quarta-feira, 24/04/2024

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Logística Colaborativa é opção competitiva nas sazonalidades

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Rubens Mugnani, diretor de Novos Negócios da Imediato Nexway, vai falar da importância da logística colaborativa em sua palestra na XXVII Conferência Nacional de Logística (CNL), no dia 6 de março de 2024, às 17 horas, evento que faz parte do 2º Interlog Summit, na Intermodal 2024, no São Paulo Expo. Cinco casos de colaboração serão conhecidos na palestra.

Mugnani explicará que a colaboração em logística consiste no compartilhamento de recursos, informações e responsabilidades entre diferentes empresas integrantes da mesma cadeia de suprimentos. Essa prática cresce e é aplicável tanto para grandes quanto para pequenas empresas, permitindo a utilização conjunta de mão de obra e ativos durante períodos sazonais.

Com 46 anos de história, a Imediato Nexway é reconhecida como uma das melhores e maiores operadoras logísticas do Brasil – é também considerada no mercado estar entre as 10 maiores do segmento, com uma frota de 4.160 veículos distribuídos por 14 estados e 63 unidades, com 5.639 colaboradores. Em 2023 a empresa registrou faturamento de 38%, atingindo R$ 1,3 bilhão.

Especialista em operações dedicadas, a Imediato Nexxway faz gestão completa de armazéns, operações especiais de first mile, middle mile e B2B, e busca ampliar seu modelo de negócios através da colaboração em logística.

Cases

Na palestra, Rubens Mugnani vai apresentar vários casos de colaboração sazonal com resultados positivos, como: Cavalo-mecânico (Ambev): Transporte de combustível durante a entressafra; Transporte de laranjas x transporte de soja; Alocação de mão de obra: entressafra Raízen x Plano Verão (Ambev); Utilização de frota dedicada: Pepsico x. Mercado Livre; e Utilização de frota dedicada Ambev x Mercado Livre.

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Abralog faz bem para sua logística.

Faltam poucos dias para o Interlog Summit, na Intermodal 2024

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Faltam poucos dias para o Interlog Summit, que reúne a Conferência Nacional de Logística Abralog e o Congresso Intermodal, cujas apresentações ocorrem durante a 28ª Intermodal, de 5 a 7 de março, no São Paulo Expo, na capital paulista. O Interlog Summit deste ano foi dividido em quatro trilhas: “Estratégia, Gestão e Operações”, “Tecnologia, Inovação e Intralogística”, “Transporte Intermodal” e “Mercado & Comex”. É a sétima vez que a CNL ocorre em meio à Intermodal – já o Congresso acontece pela segunda vez. Clique aqui para ver toda a programação.

O evento é referência para a logística brasileira por abordar as necessidades do segmento ao mesmo tempo em que apresenta e discute tendências. “São temas essenciais para as organizações e profissionais da área logística no Brasil”, diz o presidente da Abralog, Pedro Moreira. A agenda inclui discussões sobre ESG, Inteligência Artificial, Intralogística, E-commerce, Real Estate, Infraestrutura, Transportes, Multimodalidade, Gestão de Pessoas, Omnicanalidade, Transição Energética, Redução da Ociosidade, Gestão de Custos Logísticos, Revisão de Malhas, Localização de CD´s, Inteligência Artificial, IoT Automação, Roteirização, Rastreio e Monitoramento, entre outros assuntos”, explica.

Nos três dias de encontro, as discussões dos assuntos serão lideradas por embarcadores, fornecedores logísticos, acadêmicos e representantes do governo.

O evento é uma referência para as empresas e profissionais do setor logístico, abordando as necessidades e tendências que moldam o cenário logístico brasileiro.

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Abralog faz bem para sua logística.

Avanços na logística da Raízen são destaques no 2º Interlog Summit

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O 2º Interlog Summit, que reúne a XXVII Conferência Nacional de Logística Abralog, e o Congresso Intermodal, trará no dia 5 de março, às 15 horas, a palestra: “Raízen: Jornada da Produtividade, Segurança no Transporte e Expansão da Multimodalidade”, a ser ministrada por Leandro Silva, Diretor de Operações e Logística da empresa. A apresentação mostrará os desafios e as estratégias da Raízen no campo da logística. O 2º Interlog Summit ocorre durante a 28ª Intermodal, de 5 a 7 de março, no São Paulo Expo, na capital. Veja aqui a programação do evento.

Ao enfrentar os desafios da expansão da multimodalidade em suas operações logísticas, a Raízen identificou três pontos cruciais: aumentar a produtividade, reduzir os custos logísticos e garantir a segurança em toda a cadeia. “Para superar esses desafios, a empresa está concentrando esforços na integração do supply chain, simplificando processos e estruturas, aprimorando a gestão de interfaces internas e com parceiros, e adotando tecnologia e automação de forma intensiva”, comenta Silva.

A questão da segurança no transporte é uma prioridade absoluta para a Raízen. Com investimentos significativos em monitoramento das operações, incluindo o uso de inteligência artificial, torres e sistemas de monitoramento de falhas, além de programas de capacitação contínua, a empresa assegura a integridade de suas operações, em conformidade com os avanços tecnológicos e as regulamentações emergentes.

Com relação à produtividade, a Raízen está adotando estratégias-chave alinhadas com as demandas e tendências atuais do setor. A integração da cadeia logística é fundamental para ganhar produtividade e gerar valor para clientes e sociedade. Isso implica na otimização das interfaces operacionais, especialmente em sistemas multimodais, por meio da implementação de sistemas de planejamento automatizados e modelos dinâmicos de medição de performance, garantindo respostas rápidas às mudanças na execução do plano logístico.

Além disso, a empresa reconhece a importância do desenvolvimento de parcerias de longo prazo na cadeia logística, em linha com a tendência do setor de trabalho via redes que agregam valor. “A competição não acontece mais em elos específicos da cadeia, mas sim na rede logística, que é construída. Estamos no momento de competição entre redes e não mais em disputas modulares. Por isso, a colaboração e a geração mútua de valor é o que mais vale atualmente”, conclui o executivo.

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A logística dos bastidores da Fórmula 1 revelada por Francisco Matos       

CNL vai apresentar líderes importantes da logística nacional

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Abralog faz bem para sua logística.

Interlog Summit vai apresentar líderes importantes da logística nacional

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A relação de palestrantes do Interlog Summit, que reúne a Conferência Nacional de Logística da Abralog, e o Congresso Intermodal, cujas apresentações ocorrem durante a 28ª Intermodal, de 5 a 7 de março, no São Paulo Expo, mostra que o evento vai reunir grande numero de líderes destacados do setor logístico nacional. O Interlog Summit deste ano foi dividido em quatro trilhas: “Estratégia, Gestão e Operações”, “Tecnologia, Inovação e Intralogística”, “Transporte Intermodal” e “Mercado & Comex”.

Os conteúdos são importantes para o calendário da logística brasileira, pois não apenas abordam as necessidades do segmento, mas também apresentam e discutem tendências que moldarão o futuro do setor.  Assim, a agenda deste ano abordará uma variedade de temas relevantes, como ESG, Inteligência Artificial, E-commerce, Infraestrutura, Multimodalidade, e Omnicanalidade, com o o objetivo de proporcionar discussão rica e diversificada, liderada por profissionais, acadêmicos e representantes do governo e a plateia presente.

As atrações oferecem oportunidades únicas de networking, aprendizado e colaboração. Ao acontecerem em conjunto com a Intermodal South America, o segundo maior evento do setor no mundo, as apresentações são apoio importante para empresas e profissionais que buscam se manter na vanguarda do cenário logístico brasileiro.

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A Logística dos bastidores da Fórmula 1 revelada por Francisco Mattos

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Na adrenalina das pistas da Fórmula 1 existe um mundo de logística meticulosamente orquestrado, movendo-se tão rapidamente quanto os próprios carros de corrida. Francisco Mattos, Diretor-executivo da Fórmula 1 São Paulo, trará aInterlog Summit uma visão sem precedentes sobre os bastidores do Grande Prêmio Brasil de Fórmula 1, uma corrida que captura a atenção global.

O evento ocorre durante a 28ª Intermodal South America, de 5 a 7 de março de 2024, no São Paulo Expo. O Interlog Summit é composto da XXVII Conferência Nacional de Logística Abralog, e o 2º Congresso Intermodal. O Interlog Summit deste ano foi dividido em quatro trilhas: “Estratégia, Gestão e Operações”, “Tecnologia, Inovação e Intralogística”, “Transporte Intermodal” e “Mercado & Comex”.

A palestra de Mattos será no dia 5/3, às 17hs. Veja aqui a programação do evento.

Francisco Mattos mergulha nos principais desafios logísticos enfrentados na organização de um evento de proporções monumentais, como o Grande Prêmio de Fórmula 1. Com uma janela de operação estreita, situada entre eventos em outros países nos finais de semana anteriores e posteriores, a logística requer uma eficiência sem falhas, desde o planejamento estratégico até a execução precisa.

A influência da logística no sucesso das corridas de Fórmula 1 é inegável. Mattos enfatiza que a operação logística é a espinha dorsal que sustenta cada aspecto do evento. Sem um funcionamento impecável dessa engrenagem complexa, os carros não chegam às pistas, os pneus não são montados, o combustível não abastece – em suma, o espetáculo não acontece.

O Grande Prêmio Brasil de Fórmula 1 não é exceção a essa regra. Aqui no Brasil, o transporte de equipamentos e suprimentos para a corrida é uma operação monumental. Oito aviões de carga pousam na semana da corrida, trazendo consigo o material necessário para a competição. Além disso, antes da chegada dos aviões, uma quantidade significativa de carga marítima é despachada, com cerca de 100 contêineres chegando ao local do evento.

O transporte e a distribuição de equipamentos, peças de reposição e combustível para as equipes ao redor do mundo são um verdadeiro balé logístico. Em terras europeias, onde as corridas se sucedem em distâncias menores durante o verão, uma frota impressionante de caminhões e vans desempenha papel fundamental. Porém, quando a Fórmula 1 atravessa continentes, a logística assume uma natureza multimodal complexa, envolvendo o transporte aéreo e marítimo, além do terrestre, para garantir que tudo chegue ao destino no momento certo.

Os números impressionam: cerca de 1.200 toneladas de equipamentos, que percorrem aproximadamente 75.000km ao redor do globo a cada temporada. Esse colossal volume inclui desde os equipamentos das equipes até materiais de transmissão de TV e estruturas de hospitalidade. Equipes como a Mercedes contam com uma frota de 27 caminhões para transportar seus equipamentos e motorhomes, enquanto aviões de carga e navios carregados de containers têm grande importância no abastecimento de eventos fora da Europa, como o Grande Prêmio Brasil de Fórmula 1.

A palestra de Francisco Mattos vai oferecer a perspectiva logística por trás da Fórmula 1, revelando os bastidores de uma operação tão veloz e eficiente quanto os carros que deslizam pelas pistas de corrida.

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Adidas e DHL: case inovador de colaboração e integração na XXVII CNL

CNL vai apresentar líderes importantes da logística nacional

O que é a XXVII Conferência Nacional de Logística

A Conferência Nacional de Logística (CNL) é um evento anual que reúne profissionais, especialistas e líderes do setor de logística para discutir as últimas tendências, desafios e inovações na área. A conferência ocorre em meio à Intermodal South America, maior exposição de transporte, logística e comércio exterior das Américas, e segunda mais importante do mundo.

Com foco que abrange desde cadeias de suprimentos globais até soluções tecnológicas de ponta, como a Inteligência Artificial, a CNL proporciona ambiente para networking, aprendizado e troca de ideias.

O evento é uma referência para as empresas e profissionais do setor logístico, abordando as necessidades e tendências que moldam o cenário logístico brasileiro.

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Adidas e DHL: case inovador de colaboração e integração no Interlog Summit

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Durante o Interlog Summit, um dos destaques será a palestra “Um Case Inovador em Colaboração e Integração”, a ser ministrada por André Biancardini, Diretor-sênior de Supply Chain da Adidas, e Gabriela Guimarães, Vice-presidente de Desenvolvimento de Negócios da DHL Supply Chain. O Summit reúne a Conferência Nacional de Logística Abralog, e o Congresso Intermodal, cujas apresentações ocorrem durante a 28ª Intermodal, de 5 a 7 de março, no São Paulo Expo, na capital paulista. A palestra da Adidas e DHL ocorre no dia 6/3, às 16h30. Veja aqui a programação do evento.

Ao abordar os desafios enfrentados pela Adidas e pela DHL para implementar essa colaboração e integração inovadora em suas cadeias de suprimentos, Gabriela Guimarães destaca a importância do foco em excelência operacional e engajamento das equipes. “Manter pessoas engajadas para alcançar resultados excepcionais em um ambiente de mudança não é simples, mas posso dizer que estamos alcançando os objetivos.”

A parceria entre a Adidas e a DHL não apenas visa otimizar processos e reduzir custos, mas também busca aprimorar a eficiência operacional em toda a cadeia de suprimentos. Gabriela menciona que: “além do desenho de uma operação mais moderna, estamos buscando as sinergias máximas dentro do portfólio da DHL, o que vem de encontro ao desejo da Adidas em aumentar a velocidade e conquistar melhores níveis de serviço.”

Sobre as lições aprendidas que podem ser compartilhadas a partir deste case inovador de colaboração, Gabriela destaca a importância de aproveitar o melhor de ambas as empresas. Ela explica que: “a Adidas desenvolveu ferramentas de execução e algoritmos operacionais que usamos na nova operação. Além disso, estamos reduzindo operações full dedicadas e nos concentrando em operações com sinergias potenciais. Nesse novo campus, temos operações de medicamentos e consumo, onde potencializamos a sinergia de recursos, uma vez que a concentração de volume de cada uma delas é distinta.”

A palestra promete fornecer uma visão abrangente sobre como a colaboração e a integração podem impulsionar o sucesso em empresas multinacionais de grande porte como a Adidas e a DHL, oferecendo ensinamentos valiosos que podem ser aplicados em diversos setores e contextos logísticos.

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CEO da Fazenda SJ Margarida mostra os desafios da Logística no agronegócio brasileiro

CNL vai apresentar líderes importantes da logística nacional

 

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Comitê da Cadeia do Frio explora avanços de IoT no controle de temperatura

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O Comitê da Cadeia do Frio da Abralog realizou sua reunião de fevereiro nesta quinta-feira, 22 de fevereiro, com o tema “Tecnologias IoT na Cadeia do Frio: Rastreamento e Monitoramento de Temperatura”, apresentado por Diego von Brixen Montzel Trindade, diretor de Marketing e executivo responsável da Unidade de Negócios ThermoSense para a cadeia do frio da AYGA.

Durante sua exposição, Trindade abordou os desafios comuns enfrentados na cadeia do frio e na logística farmacêutica, destacando a importância de garantir a integridade dos produtos, a conformidade com regulamentos rigorosos e a eficiência operacional.

Segundo ele, as tecnologias IoT emergem como uma solução multifacetada para enfrentar desafios como:

Monitoramento Contínuo: as soluções IoT possibilitam o monitoramento constante da temperatura e umidade, fundamentais para preservar a qualidade de produtos farmacêuticos e alimentares.

Conformidade Regulatória: com relatórios detalhados e trilhas de auditoria, as tecnologias IoT simplificam a conformidade com os regulamentos da indústria.

Otimização de Processos: Por meio de dados precisos e em tempo real, as soluções IoT ajudam a otimizar as operações logísticas, reduzindo desperdícios e melhorando a eficiência.

Flexibilidade e Escalabilidade: a tecnologia IoT oferece flexibilidade para se adaptar a diferentes requisitos de carga e escalabilidade para atender às demandas em mudança.

Diego Trindade também enfatizou a facilidade de instalação e uso das tecnologias IoT da AYGA, que apresentam uma plataforma intuitiva e altamente segura. “Estas tecnologias permitem uma gestão eficiente por meio de trilhas de auditoria, relatórios detalhados e alarmes personalizados. Os dispositivos se destacam por sua compactação, longa duração de bateria e capacidades multifuncionais, incluindo medição de temperatura e umidade, além de rastreamento da carga e embalagens térmicas”, afirmou.

O executivo detalhou soluções específicas de IoT para a cadeia do frio, destacando a rapidez e facilidade de implantação. O dispositivo de rastreamento e monitoramento de temperatura da série WACS da AYGA Tecnologia foi apresentado como exemplo prático. Além disso, explorou-se a plataforma IoT dots da AYGA, demonstrando funcionalidades como configuração de pontos de interesse, relatórios detalhados e alarmes personalizáveis.

Os dispositivos WACS são compactos, com baterias de longa duração, oferecendo rastreamento e monitoramento sem a necessidade de conexão com a bateria do veículo ou redes locais. Essa funcionalidade é ideal para embalagens individuais em cargas ou para instalação em armazéns refrigerados. A plataforma IoT dots exemplifica a eficiência de uma solução IoT integrada, proporcionando uma ampla gama de visualizações e relatórios para uma gestão otimizada da cadeia do frio.

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Evolução intralogística mostra tendência para cross docking

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Durante a reunião do Comitê de Intralogística da Abralog, realizada nesta terça (27.2.2024), Murilo Almeida, fundador e CEO da Quebec Consulting, trouxe uma perspectiva sobre a evolução dos processos e operações intralogísticas ao longo das últimas décadas. Com base em suas experiências e projetos executados, Almeida delineou as transformações marcantes que moldaram o panorama da logística desde 1995 até os dias atuais.

Olhando para o futuro, Almeida destacou várias tendências emergentes, incluindo a crescente adoção de modelos de cross docking, o foco na redução de estoques e a busca por equipamentos e processos mais rápidos e precisos. Além disso, a viabilidade econômica de sistemas e equipamentos automatizados está se tornando cada vez mais atraente, abrindo caminho para uma maior automação nos setores intralogísticos.

As mudanças

Uma das observações destacadas por Almeida foi a mudança no foco da indústria ao longo do tempo. Inicialmente, entre 1995 e 2005, predominava um interesse majoritário em estruturas de layout estático, representando 80% dos projetos. Contudo, essa tendência evoluiu gradualmente para uma maior preocupação com os layouts de distribuição, culminando em uma significativa adoção de layouts híbridos, caracterizados por alta seletividade, de 2005 a 2015. Notavelmente, de 2015 a 2024, houve uma redução substancial na demanda por layouts estáticos, enquanto os projetos focados em distribuição aumentaram, refletindo a necessidade crescente da indústria em fracionar seus produtos para atender mercados diversificados.

No que diz respeito aos processos intralogísticos, Almeida ressaltou uma mudança progressiva em direção a uma abordagem mais intermediária, especialmente na indústria, onde a ênfase se deslocou dos processos básicos de entrada e saída para atividades mais complexas, como controle de lotes e movimentação. De 2015 a 2024, mais da metade dos projetos industriais estavam centrados em processos intermediários, indicando uma evolução contínua nesse aspecto.

Almeida também abordou a evolução dos equipamentos intralogísticos, observando uma transição de equipamentos de baixa complexidade para projetos mais sofisticados, como automação e robotização, principalmente na indústria. Embora o setor de distribuição tenha mostrado uma menor adoção de equipamentos de alta complexidade, houve uma redução na utilização de equipamentos de baixa complexidade, sugerindo uma abordagem mais conservadora.

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Setor transportador tem saldo positivo de postos de trabalho em 2023, destaca CNT

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O setor transportador criou, em 2023, 86.640 postos de trabalho – 3.639 vagas a mais do que em 2022 e 5.893 a mais do que em 2021. No entanto, dezembro registrou um saldo negativo de 20.067 postos de trabalho, com impacto especialmente sentido nos segmentos rodoviário de cargas e rodoviário urbano de passageiros. Os detalhes estão na nova edição do Boletim de Conjuntura Econômica da CNT, divulgada nesta segunda-feira, 19.2.2024.

Os dados por segmento revelam cenários diversos: o rodoviário de cargas acumulou 59.831 postos gerados no ano, enquanto o rodoviário urbano de passageiros apresentou saldo negativo. Por outro lado, o segmento aéreo de passageiros e o aquaviário geraram empregos de forma consistente ao longo do ano, contribuindo para a dinâmica global do setor. É relevante notar que o metroferroviário de passageiros foi o único segmento com saldo acumulado negativo em 2023, apesar de apresentar um saldo positivo em dezembro.

Cenário macroeconômico

O volume de serviços de transporte, conforme medido pela Pesquisa Mensal de Serviços (PMS/IBGE), demonstrou um crescimento de 1,3% em dezembro de 2023, acumulando uma alta de 1,5% ao longo do ano. Embora este crescimento represente uma desaceleração em comparação com o ano anterior, o setor ainda se encontra 17,2% acima do período pré-pandemia, superando o índice geral da PMS.

No âmbito macroeconômico, o Índice de Atividade Econômica do Banco Central (IBC-Br) aponta para um cenário de estabilidade, com um aumento de 0,82% em dezembro. Esse índice reflete um crescimento acumulado em 2023 para a atividade econômica de 2,45%, indicando uma recuperação gradual da economia. As expectativas de crescimento do PIB para os próximos anos são otimistas, conforme indicado pelo Relatório Focus/BCB de fevereiro de 2024.

Desafios setoriais

No que diz respeito à inflação, o índice geral de preços (IPCA) apresentou um aumento moderado em janeiro, acumulando uma alta de 4,51% nos últimos 12 meses. O grupo de transporte registrou uma queda de 0,65% no mês, influenciado pela redução de preços em itens como passagens aéreas, óleo diesel e tarifas de ônibus urbano.

Entretanto, os desafios persistem, especialmente no que diz respeito aos aumentos nos preços dos combustíveis e tarifas de pedágio, que acumulam altas expressivas em 12 meses. As recentes mudanças na tributação e regulação desses itens sugerem um cenário de pressão inflacionária nos próximos meses, exigindo cautela e planejamento por parte das empresas do setor.

Foto: chandlervid85 no Freepik

 

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Comitê de RH discute impulsionar a criatividade para a inovação nas empresas

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A primeira reunião do ano do Comitê de Recursos Humanos da Abralog realizada nesta quarta-feira, 21 de fevereiro, teve como convidados Eduardo Iha, consultor de Inovação, e Milena Pacheco, gerente de soluções, ambos da Tack & TMI.

Durante sua intervenção, Eduardo Iha enfatizou a crescente importância da inovação em um mundo cada vez mais pautado pelo conhecimento. Ele destacou o papel da criatividade como uma ferramenta essencial para que as organizações e indivíduos possam assimilar novos conhecimentos sem temer o futuro. Iha ressaltou que, embora os conceitos de criatividade e inovação frequentemente se entrelacem, ambos desempenham papéis distintos. Enquanto a criatividade se concentra na geração de novas ideias e na capacidade de ver as coisas de maneira diferente, a inovação consiste na implementação dessas ideias de forma organizada e metodológica.

Seguindo essa linha de raciocínio, Milena Pacheco compartilhou sua perspectiva, destacando a importância da criatividade como um dos principais soft skills exigidos pelo mercado atual. Ela enfatizou que, apesar dos avanços tecnológicos, a parte humana e os soft skills continuarão sendo fundamentais. Milena salientou que promover um ambiente que estimule a criatividade não se resume a inventar algo revolucionário, mas sim a buscar constantemente maneiras de melhorar os processos existentes e incentivar pausas para reflexão sobre alternativas.

Diante desse cenário, surge o desafio de desenvolver e fomentar a criatividade dentro das organizações. Milena provocou os presentes a refletirem sobre como podem contribuir para esse desenvolvimento, destacando que todos, independentemente da área de atuação, têm um papel crucial nesse processo.

A reunião do Comitê de Recursos Humanos da Abralog evidenciou a importância de promover uma cultura organizacional que valorize e estimule a criatividade como um catalisador essencial para a inovação e o progresso contínuo das empresas no mercado atual.

Também participaram do encontro: Elvis Camilo, Marcos Tibiriçá e Mauro Cardoso (Coordenadores do Comitê de RH); Anderson Gomide, André Luiz Veronezze Pereira, Anna Amélia Cunha, Denivaldo Gomes Mamedes, Marcelo Telles Benvegnu, Renato Bressan Zangrossi, Ricardo Cortes e Willerson Andrade (Gi Group); André Oliveira (Prime Cargo); Débora Fernandes (Grupo TPC); Fernanda Dayan (Ekantika consultoria); Fernanda Moreno da Silva (G2L); Kelly Mariana P. Ferreira (Leroy Merlin); Mauro Henrique Pereira (BX Log); Paula Bastos e Rogério Rodrigues (Martin Brower); Ronaldo Donizeti de Oliveira (Imediato Nexway); Sergio Maia (Meta Logística); Sheila Silva (JW Serviços); Tadeu Vieira de Matos (Fadel); e Wander Freitas (Yamalog).

Fotos: Divulgação

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Inovação e sustentabilidade: tendências para o setor logístico

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Por Marcus Voloch*
Marcus Voloch, Vice-Presidente de Navegação da Log-In Logística Intermodal

Segundo dados da Abdib (Associação Brasileira da Infraestrutura e Indústrias de Base), 124 bilhões de reais é a projeção de investimentos que o setor privado deve realizar em transporte e logística entre 2022 e 2026. Muito além dos aportes para desenvolver ferrovias, rodovias e portos, uma grande tendência é a principal aposta para 2024: a inovação.

Nesse cenário, a democratização do acesso ao transporte por cabotagem é uma das inovações que o setor logístico poderá perceber em breve. Isso porque, atualmente, aqueles que utilizam o transporte por cabotagem são, principalmente, grandes empresas. Mas imagine ter o serviço na palma da mão, seja para cargas cheias ou fracionadas, de uma forma tão simples como comprar uma passagem aérea. Esse será um dos focos do setor de agora em diante: levar o transporte por cabotagem também para pequenas e médias indústrias, empresas e comerciantes, ampliando a competitividade e alcance de mercado para esses clientes. Simplicidade, segurança, economia e sustentabilidade são os pilares da iniciativa.

Há outros campos para inovar dentro do setor, como a digitalização de documentos, uso de Machine Learning para precificação, automatização para aplicações em tempo real e uso da Inteligência Artificial para substituir tarefas operacionais. Com isso, além de maior competitividade, o setor também ganha maior produtividade e multiplica exponencialmente sua capacidade de operação.

Transformação tecnológica

Ainda em meio às iniciativas de inovação, visibilidade em tempo real é assunto obrigatório. Dentre as possibilidades em desenvolvimento, uma das tecnologias utilizada é o uso de sensores nos contêineres, que além de indicarem a posição em tempo real, emitem alertas em caso de violação do contêiner. Já a rastreabilidade em tempo real permite indicar se as cargas chegarão dentro do horário previsto ou se estão atrasadas e qual a nova agenda de entrega.

Outro projeto, já implantado no setor, é um sistema baseado em Machine Learning, para previsibilidade da queda de carga, como foco em minimizar a ocorrência de “no-show” no transporte. Com base em diversas análises, o sistema prevê, com alguns dias de antecedência, qual a probabilidade de cargas não chegarem aos portos, proporcionando tempo para que o time comercial possa conseguir outras cargas, maximizando a ocupação dos navios.

Também baseado em Machine Learning e já em operação, a startup I4Sea desenvolveu uma plataforma de “inteligência climática”, com foco na tomada de decisão quanto às condições climáticas, que podem impactar condições operacionais de terminais portuários e trajetos navegáveis. A plataforma produz insights para prever com antecedência se, por exemplo, um navio deve ou não acelerar sua viagem a fim de evitar problemas nos portos e garantir mais eficiência com relação a queima de combustível, diminuindo as emissões e gerando um impacto econômico significativo.

Além da inovação

Além dos investimentos em inovação, 2024 ainda trará o fomento à agenda ESG, com as empresas cada vez mais comprometidas com a questão ambiental. Nesse cenário, a cabotagem ganha força, já que o transporte multimodal por cabotagem contribui para a redução das emissões de carbono. Para se ter uma ideia, o modal pode reduzir as emissões de CO2 em até 80% a depender do trecho, de acordo com dados do Relatório de Sustentabilidade da Log-In.

Com o mesmo objetivo, os combustíveis renováveis também são uma aposta. O Brasil, por exemplo, já começou a trabalhar com um combustível pioneiro que usa 24% de óleo reciclado, uma alternativa de curto prazo enquanto não há uma migração para combustíveis 100% verdes, como o metanol verde ou amônia – essa última, ainda a alguns anos de distância.

Em se tratando da agenda ESG, a diversidade e a inclusão também seguem com destaque nas empresas do setor logístico. Antes um mercado predominantemente masculino, agora há cada vez mais mulheres, tanto a bordo, quanto nos cargos de gestão.

Superando os desafios

Embora os investimentos em inovação e a expansão da agenda ESG sejam a principal aposta para o crescimento neste ano, o setor ainda esbarra em alguns desafios, principalmente do ponto de vista de infraestrutura.

Com a BR do Mar, programa de estímulo ao transporte por cabotagem sancionado pelo Governo Federal, estima-se que haverá um importante aumento na frota empregada na cabotagem, assim como novos players e consequente aumento na demanda pelo serviço. Com isso, é fundamental que haja uma melhora na infraestrutura portuária, com melhoria dos acessos, maior produtividade e profundidade dos portos, de forma a suportar esse aumento da demanda e o crescente tamanho dos navios.

Um ponto extremamente importante na agenda para 2024 é a formação de marítimos brasileiros. Com o crescente número de empregados na cabotagem, associado ao aumento sensível do mercado de óleo e gás e das embarcações de offshore, já é sentida a falta de mão de obra especializada, demandando maior capacidade de formação e especialização de tripulantes pela Marinha. Do contrário, haverá um forte impeditivo para o crescimento no número de embarcações de bandeira brasileira, com o estrangulamento do setor nos próximos anos.

Finalmente, as mudanças climáticas trouxeram impactos importantes ao setor, com o agravamento da seca dos rios da região Norte do Brasil: o Amazonas e seus afluentes. Embora sejam sazonais, essas variações dos níveis dos rios vêm se agravando ao longo dos anos. Em 2023, entre setembro e novembro, os níveis do Amazonas e seus afluentes ficaram tão baixos que obrigaram a suspensão do tráfego de navios na região, prejudicando diretamente a chegada de produtos de primeira necessidade às populações de Manaus e adjacências, assim como impediram o escoamento da produção da Zona Franca de Manaus. Essa é uma questão grave que demanda atenção imediata, tanto em relação a buscar alternativas para que o transporte não seja suspenso, como executar iniciativas de dragagem, de sinalização e de segurança na navegação, a fim de melhorar a navegabilidade fluvial.

Diante desse panorama, a logística nacional enfrenta uma encruzilhada que exige abordagens inovadoras e estratégias resilientes. Se, por um lado, a inovação e a agenda ESG apontam para um futuro promissor, por outro, as adversidades climáticas e as demandas de infraestrutura destacam a necessidade urgente de investimentos em soluções. Superando esses obstáculos com novas tecnologias e maior eficiência operacional, o setor de transporte e logística seguirá próspero em um cenário cada vez mais dinâmico.

*Marcus Voloch é Vice-Presidente de Navegação da Log-In Logística Intermodal, empresa de soluções logísticas, movimentação portuária e navegação de Cabotagem e Mercosul.

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O escritório de advocacia Dessimoni e Blanco Advogados (DBA), associado da Abralog, realiza webinar sobre o futuro dos tributos e a importância da nova Reforma Tributária, no dia 22 de fevereiro, às 17 horas.

Com apresentação de Allexandre Bighetti Assis Bighetti, Coordenador da área de Consultoria Tributária, e Pedro Rezek, Advogado Consultivo Tributário, ambos da DBA, o evento promete uma discussão esclarecedora sobre o cenário tributário atual.

Para se inscrever, acesse: https://lnkd.in/deby7QTR

#evento #webinar #reformatributaria

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“Nunca me preocupei com o legado. Eu gosto do aqui e agora”

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A Associação Brasileira de Logística, a Abralog, lamenta a morte de Abílio Diniz, o mais importante empresário brasileiro do varejo. “Um ícone, gigante, revolucionou o varejo, lider nato e que deixa enorme inspiração e exemplos empresariais e de vida. Viveu o seu tempo e compreendeu o Brasil como poucos”, disse o presidente da entidade, Pedro Moreira.

Em uma de suas últimas aparições no programa que comandava na CNN, ao responder pergunta sobre qual era o seu legado, afirmou:

“Eu nunca me preocupei com o legado. Eu gosto do aqui e agora. Pensar no que eu vou deixar? Eu não vou ver, nem nada. Eu quero saber o que estou dando agora. A minha preocupação sempre foi a de buscar, em vida, ser uma pessoa feliz, que pratica o bem e que compartilha conhecimento.”

O jornalista Ralphe Manzoni, co-fundador do portal Neofeed, traçou com maestria a trajetória de Diniz. Em texto no dia da morte do empresário, mostra o cenário em que o empresário ergueu o Pão de Açúcar, e depois, quando fora dele, tratou de reinventar-se, voltando ao varejo por meio do Carrefour. Veja toda a matéria.

Abílilo Diniz era professor da Fundação Getúlio Vargas, em São Paulo, onde ministrava um curso sobre liderança e gestão. Desde 2022, comandava o programa “Caminhos”, na CNN Brasil. Foi nele que deu uma de suas últimas entrevistas.

“Conheci o Abílio como concorrente. Trabalhamos 12 anos juntos”

Relato de Hugo Bethlem, presidente do Capitalismo Consciente Brasil, e membro do Conselho ESG Abralog, sobre Abílio Diniz, com quem trabalhou durante 12 anos.

“Estava ontem à noite (18/2/2024) no aeroporto de Londres para embarcar de volta para casa, depois de duas semanas de férias com o meu filho caçula. De repente começo a receber inúmeros WhatsApp sobre o Abílio Diniz estar internado no Hospital Albert Einsten em estado grave por uma pneumonia.

Comecei a buscar mais informações e embarquei, rezando pela sua pronta melhora e recuperação. Faltando duas horas para pousar, me conectei ao Wi-Fi e fiquei em choque com a notícia, que não queria acreditar que fosse verdade: Abílio Diniz havia falecido.

Que perda irreparável para a família, amigos, colaboradores, varejo e Brasil. Sim ele era uma pessoa do bem, sempre quis fazer a coisa certa, um pai e marido afetuoso, também uma relação especial com seus netos e bisnetos.

Um líder inigualável com sabedoria que conduzia seus negócios de forma firme, mas tenra. Um cidadão brasileiro que amava o Brasil e trabalhou muito por ele em qualquer regime ou governo. Um torcedor fanático pelo São Paulo, que na conquista do tricampeonato mundial em 2005, carinhosamente emprestou a medalha que recebeu para que eu levasse para casa e colocasse no pescoço do Frederico, esse meu caçula com quem estava viajando agora.

Conheci o Abílio como concorrente, na época eu era CFO do Carrefour e ele Presidente do Grupo Pão de Açúcar. Era alguém inatingível, até que em 2001 ele me entrevistou para ser Diretor no GPA e foram 12 anos intensos. A admiração só cresceu, ao ver que ele era uma pessoa amável e amiga. Me estendeu a mão profissionalmente, e aprendi que não existe meio-grato. Ou você é grato ou ingrato e sempre fui e serei, muito grato ao Abílio.

Me despertou o amor pelo esporte e me incentivou a fazer o RAAM em 2010. Convivemos na mesma sala compartilhada por 12 anos, fizemos muitas viagens a trabalho juntos e estávamos próximos em momentos particulares, como meu aniversário de 50 anos e o velório do meu sogro.

Deixei o GPA por decisão própria em setembro de 2012, nunca mais trabalhamos juntos, mas a admiração e gratidão sempre permaneceram vivas. Durante a pandemia fui desafiado por uma amiga a escrever um livro. Decidi que seria – A estratégia do varejo sob a ótica do Capitalismo Consciente — e claro convidei o Abílio a escrever o prefácio, que o fez de maneira carinhosa.

Tive o privilégio de dar uma aula em seu curso de liderança na FGV e agradeço a Deus pela oportunidade de tê-lo conhecido, trabalhado e chamado de amigo. O legado de Abílio, que tantas vidas impactou, vai persistir. Sucesso não é fama e grana, mas como impactamos a vida das pessoas”.

Foto: Divulgação

Abralog faz bem para sua logística.

CEO da Fazenda SJ Margarida mostra os desafios da logística no agronegócio

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A palestra “Gargalos na logística do agronegócio brasileiro: ações com vistas ao fomento de infraestrutura de armazenagem” é um dos destaques do Interlog Summit, que será ministrada por Luiza Mendes Gonçalves Fatorelli, CEO da Fazenda SJ Margarida. O evento é composto pela XXVII Conferência Nacional de Logística, e pelo 2º Congresso Intermodal. A executiva mostrará os desafios enfrentados pela logística no agronegócio brasileiro e as soluções inovadoras em andamento O evento ocorre no São Paulo Expo, durante a 28ª Intermodal, de 5 a 7 de março, na capital paulista. Veja aqui a programação do evento.

Durante o Interlog Summit, um dos destaques será a palestra “Um Case Inovador em Colaboração e Integração”, a ser ministrada por André Biancardini, Diretor-sênior de Supply Chain da Adidas, e Gabriela Guimarães, Vice-presidente de Desenvolvimento de Negócios da DHL Supply Chain. O Summit reúne a Conferência Nacional de Logística Abralog, e o Congresso Intermodal, cujas apresentações ocorrem durante a 28ª Intermodal, de 5 a 7 de março, no São Paulo Expo, na capital paulista. A palestra da Adidas e DHL ocorre no dia 6/3, às 16h30.

Abaixo, destacamos pontos fundamentais que serão abordados por Luiza em sua apresentação.

Desafios na infraestrutura de armazenagem

O crescimento vertiginoso na produção de grãos contrasta com um ritmo mais lento na expansão da capacidade estática de armazenagem no Brasil. Este descompasso resultou em um déficit significativo de armazenamento, afetando toda a cadeia produtiva. A ausência de estrutura adequada não só gera atrasos e perdas na colheita, mas também sobrecarrega o sistema de transporte, congestiona os portos e impacta os preços dos produtos.

Medidas estratégicas adotadas

Diante das projeções de aumento na produção e área plantada, a Fazenda SJ Margarida está liderando iniciativas inovadoras para enfrentar o déficit de armazenagem. Investimentos em estruturas de armazenamento “on-farm” destacam-se como uma solução promissora. Essa abordagem, comum em grandes competidores do agronegócio global, oferece maior eficiência e flexibilidade. A Fazenda SJ Margarida está expandindo essa prática, reconhecendo seu potencial para atender às demandas crescentes do setor.

Conscientização e formulação de políticas públicas

A conscientização sobre o déficit de armazenagem é fundamental para orientar políticas públicas e gestões eficientes. Estudos de viabilidade econômica, como os conduzidos pela Fazenda SJ Margarida, fornecem dados cruciais para direcionar investimentos e incentivos governamentais. Linhas de crédito específicas para construção de armazéns, focadas em áreas produtivas e de maior demanda, são essenciais para estimular o crescimento do setor. Além disso, a adaptação dos recursos de acordo com o ciclo de preços das commodities pode garantir a viabilidade contínua desses projetos.

Ao destacar a importância da conscientização e do planejamento estratégico, Luiza Fatorelli aponta um caminho promissor para o futuro do setor, onde a colaboração entre empresas, governo e sociedade é essencial para garantir um sistema logístico robusto e eficiente.

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CNL vai apresentar líderes importantes da logística nacional

O que é a XXVII Conferência Nacional de Logística

A Conferência Nacional de Logística (CNL) é um evento anual que reúne profissionais, especialistas e líderes do setor de logística para discutir as últimas tendências, desafios e inovações na área. A conferência ocorre em meio à Intermodal South America, maior exposição de transporte, logística e comércio exterior das Américas, e segunda mais importante do mundo.

Com foco que abrange desde cadeias de suprimentos globais até soluções tecnológicas de ponta, como a Inteligência Artificial, a CNL proporciona ambiente para networking, aprendizado e troca de ideias.

O evento é uma referência para as empresas e profissionais do setor logístico, abordando as necessidades e tendências que moldam o cenário logístico brasileiro.

Clique aqui para ver toda a programação.

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Foto: Divulgação

Abralog faz bem para sua logística.

Netlogistik, tecnologia e sustentabilidade na cadeia de suprimentos

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A Netlogistik, nova associada da Abralog, é uma companhia de tecnologia que oferece serviços para empresas da cadeia de suprimentos, com soluções para aumentar a produtividade e as vendas, digitalizando processos de armazenagem, transporte, abastecimento e varejo.

A empresa foi criada no México no ano 2000, com o objetivo de fornecer tecnologia e inovação para supply chain. Com mais de 23 anos de história, hoje já possui mais de 400 consultores e escritórios no México, Colômbia, Brasil, Peru, Argentina, Estados Unidos e Espanha.

“Iniciamos nossa operação no Brasil em 2023 por meio de parcerias e agora, em 2024, estamos solidificando essa expansão com a criação de nosso escritório local”, Sergio Tonello – Managing Partner Brasil da Netlogistik.

Na entrevista a seguir, Tonello revela os diferenciais da empresa, ações de ESG, desafios e perspectivas para o futuro.

Quais são os diferenciais da empresa?

Eu acredito que o nosso principal diferencial é sempre apoiar nossos parceiros de negócios somado com uma ampla experiência na implementação de sistemas logísticos, o profundo conhecimento do mercado latino-americano, a capacitação contínua dos nossos recursos e a proximidade e longevidade das relações com nossos clientes.

Por que veio para a Abralog?

A Abralog é uma referência no ecossistema da logística no Brasil, reunindo grandes empresas e especialistas do setor. Nosso compromisso é integrar e contribuir para o avanço da logística local, estabelecendo conexões duradouras e produtivas para todos os envolvidos. Esse networking é essencial para compartilhar experiências e impulsionar o crescimento de qualquer empresa que deseja se destacar nesse mercado, que é nosso objetivo.

Explique como as soluções da Netlogistik permitem o controle das operações de armazenamento, transporte, armazenamento e varejo.

Buscamos ser um aliado tecnológico em cadeia de suprimento de nossos clientes implementando as melhores práticas de cada negócio e utilizando soluções de hardware e software que se adaptem aos diferentes processos e níveis de complexidade nas diversas áreas incluindo demanda, armazenagem, transporte e omnicanalidade.

Quais são os desafios da cadeia de suprimentos e como a Netlogistik ajuda os clientes a enfrentá-los?

A complexidade e o dinamismo da cadeia de suprimentos forçam as empresas envolvidas a estarem sempre atentas às melhorias de processos e soluções sistêmicas. A parceria com nossos clientes envolve, em um primeiro momento, o processo de diagnosticar as necessidades e gerar um mapa tecnológico de suas operações. A continuidade desse modelo se dá com a utilização de metodologias ágeis de implementação de processos, hardware e sistemas logísticos. Nossos clientes contam também com seguimento, suporte e processo de análise com melhoria contínua após a implementação. Estes são alguns dos motivos que fazem com que nossos clientes se tornem parceiros de longa data.

Como é a parceria com a Blue Yonder?

A Netlogistik vem sendo eleita por vários anos, pela própria Blue Yonder como a melhor parceira na América Latina, reconhecendo nossa excelência e comprometimento na entrega de soluções eficientes e inovadoras. Nesses mais de 17 anos de parceria, desenvolvemos metodologias específicas para implementações Blue Yonder e investimos sempre para que todos nossos consultores obtenham as certificações. Essa sinergia criada entre as duas empresas durante esse tempo tem se fortalecido pelo objetivo comum de oferecer as melhores soluções mundiais de logística ao mercado Latino-americano. Juntamos a isso a estreita relação com a equipe Blue Yonder – Latam, especialmente com nosso parceiro e amigo Samuel Baccin e sua competente equipe.

O que a empresa espera ser ao final desta década?

A Netlogistik tem no seu DNA a busca por excelência em executar projetos de tecnologia logística satisfazendo seus clientes e, por consequência, expandindo sua reputação para novos mercados. Foi com essa visão que a abertura dos escritórios do México, Colômbia, Espanha, Argentina, Estados Unidos e agora do Brasil se concretizou. Nossa meta até 2030 é nos tornarmos uma das maiores empresas globais de implementação de soluções tecnológicas para a cadeia de suprimentos, contando sempre com parcerias sólidas como a que temos com a Blue Yonder, com a Honeywell, em soluções de voz, com a SVT Robotics na área de automação, entre outras. E essa meta inclui, certamente, o mercado brasileiro como já fazemos no restante da América Latina.

Como a empresa considera os pilares ESG?

O ESG é fundamental para manter nossa responsabilidade corporativa. A Netlogistik tem um projeto chamado ManosNet, que tem como principais objetivos impactar a governança corporativa e promover a participação dos colaboradores em atividades de responsabilidade ambiental e social. Esse programa tem quatro pilares principais: Ética e Governança Corporativa, Qualidade de Vida, Vinculação e Compromisso com a Comunidade e Cuidado com o Meio Ambiente. Algumas das iniciativas desse modelo incluem a doação de computadores a escolas carentes, apoio voluntário à preparação e distribuição de alimentos para familiares de pacientes em hospitais infantis no México, organização de eventos esportivos com a comunidade incentivando a doação de produtos de higiene, entre outras.

Gostaria de destacar também que ajudamos nossos clientes a reduzirem suas pegadas de carbono com a utilização inteligente de sistemas de transporte (TMS) e armazenagem (WMS). Um WMS eficiente pode otimizar o espaço de armazenamento, reduzir o consumo de combustível, minimizar o desperdício e facilitar práticas sustentáveis, como o uso de embalagens recicláveis e a consolidação de remessas. Já um TMS bem implementado pode reduzir a pegada de carbono ao otimizar rotas e cargas, reduzir o tempo ocioso dos veículos, minimizar o consumo de combustível, escolher modos de transporte mais eficientes em termos ambientais, entre outras ações.

Temos orgulho de já sermos premiados e reconhecidos em outros países como uma empresa que aplica a responsabilidade social em tudo que faz, e vamos nos preparar para trazer esse aspecto para nossa operação no Brasil também.

Foto: Divulgação

Abralog faz bem para sua logística.

Núcleo faz 3ª reunião em Miami

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A brasileira Bruna Pizzutti Megna migrou com os pais para os Estados Unidos, quando era muito jovem, queria ser médica. Voltou para o Brasil, passou no vestibular, como também desejava a família, mas desistiu e disse a eles que havia sido reprovada. Tinha em mente frase de uma professora nos tempos da High School, que havia encorajado a jovem a buscar carreira no campo das relações internacionais. “Você tem perfil internacional”, disse a mestra.

Na sexta-feira 16 de fevereiro de 2024, em Miami, Bruna, que ocupa o cargo de Government Affairs Advisor na nossa associada Fedex, nos Estados Unidos, reviveu sua carreira em depoimento que deu como convidada especial da terceira reunião do Núcleo Abralog Brasil-USA, em Miami, criado em setembro do ano passado como forma de alargar as fronteiras da associação, por meio de conexão com brasileiros que vivem e trabalham em logística nos Estados Unidos.

Bruna Pizzutti Megna, que tem experiência de 10 anos trabalhando no Departamento de Comércio dos EUA, promovendo oportunidades para empresas americanas no mercado brasileiro, ressaltou que as relações governamentais desempenham um papel crucial na construção de pontes entre empresas e órgãos governamentais, facilitando a interação e colaboração entre os setores público e privado.

Para ela, a área ainda tem muito espaço para crescimento no Brasil e muitas oportunidades podem ser exploradas para fortalecer as relações entre empresas e governos. Além disso, Bruna Pizzutti Megna mencionou que a proximidade com os governos e a possibilidade de influenciar políticas e regulamentações pode trazer benefícios significativos para as empresas, tanto em termos de facilitação de negócios quanto de criação de um ambiente mais propício ao investimento e crescimento econômico.

Bruna destacou a importância das relações governamentais como um componente essencial para o sucesso das empresas, e enfatizou que o Brasil pode se beneficiar ao desenvolver e fortalecer essa área, tanto em nível nacional quanto internacional, para promover um ambiente de negócios mais favorável e colaborativo.

Os objetivos do Núcleo

O presidente da Abralog, Pedro Moreira, destacou a importância do Núcleo Abralog Estados Unidos para promover a interação entre empresas e profissionais brasileiros que atuam nos Estados Unidos, bem como compartilhar conhecimento e trocar experiências entre os dois países. Ele mencionou que essa interação é crucial devido à presença significativa de brasileiros nos Estados Unidos, no México e no Canadá.

Ele também mencionou que o Núcleo Abralog Estados Unidos faz parte de um programa mais amplo que visa estabelecer conexões entre associações de logística em diferentes países, incluindo acordos com associações na Europa, como a Associação Francesa de Logística e a Associação Alemã de Logística. Essa colaboração internacional visa promover uma compreensão mais ampla das práticas e desafios logísticos em escala global.

Por fim, o presidente enfatizou que o Núcleo Abralog Estados Unidos está comprometido em promover a integração e o desenvolvimento profissional dos associados, criando um ambiente propício para o compartilhamento de ideias e a busca de soluções inovadoras para os desafios enfrentados pelas empresas brasileiras nos Estados Unidos e vice-versa.

A Abralog criou o Núcleo Brasil-USA em Miami, na Flórida, em 1º de setembro de 2023, com o objetivo de iniciar o processo de internacionalização da entidade. O Núcleo está instalado na sede de nossa associada Invent, no centro financeiro da cidade, na Baía de Biscayne.

Semana Brasil – EUA

A segunda parte da reunião, após a fala de Bruna Pizzutti Megna, iniciou discussões sobre uma provável ida de missão da Abralog para discussão de temas importantes, como Inteligência Artificial, e visitas a players logísticos de renome. Algo como uma Semana Brasil-EUA. A data-tentativa seria o mês de setembro próximo. A convidada Bruna Pizzutti Megna colocou-se à disposição para auxiliar na organização.

Participaram da reunião de ontem Bruno Piccioli e Rodolfo Giotto, da Pirelli (EUA); Cláudio Barbieri da Cunha, da Poli-USP; Augusto Ghiraldello, Igor Uliana e Pedro Moreira Filho, respectivamente COO, vice-presidente de Operações e head da empresa em Miami; Marcelo Lopes, Diretor de Supply Chain do Carrefour; Fernando Gasparini, Diretor-executivo de Supply Chain do Grupo Casas Bahia; Marlos Tavares, CEO da G2L; Samuel Baccin, Diretor para a América Latina da Blue Yonder; e Christian Telles, da Sync Commerce.

Fotos: Divulgação

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Comitê de RH discute a liderança na inovação

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No próximo dia 21 de fevereiro, às 9 horas, durante a reunião do Comitê de Recursos Humanos da Abralog, Eduardo Iha, consultor de Inovação; e Milena Pacheco, gerente de soluções, ambos da da Tack & TMI, abordarão o tema “Liderança na Inovação”.

A apresentação, que será realizada em formato de mesa-redonda, promoverá discussões sobre a diferença entre inovação e criatividade. Os especialistas mostrarão como as empresas podem distinguir seus esforços em inovação, bem como o papel fundamental da liderança nesse contexto.

“Existe uma grande diferença entre inovar e criar e se percebe hoje em dia, uma distinção de quando é o melhor momento de investir em Inovação e quando é o melhor momento de investir na criação”, aponta Milena Pacheco.

A temática é de extrema relevância diante dos desafios atuais enfrentados pelo setor de Recursos Humanos. Em um mundo dinâmico e incerto, a inovação e a criatividade são habilidades cada vez mais exigidas, inclusive no hall de competências organizacionais.

“A liderança inovadora é essencial para impulsionar o crescimento e a adaptação das empresas em um cenário de constantes mudanças tecnológicas e organizacionais”, destaca a gerente de soluções.

Líderes capazes de promover segurança psicológica e um ambiente de inteligência coletiva tendem a resultar em equipes mais motivadas, engajadas e criativas, fundamentais para navegar pelas transformações do mercado.

Durante a palestra, serão apresentados casos reais de clientes atendidos pela Tack & TMI, exemplificando a importância de uma liderança com foco na inovação. O evento é uma oportunidade para aprimorar conhecimentos e contribui para o desenvolvimento de uma cultura organizacional voltada para a inovação.

O evento é exclusivo para associados Abralog. Interessados em conhecer o trabalho do Comitê de RH podem se manifestar pelo email [email protected].

Fotos: Freepik

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Raízen premia Imediato Nexway como melhor operador logístico

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A Raízen, reconhecida no mundo todo por sua relevância em bioenergia, concedeu à Imediato Nexway o título de Melhor Operador Logístico de 2023, em seu Programa  Excelência Transmov. A Imediato Nexway, de Ribeirão Preto (SP), nossa associada e uma das melhores e maiores empresas do segmento, foi homenageada pelo seu desempenho e dedicação às ‘Rotas de Sucesso, Segurança em todos os Caminhos’, tema da premiação neste ano.

A Imediato Nexway também venceu o prêmio em 2021 e desde 2018 está entre as três primeiras colocadas. Beto Zampini, CEO da Imediato Nexway, disse que  “ganhar essa premiação é um marco, pois o Transmov é um evento extraordinário e que mostra a consistência e excelência de nossos serviços”.

Ele também considerou o reconhecimento da Imediato Nexway pela Raízen como um testemunho do compromisso da empresa em desenvolver operações logísticas de alto padrão, impulsionando a produtividade e a segurança em suas atividades.

Maturidade

Já o Diretor de Operações da Imediato Nexway, Heverson Galvão, afirmou que a empresa se destaca por suas estratégias operacionais sob medida, que maximizam os resultados de seus clientes e garantem eficiência em cada etapa do processo. “Este prêmio reconhece a maturidade de nossos processos e a excelência que mantemos no dia a dia”, afirmou.

Segundo o Diretor de Operações, o Transmov tem como propósito desenvolver as operações logísticas da Raízen, buscando principalmente o aumento de produtividade e segurança nas operações, a redução de custo, e melhores sistemas no modo de gestão. Os critérios de seleção e avaliação adotados pela Raízen destacam-se pela sua abrangência e rigor, explica Heverson Galvão.

“O desempenho de cada operação é minuciosamente avaliado, considerando indicadores operacionais, capacitação e aspectos relacionados à saúde, segurança e meio ambiente. A Imediato Nexway se destacou por sua disciplina na execução dos processos estabelecidos, além do foco nos resultados e no engajamento de todas as unidades”.

“A simplicidade aliada à compreensão das necessidades dos clientes é uma marca registrada da Imediato Nexway, que se adapta aos requisitos específicos sem perder sua essência. A empresa valoriza seu maior ativo: sua equipe, garantindo um ambiente de trabalho seguro e motivador”, completou.

Grande disputa

Nove operadores logísticos concorreram ao prêmio, que reconhece a excelência no transporte dentro da Raízen. A premiação reitera o compromisso da empresa em promover padrões elevados de desempenho e segurança em suas operações logísticas, enquanto reconhece e celebra parceiros como a Imediato Nexway, que compartilham desses valores e contribuem para o sucesso mútuo.

Foto: Divulgação

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