sexta-feira, 29/03/2024

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O escritório de advocacia Dessimoni e Blanco Advogados (DBA), associado da Abralog, realiza webinar sobre o futuro dos tributos e a importância da nova Reforma Tributária, no dia 22 de fevereiro, às 17 horas.

Com apresentação de Allexandre Bighetti Assis Bighetti, Coordenador da área de Consultoria Tributária, e Pedro Rezek, Advogado Consultivo Tributário, ambos da DBA, o evento promete uma discussão esclarecedora sobre o cenário tributário atual.

Para se inscrever, acesse: https://lnkd.in/deby7QTR

#evento #webinar #reformatributaria

Foto: Divulgação

Abralog faz bem para sua logística.

“Nunca me preocupei com o legado. Eu gosto do aqui e agora”

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A Associação Brasileira de Logística, a Abralog, lamenta a morte de Abílio Diniz, o mais importante empresário brasileiro do varejo. “Um ícone, gigante, revolucionou o varejo, lider nato e que deixa enorme inspiração e exemplos empresariais e de vida. Viveu o seu tempo e compreendeu o Brasil como poucos”, disse o presidente da entidade, Pedro Moreira.

Em uma de suas últimas aparições no programa que comandava na CNN, ao responder pergunta sobre qual era o seu legado, afirmou:

“Eu nunca me preocupei com o legado. Eu gosto do aqui e agora. Pensar no que eu vou deixar? Eu não vou ver, nem nada. Eu quero saber o que estou dando agora. A minha preocupação sempre foi a de buscar, em vida, ser uma pessoa feliz, que pratica o bem e que compartilha conhecimento.”

O jornalista Ralphe Manzoni, co-fundador do portal Neofeed, traçou com maestria a trajetória de Diniz. Em texto no dia da morte do empresário, mostra o cenário em que o empresário ergueu o Pão de Açúcar, e depois, quando fora dele, tratou de reinventar-se, voltando ao varejo por meio do Carrefour. Veja toda a matéria.

Abílilo Diniz era professor da Fundação Getúlio Vargas, em São Paulo, onde ministrava um curso sobre liderança e gestão. Desde 2022, comandava o programa “Caminhos”, na CNN Brasil. Foi nele que deu uma de suas últimas entrevistas.

“Conheci o Abílio como concorrente. Trabalhamos 12 anos juntos”

Relato de Hugo Bethlem, presidente do Capitalismo Consciente Brasil, e membro do Conselho ESG Abralog, sobre Abílio Diniz, com quem trabalhou durante 12 anos.

“Estava ontem à noite (18/2/2024) no aeroporto de Londres para embarcar de volta para casa, depois de duas semanas de férias com o meu filho caçula. De repente começo a receber inúmeros WhatsApp sobre o Abílio Diniz estar internado no Hospital Albert Einsten em estado grave por uma pneumonia.

Comecei a buscar mais informações e embarquei, rezando pela sua pronta melhora e recuperação. Faltando duas horas para pousar, me conectei ao Wi-Fi e fiquei em choque com a notícia, que não queria acreditar que fosse verdade: Abílio Diniz havia falecido.

Que perda irreparável para a família, amigos, colaboradores, varejo e Brasil. Sim ele era uma pessoa do bem, sempre quis fazer a coisa certa, um pai e marido afetuoso, também uma relação especial com seus netos e bisnetos.

Um líder inigualável com sabedoria que conduzia seus negócios de forma firme, mas tenra. Um cidadão brasileiro que amava o Brasil e trabalhou muito por ele em qualquer regime ou governo. Um torcedor fanático pelo São Paulo, que na conquista do tricampeonato mundial em 2005, carinhosamente emprestou a medalha que recebeu para que eu levasse para casa e colocasse no pescoço do Frederico, esse meu caçula com quem estava viajando agora.

Conheci o Abílio como concorrente, na época eu era CFO do Carrefour e ele Presidente do Grupo Pão de Açúcar. Era alguém inatingível, até que em 2001 ele me entrevistou para ser Diretor no GPA e foram 12 anos intensos. A admiração só cresceu, ao ver que ele era uma pessoa amável e amiga. Me estendeu a mão profissionalmente, e aprendi que não existe meio-grato. Ou você é grato ou ingrato e sempre fui e serei, muito grato ao Abílio.

Me despertou o amor pelo esporte e me incentivou a fazer o RAAM em 2010. Convivemos na mesma sala compartilhada por 12 anos, fizemos muitas viagens a trabalho juntos e estávamos próximos em momentos particulares, como meu aniversário de 50 anos e o velório do meu sogro.

Deixei o GPA por decisão própria em setembro de 2012, nunca mais trabalhamos juntos, mas a admiração e gratidão sempre permaneceram vivas. Durante a pandemia fui desafiado por uma amiga a escrever um livro. Decidi que seria – A estratégia do varejo sob a ótica do Capitalismo Consciente — e claro convidei o Abílio a escrever o prefácio, que o fez de maneira carinhosa.

Tive o privilégio de dar uma aula em seu curso de liderança na FGV e agradeço a Deus pela oportunidade de tê-lo conhecido, trabalhado e chamado de amigo. O legado de Abílio, que tantas vidas impactou, vai persistir. Sucesso não é fama e grana, mas como impactamos a vida das pessoas”.

Foto: Divulgação

Abralog faz bem para sua logística.

CEO da Fazenda SJ Margarida mostra os desafios da logística no agronegócio

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A palestra “Gargalos na logística do agronegócio brasileiro: ações com vistas ao fomento de infraestrutura de armazenagem” é um dos destaques do Interlog Summit, que será ministrada por Luiza Mendes Gonçalves Fatorelli, CEO da Fazenda SJ Margarida. O evento é composto pela XXVII Conferência Nacional de Logística, e pelo 2º Congresso Intermodal. A executiva mostrará os desafios enfrentados pela logística no agronegócio brasileiro e as soluções inovadoras em andamento O evento ocorre no São Paulo Expo, durante a 28ª Intermodal, de 5 a 7 de março, na capital paulista. Veja aqui a programação do evento.

Durante o Interlog Summit, um dos destaques será a palestra “Um Case Inovador em Colaboração e Integração”, a ser ministrada por André Biancardini, Diretor-sênior de Supply Chain da Adidas, e Gabriela Guimarães, Vice-presidente de Desenvolvimento de Negócios da DHL Supply Chain. O Summit reúne a Conferência Nacional de Logística Abralog, e o Congresso Intermodal, cujas apresentações ocorrem durante a 28ª Intermodal, de 5 a 7 de março, no São Paulo Expo, na capital paulista. A palestra da Adidas e DHL ocorre no dia 6/3, às 16h30.

Abaixo, destacamos pontos fundamentais que serão abordados por Luiza em sua apresentação.

Desafios na infraestrutura de armazenagem

O crescimento vertiginoso na produção de grãos contrasta com um ritmo mais lento na expansão da capacidade estática de armazenagem no Brasil. Este descompasso resultou em um déficit significativo de armazenamento, afetando toda a cadeia produtiva. A ausência de estrutura adequada não só gera atrasos e perdas na colheita, mas também sobrecarrega o sistema de transporte, congestiona os portos e impacta os preços dos produtos.

Medidas estratégicas adotadas

Diante das projeções de aumento na produção e área plantada, a Fazenda SJ Margarida está liderando iniciativas inovadoras para enfrentar o déficit de armazenagem. Investimentos em estruturas de armazenamento “on-farm” destacam-se como uma solução promissora. Essa abordagem, comum em grandes competidores do agronegócio global, oferece maior eficiência e flexibilidade. A Fazenda SJ Margarida está expandindo essa prática, reconhecendo seu potencial para atender às demandas crescentes do setor.

Conscientização e formulação de políticas públicas

A conscientização sobre o déficit de armazenagem é fundamental para orientar políticas públicas e gestões eficientes. Estudos de viabilidade econômica, como os conduzidos pela Fazenda SJ Margarida, fornecem dados cruciais para direcionar investimentos e incentivos governamentais. Linhas de crédito específicas para construção de armazéns, focadas em áreas produtivas e de maior demanda, são essenciais para estimular o crescimento do setor. Além disso, a adaptação dos recursos de acordo com o ciclo de preços das commodities pode garantir a viabilidade contínua desses projetos.

Ao destacar a importância da conscientização e do planejamento estratégico, Luiza Fatorelli aponta um caminho promissor para o futuro do setor, onde a colaboração entre empresas, governo e sociedade é essencial para garantir um sistema logístico robusto e eficiente.

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Leroy Merlin mostra na XXVII CNL seu ‘network design’

CNL vai apresentar líderes importantes da logística nacional

O que é a XXVII Conferência Nacional de Logística

A Conferência Nacional de Logística (CNL) é um evento anual que reúne profissionais, especialistas e líderes do setor de logística para discutir as últimas tendências, desafios e inovações na área. A conferência ocorre em meio à Intermodal South America, maior exposição de transporte, logística e comércio exterior das Américas, e segunda mais importante do mundo.

Com foco que abrange desde cadeias de suprimentos globais até soluções tecnológicas de ponta, como a Inteligência Artificial, a CNL proporciona ambiente para networking, aprendizado e troca de ideias.

O evento é uma referência para as empresas e profissionais do setor logístico, abordando as necessidades e tendências que moldam o cenário logístico brasileiro.

Clique aqui para ver toda a programação.

Clique aqui para inscrever-se.

Foto: Divulgação

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Netlogistik, tecnologia e sustentabilidade na cadeia de suprimentos

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A Netlogistik, nova associada da Abralog, é uma companhia de tecnologia que oferece serviços para empresas da cadeia de suprimentos, com soluções para aumentar a produtividade e as vendas, digitalizando processos de armazenagem, transporte, abastecimento e varejo.

A empresa foi criada no México no ano 2000, com o objetivo de fornecer tecnologia e inovação para supply chain. Com mais de 23 anos de história, hoje já possui mais de 400 consultores e escritórios no México, Colômbia, Brasil, Peru, Argentina, Estados Unidos e Espanha.

“Iniciamos nossa operação no Brasil em 2023 por meio de parcerias e agora, em 2024, estamos solidificando essa expansão com a criação de nosso escritório local”, Sergio Tonello – Managing Partner Brasil da Netlogistik.

Na entrevista a seguir, Tonello revela os diferenciais da empresa, ações de ESG, desafios e perspectivas para o futuro.

Quais são os diferenciais da empresa?

Eu acredito que o nosso principal diferencial é sempre apoiar nossos parceiros de negócios somado com uma ampla experiência na implementação de sistemas logísticos, o profundo conhecimento do mercado latino-americano, a capacitação contínua dos nossos recursos e a proximidade e longevidade das relações com nossos clientes.

Por que veio para a Abralog?

A Abralog é uma referência no ecossistema da logística no Brasil, reunindo grandes empresas e especialistas do setor. Nosso compromisso é integrar e contribuir para o avanço da logística local, estabelecendo conexões duradouras e produtivas para todos os envolvidos. Esse networking é essencial para compartilhar experiências e impulsionar o crescimento de qualquer empresa que deseja se destacar nesse mercado, que é nosso objetivo.

Explique como as soluções da Netlogistik permitem o controle das operações de armazenamento, transporte, armazenamento e varejo.

Buscamos ser um aliado tecnológico em cadeia de suprimento de nossos clientes implementando as melhores práticas de cada negócio e utilizando soluções de hardware e software que se adaptem aos diferentes processos e níveis de complexidade nas diversas áreas incluindo demanda, armazenagem, transporte e omnicanalidade.

Quais são os desafios da cadeia de suprimentos e como a Netlogistik ajuda os clientes a enfrentá-los?

A complexidade e o dinamismo da cadeia de suprimentos forçam as empresas envolvidas a estarem sempre atentas às melhorias de processos e soluções sistêmicas. A parceria com nossos clientes envolve, em um primeiro momento, o processo de diagnosticar as necessidades e gerar um mapa tecnológico de suas operações. A continuidade desse modelo se dá com a utilização de metodologias ágeis de implementação de processos, hardware e sistemas logísticos. Nossos clientes contam também com seguimento, suporte e processo de análise com melhoria contínua após a implementação. Estes são alguns dos motivos que fazem com que nossos clientes se tornem parceiros de longa data.

Como é a parceria com a Blue Yonder?

A Netlogistik vem sendo eleita por vários anos, pela própria Blue Yonder como a melhor parceira na América Latina, reconhecendo nossa excelência e comprometimento na entrega de soluções eficientes e inovadoras. Nesses mais de 17 anos de parceria, desenvolvemos metodologias específicas para implementações Blue Yonder e investimos sempre para que todos nossos consultores obtenham as certificações. Essa sinergia criada entre as duas empresas durante esse tempo tem se fortalecido pelo objetivo comum de oferecer as melhores soluções mundiais de logística ao mercado Latino-americano. Juntamos a isso a estreita relação com a equipe Blue Yonder – Latam, especialmente com nosso parceiro e amigo Samuel Baccin e sua competente equipe.

O que a empresa espera ser ao final desta década?

A Netlogistik tem no seu DNA a busca por excelência em executar projetos de tecnologia logística satisfazendo seus clientes e, por consequência, expandindo sua reputação para novos mercados. Foi com essa visão que a abertura dos escritórios do México, Colômbia, Espanha, Argentina, Estados Unidos e agora do Brasil se concretizou. Nossa meta até 2030 é nos tornarmos uma das maiores empresas globais de implementação de soluções tecnológicas para a cadeia de suprimentos, contando sempre com parcerias sólidas como a que temos com a Blue Yonder, com a Honeywell, em soluções de voz, com a SVT Robotics na área de automação, entre outras. E essa meta inclui, certamente, o mercado brasileiro como já fazemos no restante da América Latina.

Como a empresa considera os pilares ESG?

O ESG é fundamental para manter nossa responsabilidade corporativa. A Netlogistik tem um projeto chamado ManosNet, que tem como principais objetivos impactar a governança corporativa e promover a participação dos colaboradores em atividades de responsabilidade ambiental e social. Esse programa tem quatro pilares principais: Ética e Governança Corporativa, Qualidade de Vida, Vinculação e Compromisso com a Comunidade e Cuidado com o Meio Ambiente. Algumas das iniciativas desse modelo incluem a doação de computadores a escolas carentes, apoio voluntário à preparação e distribuição de alimentos para familiares de pacientes em hospitais infantis no México, organização de eventos esportivos com a comunidade incentivando a doação de produtos de higiene, entre outras.

Gostaria de destacar também que ajudamos nossos clientes a reduzirem suas pegadas de carbono com a utilização inteligente de sistemas de transporte (TMS) e armazenagem (WMS). Um WMS eficiente pode otimizar o espaço de armazenamento, reduzir o consumo de combustível, minimizar o desperdício e facilitar práticas sustentáveis, como o uso de embalagens recicláveis e a consolidação de remessas. Já um TMS bem implementado pode reduzir a pegada de carbono ao otimizar rotas e cargas, reduzir o tempo ocioso dos veículos, minimizar o consumo de combustível, escolher modos de transporte mais eficientes em termos ambientais, entre outras ações.

Temos orgulho de já sermos premiados e reconhecidos em outros países como uma empresa que aplica a responsabilidade social em tudo que faz, e vamos nos preparar para trazer esse aspecto para nossa operação no Brasil também.

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Abralog faz bem para sua logística.

Núcleo faz 3ª reunião em Miami

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A brasileira Bruna Pizzutti Megna migrou com os pais para os Estados Unidos, quando era muito jovem, queria ser médica. Voltou para o Brasil, passou no vestibular, como também desejava a família, mas desistiu e disse a eles que havia sido reprovada. Tinha em mente frase de uma professora nos tempos da High School, que havia encorajado a jovem a buscar carreira no campo das relações internacionais. “Você tem perfil internacional”, disse a mestra.

Na sexta-feira 16 de fevereiro de 2024, em Miami, Bruna, que ocupa o cargo de Government Affairs Advisor na nossa associada Fedex, nos Estados Unidos, reviveu sua carreira em depoimento que deu como convidada especial da terceira reunião do Núcleo Abralog Brasil-USA, em Miami, criado em setembro do ano passado como forma de alargar as fronteiras da associação, por meio de conexão com brasileiros que vivem e trabalham em logística nos Estados Unidos.

Bruna Pizzutti Megna, que tem experiência de 10 anos trabalhando no Departamento de Comércio dos EUA, promovendo oportunidades para empresas americanas no mercado brasileiro, ressaltou que as relações governamentais desempenham um papel crucial na construção de pontes entre empresas e órgãos governamentais, facilitando a interação e colaboração entre os setores público e privado.

Para ela, a área ainda tem muito espaço para crescimento no Brasil e muitas oportunidades podem ser exploradas para fortalecer as relações entre empresas e governos. Além disso, Bruna Pizzutti Megna mencionou que a proximidade com os governos e a possibilidade de influenciar políticas e regulamentações pode trazer benefícios significativos para as empresas, tanto em termos de facilitação de negócios quanto de criação de um ambiente mais propício ao investimento e crescimento econômico.

Bruna destacou a importância das relações governamentais como um componente essencial para o sucesso das empresas, e enfatizou que o Brasil pode se beneficiar ao desenvolver e fortalecer essa área, tanto em nível nacional quanto internacional, para promover um ambiente de negócios mais favorável e colaborativo.

Os objetivos do Núcleo

O presidente da Abralog, Pedro Moreira, destacou a importância do Núcleo Abralog Estados Unidos para promover a interação entre empresas e profissionais brasileiros que atuam nos Estados Unidos, bem como compartilhar conhecimento e trocar experiências entre os dois países. Ele mencionou que essa interação é crucial devido à presença significativa de brasileiros nos Estados Unidos, no México e no Canadá.

Ele também mencionou que o Núcleo Abralog Estados Unidos faz parte de um programa mais amplo que visa estabelecer conexões entre associações de logística em diferentes países, incluindo acordos com associações na Europa, como a Associação Francesa de Logística e a Associação Alemã de Logística. Essa colaboração internacional visa promover uma compreensão mais ampla das práticas e desafios logísticos em escala global.

Por fim, o presidente enfatizou que o Núcleo Abralog Estados Unidos está comprometido em promover a integração e o desenvolvimento profissional dos associados, criando um ambiente propício para o compartilhamento de ideias e a busca de soluções inovadoras para os desafios enfrentados pelas empresas brasileiras nos Estados Unidos e vice-versa.

A Abralog criou o Núcleo Brasil-USA em Miami, na Flórida, em 1º de setembro de 2023, com o objetivo de iniciar o processo de internacionalização da entidade. O Núcleo está instalado na sede de nossa associada Invent, no centro financeiro da cidade, na Baía de Biscayne.

Semana Brasil – EUA

A segunda parte da reunião, após a fala de Bruna Pizzutti Megna, iniciou discussões sobre uma provável ida de missão da Abralog para discussão de temas importantes, como Inteligência Artificial, e visitas a players logísticos de renome. Algo como uma Semana Brasil-EUA. A data-tentativa seria o mês de setembro próximo. A convidada Bruna Pizzutti Megna colocou-se à disposição para auxiliar na organização.

Participaram da reunião de ontem Bruno Piccioli e Rodolfo Giotto, da Pirelli (EUA); Cláudio Barbieri da Cunha, da Poli-USP; Augusto Ghiraldello, Igor Uliana e Pedro Moreira Filho, respectivamente COO, vice-presidente de Operações e head da empresa em Miami; Marcelo Lopes, Diretor de Supply Chain do Carrefour; Fernando Gasparini, Diretor-executivo de Supply Chain do Grupo Casas Bahia; Marlos Tavares, CEO da G2L; Samuel Baccin, Diretor para a América Latina da Blue Yonder; e Christian Telles, da Sync Commerce.

Fotos: Divulgação

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Comitê de RH discute a liderança na inovação

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No próximo dia 21 de fevereiro, às 9 horas, durante a reunião do Comitê de Recursos Humanos da Abralog, Eduardo Iha, consultor de Inovação; e Milena Pacheco, gerente de soluções, ambos da da Tack & TMI, abordarão o tema “Liderança na Inovação”.

A apresentação, que será realizada em formato de mesa-redonda, promoverá discussões sobre a diferença entre inovação e criatividade. Os especialistas mostrarão como as empresas podem distinguir seus esforços em inovação, bem como o papel fundamental da liderança nesse contexto.

“Existe uma grande diferença entre inovar e criar e se percebe hoje em dia, uma distinção de quando é o melhor momento de investir em Inovação e quando é o melhor momento de investir na criação”, aponta Milena Pacheco.

A temática é de extrema relevância diante dos desafios atuais enfrentados pelo setor de Recursos Humanos. Em um mundo dinâmico e incerto, a inovação e a criatividade são habilidades cada vez mais exigidas, inclusive no hall de competências organizacionais.

“A liderança inovadora é essencial para impulsionar o crescimento e a adaptação das empresas em um cenário de constantes mudanças tecnológicas e organizacionais”, destaca a gerente de soluções.

Líderes capazes de promover segurança psicológica e um ambiente de inteligência coletiva tendem a resultar em equipes mais motivadas, engajadas e criativas, fundamentais para navegar pelas transformações do mercado.

Durante a palestra, serão apresentados casos reais de clientes atendidos pela Tack & TMI, exemplificando a importância de uma liderança com foco na inovação. O evento é uma oportunidade para aprimorar conhecimentos e contribui para o desenvolvimento de uma cultura organizacional voltada para a inovação.

O evento é exclusivo para associados Abralog. Interessados em conhecer o trabalho do Comitê de RH podem se manifestar pelo email [email protected].

Fotos: Freepik

Abralog faz bem para sua logística.

Raízen premia Imediato Nexway como melhor operador logístico

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A Raízen, reconhecida no mundo todo por sua relevância em bioenergia, concedeu à Imediato Nexway o título de Melhor Operador Logístico de 2023, em seu Programa  Excelência Transmov. A Imediato Nexway, de Ribeirão Preto (SP), nossa associada e uma das melhores e maiores empresas do segmento, foi homenageada pelo seu desempenho e dedicação às ‘Rotas de Sucesso, Segurança em todos os Caminhos’, tema da premiação neste ano.

A Imediato Nexway também venceu o prêmio em 2021 e desde 2018 está entre as três primeiras colocadas. Beto Zampini, CEO da Imediato Nexway, disse que  “ganhar essa premiação é um marco, pois o Transmov é um evento extraordinário e que mostra a consistência e excelência de nossos serviços”.

Ele também considerou o reconhecimento da Imediato Nexway pela Raízen como um testemunho do compromisso da empresa em desenvolver operações logísticas de alto padrão, impulsionando a produtividade e a segurança em suas atividades.

Maturidade

Já o Diretor de Operações da Imediato Nexway, Heverson Galvão, afirmou que a empresa se destaca por suas estratégias operacionais sob medida, que maximizam os resultados de seus clientes e garantem eficiência em cada etapa do processo. “Este prêmio reconhece a maturidade de nossos processos e a excelência que mantemos no dia a dia”, afirmou.

Segundo o Diretor de Operações, o Transmov tem como propósito desenvolver as operações logísticas da Raízen, buscando principalmente o aumento de produtividade e segurança nas operações, a redução de custo, e melhores sistemas no modo de gestão. Os critérios de seleção e avaliação adotados pela Raízen destacam-se pela sua abrangência e rigor, explica Heverson Galvão.

“O desempenho de cada operação é minuciosamente avaliado, considerando indicadores operacionais, capacitação e aspectos relacionados à saúde, segurança e meio ambiente. A Imediato Nexway se destacou por sua disciplina na execução dos processos estabelecidos, além do foco nos resultados e no engajamento de todas as unidades”.

“A simplicidade aliada à compreensão das necessidades dos clientes é uma marca registrada da Imediato Nexway, que se adapta aos requisitos específicos sem perder sua essência. A empresa valoriza seu maior ativo: sua equipe, garantindo um ambiente de trabalho seguro e motivador”, completou.

Grande disputa

Nove operadores logísticos concorreram ao prêmio, que reconhece a excelência no transporte dentro da Raízen. A premiação reitera o compromisso da empresa em promover padrões elevados de desempenho e segurança em suas operações logísticas, enquanto reconhece e celebra parceiros como a Imediato Nexway, que compartilham desses valores e contribuem para o sucesso mútuo.

Foto: Divulgação

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José Krasucki é o novo Head de Marketing da Senior Sistemas

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A Senior Sistemas, multinacional de tecnologia para gestão dos negócios, acaba de anunciar a chegada de José Krasucki, que assume a posição de Head de Marketing, onde irá liderar a estratégia de brand e performance da companhia.

O especialista possui MBA em Marketing e formação em Jornalismo, além de somar mais de 20 anos de carreira em marketing, com atuação também em empresas do segmento de tecnologia B2B SaaS, como por exemplo, TOTVS, SAGE e NDD. Krasucki inicia sua jornada na Senior Sistemas contribuindo com as estratégias da Diretoria liderada pelo executivo Jean Vieira, Diretor de Marketing e Produto na Senior Sistemas.

“É um orgulho começar 2024 estruturando um novo capítulo da minha carreira com a Senior, uma das maiores e mais inovadoras empresas de tecnologia para gestão da atualidade. Chego comprometido a acelerar oportunidades de negócios e fortalecer a presença da marca no mercado, reforçando a nossa vocação para ajudar nossos clientes a potencializarem pessoas e impulsionar negócios”, destaca José Krasucki, Head de Marketing da Senior Sistemas.

A Senior Sistemas possui mais de 35 anos de atuação e hoje está presente no Brasil e na América Latina.

Foto: Divulgação

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Pitney: Real Estate e Facilities

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A Pitney Bowes, associada Abralog, realiza, no dia 21 de fevereiro, às 9h, no Thera Corporate, evento para discutir inovação, transformação e tendências no mercado de Real Estate e Facilities.

Serão abordados temas relevantes como CX, Transformação Digital em Facilities e Real Estate, melhores práticas para usuários de escritórios e Tendências de Workplace além do Panorama de Ocupação para 2024, entre outros assuntos relevantes.

Nomeado “PB Smart Meeting”, o evento contará com a presença de grandes nomes do mercado como palestrantes, incluindo Ana d’Ávila – Diretora de Relacionamento e Novos Negócios da Temon Serviços e Co-Fundadora do Grupo Mulheres em Facilities e Corporativo Real Estate, Alexandre Teixeira – Fundador e CEO da Kucca Solutions, Fabio Corsini – Co-Fundador e CEO da Inovyo, Giancarlo Nicastro – CEO da SiiLA, Rebato Fusaro – Diretor de Real Estate, Facilities and Incentives – Latin America na Cargill e Roberto Arruda CRO na Skyone. Estes profissionais discutirão diferentes perspectivas sobre o uso da inovação e como implantá-la na gestão de Facilities, além de trazerem dados de mercado e tendências de real Estate, abordando diversas frentes, como a visão das empresas, dos proprietários de empreendimentos, dos gestores de Facilities, dos colaboradores, entre outros.

“A primeira edição do “PB Smart Meeting” foi um sucesso, com 120 confirmados de 60 empresas diferentes. Ao realizarmos a 2ª edição do PB Smart Meeting, nosso objetivo é promover ainda mais o networking qualificado e direcionado de profissionais C-levels que buscam inovar e transformar escritórios e rotinas de facilities, de condomínios, de escritórios e do mercado como um todo oferecendo ferramentas, informações e conteúdo relevante para uma tomada de decisão mais estratégica. Contamos com parceiros sólidos de mercado, que dominam temas como Customer Experience, Mercado Imobiliário, Tecnologia e Inovação, para proporcionar um evento rico em informações”, afirma Gabriela Barros, Gerente de Marketing da Pitney Bowes.

Nesta segunda edição, o “PB Smart Meeting” contará com o apoio da Cargill – uma empresa familiar dedicada a promover alimentos, ingredientes, soluções agrícolas e produtos industriais, se comprometendo de maneira segura, responsável e sustentável,  da Inovyo – uma plataforma de experiencie management que inclui soluções de Experience (NPS), Employee Experience, Brand e Product Experience, em tempo real -, da Kucca Solutions – empresa de consultoria que oferece soluções abrangentes para otimização de operações e melhoria de resultados -, da SiiLA – principal fonte de dados, análises e networking do mercado imobiliário comercial da América Latina -, da Skyone – plataforma que simplifica o dia a dia e aumenta a produtividade, seja para clientes ou parceiros -, da Temon Serviços – companhia que realiza manutenção e operação em instalações e sistemas elétricos, hidráulicos, de combate a incêndio e de ar-condicionado -, e do Thera Corporate – empreendimento de arquitetura contemporânea, qualidade de construção, acabamentos nobres e serviços diferenciados, destacando-se na região da Berrini.

Para participar do evento, basta entrar no link e se cadastrar.

Serviço 

PB Smart Meeting
  • Data: 21 de fevereiro de 2024
  • Horário: 9h
  • Local: Thera Corporate – Avenida Luís Engenheiro Carlos Berrini, 105 – São Paulo/SP.
  • Inscrições no link.
  • Organização: Pitney Bowes

Foto: Divulgação

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Leroy Merlin mostra na XXVII CNL seu “Network Design”

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A palestra “Leroy Merlin: Network Design – otimização de fluxos logísticos para aumentar a eficiência de operações omnicanais”, a ser ministrada por Patricia Bello, diretora de Supply Chain Transformation da Leroy Merlin, durante o Interlog Summit, revelará como a empresa tem revolucionado sua estratégia logística para atender às demandas do mercado atual. O evento ocorre durante a 28ª Intermodal, de 5 a 7 de março, no São Paulo Expo, na capital paulista. O Interlog Summit reúne a XXVII Conferência Nacional de Logística Abralog, e o 2º Congresso Intermodal. Ao todo, serão quatro trilhas de conteúdo: “Estratégia, Gestão e Operações”, “Tecnologia, Inovação e Intralogística”, “Transporte Intermodal” e “Mercado & Comex”.

“O Network Design representa mais do que simplesmente desenhar uma cadeia de suprimentos. Trata-se de um plano estratégico abrangente para otimizar a movimentação e o gerenciamento de produtos, materiais e informações ao longo de toda a sua operação. Essa abordagem visa não apenas reduzir custos, mas também maximizar a eficiência, melhorar o nível de serviço ao cliente e promover práticas sustentáveis”, informa Patricia.

Um dos aspectos mais interessantes é como a Leroy Merlin está integrando os fluxos logísticos desde o fornecedor até a última milha. Com uma gama diversificada de produtos, mais de 1500 fornecedores e uma rede de 50 lojas a serem abastecidas, além do serviço de Entrega em Domicílio, a empresa está adotando uma abordagem estratégica por meio do Network Design. Isso inclui estudar oportunidades por cluster de produtos e analisar diferentes fluxos, desde entregas diretas para as lojas até o envio direto do fornecedor para os clientes finais.

Essa integração traz uma série de benefícios para a Leroy Merlin. Além de melhorar o nível de serviço ao cliente e otimizar os recursos da cadeia, como fornecedores e transportadores parceiros, a empresa reforça seu compromisso com práticas sustentáveis. “Reduzir percursos desnecessários e evitar emissões de gases poluentes advindos do transporte rodoviário são apenas algumas das maneiras pelas quais a Leroy Merlin está contribuindo para um ambiente mais saudável”, ressalta a executiva.

No que diz respeito à redução de custos na cadeia de suprimentos, a Leroy Merlin adota estratégias específicas em diferentes áreas. Para o abastecimento de estoque, o foco está na minimização dos “fluxos negativos”, buscando reduzir a distância percorrida de cada trajeto fornecedor-loja. Na distribuição, a empresa busca consolidar a demanda e criar rotas de entrega mais eficientes, além de otimizar processos de handling e aumentar a produtividade em suas instalações.

A palestra de Patricia Bello promete oferecer uma visão abrangente das estratégias e práticas da Leroy Merlin para otimizar seus fluxos logísticos, aumentar a eficiência operacional e atender às demandas de um mercado omnicanal em constante evolução.

O que é a XXVII Conferência Nacional de Logística

A Conferência Nacional de Logística (CNL) é um evento anual que reúne profissionais, especialistas e líderes do setor de logística para discutir as últimas tendências, desafios e inovações na área. A conferência ocorre em meio à Intermodal South America, maior exposição de transporte, logística e comércio exterior das Américas, e segunda mais importante do mundo.

Com foco que abrange desde cadeias de suprimentos globais até soluções tecnológicas de ponta, como a Inteligência Artificial, a CNL proporciona ambiente para networking, aprendizado e troca de ideias.

O evento é uma referência para as empresas e profissionais do setor logístico, abordando as necessidades e tendências que moldam o cenário logístico brasileiro.

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Foto: Divulgação

Abralog faz bem para sua logística.

Imediato Nexway anuncia resultado de 2023 e novas iniciativas

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Durante dois dias, 200 líderes da Imediato Nexway, associada à Abralog, reuniram-se na Convergi 2024, convenção anual da empresa realizada em Ribeirão Preto (SP), sede da companhia. A transportadora é uma das mais importantes operadoras logísticas do País, com 63 unidades em 14 estados, frota de 4.160 veículos e 5.639 colaboradores.

No encontro foram analisados o desempenho de 2023 e alinhadas estratégias para 2024. O tema central, “Todos Somos Um”, foi inspirado no futebol e por isso os participantes acomodaram-se dentro das quatro linhas de um campo de jogo. A última ação do evento foi palestra de Luiz Felipe Scolari, o “Felipão”, técnico pentacampeão mundial.

O trabalho em equipe foi simbolizado quando todos os líderes durante mais de duas horas montaram de forma colaborativa 35 bikes, doadas ali mesmo para 35 crianças da ONG Casinha Azul, de Ribeirão Preto.

Oportunidades

O CEO Roberto Zampini Júnior ao anunciar o forte crescimento de 38% em 2023 sugeriu profunda reflexão tanto em relação aos êxitos, quanto aos desafios enfrentados. “Vamos transformar as adversidades em oportunidades para impulsionar o ano de 2024”, propôs.

A cultura corporativa foi ponto central da fala de Zampini. Ele ressaltou que a força da empresa se concretiza por meio do comportamento dos colaboradores, e “disciplinar e blindar” esse clima é crucial para o sucesso contínuo da organização. Entre as iniciativas previstas para 2024 estão a formulação do plano de carreiras, o uso de inteligência artificial nos procedimentos de recrutamento e seleção e a criação de ações de educação continuada em parceria com o Sest Senat.

Por fim, o CEO deu ênfase ao fato de o espírito de servir estar no propósito da companhia, junto com outra palavra que ele considera vital, a paixão. “Essa combinação é a verdadeira interpretação do propósito da Imediato Nexway: Servir com paixão, conectando caminhos, pessoas e sonhos.”

Fotos: Divulgação

Abralog faz bem para sua logística.

Comitê da Cadeia do Frio debate IoT para rastreamento e monitoramento de temperatura

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Diego von Brixen Montzel Trindade, diretor de Marketing e executivo responsável da Unidade de Negócios ThermoSense para a cadeia do frio da AYGA, marcará presença na próxima reunião do Comitê da Cadeia do Frio da Abralog, agendada para o dia 22 de fevereiro de 2024, às 9 horas. Durante o evento, Trindade apresentará a palestra “Tecnologias IoT na Cadeia do Frio: Rastreamento e Monitoramento de Temperatura”, abordando desafios enfrentados pelos profissionais da cadeia do frio e logística farmacêutica, e como as soluções IoT da AYGA podem resolvê-los.

Entre esses desafios, destacam-se a necessidade de garantir a integridade dos produtos, cumprir rigorosos regulamentos e aprimorar a eficiência operacional. Segundo a Pharmaceutical Commerce, a indústria de fármacos enfrenta perdas anuais de 35 bilhões de dólares devido a problemas de temperatura.

 “Por meio do monitoramento contínuo de temperatura e umidade, as soluções IoT oferecem uma maneira eficiente de garantir a qualidade dos produtos ao longo de toda a cadeia de suprimentos. Além disso, essas tecnologias facilitam a conformidade regulatória, fornecendo relatórios detalhados e trilhas de auditoria robustas”, afirma Trindade.

Exemplos práticos de sucesso na implementação de tecnologias IoT na cadeia do frio são as operações do Grupo Prime e da BLS (Biothermal Logistics Solutions). O Grupo Prime, um provedor especializado em logística de cadeia do frio, utiliza tecnologias avançadas para manter temperaturas consistentes durante o transporte de uma variedade de itens, incluindo produtos médicos como vacinas e biológicos. Já a BLS, se destaca no monitoramento de temperatura de embalagens térmicas de maneira individualizada, garantindo a integridade dos produtos farmacêuticos durante o transporte. Ambos cases demonstram como a integração da tecnologia IoT pode transformar a logística, garantindo a qualidade e segurança dos produtos sensíveis à temperatura.

Durante a palestra, serão destacadas soluções específicas de fácil implantação, como o dispositivo de rastreamento e monitoramento de temperatura da série WACS e a plataforma IoT dots. Essas soluções oferecem configuração de pontos de interesse e alarmes personalizáveis, proporcionando uma gestão eficiente e segura da cadeia do frio.

“A agilidade na implementação das soluções IoT é fundamental para impactar positivamente as operações na cadeia do frio e em setores relacionados. Com uma rápida implementação e flexibilidade operacional, essas soluções promovem melhorias significativas na eficiência, redução de custos operacionais e aprimoramento da qualidade do serviço prestado”, conclui Trindade.

Foto: Divulgação

Abralog faz bem para sua logística.

Andreani investe em frota movida a GNV

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A agenda ESG ganha ainda mais ênfase na estratégia da Andreani Logística.  Especializada no atendimento a farmacêuticas fabricantes de medicamentos, equipamentos médicos e dermocosméticos, a operadora logística passou a ter parte de sua frota movida a gás natural veicular (GNV).

Ao todo a empresa conta com 22 Fiorinos movidas a GNV, sendo 12 para atender o centro de distribuição de Embu das Artes, na Região Metropolitana de São Paulo; e dez para o complexo do Rio de Janeiro. Além disso, um terço do contigente de motoristas da frota é composto por mulheres.

Com 21 anos de atuação no Brasil, a operadora de bandeira argentina atende farmacêuticas como Abbott, Apsen, Instituto Butantan, Novartis e Pierre Fabre.

“A necessidade de reduzir a emissão de gases poluentes tornou-se estratégia fundamental para toda a cadeia farmacêutica e de saúde de modo geral, o que implica em ações sustentáveis em 100% das etapas do processo que se estende da fabricação ao transporte do produto”, reforça Rogério Rocha, gerente de filial da Andreani.

Certificado de verificação

A Andreani utiliza os veículos movidos a GNV para a logística das cargas que saem da indústria ou do porto para os centros de distribuição da empresa. Há quatro meses, a operadora logística realizou uma inspeção veicular na frota com o objetivo de mapear o impacto ambiental causado pelo combustível a gás.

O laudo técnico de inspeção veicular, assinado pela empresa Star, comprovou que os 22 veículos da Andreani apresentaram uma redução de 25% no grau de emissões de CO2 e, consequentemente, redução na emissão de gases poluentes. “A certificação de verificação é um documento que apresentamos aos nossos clientes como forma de mostrar ao mercado nossa posição como empresa amiga do meio ambiente, socialmente responsável e inclusiva”, ressalta Rocha.

Fonte: Manezinho NEWS

Foto: Andreani Logística

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Matrixcargo usa Inteligência Artificial para otimizar processos logísticos

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Uma economia de R13,5 milhões: este foi o impacto gerado pela Matrixcargo ao otimizar os processos logísticos de seus clientes por meio da aplicação de IA na gestão do transporte rodoviário de cargas. A empresa, fundada em Curitiba, foi criada como uma spin off da também curitibana Cargolift, um dos maiores operadores no transporte rodoviário de cargas do país. O objetivo era trazer maior eficácia para as operações com o uso de tecnologia, reduzindo custos e permitindo um melhor aproveitamento dos veículos das frotas.

De primeiro cliente e principal investidor, a Cargolift transformou-se em um grande laboratório para o aprimoramento das soluções da Matrix, que têm como epicentro os motoristas, mas cujos benefícios são perceptíveis e mensuráveis em todo o ecossistema logístico. Os resultados da plataforma dentro do ambiente de sua “empresa-mãe” foram responsáveis por pavimentar novas rotas para o sucesso da Matrixcargo, que atualmente atende outras grandes empresas do setor – algumas delas, inclusive, concorrentes da Cargolift.

“A nossa solução foi concebida inicialmente para atender uma necessidade de digitalização e de otimização dos processos da Cargolift, visando a maior eficácia e a redução de despesas das operações, mas essas dificuldades não eram exclusividade deles, pelo contrário, eram uma dor latente do mercado logístico como um todo, que está em constante evolução e demanda soluções cada vez mais inovadoras”, explica Rafael Mansur, CEO da Matrixcargo e um dos três sócios fundadores da empresa. “Por conta disso, desde o início, tínhamos a visão de que a nossa plataforma poderia ajudar muitas outras empresas do setor, algo que, de fato, foi concretizado”, acrescenta.

“Uber” das rodovias? O aplicativo Matrixcargo para caminhoneiros

Assim como um carro de motorista de aplicativo de mobilidade urbana sem passageiro, um caminhão percorrendo as rodovias sem uma carga em seu bagageiro representa, no fim do dia, uma perda de dinheiro e de produtividade. Ao longo do mês, a recorrência dessa situação impacta ainda mais as operações e, se multiplicadas pelo número de caminhões de um frota, temos uma redução considerável no lucro de transportadoras – e, claro, também no de motoristas.

Para sanar o problema da ociosidade de caminhões e aumentar a produtividade dos caminhoneiros, a Matrixcargo atua como um operador logístico digital, oferecendo uma plataforma que tem como foco, de um de seus front-end, um app que dialoga direta e facilmente com os motoristas. Similar à dinâmica do Uber, o aplicativo atua realizando um matchmaking, ou seja, conectando as mercadorias que necessitam ser transportadas por embarcadores com os caminhoneiros mais bem avaliados da plataforma, isso por meio de um sistema de rankeamento. Mas não para por aí.

O aplicativo tem como intuito atuar como uma plataforma completa voltada à gestão de trabalho, de produtividade e até mesmo das finanças desses profissionais, oferecendo desde uma agenda com as demandas de entrega e um canal de comunicação via chat, até um banco digital dentro do próprio app, bem como uma funcionalidade responsável por reduzir a um segundo o tempo necessário para validar a entrega de mercadorias: o Comprova Matrix.

Com essa ferramenta, após finalizar o serviço de entrega, o motorista consegue tirar uma foto do comprovante e encaminhá-la para a transportadora responsável pela carga, com a validação acontecendo rapidamente, sem nenhuma intervenção humana, por meio do uso da inteligência artificial (IA) e da tecnologia de geolocalização – que comprova se a posição geográfica do motorista no momento do registro é compatível com a do destino de entrega.

Com a comprovação acontecendo quase em tempo real, a empresa foi capaz de solucionar um dos principais gargalos da cadeia logística atualmente, ampliando a cadência das entregas e trazendo maior segurança para as operações ao evitar possíveis erros humanos. No caso da Cargolift, por exemplo, o Comprova Matrix foi capaz de reduzir para 1 segundo o tempo médio de 58 horas que a empresa levava para comprovar a entrega de mercadorias.

Outro grande destaque do aplicativo está na funcionalidade Matrix Pay – um verdadeiro banco digital para os motoristas, que disponibiliza ainda mais autonomia e praticidade para os profissionais. Com ela, a Matrixcargo possibilita que os caminhoneiros recebam e até solicitem o adiantamento do pagamento pelos seus serviços, verifiquem o seu saldo, os pagamentos a serem recebidos, bem como realizem transações bancárias.

“A logística depende dos caminhoneiros e, por isso, a nossa preocupação sempre foi desenvolver uma solução que conversasse com esses profissionais e fosse capaz de trazer praticidade para a sua rotina de trabalho”, ressalta Mansur. “Com o app, o motorista possui total autonomia para gerenciar a sua própria agenda, organizando não apenas as demandas de transporte, mas também seu tempo de descanso, e até os horários em que o seu caminhão estará em manutenção, por exemplo.”

Dos 6 mil caminhoneiros já cadastrados na plataforma, cerca de 3 mil utilizam a funcionalidade de pagamentos da Matrix. Isso porque o combo de soluções oferecido pela empresa é modular, tanto para embarcadores como para transportadores. Dessa forma, quem usa a solução pode escolher qual ou quais funcionalidades deseja utilizar.

De outro lado, as implicações das otimizações oferecidas pela solução da Matrix são perceptíveis, também, para embarcadoras e transportadoras, na medida em que elas têm seus processos agilizados e usufruem de uma plataforma que realiza a gestão de suas demandas de transporte e a organização de suas frotas com poucos cliques e em um único local, oferecendo as opções de rotas e a organização de demandas com o melhor custo-benefício, além de providenciar completo controle e visibilidade das operações.

Para as transportadoras, outra grande vantagem da utilização da Matrix Pay reside no fato de que a utilização da ferramenta é baseada em uma mensalidade, que as isenta da taxa de cash in comumente cobrada por empresas que realizam as operações de frete. Com isso, a gestão dos pagamentos também é otimizada, trazendo maior economia para as empresas.

Novas rotas para 2024: a Matrixcargo em números e lançamentos futuros

Por meio de sua tecnologia, a Matrixcargo já fez a gestão de mais de 295 mil viagens, das quais 65 mil foram otimizadas com algoritmos de IA, que levam em consideração as regras de cada negócio. Com grandes nomes em seu portfólio de empresas beneficiadas pelo uso da sua tecnologia, como Mercado Livre, Tetra Pak, Covestro, PFERD e DAF, a Matrix já movimentou mais de R$ 107 bilhões em mercadorias pelas rodovias do país, alcançando um faturamento de R$ 3 milhões em 2023.

Atuando em um dos setores mais poluentes da economia, o de transporte, a solução da Matrix mira, também, na sustentabilidade, buscando mitigar os efeitos negativos no meio ambiente. Com a sua solução, além da economia financeira de R$ 13,5MM, a empresa contribuiu com uma redução de aproximadamente 6,38 mil toneladas de CO2 na atmosfera, a partir da redução de deslocamentos vazios e a maior ocupação dos veículos.

Para 2024, a meta da Matrixcargo é alcançar a marca de 25 mil motoristas cadastrados em seu app destinado para esses profissionais, os quais ainda poderão usufruir de mais um grande benefício já no início do ano: com uma parceria firmada com a seguradora Sabemi, a solução de pagamentos Matrix Pay será o único meio de pagamento do Brasil a oferecer o seguro de acidentes pessoais aos motoristas que recebem seus pagamentos através da plataforma.

Ainda para este ano, o lançamento de mais um produto também está previsto para a plataforma da Matrix. Voltado para embarcadores, o “Painel Logístico de Cargas” (PLC) pretende preencher uma lacuna significativa no mercado logístico, que diz respeito à ausência de uma ferramenta de planejamento simples, intuitiva e eficaz. Além de atuar na gestão e no planejamento, otimizando as demandas dos pedidos de frete, o PLC trará uma abordagem inovadora em relação à inteligência de dados:

“O PLC será um passo em direção a uma transformação digital mais ampla na logística. Com o seu lançamento, buscamos não apenas oferecer uma solução para os desafios atuais do mercado, mas também estabelecer um novo padrão para a logística digital. Para além de um simples sistema de controle, a nova funcionalidade aproveitará os dados para fornecer insights valiosos aos embarcadores, melhorando a tomada de decisões e otimizando as operações logísticas.”, finaliza Mansur.

Foto: Divulgação

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Indenizações por danos a cargas chegam a R$ 2,4 bilhões em 2023

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Um a cada dez reais pagos em indenizações de seguros no Brasil é destinado a cobrir perdas e danos em cargas durante o transporte. A informação faz parte de um balanço divulgado nesta segunda-feira (29/1) pela Confederação Nacional das Seguradoras (CNSeg). Segundo a entidade, o setor de seguros pagou R$ 207,2 bilhões em indenizações em 2023 (de janeiro a novembro, excluindo a saúde suplementar). Deste total, R$ 2,4 bilhões foram para o reembolso por sinistros ocorridos durante o transporte, em todos os modais – aquaviário, rodoviário, ferroviário e aéreo, nacional ou internacional.

Ainda de acordo com a confederação, o setor arrecadou R$ 4,6 bilhões com seguros de transportes. Ou seja, metade do que foi pago pelas empresas acabou reembolsado para cobrir perdas e danos em cargas ocorridos durante as operações logísticas.

Segundo a AHM Solution, empresa especializada em redução de danos e aumento de produtividade na logística, a tecnologia pode ser uma aliada para reduzir o risco de sinistros durante o transporte e a armazenagem de cargas. “Monitorar as condições de manuseio das mercadorias, do início ao fim da cadeia de suprimentos, permite identificar em que atividade existe alguma falha ou acidente e tomar ações preventivas, para evitar novas ocorrências”, explica Afonso Moreira, CEO da companhia.

Entre as soluções tecnológicas apontadas por ele estão registradores de impacto, que são afixados na carga e informam, em tempo real, se a mercadoria sofreu algum choque ou tombamento que possa comprometer sua integridade. “Um destes dispositivos é o Shocklog, que envia os registros por satélite. Isso possibilita que o embarcador (fabricante) providencie medidas corretivas antes mesmo da mercadoria chegar ao seu destino, como a troca ou reparo do produto”, completa Moreira.

Outra versão destes dispositivos são os indicadores de impacto – etiquetas adesivas que mudam de cor caso a carga sofra um choque acima do suportável. Esta foi a solução adotada por uma indústria metalúrgica de São Paulo, que vinha observando uma série de avarias em suas luvas exotérmicas – utilizadas na fundição de metais. “Os indicadores de impacto Shockwatch demonstraram que essas quebras ocorriam em razão das vibrações durante o transporte e isso alertou para a necessidade de um estudo sobre a segurança da embalagem destes produtos”, relata Moreira.

Neste caso, a AHM Solution atuou em parceria com uma consultoria especializada em embalagens industriais, a SmartSize. “Após identificar a causa raiz das avarias nos produtos, nós revisamos a qualidade dos materiais utilizados na embalagem e definimos ações corretivas para eliminar novas ocorrências durante todo o processo logístico, envolvendo armazenamento, manuseio e transporte, desde a fábrica até o cliente final”, informa Aelton Tomé, da SmartSize.

Foto: Divulgação

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Lula e Tarcísio firmam parceria para o túnel Santos-Guarujá

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O presidente Lula e o governador de São Paulo Tarcísio Gomes de Freitas anunciam na sexta-feira 2 de fevereiro de 2024 parceria para  a construção do túnel Santos-Guarujá. O acordo afasta a possibilidade de a obra ser levada adiante sem a participação do governo paulista, como chegou a ser cogitado – a construção do túnel está prevista no PAC.

Lula e Tarcísio conversaram nesta terça 30 de janeiro de 2024 no Palácio do Planalto, quando acertaram parceria para a obra, estimada em cerca de R$ 6 bilhões. O túnel submerso vai reduzir a travessia para poucos minutos, trajeto que hoje pela rodovia leva uma hora. A obra esteve nos planos de dezenas de governos nos últimos 100 anos, sonho que agora poderá se tornar realidade.

Após o encontro entre Lula e Tarcísio, o ministro da Casa Civil, Rui Costa, que também participou da reunião, falou com a imprensa no Palácio do Planalto. “Há pouco, o presidente terminou uma reunião com o governador de Tarcísio. O presidente estará sexta-feira em Santos e já anunciará novas parcerias com o governo de São Paulo”, disse o ministro.

A obra é relevante para o projeto político tanto de Lula quanto de Tarcísio, que ocupam lados distintos no espectro político. Fonte: g1. Foto: Ricardo Stuckert, Presidência da República.

Fonte: g1

Foto: Ricardo Stuckert, Presidência da República

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BBM Logística usa Inteligência Artificial para acelerar crescimento

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BBM Logística (BBML3), uma das maiores operadoras logísticas rodoviárias do Brasil e do Mercosul, se apoia na tecnologia para tornar sua operação cada vez mais eficiente. A empresa está adotando o uso de Inteligência Artificial (IA), Machine Learning (aprendizado de máquinas), entre outras ferramentas para ser mais competitiva e acelerar o crescimento nos próximos anos.

“A inovação tecnológica aliada à cultura de gestão orientada a dados será ainda mais importante para a BBM se diferenciar no mercado. Dentro dos investimentos planejados para a empresa nos próximos anos, estão considerados IA e Big Data para implantar soluções que conectem e gerenciem processos em tempo real. A partir disso, usaremos os dados coletados para gerar as melhores soluções para o cliente”, diz Antonio Wrobleski, presidente da BBM Logística.

O executivo lembra que a companhia já usa, entre outras tecnologias, sistemas de rastreamento para monitorar veículos, cargas e motoristas, garantindo maior controle e segurança nas operações e Internet das Coisas (IoT), que permite a troca de informações entre diferentes dispositivos e equipamentos.

A IA será utilizada tanto pelos funcionários como pelos clientes. Os colaboradores poderão obter respostas e informações sobre diversos itens, como se há alguma carga cujo acordo de nível de serviço (SLA) tenha risco de não ser cumprido e quais são os melhores horários para mandar o caminhão para cumprir todos SLAs do cliente, levando em conta a melhor rota e os horários em que o cliente mais costuma ter disponibilidade para receber a carga, entre outros dados.

Antonio Wrobleski, presidente da BBM Logística

“Aqui o foco é melhorar a produtividade. São várias as possibilidades de uso interno para melhorarmos processos. O grande benefício é que a IA vai trazer as informações até as pessoas em vez das equipes analisarem dados do passado de forma manual. A solução já fará isso e trará insights para melhorias”, explica Wrobleski.

Já os clientes poderão conversar com a IA, via portal do cliente, para fazer diversos tipos de consultas e simulações, como a previsão de entrega de carga para um determinado dia e local, rastreamento de entregas, entre outros serviços.

O presidente da BBM Logística ressalta que tudo isso só será possível porque a empresa tem se movimentado nos últimos anos para adotar uma gestão orientada a dados. A jornada de cultura data driven começou há quatro anos. De lá pra cá, a empresa criou um Data Lake e, a partir desse repositório de informações sobre o negócio, foi possível analisar grandes volumes de dados. “A IA também vai atuar junto ao Big Data para simplificar análises e gerar insights para tomadas de decisão melhores e mais eficientes”, afirma.

Com a ajuda da IA, a BBM também prevê otimizar rotas e planejamento ao colocar a máquina para analisar os dados existentes sobre tráfego nas cidades e estradas, demanda de clientes, possíveis restrições de transporte nos locais e condições climáticas e consequentemente maior segurança nas estradas.

Outro exemplo de benefício esperado com a IA é a otimização da manutenção dos veículos. A ideia é que juntando a IA com análise preditiva, a BBM seja avisada sobre possíveis problemas antes mesmo de ocorrerem, como por exemplo, sobre o desgaste dos pneus dos caminhões.

“Com a IA, vamos entregar inovação aos clientes, além de maior visibilidade e transparência sobre suas cargas”, conclui Wrobleski.

Fotos: Divulgação

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História para ser reverenciada por todo o País

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A Confederação Nacional do Transporte fez 70 anos em 28 de janeiro de 2024, sete décadas em que a entidade teve participação importante no cenário nacional. Vander Costa, presidente da entidade em segundo mandato, diz, em entrevista à Revista CNT, que a entidade, “desde o seu início, foi protagonista na formulação de propostas e na defesa de medidas para o transporte e o Brasil superarem os desafios que se apresentaram ao longo da história”.

“São 70 anos de trabalho dedicados à melhoria das condições para a atividade transportadora e do ambiente de negócios, ao aumento da competitividade e ao desenvolvimento econômico e social do país”, acrescenta o presidente.

Ele lembra que o setor de transporte é um dos pilares da economia, sendo elemento primordial para o seu desenvolvimento e expansão. “Afinal, pessoas precisam se locomover e produtos precisam ser entregues”.

Ainda de acordo com Vander Costa, ao chegar aos 70 anos a CNT reafirma o seu compromisso de ajudar o Brasil a crescer de forma sustentável e a criar empregos. A instituição prega que esse desafio só será superado com o aumento da segurança jurídica; a implementação de reformas estruturantes; a redução da burocracia; e a modernização da infraestrutura.

“Em todas essas décadas, a Confederação consolidou sua atuação e, hoje, realiza um trabalho imprescindível nos segmentos de cargas ou de passageiros, apresentando soluções para os transportadores, para a sociedade e para o governo em relação a questões que envolvam todos os modais — rodoviário, ferroviário, aéreo e aquaviário (transporte marítimo de longo curso, cabotagem e navegação interior)”, acrescenta.

Mais importante

O presidente da Abralog Pedro Moreira diz que a data deve ser celebrada em todo o País. “A CNT é a entidade que mais faz pela logística e transporte do Brasil, atividades que são vitais no dia a dia de uma nação de dimensões continentais, e ainda extremamente carente em muito setores. A atuação da CNT ajuda a mitigar essas dificuldades” afirma.

A CNT integra o chamado Sistema Transporte, juntamente com SEST SENAT (Serviço Social do Transporte e Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte) e o ITL (Instituto de Transporte e Logística). A Abralog é uma das entidades associadas que apoiam o Sistema e tem assento na Seção VI da CNT, dedicada à Infraestrutura de Transporte e Logística, na qual ocupa cargo de diretor.

Para Clésio Andrade, que presidiu a entidade de 1993 a 2019, os 70 anos da CNT representam um legado de luta pela melhoria contínua do transporte no Brasil. “O aniversário da CNT é uma oportunidade não apenas de celebrar suas conquistas, mas também de reafirmar seu compromisso com o desenvolvimento do transporte no Brasil, buscando sempre a excelência e a inovação em prol de um setor vital para a economia nacional”, acredita.

“Olhando para o futuro, espera-se que a CNT continue desempenhando um papel central na evolução do transporte no país, adaptando-se às novas demandas, tecnologias e desafios que surgirão, sempre em busca de um sistema de transporte mais integrado, moderno e competitivo”, aponta Clésio Andrade.

O transporte e o setor público

Na edição em que comemora os 70 anos, a Revista CNT recorda que a entidade consolidou sua presença como um importante interlocutor entre o setor de transporte e os poderes públicos, e tem induzido debates e pautado as discussões em torno de grandes temas nacionais que impactam diretamente o desenvolvimento brasileiro. Com essa atuação, foi ampliada sua capacidade de representação junto aos três poderes da República – e consolidada sua imagem como referência dos temas de transporte e logística.

Ainda segundo a publicação, essa articulação organizada viabilizou avanços na melhoria da infraestrutura e das operações em todos os modais. O aprimoramento das legislações e a criação de novos marcos legais foram fundamentais para a dinamização da economia brasileira.

“Nos últimos anos, a CNT vem liderando um intenso movimento de defesa dos Serviços Sociais Autônomos, da desburocratização do Estado e da promoção de reformas estruturantes. Lutamos por mais segurança jurídica e pelo respeito às legislações vigentes. Tudo isso para criar as bases para a ampliação da participação da iniciativa privada nos investimentos necessários para o desenvolvimento da economia e para a geração de emprego e renda”, afirma a revista.

O diretor de relações institucionais da Confederação, Valter Souza, explica que, em um Estado democrático de direito, é primordial a participação de diversos atores nos processos decisórios. “Cabe à CNT a representação política e institucional das empresas de transporte brasileiras. Pavimentamos esse caminho com o Executivo, o Judiciário e o Legislativo para ampliar o capital sociopolítico do transporte e da logística.”

De acordo com Souza, participar, de forma ativa e transparente, das tomadas de decisão é o meio mais correto de levar ao poder público dados e informações que possam auxiliar na construção de políticas públicas que espelhem as peculiaridades de cada setor.

A Confederação tem consciência de que o desenvolvimento do setor transportador depende também do fortalecimento das entidades de classe representativas. Por esse motivo, busca estar cada vez mais próxima das instituições que compõem o Sistema Transporte e fazem do setor de transporte uma válvula propulsora para o desenvolvimento do País.

Conhecimento de excelência

A entidade é reconhecida, também, por suas publicações, manuais e pesquisas que apresentam as características e necessidades do transporte brasileiro. Esses materiais fornecem informações valiosas sobre logística, infraestrutura, segurança viária, economia e impacto socioambiental, que ajudam a orientar políticas públicas e decisões estratégicas.

O diretor-executivo da CNT, Bruno Batista, explica que, ao fornecer dados precisos e análises aprofundadas, a Confederação contribui para o desenvolvimento e aprimoramento do setor. “Nossas publicações muitas vezes são diretrizes para empresas, acadêmicos, governos e demais interessados no tema. Acompanhamos o desempenho do setor de transporte em diferentes cenários políticos, sociais e econômicos”, detalha.

“A partir disso, criamos estudos e pesquisas sobre todos os modais, que contribuem para o planejamento dos transportadores, apontam gargalos e oportunidades de investimentos no Brasil, fornecem bases para o desenvolvimento de políticas públicas e são referência para pesquisadores do tema e para toda a sociedade”, continua.

O diretor salienta, ainda, que, com base em análises técnicas da CNT, foi possível alcançar importantes conquistas na defesa das pautas dos transportadores nos diversos segmentos de atuação governamental. “Com isso, nos consolidamos, ainda mais, como a principal referência nacional em informações sobre transporte, contribuindo para apoiar as empresas transportadoras e elevar a eficiência do transporte e a competitividade do país no cenário mundial.”

O início

Seu início foi no Rio de Janeiro (RJ), apoiada por um grupo de transportadores rodoviários de cargas e autônomos. Esses pioneiros identificaram a necessidade de uma instituição que representasse as empresas de transporte e logística, em âmbito nacional, e desenvolvesse ações que fortalecessem a atividade empresarial.

Na década de 1990, foi renomeada e ganhou um novo estatuto. Com isso, passou a desempenhar um papel muito mais amplo na matriz de transporte brasileira, voltado para a promoção da multimodalidade e para o fortalecimento do setor.

Foto: Divulgação