quinta-feira, 25/04/2024

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Conselho ESG da Abralog vai oferecer mentoria a associados

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A Associação Brasileira de Logística fez a terceira reunião do Conselho Estratégico ESG na Logística, em 6.6.2023, oportunidade em que definiu novas etapas para o novo núcleo de conteúdo: aprovou a pesquisa que será enviada aos associados, para conhecer sua opinião sobre ESG, definiu o formato da semana que fará sobre o tema, em outubro, e também decidiu que acompanhará as empresas interessadas em contar com mentoria da Abralog na implantações dos pilares Ambiental, Social e Governança Corporativa. 

Participaram dessa sessão (foto, da esquerda para a direita) Marlos Tavares, G2L; Marco Tenani e Marcelo Lopes, Carrefour; Grazziella Mosarelli, DBA Advogados; Kareen Ratton, Grupo Kion; Andréa Simões, Log-in Logística Intermodal; Pedro Moreira, Abralog; Roberto Zampini Júnior, Imediato Nexway; e Marcio Frugiuele, Abralog. 

Foto: Divulgação

Vander Costa recebe Mérito Nacional Abralog e diz que reforma tributária tem de sair este ano

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Ao receber na terça-feira, 6 de junho de 2023, o Prêmio Abralog de Mérito Nacional, o presidente da CNT, Vander Costa, disse que a reforma tributária não pode passar deste ano para ser resolvida. O prêmio recebido pelo líder do transporte de carga do País, é a máxima condecoração da Associação Brasileira de Logística, e não é entregue anualmente, como as sete categorias do Prêmio Abralog – apenas em oportunidades especiais, para homenagear pessoas de grande relevância para a logística.

O presidente da Abralog, Pedro Moreira, ao saudar o homenageado, disse que aquele era um momento muito importante para a logística, e para a Abralog, pois o presidente Vander Costa realiza brilhante trabalho frente à Confederação Nacional do Transporte, “que é, para a Abralog, a entidade que mais faz pelo transporte e pela logística do Brasil”.

A homenagem ocorreu durante jantar pelo Dia da Logística, comemoração realizada na Federação das Indústrias do Estado de São Paulo, FIESP, com a presença de 160 pessoas.

Em sua fala, Vander Costa falou sobre o ecossistema CNT Sest-Senat-ITL, que é a representação máxima do transporte no Brasil, citando também a reforma tributária: “Quem manda no Brasil é o Congresso. O Executivo tem o poder de conduzir, de propiciar o ambiente, mas é o Congresso que resolve. Qual o papel da CNT com relação à reforma tributária? Nós trabalhamos muito para defender a melhor reforma para o verdadeiro contribuinte, que é o consumidor final. Quem vai pagar a conta? Então queremos uma reforma que melhore o Brasil, que melhore a competitividade do País” afirmou.

O dirigente também mostrou preocupação quanto ao ritmo da discussão. “O Brasil não pode conviver quatro anos discutindo a reforma tributária, É necessário que ela venha, mas é urgente que se resolva. Nós temos esse ano para resolver, porque se não resolvermos neste ano, é preferível parar de falar nisso”.


Crescimento da Abralog

Em seu discurso, o presidente da Abralog Pedro Moreira comemorou o crescimento da entidade em 2022 – e também nos cinco primeiros meses do ano.

“Estamos muito satisfeitos por alcançar a marca de 21 sócios-apoiadores, e cerca de 140 empresas associadas, somando aproximadamente 1.100 profissionais do setor em nossas fileiras. Um verdadeiro ecossistema da Logística”, disse.

Segundo ele, esses números são primordialmente resultado da importância do transporte e da logística – mas, também, do trabalho com o objetivo principal de dar aos filiados conteúdos, compartilhamento de boas práticas, defesas de temas de interesse de nosso setor, networking de qualidade e oportunidades de negócios entres os associados e mercado.

A Abralog é uma grande geradora de “conteúdo, e é, igualmente, uma excelente oportunidade de negócios, Tudo isso tendo como horizonte uma causa entusiasmante, que é a da busca contínua para aprimorar e conferir excelência à logística brasileira”, acrescentou.

Semana ESG

O presidente anunciou a I Semana ESG da Logística, a primeira grande ação do recém-criado Conselho Estratégico ESG. “Essa iniciativa tem como objetivo fornecer suporte aos associados, capacitando-os para alcançar alto desempenho nos pilares de sustentabilidade, responsabilidade social e governança. A Semana ESG está programada para a primeira quinzena outubro deste ano e contará com agenda destinada a atrair nossos associados, a partir, inclusive, de pesquisa que começa a ser aplicada nessa semana”.

Outros pontos do discurso:

  • Estamos fortalecendo nosso relacionamento com entidades de outros países como França, Alemanha e Estados Unidos.
  • Essa troca de experiências e conhecimentos entre países é essencial para o desenvolvimento contínuo da logística em escala global, e nacionalmente.
  • O presidente destacou a participação da Abralog na diretoria da CNT, a entidade mais importante do transporte e logística do País.
  • O sucesso dos comitês temáticos foi outro ponto abordado: Real Estate, E-commerce, Logística Farmacêutica, RH, Cadeia do Frio, Intralogística e Tecnologia e Inovação.
  • São reuniões, visitas técnicas, debates específicos, sempre com a visão de contribuir para uma logística melhor em nosso País. Esses comitês proporcionam conteúdo crucial para os nossos associados, promovendo um networking efetivo e a troca de melhores práticas.
  • A entidade está atenta na criação de novos comitês temáticos, que tem sido demanda orgânica vinda dos associados.
  • Novidades sobre a Intermodal 2024, onde a Abralog fará a XXVII Conferência Nacional de Logística.
  • Estamos trabalhando para aumentar o espaço disponível para os associados montarem estandes, permitindo que eles exponham suas soluções inovadoras.
  • Estará presente mais uma vez a CNT/SEST-SENAT/ITL, além de receber convidados internacionais e palestrantes estrangeiros.

As comemorações do Dia da Logística 2023, em 6 de junho, na Fiesp, contaram com depoimentos de 10 profissionais que falaram e logística e também de suas trajetórias:

Hermano Pinto Júnior, Diretor de Portfólio da Informa Markets, que realiza a Intermodal South America
Hermano abordou a Intermodal South America, da qual a Abralog é o braço de conteúdo logísticos. Em 2024, segundo anunciou, a área de exposição terá aumento de 25%. “Observamos a retomada muito forte do mercado – tivemos mais de 40.000 pessoas presentes durante a Intermodal. Foram mais de 500 marcas presentes, mais de 100 palestrantes que geraram 60 horas de conteúdo para 500 congressistas. Nós tínhamos pessoas de 95 países, ou 8.200 visitantes internacionais”, disse.

Andréa Simões, diretora de Gente, Cultura e Transformação Digital da Log-In Logística

Andréa Simões, Diretora de Gente, Cultura e Transformação Digital da Log-In Logística

Andréa Simões, Diretora de Gente, Cultura e Transformação Digital da Log-In Logística, contou que está no segmento há 5 anos, e uma das características citadas por ela é a paixão das pessoas pelo que fazem. “É realmente um setor apaixonante, que impacta diretamente o País, tem uma força incrível. Hoje eu sou uma logística”, afirmou.

Marlos Tavares, CEO da G2L, operador logístico do Grupo Gerdau

Marlos Tavares, CEO da G2L Logística, operador logístico do Grupo Gerdau

Em sua fala, Marlos Tavares destacou a importância da Abralog ter criado em conselho para discussão da ESG, afirmando também a necessidade de se garantir que os motoristas que atuam no transporte de carga não excedam as jornadas de trabalho permitidas por lei. E afirmou: a empresa tem de fazer tudo o que estiver ao seu alcance para prevenir acidentes e garantir a segurança de seus condutores.

Hugo Yoshizaki, Poli – USP, Presidente da Banca Examinadora do Prêmio Abralog

Hugo Yoshizaki, Poli – USP, Presidente da Banca Examinadora do Prêmio Abralog

Em sua fala, Hugo Yoshizaki, professor da Poli – USP e presidente da Banca Examinadora do Prêmio Abralog de Logística, destacou a importância de abrir o mercado de logística para as mulheres. Mencionou a presença de mulheres em programas de mestrado, e a necessidade de se aproveitar esse potencial no setor. Sobre os jovens, o professor alertou: eles valorizam não apenas o sucesso profissional e financeiro, mas também a escolha de empresas com valores alinhados aos seus. Ele concorda com a ideia de que a logística é a nova fronteira do ESG para o mundo empresarial, afirmando que a logística pode ser um caminho para fazer a diferença e contribuir para uma sociedade melhor e um meio ambiente mais sustentável.

André Gavazza, SVP Development, GLP Brasil

André Gavazza, que faz parte da Coordenação do Comitê Real Estate da Abralog, disse que era uma honra estar presente na solenidade, e chamou a atenção para o trabalho que é realizado pelo Comitê de Real Estate, um fóruns de discussões com diversos players do setor, visando antecipar tendências e movimentos, buscando imóveis de melhor qualidade técnica, mais sustentáveis e que sejam soluções adequadas para a eficiência e redução de custos.

Grazziella Mosarelli Kayo, DBA Advogados, braço jurídico da Abralog

Grazziella Mosarelli Kayo, DBA Advogados, braço jurídico da Abralog

Grazziella Mosarelli Kayo, do escritório de advocacia DBA, ressaltou a importância do setor logístico na vida dos brasileiros. Ela destacou que a pandemia mostrou a importância do setor.

No campo jurídico, Grazziella observa a logística sob a perspectiva tributária. No Brasil, a tributação varia de acordo com cada Estado, o que representa um desafio enfrentado por todos os empresários do segmento. Além disso, existem questões federais, trabalhistas e de proteção ao consumidor que também precisam ser consideradas. A admiração de Grazziella pela área deve-se ao que representa para o Brasil.

Ramon Alcaraz, CEO da JSL Logística e VP Abralog de Relações Institucionais

Ramon Alcaraz, CEO da JSL Logística e VP Abralog de Relações Institucionais

O CEO da JSL, e Vice-presidente de Relações Institucionais da Abralog, também comentou a importância da logística durante a pandemia. Enquanto as interações se tornaram predominantemente virtuais, as entregas de produtos continuaram sendo físicas, evidenciando a relevância da logística. Alcaraz ressaltou que a pandemia também revelou a natureza estratégica da logística.

“Atualmente, os produtos são fabricados em diversos locais ao redor do mundo, o que torna o planejamento logístico mais competitivo. Empresas que investiram em um planejamento logístico mais eficiente conseguiram disponibilizar seus produtos no mercado de forma mais ágil, ganhando vantagem sobre os concorrentes”, afirmou.

Alcaraz destacou a logística como um segmento com amplas oportunidades, enfatizou a importância de temas como ESG, e compartilhou experiências, mencionando o fato de 500 mulheres se candidatarem a 20 vagas de operadoras de empilhadeira em uma cidade no Sul da Bahia, onde opera da JSL.

Alcaraz mencionou a busca por veículos elétricos, movidos a gás e a hidrogênio como soluções para o futuro. E finalizou apontando a importância estratégica da logística – empresas que investem em planejamento eficiente, diversidade e sustentabilidade podem obter vantagens competitivas significativas.

Lisa Palla Tavolaro, Gerente-sênior da Thermo Fisher Scientific

Lisa Palla Tavolaro, Gerente-sênior da Thermo Fisher Scientific

Em sua fala, Lisa Palla Tavolaro, que é uma das coordenadoras do Comitê de Logística Farmacêutica da Abralog, ressaltou a  importância crucial da logística farmacêutica na entrega de medicamentos para pacientes, hospitais e farmácias. O comitê, liderado por mulheres, demonstrou o engajamento e a determinação em superar as adversidades, considerando que a presença feminina é minoritária no setor logístico. A equipe, composta por profissionais das áreas de qualidade, farmácia e biomedicina, realiza reuniões mensais há mais de oito anos, sem interrupções.

Ela lembrou que a logística em si não é uma tarefa fácil, mas trabalhar no contexto brasileiro apresenta desafios adicionais. No entanto, mesmo diante dessas dificuldades, a logística farmacêutica continua desempenhando um papel fundamental, assegurando que os medicamentos cheguem de forma adequada aos pacientes que deles necessitam.

André Prado, VP Abralog de Operadores Logísticos

André Prado, VP Abralog de Operadores Logísticos

André Prado, Vice-presidente de Operadores Logísticos da Abralog, destacou que muitos profissionais presentes começaram suas carreiras quando a logística ainda não era amplamente reconhecida, e enfatizou as lutas enfrentadas para tornar o setor realidade.

André Prado reconheceu duas pessoas que, em sua opinião, realizaram um trabalho brilhante. Ele valorizou a Confederação Nacional do Transporte, especialmente o trabalho desenvolvido desde que Vander Costa assumiu, ressaltando a impressionante dedicação e ações práticas realizadas. Ele também mencionou o Sest-Senat, destacando seu trabalho de treinamento personalizado e a realização de pesquisas e projetos de alto nível, que ampliam o impacto da logística.

Outra pessoa mencionada por André Prado foi Pedro Moreira, presidente da Abralog, descrito como incansável e dedicado ao trabalho e à promoção da logística. Ele ressaltou as parcerias internacionais criadas e o que está sendo trazido para o Brasil, considerando isso como um ponto brilhante para o setor.

André Prado também elogiou o Conselho Estratégico de ESG (Ambiental, Social e Governança Corporativa), criado recentemente, e citou o aumento significativo da presença feminina nas mesas de discussão. Mostrou-se confiante no crescimento dessa representatividade e parabenizou todos os que contribuem para a construção de uma logística mais forte.

Marcelo Lopes, Diretor-Executivo de Supply Chain do Grupo Carrefour

Marcelo Lopes, Diretor-Executivo de Supply Chain do Grupo Carrefour

Marcelo Lopes, diretor de supply chain do Grupo Carrefour, chamou a atenção para a trajetória da área de logística, que passou a ocupar um lugar de destaque, saindo dos bastidores e alcançando uma posição estratégica nas organizações. “Parabéns para todos vocês que fazem logística nesse País. Eu estou nesse ramo há pouco mais de 30 anos, e o que eu queria é falar o quanto a voz de logística ganhou força em todas as corporações. A gente saiu de um depósito e hoje senta no board estratégico de grandes empresas. Isso é fruto do resultado do trabalho de todos vocês. Então, parabéns mais uma vez para nós, para o nosso dia, o Dia da Logística, o Dia do Profissional de Logistica”.

Fotos: Divulgação

Mipim, maior evento imobiliário do mundo, reúne-se com Real Estate do Brasil

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Está marcado para o próximo dia 13, um encontro entre gestores de fundos imobiliários, incorporadoras e a diretoria do Mipim, maior evento do setor imobiliário do mundo, que ocorre anualmente na França. O objetivo da reunião, que ocorrerá na sede do Mattos Filho em São Paulo, é fomentar o relacionamento entre os players e apresentar as possibilidades de negócios que o ambiente do Mipim oferece.

Para se ter uma ideia da dimensão do evento, na edição de 2023, que ocorreu entre 14 e 17 de março, o Mipim reuniu mais de cinco mil investidores responsáveis pela gestão de US$ 4 trilhões em ativos no mundo. “O Brasil tem ampliado sua participação no Mipim ano a ano, tornando-se um mercado cada vez mais relevante ao lado de países europeus e árabes”, informa Laia Marsal, diretora do Mipim para a América Latina que estará presente no evento no Brasil.

O encontro conta com o apoio da Associação Brasileira de Logística (Abralog) e é realizado pela How2Go (H2G), uma consultoria espanhola especializada na internacionalização de empresas.

Representante do Mipim no Brasil e diretor da H2G, Marcelo Vitali, afirma que o encontro foi pensado principalmente para os negócios, mas também vai discutir tendências do setor para os próximos anos.

“O que queremos é que os investidores estrangeiros se sintam seguros e motivados a sentar à mesa com o mercado imobiliário brasileiro. A presença da Laia Marsal é a prova de que os olhos estão direcionados ao Brasil. Colocaremos todo o suporte e capacidade da How2Go à disposição de todos,” esclarece Vitali.

Para Pedro Moreira, presidente da Abralog, o evento será oportuno para conversas sobre investimentos e para discussão sobre a agenda ESG, que permeia esse mercado. “O setor de galpões e condomínios logísticos segue em ciclo de expansão no Brasil, com crescimento de 17% em 2022, e estoque de 23,2 milhões de m² de galpões Classe A/A+. Para esse ano, os números são também animadores: projeção de crescimento de 11% atingindo, 25,7 milhões de m²” ressalta.

How2GO

Líder na internacionalização de empresas e de acordos internacionais, os escritórios da consultoria estão em 13 países, em quatro continentes, sempre em busca de soluções personalizadas e de acordo com as necessidades e possibilidades dos clientes. Estes escritórios atendem mais de 150 empresas e instituições e realizaram mais de 500 projetos em países chaves.

Serviço

Oportunidades de atração de investimentos estrangeiros no mercado imobiliário brasileiro e agenda ESG

Fonte: Money Times

Foto: Divulgação

Antonio Wrobleski: A hora da virada do setor logístico no Brasil

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Por Antonio Wrobleski*

Os últimos três anos foram muito difíceis para o setor logístico. Se colocarmos uma lupa em 2022, a história do ano pode ser contada a partir de uma série de acontecimentos que causaram uma intensa reação em cadeia em todo o mercado. No âmbito global, a pandemia seguiu na agenda, embora mais arrefecida; já o conflito na Ucrânia, que iniciou em fevereiro, contribuiu para a escalada de preços dos combustíveis no mundo todo. No Brasil, tivemos o adicional do conturbado cenário eleitoral de 2022 (repercutindo até o momento), as fortes chuvas e o bloqueio das rodovias, que se somam aos gargalos históricos da nossa infraestrutura em segmentos chave da economia como energia, transporte, saneamento e telecomunicações, entre outros.

Esse cenário complexo e múltiplo trouxe desafios para os operadores logísticos, que precisaram se reinventar para garantir eficiência e qualidade. Podemos dizer que foi o ano da gestão financeira em função do aumento de custos. Basta lembrar que, no ano passado, o preço do combustível, das peças, dos insumos de manutenção, pneus e veículos sofreram um aumento expressivo. O mais relevante, sem dúvida, foi o diesel, que dobrou de preço no ano.

Durante essas quatro décadas de atuação neste segmento, observei as quatro ondas da logística, como a vinda das empresas estrangeiras ao Brasil (FedEx, DHL e Ryder), processo de fusões e aquisições dessas companhias, a solidificação do sistema de gerenciamento de transporte e armazém (TMS e WMS) e, por último, a digitalização e a preocupação dos operadores logísticos na implantação de políticas ambientais, sociais e de governança (ESG). Neste momento, o desafio dos operadores logísticos é atravessar por oscilações de valores que reverberam em toda a cadeia logística e tornam praticamente inevitável o repasse desses custos ao cliente.

Para vencer essa barreira, precisamos fortalecer a parceria entre os operadores logísticos com as indústrias de distintos segmentos, para discutir ações efetivas desde o lançamento de um produto até a sua distribuição em qualquer ponto de venda como fazê-lo chegar para as regiões mais afastadas dos grandes centros com o menor custo, prazo e impacto ambiental possível. Somente com um trabalho feito a ‘quatro mãos’ será possível traçar um plano de otimização e melhoria da cadência do produto, que foi tão castigada nesses últimos anos e proporcionar ao embarcador competitividade necessária para suas operações.

Em razão disso, um movimento essencial para lidar com esse cenário foi o investimento na manutenção da carteira de clientes, na racionalização de despesas e no ajuste da alavancagem operacional. No caso da BBM, focamos fortemente no relacionamento e no SLA – Acordo de Nível de Serviço, demonstrando os fatores que geraram esse aumento de custos e que a recomposição era necessária para o equilíbrio econômico dos contratos. Foi um árduo trabalho, que contou com o apoio de toda nossa equipe comercial e de gestão para que pudéssemos alcançar esse equilíbrio e restabelecer nossa rentabilidade no segundo semestre.

Os esforços valeram a pena: a BBM encerrou 2022 com R$ 2 bilhões em faturamento, contra R$1,598 bilhão em 2021, conforme reportamos em nosso balanço de resultados do quarto trimestre de 2022. Além disso, registramos um recorde de R$ 455,3 milhões em receita líquida no 4T22, o que reforça a produtividade e a resiliência da companhia. Projetos com o olhar ESG também têm sido estratégicos para alavancar o crescimento. A BBM, por exemplo, iniciou um projeto para substituir as matrizes de energia elétrica utilizadas nos galpões próprios por fontes renováveis. Nos próximos meses, os armazéns de Minas Gerais e Pernambuco passam a consumir energia gerada em fazendas solares e, ao longo do ano, iremos expandir para outras regiões.

Mesmo com os desafios, estamos motivados e confiamos na continuidade de nossa história de crescimento, nas parcerias com os clientes, na busca por novas soluções disruptivas e, principalmente, pela otimização e racionalização da logística dos clientes. Do ponto de vista de negócios, a tendência é de uma curva positiva, especialmente quando falamos em supply chain associada à tecnologia, otimização, ESG e ferramentas para promover competitividade para os negócios de nossos clientes, como o desenvolvimento de uma plataforma digital em parceria com a TOTVS, com o primeiro sistema digital de gerenciamento de transporte.

Para 2023, o que queremos é uma maior estabilidade de preços e a retomada real da economia, porque as pessoas voltaram a sair de casa e a consumir, e a logística é responsável por mover tudo isso. Há um dado muito importante que diz que, quando a economia cresce 1%, o setor de transporte cresce 2%. Pensando nisso, o setor dobra o nível de crescimento e sustenta o crescimento da economia, apoiando na elevação do PIB brasileiro.

As projeções são positivas, uma vez que somente o setor de operadores logísticos movimentou R$ 166 bilhões em 2022 e gerou mais de 2 milhões de empregos diretos e indiretos, de acordo com dados do Perfil dos Operadores Logísticos 2022, da Associação Brasileira de Operadores Logísticos (ABOL). Vale destacar, ainda, que o setor de serviços atingiu recordes históricos, com expansão de mais de 3% em dezembro de 2022, segundo dados do IBGE, puxada principalmente pelo setor de logística, com alta nos serviços de entrega e transporte de carga. Além disso, o orçamento aprovado para investimentos em infraestrutura de transporte, em 2023, será de mais de R$ 18 bilhões, valor quatro vezes maior que o previsto atualmente, e que já consta da Lei Orçamentária Anual.

Por fim, quando olhamos para o contexto global, a expectativa é de que os preços de insumos entrem em rota de estabilização, com uma estimativa de decréscimo principalmente no caso do diesel e manutenção, entre outros itens. Temos que continuar mirando na construção de uma agenda estratégica para o setor logístico e para o país, com propostas para fomentar o crescimento econômico e a sustentabilidade, em todas as suas frentes. A boa notícia é que o setor seguirá se reinventando, já que é um pilar para o desenvolvimento do Brasil.

Foto: Divulgação

Correios realiza leilão de 29 veículos no RN; saiba como participar

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Os Correios anunciaram a realização do segundo leilão eletrônico de 2023 para a alienação de veículos no Rio Grande do Norte. No total, serão ofertados 29 carros modelo furgão, considerados inservíveis ou obsoletos para as atividades da estatal. A disputa dos lances ocorrerá na segunda-feira (26), às 14h (lotes 1 a 20), e na terça-feira (27), às 9h (lotes 21 a 29), exclusivamente por meio do site: www.licitacoes-e.com.br. Já abertura das propostas está prevista para às 9h, do dia 26 de junho.

Para participar do leilão online, tanto pessoas físicas quanto jurídicas, deverão se dirigir a uma agência do Banco do Brasil e cadastrar uma chave de acesso à plataforma Licitações-e. A proposta deverá ser encaminhada exclusivamente por meio do sistema eletrônico, conforme as datas e horários estabelecidos no Edital.

Os bens poderão ser visitados nos Correios da Rua Lauro Medeiros, 1854, Lagoa Nova, Natal/RN, no período de 12 a 23 de junho, mediante agendamento pelo telefone (84) 3673-6070.

O edital completo, com a descrição dos lotes e demais informações, está disponível para consulta no site www.licitacoes-e.com.br. Para encontrar o edital, basta pesquisar pelo número da licitação: 1001722.

Fonte: Tribuna do Norte

Foto: Divulgação

Operação logística sustenta meta de expansão da Pierre Fabre

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operação logística dá respaldo à meta de expansão da Pierre Fabre, detentora das marcas francesas Avène, Ducray e da marca brasileira Darrow.

A fabricante estipulou a meta de crescer mais de 25% este ano e dobrar de tamanho até 2025. Para isso, reforçou a parceria com a operadora logística Andreani e o uso de tecnologia intensiva no processo de armazenamento e transporte.

A segunda maior fabricante de dermocosméticos do país recrutou a operadora para administrar a movimentação de carga dos centros de distribuição de São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo e Goiás. Do volume mensal de produtos transportados, 40% é de responsabilidade da Andreani.

Operação logística da Andreani teve investimentos milionários recentes

A operação logística da Andreani teve investimentos de R$ 10,5 milhões em novas tecnologias. Os recursos contemplaram a capacitação da equipe, atualização de softwares e ampliação da frota.

“Nosso contrato com a Pierre Fabre para armazenagem e adequação dos produtos está em vigor desde 2015. É uma demonstração da solidez da parceria e da excelência da operação no Brasil”, frisa o gerente comercial da operadora, Ramon Peres.

“A Andreani sempre busca inovar e se reinventar para apoiar nosso crescimento e nos ajudar a entregar exatamente o que o cliente precisa. O reflexo disso é a nossa constante melhoria no nível de serviço e o reconhecimento entre os melhores fornecedores do varejo farmacêutico por parte de grandes redes”, afirma Marina Santos, coordenadora de Operações de Transporte e Atendimento ao Cliente do Grupo Pierre Fabre.

A executiva relembra de uma visita que fez à sede da Droga Raia, juntamente com a equipe da Andreani, na qual a rede afirmou que a Pierre Fabre é o parceiro que tem a menor incidência de no-show – falta de carga. “Ouvir isso da maior de todas as redes de farmácia do país atesta a excelência que buscamos ofertar aos nossos clientes”, ressalta Marina.

Fonte: Panorama Farmacêutico

Foto: Divulgação Pierre Fabre

Sotreq Agro inaugura filiais em Campo Novo do Parecis

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Sotreq é associada Abralog

A Sotreq Agro, companhia dedicada à oferta de soluções em produtos e serviços para máquinas agrícolas, promoveu a abertura das novas filiais em parceria com a AGCO, em Campo Novo do Parecis, nos dias 09 e 10 de maio. Os eventos reuniram membros da diretoria da Sotreq e da AGCO, além de autoridades locais, parceiros e clientes da região.

As novas filiais destacam-se pelas instalações modernas e tecnologicamente inovadoras, que incluem telhas termoacústicas, lanternim, domus prismáticos, iluminação em LED, lavador de máquinas com estação de tratamento de água, boxes de oficina adequados às normas vigentes e amplos showroons climatizados.

Para o projeto de abertura do novo empreendimento, foram investidos R$ 32 milhões em infraestrutura e R$ 22 milhões em Operação. Além de um investimento de R$ 36 milhões em peças e R$ 6 milhões em ferramental próprios aos equipamentos AGCO, investimentos com o proposito primordial de garantir rapidez e alta eficiência no atendimento aos clientes.

Para Marcelo Orberg, Presidente da Sotreq, a inauguração constitui uma oportunidade ímpar para a empresa intensificar suas atividades no segmento: “A abertura da filial, em parceria com a AGCO, vai ampliar nossa atuação para o agronegócio, com equipamentos e máquinas para diversas culturas e necessidades, entregando um portfólio completo para todos do agronegócio.” afirmou.

Diferenciais da Sotreq Agro

Durante sua trajetória de atuação no mercado, a Sotreq Agro tem se destacado por oferecer serviços focados na produtividade do cliente, tais como o Plantão Safra com horários flexíveis garantindo atendimento em momentos críticos da produção agrícola.

Além disso, a empresa implementou programas de manutenção preventiva, a fim de auxiliar os agricultores a manterem seus equipamentos em condições ideais de funcionamento e reduzir o tempo de parada para manutenção.

A unidade conta com mais de 20 mil metros quadrados de espaço destinados aos produtos e soluções ao agronegócio e um estoque de peças genuínas AGCO com aproximadamente 5 mil itens a pronta entrega. A Sotreq Agro conta ainda com um time técnico de mais de 40 especialistas dedicados.

A chegada da unidade também cultivou parcerias estratégicas, como a estabelecida com o Senar para a oferta de formação de instrutores e, com a Escolinha de Mecânicos Sotreq, que oferece a profissionalizando de técnicos em máquinas agrícolas, e inicia sua terceira turma de aprendizes ainda este ano.

Foto: Divulgação

Encontros logísticos gratuitos da BBM acontecem em Campinas e Blumenau

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BBM Logística é associada Abralog

A BBM Logística irá realizar dois encontros logísticos no mês de junho, gratuitos e abertos a empresários de diversos setores, em Campinas, no interior de São Paulo e em Blumenau, Santa Catarina. Em cada um dos encontros, serão quatro horas de imersão com conteúdos exclusivos, networking e apresentações de cases de sucesso, sempre aberto para empresários das regiões.

O Encontro Logístico, tanto de Campinas como em Blumenau, deve atrair embarcadores, transportadores e operadores que buscam oportunidades de fortalecer e estimular seus negócios. O debate será em torno dos principais temas da logística e supply chain, e acho que agregaremos muito conhecimento para o setor”, afirma Agapito Sobrinho, Diretor Executivo Comercial da BBM Logística.

Campinas 

Entre os palestrantes confirmados em Campinas estão: Agapito Sobrinho (Diretor Executivo Comercial do grupo BBM), Debora Costa (Gerente Sr. de Operações da Amazon), Jackson Sell (Gestor de Desenvolvimento Logístico TOTVS), João Conde (Gerente de Transportes do grupo Boticário) e Tathyana Sadeck (Diretora Sr. de Estratégia Logística da LATAM Unilever). A edição especial Campinas do Encontro Logístico será no Hotel Meliá no Cambuí, no dia 19/06, às 13h e as inscrições são gratuitas e limitadas. Inscrições no link: https://lnkd.in/d65PHMSb

Blumenau 

Para o encontro de Blumenau estão confirmados os palestrantes: Agapito Sobrinho (Diretor Executivo Comercial do grupo BBM), Fabricio Britto (Gerente Executivo de Operações VTBR Saúde Animal), Paulo Alves (Gerente Geral de Operações e Logística do grupo Premium) e Renan Favero (diretor da Unidade de Negócios da BBM FTL & Intermodal). A edição catarinense será dia 27 de junho (13h) no Hotel Quality e as inscrições também são gratuitas e limitadas.
Inscrições no link: https://lnkd.in/d3DN7-G4

Serviço  

  • Evento: Encontro Logístico
  • Organização: BBM Logística 
  • Cidades: Campinas (SP) e Blumenau (SC)
  • Quando: 19/06 (Campinas) e 25/06 (Blumenau)
  • Inscrições: Campinas –  https://lnkd.in/d65PHMSb; Blumenau: https://lnkd.in/d3DN7-G4

Fotos: Divulgação

FedEX abriu vagas para profissionais brasileiros de nível fundamental, médio, técnico e superior

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FedEx é associada Abralog

Gigante companhia americana que atua no setor de logística e remessa expressa abriu diversas vagas de emprego exclusivas para profissionais brasileiros. As oportunidades foram disponibilizadas para candidatos de todos os níveis de escolaridade, tendo ou não experiência anterior na função escolhida. Os processos seletivos contemplam os estados de Goiás, Espírito Santo, São Paulo, Minas Gerais e diversos outros. Caso possua interesse em saber um pouco mais, continue lendo o artigo e descubra como se inscrever!

Veja quais foram os cargos ofertados pela FedEX

Conferente de Carga

A FedEX busca um novo conferente de carga para atuar em Aparecida de Goiânia, em Goiás. Para participar desse recrutamento, os interessados devem possuir o ensino fundamental completo e disponibilidade de horário. Além disso, é importante saber que, em alguns casos, será necessário ter flexibilidade de horário, para trabalhar em outro turno.

O perfil ideal do profissional para preencher essa vaga de emprego é ser criativo, organizado, saber se comunicar bem verbalmente e por escrita, além de ser dinâmico e possuir um bom relacionamento pessoal. Os diferenciais que podem ser benéficos para alguns profissionais são: possuir o ensino médio completo e saber usar os programas do pacote office (Word, Excel e PowerPoint).

Dentre as funções a serem executadas, podemos listar: averiguar as condições da carga e ocorrências de faltas e avarias, analisar os tipos, descrições, documentação e quantidades de materiais, além de ser responsável pela abertura de RNC dos carros descarregados.

Analista de logística (célula de inventário)

Mais uma oportunidade aberta pela FedEX, mas dessa vez, o processo seletivo é para recrutar analista de logística. O profissional deverá possuir o ensino médio completo, ter experiência anterior com análise de tempos e movimentos e habilidades com o Excel e PowerPoint. O local de trabalho é em Brasília, Distrito Federal.

Caso possua esteja cursando o ensino superior ou já tenha concluído, será um diferencial. Além, os demais diferenciais elencados pela companhia para essa seleção são: conhecimento em SAP e em planejamento e controle de produção.

O (s) aprovado (s) nesse processo irão desenvolver as seguintes tarefas no dia a dia: mapear processos, elaboração de procedimentos e melhoria de processos, realizar atividades relacionadas ao atendimento e demanda diária, além de criar e acompanhar planos de ações.

Demais vagas de emprego abertas para trabalhar na companhia

Moto Courier

Com 4 vagas de emprego sendo ofertadas, a FedEx abre novo processo seletivo para profissionais de Serra, no Espírito Santo. O nível de escolaridade exigida é possuir o ensino médio completo. Poderão se inscrever nessa seleção, aqueles que tem moto própria, carteira de habilitação categoria “A” e ser um bom motorista, sem histórico de multas gravíssimas.

Os candidatos devem possuir mais de 21 anos e ter disponibilidade para trabalhar nos mais variados horários ao longo do dia. Além disso, é importante ter, no mínimo, 1 ano de experiência com atendimento a estabelecimentos comerciais.

A função principal desse cargo é pilotar sua moto própria, seguindo um plano de rota pré-estabelecido pelo setor de operações, visando o cumprimento de entrega e coletas estabelecidas.

Warehouse Clerk

Somente uma vaga foi disponibilizada nesse recrutamento da FedEx. Para está apto, o profissional deverá possuir o ensino fundamental completo, ser organizado, criativo, dinâmico e saber se expressar tanto verbalmente, quanto por escrita.

Necessário possuir domínio dos programas do pacote office, sendo eles o Excel, Word e PowerPoint. Além de todos esses requisitos, é importante que os interessados nesse cargo tenham disponibilidade para trabalhar das 12:40 às 21:00 segunda a sexta e sábado de 10:40 as 19h.

O candidato aprovado irá ter de examinar as condições da carga, ocorrências de faltas e avarias, além de aferir tipos, descrições, documentação e quantidades de materiais. O local de trabalho será em Serra, no Espírito Santo.

Fonte: PETROSOLGAS

Fotos: Divulgação

O Brasil precisa de logística

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A Associação Brasileira de Logística comemora hoje o 6 de Junho, saudando seus associados e todos os profissionais do setor nesta que é nossa Data Magna.

Logística hoje é fundamental para o Brasil, e isso tem ficado claro no protagonismo e relevância que conquistamos a cada dia.

Vamos comemorar o Dia da Logística, e vamos continuar unidos, inovando e trabalhando para enfrentarmos juntos os desafios e aproveitar as oportunidades que o futuro nos reserva — e que serão muitas.

Foto: Divulgação

Roubo de cargas no Brasil em 2022: redução de 9,1% revelada pela NTC&Logística

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A Associação Nacional de Transporte de Cargas e Logística (NTC&Logística) divulgou os resultados de sua pesquisa sobre roubo de cargas no Brasil em 2022. Houve uma redução significativa de 9,1% em relação ao ano anterior, totalizando 13.089 registros.

A região Sudeste concentrou a maior parte dos casos, representando 85,18% das ocorrências, seguida pelas regiões Sul (6,12%), Nordeste (4,66%), Centro-Oeste (2,81%) e Norte (1,23%). As perdas monetárias somaram cerca de R$ 1,2 bilhão em todo o país.

Francisco Pelucio, presidente da NTC&Logística, destacou que a associação acompanha de perto a situação do roubo de cargas há mais de 25 anos, e tem observado uma diminuição anual dos números. A entidade continuará trabalhando em colaboração com as autoridades de segurança pública e o governo federal para reduzir essas ocorrências.

A pesquisa identificou que alimentos, combustíveis, produtos farmacêuticos, autopeças, materiais têxteis e de confecção, cigarros, eletroeletrônicos, bebidas e defensivos agrícolas são as mercadorias mais visadas por quadrilhas e grupos criminosos.

Roberto Mira, vice-presidente de segurança da NTC&Logística, ressaltou a diminuição considerável nos últimos quatro anos, resultado do trabalho conjunto com órgãos públicos e privados. Ele também destacou o empenho do setor de transporte no combate ao roubo de cargas desde a aprovação da Lei Complementar nº 121/06 em 2006, que estabeleceu o Sistema Nacional de Combate ao Crime.

Mira enfatizou que o setor de transporte possui recursos humanos e tecnológicos para coletar dados, identificar as causas dos incidentes e propor soluções integradas ao Poder Executivo e às polícias. A abordagem adotada para lidar com os problemas atuais segue a mesma estratégia dos anos anteriores, fortalecendo a atuação dos órgãos de segurança pública e estreitando parcerias com as empresas do setor.

Ele ressaltou a importância dos sistemas de rastreamento e verificação da qualidade do transporte como ferramentas fundamentais para lidar com as interferências no transporte de cargas. Esses sistemas permitem o acompanhamento em tempo real da localização e do status das cargas, facilitando a identificação de possíveis problemas e a tomada de ações rápidas para solucioná-los.

Mira destacou o interesse do setor de transporte em soluções modernas, o que impulsiona o investimento em áreas de gerenciamento de risco nas transportadoras. Isso demonstra que as empresas estão cada vez mais preparadas e equipadas para enfrentar os desafios relacionados ao roubo de cargas. Essa postura proativa é fundamental para continuar reduzindo os índices desse tipo de crime.

Para combater efetivamente o roubo de cargas, é crucial manter parcerias sólidas entre o setor de transporte, as entidades representativas e os órgãos de segurança pública. Além disso, é importante apostar em abordagens e tecnologias efetivas, buscando constantemente aprimorar e adaptar as estratégias.

Fonte: Portal Estrada

Foto: chandlervid85 / Freepik

Entre Barbies e Hot Wheels, Mattel escolhe Mercado Livre para aumentar aposta no e-commerce

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Dona de algumas das principais marcas de entretenimento infantil do mercado, a fabricante Mattel está de olho no pujante e-commerce da América Latina. A fabricante de brinquedos está lançando uma loja oficial no Mercado Livre, principal marketplace da região. Com a ação, a ideia é ampliar vendas digitais no Brasil em 2023.

Segundo a Mattel, um dos objetivos é também ampliar o número de canais de venda no país — até o momento, a Mattel dispunha apenas das vendas junto a grandes redes varejistas. “Somos impulsionadores de tendências, e a loja oficial do Mercado Livre atende às necessidades de nossos clientes no Brasil”, diz Valeria González, diretora sênior de vendas da Mattel do Brasil.

“Com isso, conseguimos oferecer ao consumidor mais pesquisas e opções de compra de nossos produtos e, ao mesmo tempo, incentivar a venda de brinquedos e licenças com parceiros comerciais”, afirma. Na loja oficial do Mercado Livre, a Mattel irá vender itens de marcas como Barbie, Hot Wheels e Fisher-Price, além de produtos de marcas licenciadas.

A chegada da Mattel ao ecossistema do Mercado Livre vem na esteira dos esforços da plataforma de e-commerce em firmar parcerias com grandes marcas, estratégia que teve início há dois anos. Apenas em 2022, foram 500 novas grandes marcas incorporadas à plataforma, entre elas Farm, Melissa e Ray-Ban, conforme antecipou a executiva Thais Nicolau, diretora de marketing e branding do Mercado Livre, em entrevista à EXAME.

“Estamos unindo forças de negócios de duas marcas líderes. Com a chegada da Mattel, líder em brinquedos, ao Mercado Livre, conseguimos alcançar uma base ainda maior de consumidores, oferecendo uma ampla variedade de produtos e proporcionando aos nossos clientes uma experiência única, por meio do nosso ecossistema completo, com facilidades de pagamento e entrega rápida”, afirma Kael Lourenço, diretor de marketplace do Mercado Livre.

A lógica das entregas rápidas, regra de ordem no Mercado Livre, também deve se aplicar às vendas dos brinquedos da Mattel. Para os produtos disponíveis na categoria “Full”, opção em que a plataforma é responsável pela entrega e pós-venda, os usuários poderão receber seus pedidos no mesmo dia em 100 cidades e em até um dia para em outros 2.100 municípios.

Fonte: Exame

Foto: Divulgação

Os 10 projetos do Plano de Ações Prioritárias dos Correios

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A nova diretoria dos Correios apresentou o Plano de Ações Prioritárias da estatal para o período 2023-2025 ao ministro das Comunicações, Juscelino Filho, na manhã desta quinta-feira, 1º. O documento é composto por dez ações estratégicas e dez projetos (saiba mais abaixo).

No encontro, o ministro defendeu a reestruturação da empresa. Vamos resgatar a qualidade dos serviços prestados pelos Correios. Esse é o principalmente foco da nova gestão. Precisamos criar processos mais modernos para atender o mercado e impulsionar uma nova cultura dentro da estatal “, disse Juscelino.

O presidente da estatal, por sua vez, reconheceu que há “um longo caminho pela frente”. “Temos a certeza de que estamos no caminho certo e vamos sim, avançar em projetos que desenvolvam novas práticas dentro dos Correios e principalmente incentivos aos empregados e colaboradores”, afirmou.

Plano de Ações Prioritárias dos Correios

Confira abaixo os 10 projetos previstos no Plano de Ações Prioritárias dos Correios:


Projeto Estratégico
Escopo
Prazo

1
E-commerce
Lançar produtos e serviços voltados ao e-commerce
31/12/23

2
Logística para Governo
Transformar os Correios em operador logístico preferencial na prestação de serviços da cadeia desuprimentos da administração pública do Brasil
31/12/24

3
Internacionalização das Operações
Implantação de centro de Operações Internacionais no exterior
31/12/25

4
Correios Participações
Implantar uma empresa de participações para os Correios
31/12/23

5
Ampliação da rede de tratamento internacional
Implantação de Centro de Operações Internacionais no Nordeste
31/12/25

6
Modernização da Rede de Tratamento de Encomendas
Desenvolver e implantar alternativas de tratamento/encaminhamento de encomendas alinhadas às novas soluções de mercado.
31/12/23

7
Implantar Política e Práticas de ASG nos Correios (Ambiental, Social e Governança)
a) Política, normatização, boas práticas e tecnologias
b) Implantar práticas e tecnologias que reduzam despesas com energia elétrica e água, e emissão de efluentes nas unidades administrativas, comerciais e operacionais
31/12/25

8
Transformação Digital
Implantar a transformação digital nos Correios, incluindo alteração em políticas, processos, práticas e cultura, centrado na percepção de valor pelo cliente e impulsionado por competências e tecnologias digitais
31/12/25

9
Modelo de Gestão de Carreiras
Definir e implantar o modelo de Gestão de Carreiras, contemplando a revisão do Plano de Cargos, Carreiras e Salários – PCCS, criando um novo Plano de Funções e Remuneração Variável
31/12/23

10
Universalização Posta
Implantar modalidades de atendimento e distribuição para atender mercados (unificação da primeira com a última milha combinando físico com digital)
31/12/23

Fonte: ACESSO WI-FI.COM

Foto: Divulgação

PIB do transporte cresce 1,2% no primeiro trimestre de 2023

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A CNT publicou, nesta quinta, 1/6/2023, nota sobre o desempenho do PIB do setor de transporte no primeiro trimestre de 2023. O volume de serviços do transporte rodoviário de cargas aumentou 23,7%, em março, em comparação com janeiro. O desempenho de outros segmentos do transporte terrestre, incluindo o ferroviário, foi de 20,9% no mesmo período. Já o crescimento da economia brasileira no 1º trimestre de 2023 (1,9%) foi acima das previsões de mercado.

O PIB do setor, comparando com o primeiro trimestre de 2022, teve crescimento de 5,1%. O percentual de 2023 também é mais expressivo do que o registrado no terceiro e no quarto trimestres de 2022 — respectivamente, 0,9% e 0,3%.

A atividade econômica brasileira apresentou incremento de 1,9% em 2023, taxa significativa quando comparada com os trimestres anteriores. Considerando o mesmo período de 2022, o crescimento foi de 4,0%. O desempenho da atividade no período foi acima das previsões de mercado.

No entanto, o crescimento projetado para o ano é de 1,23%, o que reflete as indefinições em relação ao novo arcabouço fiscal, à nova política de preços dos combustíveis, à aprovação de reformas estruturantes, como a tributária, e à manutenção da taxa de juros em patamar elevado, fatores que inibem investimentos privados.

O desempenho da economia brasileira foi, em grande medida, puxado pelo setor agropecuário, cujo aumento do PIB foi de 21,6%. No setor de serviços, além do transporte, o grupo “Atividades financeiras, de seguros e outros serviços relacionados” também cresceu 1,2%.

O volume de serviços do transporte rodoviário de cargas aumentou 23,7% em março, em comparação com janeiro, o que coincide com o primeiro período de safra de soja e milho. Já o crescimento dos outros segmentos do transporte terrestre, incluindo o ferroviário, foi de 20,9% no mesmo período.

O transporte de grãos até as indústrias de beneficiamento é feito, amplamente, utilizando-se o transporte rodoviário, que responde por mais de 65% de todas as cargas movimentadas no país. Já o transporte até os portos ocorre por meio dos modos rodoviário e ferroviário.

André Henry Khouri, CEO do grupo CNT, anuncia a contratação de Ivo Bezerra Lins Filho, como vice-presidente de Novos Negócios da empresa. Ambos já tiveram a oportunidade de trabalhar juntos. Atualmente desfrutam de uma amizade de longa data e que hoje os levou, mais uma vez, a dividir responsabilidades profissionais.

Com mais de 40 anos de experiência no turismo, a frente de grandes e conceituadas consolidadoras do mercado, Ivo Lins chega para fortalecer o time da CNT. A empresa caminha em ritmo de crescimento e, sem dúvida, com a contratação desse nome de peso na indústria, acelerará ainda mais esse processo.

Foto: fanjianhua | Freepik

CNT amplia debate sobre entendimento técnico da adição do biodiesel ao diesel

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CNT é associada Abralog

A CNT realizou, nesta semana, uma visita institucional ao Ministério da Integração e Desenvolvimento Regional. O encontro foi com a secretária nacional de Políticas de Desenvolvimento Regional e Territorial, Adriana Melo Alves. Na ocasião, o diretor executivo da CNT, Bruno Batista, ressaltou a preocupação do setor com a elevação do percentual da mistura do biodiesel no diesel e o prejuízo que essa medida pode trazer para a atividade transportadora.

A Confederação considera importante a participação do Ministério no debate sobre o futuro do Programa Nacional de Produção e Uso do Biodiesel (PNPB/MME), no sentido de abrir espaço para a diversificação de fonte energética. O diretor também apresentou o trabalho da CNT na área de sustentabilidade do transporte e entregou à secretária os volumes sobre biometano, eletromobilidade e hidrogênio renovável da Série CNT Energia no Transporte, que aborda alternativas para a transição energética.

A secretária vai avaliar a inclusão do material na agenda que debate a construção dos planos de desenvolvimento regional da pasta. A ideia é mostrar possibilidades de novos arranjos econômicos que podem ser pensados a partir dessas matrizes energéticas que têm potencial para regiões como o Norte e o Nordeste.

O encontro foi acompanhado pelo gerente de Governança da Diretoria Institucional da CNT, João Guilherme Abrahão, que entregou à representante do Ministério a Agenda Institucional da CNT.

Fotos: Freepik

Operador logístico investe R$ 28,5 milhões em nova frota de caminhões

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Ativa Logística é associada Abralog

A Ativa Logística, com 23 unidades distribuídas pelo País, realizou investimentos de R$ 28,5 milhões para a aquisição de 45 novos veículos para o transporte de medicamentos de acordo com regulamentação da Anvisa. Isso traz mais robustez à capacidade de infraestrutura logística da empresa, que atua há 27 anos no segmento do transporte (aéreo e rodoviário) e armazenagem especializada em medicamentos, cosméticos e correlatos.

Segundo Camila Ramos, gerente de Qualidade, os veículos possuem baús com isolamento térmico, aptos para atender o aumento da demanda de distribuição de medicamentos e cumprir as exigências da indústria farmacêutica, como o controle de temperatura durante toda cadeia de distribuição, da coleta até a entrega no ponto final.

Até o final de 2023, a Ativa Logística espera crescimento de 20% em relação à quantidade de entregas realizadas. Em 2022 foram quase 1,72 milhão de entregas realizadas, sendo que em 2021, foram registradas 1,54 milhão, um aumento de 12% nas entregas realizadas pela operação.

Estrutura especializada para atender RDC 430/2020

Camila Ramos destaca que, continuamente, a Ativa Logística investe em infraestrutura, centros de distribuição e processos que buscam ir além do cumprimento obrigatório exigido pelos órgãos fiscalizadores, com o objetivo de atender cada vez mais os rígidos padrões estabelecidos pela indústria farmacêutica sobre segurança e garantir a qualidade do produto durante o processo de armazenagem e transporte.

“Estamos adequados para atender às exigências dos órgãos fiscalizadores, no que diz a respeito das RDC’s 430/2020 e 653/2022, de acordo com seu período de transitoriedade. Sendo essas que determinam as boas práticas de transporte, distribuição e armazenagem de medicamentos. A aquisição desta nova frota especializada para medicamentos é mais um exemplo dos nossos investimentos contínuos para o segmento farmacêutico”, conclui Camila Ramos.

Hoje, a Ativa Logística é um dos maiores operadores logísticos para os segmentos de saúde, beleza e bem-estar e atende integralmente todas as normas e resoluções da ANVISA para a armazenagem e o transporte de medicamentos nos modais rodoviário e aéreo. Possui frota de 1200 veículos e 20 unidades próprias localizadas nos Estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Espírito Santo, Paraná e Santa Catarina.

Nos últimos anos, a sua qualidade e experiência no transporte de medicamentos, correlatos e produtos de higiene e beleza e saúde foram comprovadas através de quase 90 prêmios concedidos pelas empresas Eurofarma, FQM, Hypera Pharma, Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos (ABIHPEC) e Sindusfarma.

Fotos: Divulgação

Fadel está contratando motorista de frota leve para serviço de entregas

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A Fadel Transportes, empresa controlada pela JSL, um dos maiores grupos do setor logístico no Brasil, anuncia vaga de motorista de veículos comerciais leves para atuar em Nova Friburgo (RJ), realizando carregamento e entregas.

Expediente de segunda-feira a sábado, das 7h às 15h20.

Requisitos:

  • Ensino médio completo (desejável)
  • CNH categoria B com EAR
  • Bom relacionamento interpessoal e facilidade de trabalhar em equipe
  • Disponibilidade total de horário
  • Experiência com entregas será um diferencial

Enviar até o dia 05/06 currículo para [email protected] ou através da página fadeltransportes.com.br/trabalhe-conosco

Fonte: bruto&carga

Fotos: Divulgação