “Este não é apenas um evento, mas uma profunda imersão na conscientização e prática das diretrizes ESG que moldarão o futuro da logística no Brasil”, afirmou o presidente da entidade, Pedro Moreira, ao instalar a Semana.

No primeiro dia, cerca de 250 pessoas ocuparam o setor de eventos do Gran Estanplaza Berrini, no Brooklin, bairro da Capital paulista, participando da chamada parte conceitual da jornada, que prossegue na quarta e quinta, dias 4 e 5 de outubro, com visitas a empresas em estágio avançado de prática nos pilares ESG. O tema da Semana é: “Despertar de consciência, a logística inicia sua maior jornada”.

O encontro reuniu especialistas como Hugo Bethlem, presidente e cofundador do Capitalismo Consciente Brasil, que fez a palestra de abertura do evento, e é considerado um dos principais personagens do esforço brasileiro rumo a sustentabilidade e responsabilidade social. Para poder praticar os pilares ESG, é necessária uma repactuação societária, disse Bethlem, que emendou: “se formos  focar apenas na maximização dos lucros e retornos de curto prazo, sinto muito informar, mas ESG não é para sua empresa”, deixou claro.

Outra voz célebre no setor, a de Paulo Rogério Nunes, um dos criadores da aceleradora Vale do Dendê, considerado um dos afrodescendentes mais influentes do mundo, também conhecido por ter sido convidado pelo ex-presidente Barack Obama para falar na inauguração da Obama Foundation. Ele despertou grande atenção em sua palestra, que localizou no mercado oportunidades invisíveis e inovação e diversidade.

Outro nome de peso no cenário ESG foi o do empresario Waldir Beira Junior, CEO da Ypê, que fez a palestra de encerramento. Beira Junior se notabilizou pela sua trajetória de seguir os pilares ESG bem antes deles existirem. Ele mostrou como se pode obter impactos positivos ao se estrutura, implantar e desenvolver a Cultura ESG.

Momento importante do primeiro dia foi a distribuição aos presentes do livro “Viva a Mata Atlântica!”, produzido por nossa associada Jungheinrich, em parceria com a Editora Mol e a ONG Copaíba (mais detalhes, abaixo).

Os três pilares ESG foram abordados em painéis, um para cada letra. Cada bloco foi constituído de dois casos práticos, que, após apresentados, seguiam para debate com profissionais de relevo no cenário da logística brasileira. Essa foi parte vibrante e de muito valor, pois tornou possível boa troca de ideias entre os presentes e o palco.

Os participantes dos painéis foram os seguintes: Adriana Firmo, Vice-presidente Sales & Service, Linde Still Brasil; Ana Jarrouge, Presidente-executiva, Setcesp; Andréa Simões, Diretora de Gente, Talento e Tecnologia da Informação, Login Logística Intermodal; Danillo Marcondes, Diretor de Infraestrutura, GLP Capital Partners; Diva Freire,  Head de Governança, Lojas Renner; Felipe Sobrinho, Gerente de ESG, GOL Linhas Aéreas; Grazziela Mosareli Kayo, Conselheira da Abralog, Sócia do escritório DBA; João Paes de Almeida, Senior Director Supply Chain, Kenvue; Marcelo Arantes, Chief Supply Chain Officer, Leroy Merlin; Marcelo Lopes, Diretor Executivo de Supply Chain, Grupo Carrefour; Marlos Tavares, CEO, G2L Logística; Márcio Toscano – Diretor de Marketing e Comercial, Autotrac; Paulo Benetti, Senior Legal Manager, Mercado Livre; Ramon Alcaraz, CEO, JSL; e Walter Faria, CEO da Braveo.

As empresas patrocinadoras foram as associadas Autotrac, G2L, GLP Capital Partners, Huawei, JSL, Jungheinrich, Log-in Logística Intermodal; e Grupo Kion, por meio da sua marca Still.

Ao encerrar o evento, o presidente da Abralog, Pedro Moreira registrou: “Estamos encerrando um evento que marcará história, não apenas para a Associação Brasileira de Logística, mas para todos nós que estamos comprometidos com a causa ESG. O tema “Despertar de Consciência, a logística inicia sua grande jornada” guiou nossas discussões e reflexões, e estou emocionado ao ver como a comunidade logística abraçou os princípios ESG com paixão e dedicação.

A seguir, mais detalhes do primeiro dia:

O caminho rumo à Sustentabilidade Empresarial: da intenção à ação ESG

Na palestra de abertura do evento, Hugo Bethlem apresentou uma visão clara sobre como as empresas podem e devem aplicar os pilares ESG, visando gerar impacto positivo ambiental e social. Ele destaca a importância de começar por elementos fundamentais como Governança, Propósito e Valores.

Bethlem adverte que, antes de se engajar na implementação dos pilares ESG, é crucial realizar uma repactuação societária. Ele levanta uma questão crucial: a empresa deve focar apenas na maximização dos lucros a curto prazo, ou deve direcionar seus esforços para um propósito de longo prazo, promovendo prosperidade e bem-estar para todos os stakeholders, ao mesmo tempo em que busca o retorno justo para os acionistas?

Bethlem responde a sua própria pergunta, ressaltando que se a resposta for a primeira opção, o caminho ESG pode não ser adequado para a empresa. No entanto, se a opção for a segunda, abre-se um vasto campo de oportunidades para transformar intenções em ações concretas.

Segundo o especialista, empresas que buscam alinhar todos os stakeholders em prol de um propósito de longo prazo devem encarar os pilares ESG como sua “licença para operar” no planeta. Ele enfatiza que isso exigirá indivíduos comprometidos com os princípios ESG, não apenas para proteger seus interesses, mas para mobilizar toda a empresa na mesma direção, visando gerar um impacto positivo.

Bethlem observa que as novas gerações já possuem uma mentalidade voltada para propósito e valores, e tomarão a maioria de suas decisões com base nos princípios ESG. Enquanto isso, a antiga mentalidade que não acreditava nisso está se dissipando. Ele enfatiza que o cerne dos negócios reside nas pessoas, que dependem de recursos naturais finitos e de uma remuneração justa para sustentar suas famílias e garantir sua dignidade.

A jornada exemplar de governança corporativa da Renner

Diva Freire, gerente de Governança Corporativa da Renner, foi uma das principais vozes no Painel G da I Semana ESG Abralog. Ela apresentou case abordando a trajetória de Governança das Lojas Renner, desde sua fundação em 1965 até se tornar a primeira corporação brasileira em 2005. Freire também discutiu a estrutura de governança, práticas implementadas e os reconhecimentos conquistados ao longo desse percurso.

A executiva destaca que a cultura de governança está enraizada na empresa desde sua criação em 1965. Em apenas dois anos, em 1967, a Companhia já se tornava de capital aberto, sinalizando um compromisso precoce com a transparência e prestação de contas aos acionistas.

“Mesmo sendo uma empresa familiar, a Renner não poupou esforços para fortalecer sua governança. Em 1991, a empresa nomeou seu primeiro conselheiro independente, um marco significativo em sua jornada. A partir de 2005, quando se tornou a primeira corporação brasileira, a Renner concentrou-se em estabelecer práticas robustas, com uma área dedicada à governança corporativa e um Governance Officer encarregado de impulsionar as melhores práticas, alinhadas com a missão da empresa no mercado”, ressalta.

A estrutura de governança na Renner é meticulosamente desenhada para servir aos interesses dos acionistas. Destaques incluem um conselho fiscal permanente desde 2006, um conselho de administração experiente com 88% de membros independentes e diversidade de gênero, com 25% de mulheres ocupando cargos. A empresa também estabeleceu quatro comitês de assessoramento e instituiu avaliações formais desde 2009. Além disso, a diretoria estatutária é composta por profissionais experientes e dedicados, com remuneração atrelada a metas ESG.

A Renner colhe os frutos de suas sólidas práticas de governança. A empresa está listada no Novo Mercado da B3, o mais alto nível de governança da bolsa de valores. Em 2018, a Renner foi a pioneira na divulgação do informe do código brasileiro de governança corporativa, mantendo uma aderência exemplar desde então. Seu compromisso ESG também é destacado em diversas avaliações e premiações, incluindo a inclusão em índices renomados como DJSI e ISE B3, além do reconhecimento por agências de rating.

Práticas exemplares de governança no Grupo Mercado Livre

Paulo Benetti, senior legal manager do Mercado Livre, foi outro destaque do Painel G, da I Semana ESG Abralog. Benetti forneceu uma visão abrangente das práticas e fluxos de governança implementados no Grupo Mercado Livre.

O executivo destacou o papel crucial do Conselho de Administração e do Comitê Executivo na estrutura de governança, enfatizando como essas instâncias são formadas com a aprovação dos acionistas em assembleias periódicas. Além disso, Benetti compartilhou dados relevantes relacionados ao uso das plataformas do Grupo Mercado Livre, aos princípios culturais que moldam a empresa, à diversidade e inclusão, bem como às iniciativas de responsabilidade ambiental e social.

A história do Mercado Livre começou em 1999 como um site de comércio eletrônico com a missão de democratizar esse setor. Ao longo dos anos, a empresa se expandiu e evoluiu, introduzindo serviços como o Mercado Pago e o Mercado Envios. O Mercado Livre sempre valorizou a inovação e o DNA disruptivo, o que reforçou a importância de uma governança sólida para manter sua independência e preservar sua cultura.

“As regras fundamentais que sustentam o sucesso do Mercado Livre incluem a promoção da inovação, o incentivo ao empreendedorismo com a disposição de assumir riscos e um forte compromisso com a responsabilidade social e ambiental. A responsabilidade é essencial, pois afeta todo o ecossistema social e econômico onde a empresa atua”, afirma Benetti.

Os resultados da abordagem de governança do Mercado Livre são evidentes, com uma taxa impressionante de 85% de reaproveitamento de resíduos sólidos e uma equipe diversificada, onde 41% dos colaboradores são mulheres e 42% são afrodescendentes.

Paulo Benetti enfatiza que a governança desempenha um papel vital no contexto ESG (Ambiente, Social e Governança). “Por meio da governança, as empresas podem impulsionar seu compromisso ambiental e social, estabelecendo e monitorando compromissos corporativos. É um pilar essencial para impulsionar uma transformação positiva no cenário empresarial brasileiro”, comenta.

Oportunidades invisíveis: inovação e diversidade no Mercado

Durante a I Semana ESG Abralog, Paulo Rogério Nunes, cofundador da aceleradora Vale do Dendê, trouxe reflexões profundas sobre a integração de inovação e diversidade no mercado logístico brasileiro. Suas considerações revelaram oportunidades até então invisíveis, que têm o poder de transformar o panorama econômico e social do país.

Nunes destacou o Norte e o Nordeste como regiões cruciais para a liderança do Brasil na economia verde global. Com suas riquezas naturais e um ecossistema em constante evolução, essas áreas representam um tesouro de oportunidades para a logística sustentável e inovadora.

Ao enfatizar o Brasil real, Nunes ressaltou as periferias como um laboratório de práticas ESG. É nesses espaços que soluções inovadoras e inclusivas estão surgindo, promovendo uma abordagem mais holística e sensível aos desafios logísticos enfrentados no país.

A visão de Nunes incluiu uma perspectiva global, ressaltando as relações Sul-Sul como um impulsionador para posicionar o Brasil como líder entre os emergentes. Ao colaborar com nações afins, o país pode catalisar o crescimento e a inovação na área logística em escala internacional.

Em um país com desafios logísticos, a visão de Nunes destaca a importância de olhar para as comunidades vulneráveis como parceiras estratégicas. Essas colaborações não apenas promovem a inclusão social, mas também geram um diferencial competitivo essencial para o setor logístico brasileiro.

A incorporação da Sundial Brands pela Unilever é um exemplo vívido de como a diversidade e a inovação são fundamentais para o crescimento empresarial. Essa parceria não apenas impulsiona a categoria de Cuidados Pessoais da Unilever, mas também estabelece o Fundo New Voices de US$ 100 milhões, um investimento considerável no empreendedorismo de mulheres negras.

Os números impressionantes do mercado muçulmano global demonstram um potencial de crescimento considerável, especialmente no setor de alimentos e bebidas halal. Este é um segmento que merece a atenção estratégica da indústria logística, com oportunidades significativas para inovação e expansão.

O futuro do ESG no mercado de capitais brasileiro

Com 74% das empresas com ações na Bolsa planejando aumentar o orçamento destinado ao ESG em 2022, fica claro que a integração de práticas sustentáveis e socialmente responsáveis é uma prioridade crescente. As novas diretrizes da Comissão de Valores Mobiliários, que entrarão em vigor a partir de 2023, prometem trazer ainda mais transparência e indicadores sólidos para avaliação do desempenho ESG.

Com vagas em aberto em 95% das empresas, o mercado ESG já movimenta impressionantes US$ 30 trilhões. Essa cifra não apenas reflete a demanda crescente por práticas sustentáveis, mas também sinaliza um futuro promissor para aqueles que se engajam na jornada ESG.

O discurso de Paulo Rogério Nunes ilumina um caminho de oportunidades inexploradas e parcerias valiosas para a área logística brasileira. Ao abraçar a inovação e a diversidade, o Brasil está bem-posicionado para liderar a vanguarda global da economia verde e do ESG.

Conexão profunda com a Mata Atlântica

A Jungheinrich apresentou durante a I Semana ESG Abralog (link) o livro “Viva a Mata Atlântica!”, que a empresa produziu em parceria com a Editora MOL.  O livro abriu muitos caminhos para o Programa de Educação Ambiental da Associação Ambientalista Copaíba, com quem a Jungheinrich também tem parceria para ações ambientais.

Vigold Georg, vice-presidente da Jungheinrich para a América Latina, aproveitou o lançamento para ressaltar que há um vasto campo de oportunidades para a substituição de empilhadeiras movidas a combustão por alternativas mais sustentáveis, como as elétricas.

“O Brasil detém um grande potencial não apenas na redução das emissões, mas também no aumento da produtividade com o uso desses equipamentos. Enquanto no nosso País 52% das empilhadeiras são movidas a combustão, na Europa, este número é de apenas 18%”, afirma.
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Promovendo a segurança e bem-estar na Logística Rodoviária

Em sua participação no Painel S da Jornada ESG Abralog, Ramon Alcaraz, CEO da JSL, compartilhou insights valiosos sobre os desafios e soluções que a empresa tem buscado para garantir a integridade e bem-estar dos trabalhadores da logística rodoviária, assim como a proteção e valorização da vida em todas as áreas do negócio.

Desafios: integridade e bem-estar dos trabalhadores na Logística Rodoviária

Na busca incessante pela excelência em segurança, a JSL coloca em primeiro plano a integridade e bem-estar dos trabalhadores da logística rodoviária. Para isso, adotamos medidas proativas e inovadoras que permeiam todos os aspectos do nosso negócio.

Ações para garantir a segurança nas estradas

Investimos em tecnologia de ponta para prevenir acidentes e assegurar a integridade dos nossos valorosos motoristas caminhoneiros. Por meio do uso de câmeras de fadiga, telemetria, rotograma falado e salas de estimulação contra o sono, promovemos um ambiente de trabalho seguro e confiável.

Cultura Zero Acidentes: práticas que fazem a diferença

Implementamos práticas sólidas, como treinamentos abrangentes, rotinas de gestão específicas e um Comitê de Saúde e Segurança dedicado a tratar de desvios e incidentes. Nosso compromisso é manter um ambiente de trabalho livre de acidentes, onde cada colaborador se sinta protegido.

Apoio integral aos nossos colaboradores e suas famílias

Reconhecendo a importância do suporte social, psicológico e de saúde, oferecemos um canal dedicado para funcionários e suas famílias. Estamos comprometidos em prover o apoio necessário para enfrentar qualquer desafio, promovendo um ambiente de trabalho saudável e acolhedor.

Promovendo a saúde financeira dos caminhoneiros

Visando a sustentabilidade financeira dos profissionais da logística rodoviária, desenvolvemos uma conta digital especialmente pensada para esse grupo. Com benefícios como o financiamento de veículos, já auxiliamos mais de 20 mil motoristas, totalizando quase R$ 1,2 bilhão em pagamento de frete ao ano e R$ 4,1 milhões em financiamento de veículos.

Cargas seguras e preços uustos: conectando caminhoneiros e fretes

Através do nosso Marketplace, conectamos caminhoneiros a fretes, aumentando a eficiência da operação e otimizando rotas. Com mais de 1 milhão de motoristas e 18 mil empresas registradas, oferecemos cerca de 100 mil cargas por mês. Além disso, nosso Clube de Benefícios proporciona ofertas exclusivas de combustível, seguros e outros.

Mulheres na JSL: empoderando líderes e motoristas

Enfrentando o desafio da representatividade feminina, promovemos ações concretas. Com mentorias e treinamentos, já capacitamos 24 mulheres coordenadoras e gerentes. Além disso, com iniciativas para capacitar e contratar mulheres como motoristas ou operadoras de máquina, vemos um aumento significativo de participação feminina nas operações.

Investindo na qualificação profissional dos jovens e no impacto econômico local

Reconhecendo a importância da formação dos jovens para o mercado de trabalho, apoiamos iniciativas que preparam aqueles em situação de vulnerabilidade social. Além disso, mantemos projetos socioculturais que fortalecem os laços com as comunidades onde atuamos. Também participamos ativamente da iniciativa da Childhood Brasil, sensibilizando nossos caminhoneiros para que sejam agentes de proteção dos direitos de crianças e adolescentes.

“Na JSL, encaramos os desafios como oportunidades de transformação, demonstrando nosso compromisso com a integridade, inovação e sustentabilidade em todas as áreas do nosso negócio. Estamos confiantes de que juntos, podemos construir um futuro mais seguro e próspero para todos os envolvidos na logística rodoviária”.

Transformação na Log-In: jornada de diversidade e inclusão

Andrea Simões, diretora de Gente, Cultura e Transformação Digital na Log-In Logística Intermodal, compartilhou a jornada da diversidade e inclusão da Log-In durante a Semana Abralog de ESG. Essa jornada é um testemunho vivo do comprometimento da empresa em promover a igualdade, a inclusão e a valorização da diversidade em todas as esferas de suas operações. Ao longo dos anos, a Log-In atingiu marcos em sua busca por um ambiente de trabalho mais inclusivo e diversificado.

Fase 1 (2020)

No início de sua jornada, a Log-In Logística Intermodal já estava comprometida com a igualdade de gênero e a inclusão. Em 2020, a empresa iniciou seu caminho com a adesão aos Princípios de Empoderamento das Mulheres da ONU, criou seu primeiro squad dedicado à diversidade e inclusão, realizou o primeiro censo interno para entender melhor sua força de trabalho, realizou um diagnóstico ESG, levantou as primeiras ações e implementou o Programa Mais.

Fase 2 (2021)

No ano seguinte, a Log-In intensificou seus esforços, com o squad atuando em várias frentes. Isso incluiu a realização da Semana da Diversidade, a conscientização de toda a equipe e a liderança sobre o “Jeito Log-In de Liderar”, bem como o início dos trabalhos em comunicação interna e linguagem inclusiva. Além disso, iniciou as primeiras ações concretas, como os programas “Mulheres no Mar” e “Mulheres na Operação”.

Fase 3 (2022)

Em 2022, a Log-In continuou a fortalecer sua estratégia de diversidade e inclusão. O squad continuou a atuar, focando em estratégias de endomarketing e disseminação da cultura inclusiva. A empresa também buscou a expertise de uma consultoria especializada em DE&I, realizando um diagnóstico completo e reestruturando o squad, treinando a alta liderança e garantindo acompanhamento sênior em conjunto com a ouvidoria e compliance. Metas foram refinadas e um novo squad, liderado pelo CEO e composto pela alta gestão, foi criado. Treinamentos abordando conceitos básicos, linguagem inclusiva e vieses inconscientes foram realizados.

Fase 4 (2023)

Em 2023, a Log-In avançou ainda mais em sua jornada de diversidade e inclusão. Criou um plano de ação estratégico com foco na atração, retenção e engajamento de talentos diversos. O squad continuou suas atividades, incluindo a elaboração de políticas e cartilhas e a conscientização de toda a equipe. A liderança também recebeu treinamentos sobre liderança inclusiva e recrutamento e seleção inclusivos. A disseminação de temas de diversidade e inclusão ocorreu por meio de workshops, da Semana da Atitude Inclusiva e de estratégias de endomarketing. Novos benefícios foram revisados e incluídos, um novo censo de diversidade foi conduzido, e rodas de diálogo deram voz às colaboradoras e colaboradores.

Resultados tangíveis

A dedicação da Log-In aos programas de diversidade e inclusão gerou resultados tangíveis. O Programa Navegar teve sucesso em recrutar mulheres para funções de liderança no mar, com quatro mulheres impactadas, incluindo duas comandantes, uma chefe de máquinas e uma imediata.

Os programas “Mulheres no Mar” e “Mulheres na Operação” também alcançaram sucesso, com um aumento de 195% na presença de talentos femininos a bordo de navios e um aumento de 188% na inclusão de mulheres em funções consideradas masculinas nos terminais.

O Programa Incluir, voltado para pessoas com deficiência, alcançou um aumento de 175% na inclusão desses profissionais na empresa.

Além disso, o Programa Jovem Aprendiz da Log-In impactou a vida de 75 jovens de 2021 a 2023, resultando na contratação de nove deles, proporcionando oportunidades valiosas para os jovens em busca de crescimento profissional.

A Log-In Logística Intermodal está realmente comprometida com a construção de um ambiente de trabalho inclusivo e diversificado, e esses resultados demonstram claramente o progresso que a empresa alcançou em sua jornada de diversidade e inclusão. A empresa está no caminho certo para continuar fazendo a diferença e inspirar outras organizações a seguirem seu exemplo.

Grupo Carrefour revela estratégias de redução de emissões

Durante o painel “E” da Semana ESG Abralog, Marcelo Lopes, diretor-executivo de Supply Chain do Grupo Carrefour, compartilhou as estratégias adotadas pela empresa para reduzir drasticamente as emissões de gases de efeito estufa. O compromisso da empresa com a sustentabilidade e a redução da pegada de carbono tem sido um pilar fundamental em todas as suas operações.

Dentre as ações implementadas, destacam-se a otimização dos modais de transporte, incluindo cabotagem entre São Paulo e Manaus, e o uso do transporte ferroviário entre São Paulo e Rio de Janeiro. Além disso, houve uma revisão completa da malha logística, priorizando transferências eficientes entre Centros de Distribuição e promovendo sinergias entre eles.

A introdução de veículos Rodotrem na rota São Paulo x Recife foi um passo significativo, assim como a adoção de novas matrizes energéticas, com veículos movidos a Gás Natural Veicular (GNV) e Biometano, além da incorporação de veículos elétricos à frota.

A implementação de um avançado sistema de roteirização na operação Express também desempenhou um papel crucial na busca por eficiência e redução das emissões.

Os resultados dessas iniciativas são importantes. Em comparação com 2021, o Grupo Carrefour conseguiu reduzir em cerca de 29% as toneladas de gases de efeito estufa emitidas. Além disso, a empresa atingiu uma surpreendente neutralização de 113% das emissões de transporte físico no Brasil, demonstrando um compromisso sólido com a redução da pegada de carbono nas operações logísticas.

Essa neutralização equivale a 17% do total de emissões do Carrefour Brasil, evidenciando o impacto positivo das ações sustentáveis implementadas. Além da contribuição ambiental, a empresa também registrou uma redução de 15% nos custos de frete, indicando uma abordagem economicamente eficaz para a gestão de transporte.

Por esses esforços, o Grupo Carrefour foi finalista na premiação BBM e conquistou o 1º lugar no prêmio da ABRALOG pelas suas ações sustentáveis. Esses resultados destacam o papel de liderança da empresa no setor, inspirando outros players da indústria logística a seguir o mesmo caminho em direção a um futuro mais limpo e ambientalmente responsável.

Uma Abordagem Sustentável e Inovadora para a Geração de Energia

Danillo Marcondes, diretor de Infraestrutura da GLP Capital Partners, foi um dos destacados participantes do Painel E durante a Semana ESG. Em sua apresentação, Marcondes ressaltou as inúmeras vantagens dos galpões equipados com tetos solares, um diferencial estratégico da GLP. A empresa se destaca pela extensa área de telhados com tecnologia solar em regiões densamente ocupadas.

A atuação da GLP se divide em duas principais áreas: Geração Distribuída e Autoprodução. Na primeira, a energia produzida é injetada na rede de distribuição, beneficiando consumidores da mesma região, com um pipeline inicial de 50 MW. Já na Autoprodução, a energia gerada é completamente utilizada pelos inquilinos, contando com um pipeline inicial de 15 MW.

Os benefícios desse modelo são significativos, promovendo uma transição para uma matriz energética mais limpa e renovável. Além disso, a abordagem da GLP é escalável e replicável, o que contribui para a sustentabilidade a longo prazo. A menor perda física, aliada a preços competitivos e previsibilidade, tornam a opção ainda mais atraente. A fácil implantação e operação também se destacam como fatores positivos.

No entanto, é crucial estar ciente dos desafios inerentes a esse modelo. A capacidade do telhado e a capacidade de conexão com a distribuidora são considerações fundamentais. Além disso, as tratativas com as distribuidoras e a competição com outras fontes de energia demandam uma gestão estratégica e uma abordagem cuidadosa.

A GLP Capital Partners está na vanguarda da inovação no setor de infraestrutura, promovendo soluções sustentáveis e eficazes para o mercado. Ao investir em galpões com tetos solares, a empresa não apenas demonstra seu compromisso com a sustentabilidade, mas também oferece um modelo que pode transformar a maneira como olhamos para a geração e distribuição de energia no Brasil.

Ypê, símbolo de sustentabilidade

A última palestra da I Semana ESG foi comandada pelo empresário Waldir Beira Junior, CEO da Ypê, empresa que surgiu em Amparo, São Paulo, no dia 6 de novembro de 1950. Beira Junior se notabilizou pela sua trajetória de seguir os pilares ESG bem antes deles existirem, e bem antes, também, de ganharem a notoriedade de hoje.

Ele mostrou como se pode obter impactos positivos ao se estruturar, implantar e desenvolver a Cultura ESG, tema de sua palestra. A Química Amparo, razão social da companhia, acabou se chamando Ypê, pela paixão do pai de Waldir Beira Junior pela árvore símbolo do Brasil. A marca está presente em 95% dos lares brasileiros, patamar superior ao da Coca-Cola, com 89%. Além disso, Ypê é o produto mais vendido no e-commerce.

Para o CEO da Ypê, os critérios ESG são grandes norteadores dos negócios. Eles reforçam a necessidade de estimular as inovações, satisfazer as exigências dos investidores e atender às expectativas dos consumidores.

Disse que o objetivo central da governança é o retorno a longo prazo. Ele citou números: nas empresas do Novo Mercado, 10% dos conselheiros são mulheres, em média, mas na Ypê, a proporção é superior a um terço. Três mulheres integram o Conselho da Ypê, que tem 8 membros no Conselho de Administração: 4 sócios e 4 independentes.

Citando a ONU ele afirmou que a entidade, pensando nos principais desafios que acometem o planeta, adotou os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) – agenda mundial composta por 17 objetivos e 169 metas a serem atingidos até 2030. Já a Ypê, segundo disse, entende que o setor privado tem um papel essencial nesse processo. “Por isso, adotamos 10 objetivos que estão alinhados aos nossos critérios Ambiental, Social e de Governança (ESG).

Foto: Abralog / Divulgação

Imediato Nexway faz 46 anos, com grande jornada de inovação pela frente

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O operador logístico Imediato Nexway, (IN), um dos maiores do País, completou nesta sexta-feira (29/9) 46 anos de atividade. A data coincide com uma série de novidades, como a nova sede de 1.300 m², em Ribeirão Preto (SP), ao custo de R$ 5 milhões, e investimentos de R$ 200 milhões na expansão da frota, e R $ 8 milhões em tecnologia, aportes decorrentes de parceria estratégica firmada em julho de 2022, com a Nexway, hub de tecnologia da Ambev, um cliente de mais de 20 anos.

Os dois caminhões do início da então Transportes Imediato hoje ultrapassam 3 mil veículos, e os pouquíssimos funcionários são mais de 6 mil colaboradores. “Este é um momento singelo, emocionante e muito verdadeiro. Representa a história que nos trouxe até aqui – e o novo ciclo no qual se inicia uma longa jornada de inovação. O desafio é desenvolver uma plataforma logística que transforme serviços em oportunidades para o mercado, criando sinergias e aumentando a eficiência operacional, diz Roberto Zampini Junior, CEO da empresa.

“Esse é um sonho, e o caminho para se chegar a ele consiste em juntar excelência operacional com tecnologia, para criar conexões entre os clientes atuais e aqueles que ainda virão. Vamos oferecer otimização de recursos com inteligência logística e erguer um modelo disruptivo, que hoje ninguém faz”, continua.

Aproveitar todas as oportunidades

A trajetória da Imediato em seus 46 anos tem uma espécie de marca registrada, já que cresceu aproveitando todas as oportunidades que se ofereceram a ela. A primeira, resultou na sua fundação, que foi o lançamento do Proálcool, em 1977. Na época, o fundador da Imediato, Roberto Zampini, pai do CEO, renunciou ao cargo de gerente-nacional de uma grande transportadora, para montar seu próprio negócio – transportar os equipamentos das usinas que se formavam.

Com o final da montagem das usinas, o trabalho que surgia era levar o açúcar até o porto de exportação – ou então carregá-lo para as indústrias alimentícias. A escolha foi pela segunda possibilidade, e a empresa estava certa, pois o bom relacionamento desenvolvido neste serviço levou à oportunidade de passar a trabalhar com produtos acabados.

O transporte dedicado

Alguns anos depois, em 2003, um enorme salto aconteceu quando um novo modelo de serviço, o contrato dedicado, no qual a transportadora fornecia frota e equipe, passou a ser utilizado na distribuição da Ambev.

Treze anos se passaram e em 2016 a nova oportunidade foi levar os contratos dedicados ao agronegócio. Em 2020, mais uma chance, quando o operador logístico passou a trabalhar com o e-commerce.

Então, a Imediato Nexway já operava nas regiões Sul, Sudeste, Nordeste, Norte e Centro-Oeste. O CEO acredita que ela deve estar entre as dez maiores do País, apesar de não existirem estatísticas consolidadas sobre isso.

Em julho de 2022, surgiu uma enorme oportunidade, e Imediato e Nexway fecharam acordo para unir histórias, culturas e expertises. A estratégia de negócio foi alinhada em quatro pilares: Gente, Tecnologia, Nível de Serviço e Financeiro. Agora, começa a fase de buscar o protagonismo, por meio da disrupção logística.

Foto: Divulgação

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Casa cheia: últimas vagas para a I Semana ESG Abralog

A I Semana ESG Abralog, programada para acontecer de 3 a 5 de outubro de 2023, em São Paulo, está rapidamente esgotando suas vagas para as palestras, debates e visitas a empresas líderes nas práticas ESG (Ambiental, Social e de Governança). Apoiado por grandes empresas da logística brasileira, o evento marca o primeiro passo em direção à jornada de sustentabilidade corporativa da Associação Brasileira de Logística (Abralog). O evento será realizado no Gran Estanplaza Berrini, Rua Arizona, 1571, Brooklin.

O primeiro dia da semana ESG será dedicado a apresentações e debates, com a participação de executivos de alto escalão. Nos dias dois e três, quarta-feira e quinta-feira, os participantes terão a oportunidade de conhecer as práticas avançadas em ESG por meio de visitas técnicas a empresas associadas.

Acompanhe a programação completa:

Conferência ESG

03/10/2023 (terça-feira)
  • 7h30: Credenciamento e Welcome Coffee
  • 9h00: Abertura
  • 9h30: Palestra com Hugo Bethlem, Cofundador e Presidente do Instituto Capitalismo Consciente Brasil, sobre “Praticar o ESG – Sua licença de operar no planeta”
  • 10h15: Painel “G” com apresentação dos cases da Lojas Renner e Mercado Livre, seguido de debate moderado por Alessandro Dessimoni, VP Jurídico da Abralog, com os painelistas: Diva Freire, head de Governança da Lojas Renner; Paulo Benetti, senior Legal Manager do Mercado Livre; Adriana Firmo, vice-presidente Sales & Service da Linde Still Brasil; Walter Faria, CEO Braveo; e João Paes de Almeida – senior director Supply Chain da Kenvue.
  • 11h30: Palestra de Paulo Rogerio Nunes, Cofundador da Vale do Dendê, sobre “Oportunidades Invisíveis: Inovação e Diversidade no mercado”
  • 12h15: Almoço
  • 13h30: Lançamento do Livro “Viva a Mata Atlântica”. A obra será apresentada por Roberta Faria, CEO da Editora MOL; Tatiana Terasin, da ONG Copaíba, empresa que idealiza e produz ações de sustentabilidade ambiental, e também Vigold Georg : Vice-Presidente LATAM – Jungheinrich
  • 13h45: Painel “S” com apresentação dos Cases da Login e JSL, seguido de debate moderado por Andrea Simões. diretora de Gente, Gestão e Tecnologia da Informação da Log-In Logística Intermodal, com os painelistas: Marlos Tavares, CEO da G2L Logística; Felipe Sobrinho, Gerente de ESG da GOL Linhas Aéreas; Ramon Alcaraz, CEO da JSL; e Grazziela Mosareli Kayo, Conselheira da Abralog.
  • 15h00: Painel “E” com apresentação dos Cases do Grupo Carrefour e GLP Capital Partners, seguido de debate moderado por Pedro Moreira, presidente da Abralog, com os painelistas: Marcelo Lopes, diretor-executivo de Supply Chain do Grupo Carrefour; Danillo Marcondes, diretor de Infraestrutura da GLP Capital Partners; Marcelo Arantes, chief Supply Chain Officer da Leroy Merlin; Márcio Toscano, diretor de Marketing e Comercial da Autotrac; e Ana Jarrouge, presidente-executiva do Setcesp.
  • 16h30: Coffee Break
  • 17h00: Vídeo da sócia-apoiadora Huawei, que antecede a Sessão de Encerramento
  • 17h05: Sessão de Encerramento com palestra de Waldir Beira Junior, CEO da YPE, sobre “Estruturar, Implantar e Desenvolver a Cultura ESG com Impactos Positivos”
  • 18h15: Conclusões
  • 18h30: Coquetel de Integração oferecido por Huawei

Visitas técnicas – Benchmark

04/10/2023 (quarta-feira)
  • 9h30: Visita à Kion
  • 12h30: Brunch
  • 14h30: Visita à Leroy Merlin – CD Cajamar
05/10/2023 (quinta-feira)
  • 9h30: Visita ao Carrefour – CD Anhanguera
  • 12h30: Brunch
  • 14h30: Visita à Gol – Aeroporto de Congonhas

Foto: Tanarat Kongchuenjit / iStock

Conheça a Jornada de Governança do Mercado Livre na I Semana ESG Abralog

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Paulo Benetti, senior legal manager do Mercado Livre, é outro destaque do Painel G, da I Semana ESG Abralog, que ocorrerá de 3 a 5 de outubro de 2023 em São Paulo. Benetti fornecerá uma visão abrangente das práticas e fluxos de governança implementados no Grupo Mercado Livre. O evento será realizado no Gran Estanplaza Berrini, rua Arizona, 1571, Brooklin

O executivo destaca o papel crucial do Conselho de Administração e do Comitê Executivo na estrutura de governança, enfatizando como essas instâncias são formadas com a aprovação dos acionistas em assembleias periódicas. Além disso, Benetti compartilhará dados relevantes relacionados ao uso das plataformas do Grupo Mercado Livre, aos princípios culturais que moldam a empresa, à diversidade e inclusão, bem como às iniciativas de responsabilidade ambiental e social.

Jornada de Governança

A história do Mercado Livre começou em 1999 como um site de comércio eletrônico com a missão de democratizar esse setor. Ao longo dos anos, a empresa se expandiu e evoluiu, introduzindo serviços como o Mercado Pago e o Mercado Envios. O Mercado Livre sempre valorizou a inovação e o DNA disruptivo, o que reforçou a importância de uma governança sólida para manter sua independência e preservar sua cultura.

“As regras fundamentais que sustentam o sucesso do Mercado Livre incluem a promoção da inovação, o incentivo ao empreendedorismo com a disposição de assumir riscos e um forte compromisso com a responsabilidade social e ambiental. A responsabilidade é essencial, pois afeta todo o ecossistema social e econômico onde a empresa atua”, afirma Benetti.

Os resultados da abordagem de governança do Mercado Livre são evidentes, com uma taxa impressionante de 85% de reaproveitamento de resíduos sólidos e uma equipe diversificada, onde 41% dos colaboradores são mulheres e 42% são afrodescendentes.

Paulo Benetti enfatiza que a governança desempenha um papel vital no contexto ESG (Ambiente, Social e Governança). “Por meio da governança, as empresas podem impulsionar seu compromisso ambiental e social, estabelecendo e monitorando compromissos corporativos. É um pilar essencial para impulsionar uma transformação positiva no cenário empresarial brasileiro”, comenta.

Programação da I Semana ESG Abralog

Durante a I Semana ESG Abralog, de 3 a 5 de outubro, em São Paulo, os participantes terão a oportunidade de mergulhar nas práticas de empresas associadas que se destacam no campo da Sustentabilidade, Governança Corporativa e Responsabilidade Social.

O primeiro dia (terça-feira) será dedicado a apresentações e debates, proporcionando uma base sólida para os temas de ESG. Nos dias 4 e 5 de outubro de 2023, quarta e quinta-feira, os participantes terão a oportunidade de conhecer de perto as práticas avançadas em ESG de empresas associadas da Abralog.

O transporte será em ônibus, porém, devido à capacidade limitada, as vagas são concedidas por ordem de inscrição. Portanto, recomendamos a confirmação de participação o quanto antes.

Para mais informações e inscrições, entre em contato pelo e-mail: [email protected].

Foto: Divulgação

Trajetória de governança corporativa da Renner na I Semana ESG Abralog

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Diva Freire, gerente de Governança Corporativa da Renner, será uma das principais vozes no Painel G da I Semana ESG Abralog. Ela apresentará case abordando a trajetória de Governança das Lojas Renner, desde sua fundação em 1965 até se tornar a primeira corporação brasileira em 2005. Freire também discutirá a estrutura de governança, práticas implementadas e os reconhecimentos conquistados ao longo desse percurso.

A executiva destaca que a cultura de governança está enraizada na empresa desde sua criação em 1965. Em apenas dois anos, em 1967, a Companhia já se tornava de capital aberto, sinalizando um compromisso precoce com a transparência e prestação de contas aos acionistas.

“Mesmo sendo uma empresa familiar, a Renner não poupou esforços para fortalecer sua governança. Em 1991, a empresa nomeou seu primeiro conselheiro independente, um marco significativo em sua jornada. A partir de 2005, quando se tornou a primeira corporação brasileira, a Renner concentrou-se em estabelecer práticas robustas, com uma área dedicada à governança corporativa e um governance officer encarregado de impulsionar as melhores práticas, alinhadas com a missão da empresa no mercado”, resalta.

Regras e processos para alcançar os objetivos

A estrutura de governança na Renner é meticulosamente desenhada para servir aos interesses dos acionistas. Destaques incluem um conselho fiscal permanente desde 2006, um conselho de administração experiente com 88% de membros independentes e uma notável diversidade de gênero, com 25% de mulheres ocupando cargos. A empresa também estabeleceu quatro comitês de assessoramento e instituiu avaliações formais desde 2009. Além disso, a diretoria estatutária é composta por profissionais experientes e dedicados, com remuneração atrelada a metas ESG.

A Renner colhe os frutos de suas sólidas práticas de governança. A empresa está listada no Novo Mercado da B3, o mais alto nível de governança da bolsa de valores. Em 2018, a Renner foi a pioneira na divulgação do informe do código brasileiro de governança corporativa, mantendo uma aderência exemplar desde então. Seu compromisso ESG também é destacado em diversas avaliações e premiações, incluindo a inclusão em índices renomados como DJSI e ISE B3, além do reconhecimento por agências de rating.

Programação da I Semana ESG Abralog

Durante a I Semana ESG Abralog, de 3 a 5 de outubro, em São Paulo, os participantes terão a oportunidade de mergulhar nas práticas de empresas associadas que se destacam no campo da Sustentabilidade, Governança Corporativa e Responsabilidade Social.

O primeiro dia (terça-feira) será dedicado a apresentações e debates, proporcionando uma base sólida para os temas de ESG. Nos dias 4 e 5 de outubro de 2023, quarta e quinta-feira, os participantes terão a oportunidade de conhecer de perto as práticas avançadas em ESG de empresas associadas da Abralog.

O transporte será em ônibus, porém, devido à capacidade limitada, as vagas são concedidas por ordem de inscrição. Portanto, recomendamos a confirmação de participação o quanto antes.

Para mais informações e inscrições, entre em contato pelo e-mail: [email protected].

Foto: Divulgação

Paulo Rogério, que fez palestra para Obama, está na Semana ESG

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Paulo Rogério Nunes, cofundador da aceleradora Vale do Dendê, participará da I Semana ESG Abralog com a palestra: “Oportunidades Invisíveis: Inovação e Diversidade no Mercado”, no dia 3 de outubro (terça-feira), às 13h30. É considerado um dos afrodescentes mais influentes do mundo – foi o escolhido por Barack Obama como palestrante-convidado na inauguração da Obama Fondation.

Consultor, estrategista e palestrante, Paulo Rogério é cofundador AFAR Ventures, consultoria especializada em mercados emergentes, e da startup de conteúdo AFRO.TV. É autor do livro “Oportunidades Invisíveis”, publicação pioneira sobre Diversidade e Inovação no Brasil.

Considerado pela revista americana Rest of the World como um dos 100 mais inovadores fora do Vale do Silício, e pela organização global MIPAD, como um dos afrodescendentes mais influentes do mundo, foi colunista sobre inovação e diversidade para grandes veículos de comunicação do Brasil, e da revista Americas Quarterly, de Nova York.

Além disso, palestrou em grandes eventos globais como o SXSW, e o Obama Foundation Summit, onde foi o guest speaker convidado pelo ex-presidente Barack Obama para celebrar a abertura da Obama Foundation.

Publicitário, graduado em Comunicação pela Universidade Católica de Salvador, onde se especializou em Política e Estratégia, hoje é professor convidado da Fundação Dom Cabral para cursos executivos. Faz parte do casting de palestrantes e consultores da agência de talentos Casé Fala. Além disso, organiza missões internacionais e projetos para parceiros como a Embaixada de Gana no Brasil.

Paulo Rogério morou nos Estados Unidos a convite do programa Fulbright H.Humphrey, onde fez um fellowship  em Jornalismo e Novas Mídias pela University of Maryland,  e  estágio pelo programa dentro do MIT Media Lab.

O evento

A I Semana ESG ocorre de 3 a 5 de outubro, em São Paulo, O primeiro dia será dedicado a apresentações e debates. Hugo Bethlem, presidente do Capitalismo Consciente Brasil, um dos maiores estudiosos de responsabilidade social no Brasil, fará a palestra de abertura: “Praticar o ESG – sua licença de operar no planeta”. O encerramento do primeiro dia ficará com Waldir Beira Junior, CEO da Química Amparo, mais conhecida pela sua principal marca, Ypê. Beira Junior é reconhecido por sua trajetória de empresário que segue os pilares ESG, Ambiental, Social e Governança, muito antes deles serem batizados e terem a exposição de agora. Seu tema: “Estruturar, implantar e desenvolver a cultura ESG com impactos positivos”.

Outra atração do primeiro dia da Semana será o livro “Viva a Mata Atlântica!”, realizado pela Editora MOL em parceria com nossa associada Jungheinrich Brasil. “A obra possibilita a conexão do leitor com a incrível biodiversidade de plantas e animais, compartilhando a importância da mata para a vida e as ameaças que a floresta enfrenta”, diz Lauro Carvalho, Head de Marketing e Treinamento Latam da Jungheinrich. O livro apresenta ainda propostas de atividades interativas para as crianças. A Abralog apresentará também a primeira pesquisa feita sobre o tema, junto a associados.

Visitas: ESG por quem pratica

O segundo e terceiro dia, quarta e quinta-feira, vão mostrar, por meio de visitas, o que estão fazendo empresas avançadas em ESG, todas elas associadas. Na quarta, 4 de outubro de 2023, duas visitas: Grupo Kion, em Indaiatuba, pela manhã, e, após o almoço, Leroy Merlin, em seu CD de Cajamar. O deslocamento será em ônibus e o número de pessoas, portanto, é limitado e por ordem de inscrição.

No último dia da I Semana ESG Abralog, 5 de outubro de 2023, a caravana de associados estará pela manhã no CD Anhanguera do Carrefour – após o almoço, o grupo seguirá para visitar nossa associada Gol, no aeroporto de Congonhas, última ação do evento.

Informações: [email protected]

Foto: Divulgação