quinta-feira, 25/04/2024

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GOL assina contrato histórico e terá pela 1ª vez aviões cargueiros, para o Mercado Livre

A GOL Linhas Aéreas anunciou hoje a assinatura de um acordo histórico entre seu negócio de logística GOLLOG, que opera serviços de carga para 52 aeroportos e mais de 3.900 destinos no Brasil, e o Mercado Livre, que opera marketplaces para e-commerce e leilões online.

O contrato entre as empresas tem duração de 10 anos, prevê uma frota dedicada de cargueiros composta por seis Boeing 737-800 BCF (aviões convertidos a cargueiros) e deve iniciar as operações durante o 2º semestre de 2022. Existe também a opção de adicionar outras seis aeronaves de carga até 2025.

 O plano de frota da GOL é encerrar esse ano com 136 aeronaves, sendo 44 Boeing 737-MAX 8 e 92 Boeing 737-NG. A introdução das seis aeronaves de carga, sendo três neste ano e mais três até o terceiro trimestre de ano que vem, deverá proporcionar economias no processo de transformação da frota em aproximadamente R$25 milhões em 2022 e outros R$75 milhões em 2023.

Os aviões destinados à operação fazem parte da frota atual da GOL e passarão por um processo de conversão para cargueiros, sendo designados como 737-800 BCF (Boeing Converted Freighter), equipamentos inovadores em termos de carga e eficiência, com capacidade de 24 toneladas.

Finalizados, terão a cor e a logomarca do Mercado Livre. A GOL Aerotech, unidade de negócios da Companhia especializada em manutenção, reparos e revisões de aeronaves e componentes, a maior da América Latina, está em processo de certificação para executar integralmente as conversões das próximas aeronaves em seu centro de manutenção em Confins-MG.

Com as operações exclusivas para o Mercado Livre, a GOL espera gerar diretamente 100 novas vagas de trabalho e aproximadamente 90 posições indiretas.

O contrato da GOL com o Mercado Livre é parte do investimento da Companhia para atender as necessidades do crescente mercado brasileiro de e-commerce, que responde atualmente por mais de R$180 bilhões em receitas anuais, com gasto anual acima de R$12 bilhões em serviços logísticos.

 Com isso, a GOLLOG planeja expandir sua gama de serviços e aumentar em 80% a sua capacidade disponível em toneladas durante 2023 para gerar receita incremental adicional de aproximadamente R$100 milhões em 2022, e mais de R$1,0 bilhão nos próximos cinco anos.

“Nossa operação de cargas inaugura um novo capítulo empolgante para a GOL e a GOLLOG, ao integrar nossas sinergias de empresa aérea de menor custo da região com as necessidades do Mercado Livre, a maior plataforma de e-commerce da América Latina. Essa parceria traz alto valor agregado e ajudará a democratizar os serviços logísticos para todos os brasileiros. A GOL agradece ao Mercado Livre por ter escolhido a GOLLOG como parceira e pela confiança na eficiência, no padrão de qualidade e na agilidade dos nossos serviços logísticos no Brasil”, disse Paulo Kakinoff, Diretor-Presidente da GOL.

“A expansão da frota é vital para avançarmos com a missão do Mercado Livre de democratizar o comércio eletrônico, o que é ainda mais importante em um país de dimensões continentais como o Brasil. Com essa parceria, ampliaremos o número de voos diretos de São Paulo para as Regiões Norte e Nordeste, reduzindo o tempo de entrega em até 80%. O prazo de entrega para Manaus será de apenas um dia, em comparação com os atuais nove dias, enquanto para destinos no Nordeste esse prazo diminuirá de quatro para um dia. Outras capitais, como Goiânia e Cuiabá, passarão a receber suas encomendas no dia seguinte,” disse Fernando Yunes, vice-presidente sênior do Mercado Livre no Brasil. “Estamos muito otimistas em relação ao nosso acordo com a GOL, e vemos isso como fundamental no fortalecimento de nossa rota de crescimento no e-commerce e na nossa estratégia de expansão regional.”

Foto: Concepção gráfica do 737-800 BCF da GOL nas cores do Mercado Livre

Informações da GOL Linhas Aéreas

Former head da Lego Ventures abre os segredos de inovação por trás do reposicionamento da marca em evento no Brasil

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David Gram, cofundador e sócio do Diplomatic Rebels, e Former Head of Venturing da Lego Ventures, será um dos convidados da nossa associada Totvs no evento Universo Totvs, dia 15 de junho às 10 horas.  Ele vai apresentar palestra os segredos de inovação por trás do reposicionamento da marca Lego. 

“A percepção de tempo e futuro está cada vez mais rápida. Essa visão fica nítida quando observamos o tempo que leva para um produto ‘radicalmente novo’ se tornar uma mercadoria convencional no mercado. No caso da Lego, as novidades tecnológicas surgiram transformando o mercado de brinquedos. Por isso, incentivo as companhias a trabalharem de forma rápida, ágil e criarem inovações radicais”, destaca David Gram.

Cofundador e sócio da consultoria dinamarquesa Diplomatic Rebels, David Gram entrou na LEGO em 2010 e, após alguns anos, encabeçou a criação de um laboratório voltado para o desenvolvimento e lançamento de novos produtos-piloto inovadores e pela extensão do conceito de LEGO para o mundo digital.

Para a diretora de marketing da Totvs, Diana Rodrigues, a masterclass comandada por David vai trazer uma visão muito prática sobre inovação de negócios. “É enriquecedor observar que companhias gigantes e tradicionais, como a Lego, podem passar por transformações e reformulações para se reinventar, aumentar a produtividade e ainda incrementar seus negócios. A participação do David no Universo Totvs vai proporcionar uma série de ensinamentos e insights para que as empresas brasileiras enxerguem o investimento em inovação como um caminho promissor de crescimento”, afirma a diretora.

A Totvs já anunciou a participação de outros grandes nomes no evento, como Christopher Garman, diretor-executivo da Eurasia Group; Ivair Gontijo, autor do livro “A Caminho de Marte”, engenheiro de sistemas na NASA/JPL; Mayana Zatz, diretora do centro de estudos do Genoma Humano e células-tronco da USP; e Tulio de Oliveira, pesquisador brasileiro responsável por a variante Ômicron do Sars-CoV-2.

O Universo TOTVS acontece nos dias 14 e 15 de junho no Expo Center Norte, em São Paulo. Além de grandes nomes nacionais e internacionais, o maior evento de tecnologia e negócios do país também reúne especialistas e executivos da companhia para apresentar tendências, novidades e lançamentos do portfólio. Os ingressos estão à venda no site.

Universo TOTVS

Data: 14 e 15 de junho de 2022

Onde: Expo Center Norte, R. José Bernardo Pinto, 333 – São Paulo — SP

Inscrições e mais informações acesse

Log-In abre vagas para jovens no programa Aprendiz, voltado para mercado de soluções logísticas

A Log-In Logística Intermodal, empresa de soluções logísticas, movimentação portuária e navegação de cabotagem e longo curso, abriu inscrições para o programa Aprendiz 2022. Em sua terceira edição, o projeto conta com 17 vagas disponíveis, entre elas 10 para o Rio de Janeiro (RJ) e outras sete para os escritórios regionais. Com a iniciativa, a companhia pretende, além de oferecer a oportunidade de uma primeira experiência no mercado de trabalho, despertar o interesse dos jovens pelo mercado de soluções logísticas.

Neste ano, a empresa ampliou a idade permitida e passa a abranger jovens entre 14 e 22 anos. Além disso, com forte viés social, o programa Aprendiz tem como pré-requisito que o candidato seja matriculado na rede de escolas públicas. Podem participar também os estudantes de escolas particulares, desde que sejam bolsistas, com bom aproveitamento e frequência regular na escola. Jovens em vulnerabilidade social e com renda familiar per capita de até dois salários mínimos terão prioridade.

De acordo com a Diretora de Gente, Cultura e Transformação Digital da Log-In Logística Intermodal, Andréa Simões, o programa reforça o compromisso da empresa com as pessoas e destaca a importância da diversidade. “O principal objetivo desse projeto é transformar vidas. Acreditamos que selecionar estes jovens pode ser uma oportunidade para eles e para nós, como empresa. Mais do que oferecer aos jovens a possibilidade de dar o primeiro passo no mercado de trabalho, o programa Aprendiz é uma oportunidade para a Log-In de tornar o time ainda mais plural e diverso”, comenta.

As vagas são destinadas às áreas de consultoria interna, planejamento, custos operacionais da frota, auditoria interna, atendimento, operação, comunicação e departamento pessoal.  Com carga horária de quatro horas diárias e em formato híbrido, o programa terá duração de 17 meses. Além da bolsa, a iniciativa oferece diversos outros benefícios, como plano de saúde e odontológico, seguro de vida, vale transporte e vale refeição, bem como cursos e treinamentos. As inscrições vão até o dia 15 de abril e podem ser realizadas por meio deste link.

O que é a empresa – A Log-In Logística Intermodal é uma empresa 100% brasileira, que oferece soluções logísticas customizadas, movimentação portuária e navegação de cabotagem integrada a outros modais e serviços, conectando por mar e terra, o Brasil e o Mercosul. Atualmente, a empresa possui uma frota própria de sete navios porta-contêineres, com capacidade total de 18.050 TEUs, considerando o recém-adquirido Log-In Discovery, que oferecem serviços de navegação com rotas regulares, conectando os principais portos do Brasil ao Mercosul, de Manaus a Buenos Aires, chegando até Assunção, no Paraguai. A Log-In também administra e opera o Terminal Portuário de Vila Velha, localizado no Porto de Vitória (ES), além de dois terminais intermodais, um em Itajaí (SC) e outro no Guarujá (SP) com operações dedicadas.

Comitê Farma aborda a RDC 665 em sua quarta reunião do ano

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Na quarta reunião do ano, o Comitê de Logística Farmacêutica da Abralog discutiu no encontro desta quinta-feira, 14.4.2022, a RDC 665 – 2022, que consolida a RDC 16 e a IN8, ambas de 2013.

A resolução, que entra em vigor no próximo mês de maio, se aplica a fabricantes. distribuidores, armazenadores e importadores de produtos médicos e produtos para diagnóstico de uso in vitro que sejam comercializados no Brasil. 

Para apresentar o tema, foi convidada Elaine Manzano, responsável técnica da Politec Importação e Comércio. Farmacêutica, Elaine Manzano tem longa vivência profissional na área, conhecendo toda a cadeia logística.

O Comitê de Logística Farmacêutica é coordenado por Leila Almeida, da Andreani Logística, Lisa Palla Tavolaro, da Thermo Fisher, e Liana Montemor, do Grupo Polar. O núcleo se reúne mensalmente. O próximo encontro será  no dia 12 de maio.

Crédito da imagem: Divulgação

Instituto CCR e Empreende Aí abrem turmas exclusivas para caminhoneiros

Guiar um caminhão é realmente como dirigir uma empresa. A responsabilidade é grande. Envolve planejamento financeiro, visão de futuro, gestão do tempo, responsabilidade com o produto final, e outros desafios que só a estrada pode exigir.

O Grupo CCR entende essa vida de caminhoneiro. Por isso, por meio do Instituto CCR, em parceria com a Empreende Aí, abre vagas para mais um programa de capacitação empreendedora online e gratuito focado em caminhoneiros e caminhoneiras de todo o Brasil que desejam melhorar a gestão do tempo, dos recursos, das finanças e dos ganhos com a profissão.

Este ano serão contemplados 100 Caminhoneiros (as) divididos em duas turmas. O curso contará com conteúdo inédito e exclusivo nos formatos de podcasts, aulas gravadas e aulas intermediárias ao vivo. Tudo poderá ser acessado via celular, de onde o aluno estiver.

Vanessa Gomes, caminhoneira autônoma há cinco anos

“Sou de São Paulo e atuo como caminhoneira autônoma há cinco anos. Soube do Curso Empreendedorismo para Caminhoneiros nas estradas geridas pela CCR e achei que seria interessante aprimorar meus conhecimentos. Aprendi a organizar meus ganhos em planilhas, coloquei em prática tudo que absorvi e, quando a gente muda os hábitos de organização do trabalho, tudo flui melhor no longo prazo”, afirma Vanessa Gomes.

“Estamos extremamente felizes por poder lançar mais uma turma desse programa que valoriza os caminhoneiros e caminhoneiras. Acreditamos que melhorar a vida deles, por meio da geração de renda e melhoria no trabalho, é o caminho”, afirma Jéssica Trevisam, Gerente de Responsabilidade Social do Instituto CCR.

“O curso foi pensado para garantir mobilidade aos inscritos. Afinal, para quem está na estrada, é fundamental esse tipo de amparo. O conteúdo trará linguagem simples e agradável, para evoluir durante as viagens e horas de espera que marcam a rotina desta profissão”, explica Luis Coelho, administrador e sócio-fundador da Empreende Aí, escola especializada na formação de empreendedores populares.

INSCRIÇÕES E DETALHES

O Curso Empreendedorismo Para Caminhoneiros está aberto para homens e mulheres de todo Brasil. As inscrições são gratuitas e devem ser realizadas até 04/05/22 através da página oficial do projeto. 

Instituto CCR 

Entidade privada sem fins lucrativos, gerencia o investimento social do Grupo CCR, para proporcionar transformação social. Com apoio a projetos via leis de incentivo, campanhas institucionais e por meio dos programas proprietários, como o Caminhos para a Cidadania, que atende mais de 1,3 mil escolas, e o Caminhos para a Saúde que oferece atendimento a caminhoneiros, motociclistas e ciclistas. O foco do Instituto CCR é transformação social por meio de iniciativas de geração de renda, saúde, educação, cultura e esporte. Somente em 2021 foram aplicados mais de R$ 40 milhões em projetos sociais gerenciados pelo Instituto.
Saiba mais: ICCR.

A Empreende Aí

A Escola de Negócios da Periferia para Periferia: Empreende Aí é um Negócio de Impacto Social fundado em 2015, pela Psicóloga Jennifer Rodrigues e o Administrador de Empresas Luis Coelho, ambos de periferia, com o objetivo de formar e capacitar novos Empreendedores de territórios populares, comunidades e favelas através de sua Metodologia Despertando o Empreendedor presencial e online (que aborda aspectos de autoconhecimento, ideação, modelagem, testagem e gestão dos negócios) e de Metodologias cocriadas com parceiros. Site oficial: Empreende Aí.

Crédito das imagens: Divulgação

Números dos condomínios logísticos são bons, mas cenário requer cautela

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Reunião do Comitê Real Estate da Associação Brasileira de Logística (Abralog), nesta terça-feira, 12.4.2022, apresentou projeção para 2022 do mercado nacional de galpões logísticos, levantamento preparado por Abiner Oliveira, Diretor Comercial da Divisão Indústria e Logística, da Colliers International, que também é um dos coordenadores daquele Comitê.

O levantamento prevê que o ano terminará com 23.269 mil m² de inventário, com vacância entre 13,14% e 14,3%. Os seis principais mercados, segundo o estudo, são: São Paulo: 11.693 mil m²; Rio de Janeiro, 2.693 mil; Minas Gerais, 1.528 mil; Pernambuco, 1.269 mil; Paraná, 744 mil e Espírito Santo, 719 mil.

A imagem acima mostra o primeiro trimestre de 2022, superior em inventário ao de 2021, e também maior que o quarto trimestre de ano passado. O preço médio mantém-se estável.

Segundo Abiner Oliveira, porém, ainda são previsões, sendo que há pela frente, até o final do ano, eventos fortes e que podem influenciar o cenário econômico, como inflação alta, eleições, e as consequências da guerra Russia-Ucrânia, o que impede de se considerar um otimismo de mais dois ou três anos de expansão, segundo ele.

Cautela e vida normal

Participantes da reunião também chamaram a atenção para movimentos no e-commerce: grandes players tomadores de áreas já se posicionaram e agora olham outros mercados, como Ceará e Pernambuco. Mais: neste ano já se observa que a velocidade em direção a novos projetos tem sido substituída pela cautela – olha-se mais o custo do que projetos em expansão. E uma detalhe: o concorrente do e-commerce, neste momento, é a volta da vida normal.

Crédito da imagem: Divulgação

Sem Parar Pay chega a principal conexão entre Rio e São Paulo: a Rodovia Presidente Dutra

O Sem Parar Pay, forma inovadora de se pagar o pedágio — lançado pela empresa Sem Parar – já pode ser utilizado na rodovia Presidente Dutra, que liga duas das principais capitais do País (São Paulo e Rio de Janeiro). Com isso, os milhares de motoristas, que trafegam pela estrada diariamente, podem contar com a praticidade e segurança de um pagamento automático, nas cabines manuais, via celular, das praças de pedágio.

O Sem Parar Pay é uma solução inovadora, desenvolvida para trazer conforto aos motoristas no momento do pagamento nas cabines manuais, onde o pagamento do pedágio é realizado pelo celular de forma contactless, ou seja, não há necessidade de manusear o celular para efetuar o pagamento.

“A expectativa é que milhares dos motoristas que trafegam pela estrada — utilizam a cabine manual – adotem a solução até o final de 2022. O nosso objetivo é continuar expandindo a oferta do Sem Parar Pay para outras localidades e levar essa inovação para mais praças e usuários”, disse Gabriel Porto, CMO do Sem Parar. “Esse é mais um passo na nossa evolução contínua de ouvir os nossos clientes e entendermos como podemos facilitar o seu dia a dia”, finalizou.

O Sem Parar Pay também já está disponível no Rio Grande do Sul, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Espírito Santo e em Santa Catarina. Milhares de clientes já aderiram ao Sem Parar Pay em suas viagens.

Como usar

Para começar a usar, é preciso baixar o aplicativo do Sem Parar, e fazer uma recarga inicial. Na hora de passar pelas praças de pedágio, basta estar logado no aplicativo e manter o Bluetooth ativo. Ao se aproximar da cabine manual, o pagamento será reconhecido e realizado automaticamente, sem a necessidade de interação com o aparelho celular ou com cédulas de dinheiro. É um serviço pré-pago e de simples utilização.

O Sem Parar

Com 20 anos de atuação no Brasil, o Sem Parar, empresa do Grupo Fleetcor e líder em meios automáticos de pagamento, é pioneiro no país. Com mais de 6 milhões de veículos e responsável por 80% do market share do setor, a empresa está em 100% da malha pedagiada no Brasil e oferece suas soluções em 13 Estados, além do Distrito Federal. A empresa apresenta mais de 4.000 razões de uso urbanos, entre estacionamentos, drive-thrus, lava-rápidos e condomínios, sendo mais de 1.300 postos de combustível. Sem Parar dispõe de amplo portfólio de planos e produtos, que se encaixam no perfil de cada cliente e podem ser adquiridos em mais de 10.000 pontos de venda próprios e de parceiros, por meio do App Sem Parar e diversos outros canais.

A Fleetcor

A Fleetcor Technologies (NYSE: FLT) é a líder global em soluções de pagamento para empresas. A companhia fornece as melhores soluções do mercado a empresas de todos os tamanhos para que estas controlem e simplifiquem seus pagamentos de combustível, pedágio, hospedagem e outros gastos corporativos. Para os estabelecimentos comerciais e parceiros participantes de suas redes proprietárias, a Fleetcor proporciona incremento de vendas e fidelização de clientes. A Fleetcor atende empresas, parceiros e estabelecimentos comerciais na América do Norte, América Latina, Europa e Australásia. Para mais informações, acesse Fleetcor.

Crédito da imagem: Divulgação

Presidente da Abralog diz em Paris que Brasil segue sua vocação multimodal

A matriz de transporte do Brasil aos poucos vai mudando, e em breve o País poderá exercitar plenamente sua vocação multimodal,  disse, em París, o presidente da Abralog, Pedro Moreira, durante palestra na Semana de Inovação em Transporte e Logística, a SITL, um dos mais importantes e prestigiados eventos da logística mundial.

Segundo Moreira, apesar de ainda concentra-se no modal rodoviário, com 61,1% das cargas ali transportadas, o País vem mudando esse cenário: US$ 20 bilhões estão sendo investidos, sob comando do Ministério da Infraestrutura.

O presidente da Abralog, participou do painel “Warehouse as Powerbank”, no início do mês. A Abralog atendeu a convite da Afilog, a Associação de Logística da França, com quem mantém intercâmbio. Pedro Moreira fez apresentação sobre o momento da logística brasileira, projetando cenários futuros e oportunidades.

Além de dar ênfase à vocação multimodal do País, ele apresentou números brasileiros do setor, mostrando-se otimista em relação à infraestrutura, área em que há em curso robusto programa de investimentos e concessões. Na foto, o presidente da Abralog está ladeado por Thomas Steinmüller, diretor da Afilog, e Jonathan Legal, especialista da empresa Engine Axima

Na palestra, o presidente da Associação Brasileira de Logística registrou o crescimento do e-commerce (quase triplicou de tamanho entre 2019 e 2021, e hoje já representa 14% do comércio brasileiro), apontou a relevância do segmento de Real Estate (cresceu 16% no ano passado), e deu especial importância à agenda ESG, quando falou de energias renováveis e powerbank em logística, o tema do painel.

“ As empresas brasileiras têm manifestado grande preocupação e interesse na agenda ESG, avançando na discussão de práticas sustentáveis nas operações logísticas, como combustíveis alternativos, energia eólica, energia solar e o “Warehouse as Powerbank”, uma tendência que se intensificará nos próximos anos”, disse Pedro Moreira.

Antecipação digital de recebíveis ganha espaço entre empresas de logística

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O fluxo de caixa, uma das principais dificuldades enfrentadas no setor de logística, encontra alternativas em soluções digitais, e isso tem sido notado no mercado. Notícia distribuída na newsletter semanal da Abralog, sobre fintech que atua nessa área, foi a que mais despertou atenção do público entre as quatro notas presentes naquela edição – apesar de não estar no topo da publicação, recebeu 42,30% dos diques, no caso, as 652 vezes que os leitores acionaram o link para ver o que era a antecipação digital de recebíveis, tema da notícia.

“O fluxo de caixa é uma preocupação constante de quem faz a gestão de frete, porque, antes mesmo de receber do embarcador o valor pelo transporte feito, é preciso arcar com uma série de custos, entre os quais estão o diesel, e o vale-pedágio, indispensáveis para que a carga siga viagem”, explica Leonardo Costanza, Diretor da Sky.Simple, plataforma de antecipação de recebíveis citada na reportagem. 

O nível elevado de cliques que a notícia recebeu é consistente com a procura crescente que Constanza tem notado ao longo dos últimos dois anos, por culpa das dificuldades impostas pela pandemia, além das recorrentes elevações dos combustíveis – só no início de março de 2022, a majoração chegou a 25%.

A Sky.Simple é o braço de recebíveis da Sky.One, startup nascida há oito anos para atuar no então incipiente mercado de cloud computing. Hoje, a empresa, com mais de 3 mil clientes, atua também na América Latina, Estados Unidos e Europa, e tem nos recebíveis um importante nicho.

Costanza acredita que o movimento em direção à empresa tem explicação no fato dela se tratar de plataforma que simplifica a gestão financeira das empresas. “ A tecnologia desenvolvida conta com um portal de fornecedores que facilita a comunicação entre as pontas, compartilhando informações importantes como histórico de relacionamento e próximos vencimentos, otimizando o tempo do fornecedor e da empresa âncora, além de oferecer a possibilidade de antecipar os próximos recebíveis.”, afirma Leonardo Costanza.

Como funciona

Leonardo Costanza, Diretor da Sky.Simple

A antecipação de recebíveis é feita por meio de operação conhecida como Risco Sacado, e segundo Costanza, o processo funciona por meio de uma empresa âncora, que conta com ótimo crédito e o “empresta” para a cadeia de fornecedores. O objetivo é manter saudável o ecossistema e tornar as negociações mais eficientes através do alongamento do prazo com o fornecedor, que pode receber antecipado o dinheiro que só estaria disponível em algum momento no futuro.

Do lado do fornecedor, é possível realizar a gestão de contas a receber. Já a empresa âncora consegue negociar prazos com o fornecedor. Outro benefício apontado pelas empresas é reduzir a resistência na negociação com taxas mais competitivas. Além disso, o projeto não tem custo para a empresa âncora.

A plataforma Sky.Simple integra todos os elementos da sua cadeia e permite que a operação seja feita de maneira totalmente online.

Pequenos não ficam de fora

Diferentemente do Risco Sacado oferecido por estabelecimentos financeiros tradicionais, em que todo o trabalho operacional fica sob a responsabilidade do cliente, a plataforma Sky.Simple é integrada de ponta a ponta e 100% digital. Nos bancos, geralmente, a oferta de crédito é direcionada apenas aos maiores fornecedores, deixando de fora aqueles que mais precisam do crédito.

”As maiores diferenças estão no fato de a operação ser totalmente automatizada, com a oferta de crédito chegando para todos, mesmo para os menores fornecedores. Além disso, o aspecto principal está no processo e no serviço, não no produto financeiro em si”, observa Leonardo Costanza, Diretor da Sky.Simple.

Caminhoneiros, pelo Whatsapp

A plataforma permite, também, a antecipação de Conhecimentos de Transporte Eletrônico (CTEs), o que agiliza a data da antecipação para o transportador. Basta que o frete tenha sido concluído e a informação disponibilizada no CTE, para que a transação seja efetivada. Desta forma, os recursos chegam mais rapidamente ao transportador.

Leonardo Costanza chama a atenção para outro diferencial: a plataforma permite a antecipação de recebíveis de caminhoneiros, os quais recebem documentos, solicitam antecipações e assinam documentos diretamente através do WhatsApp de seus celulares.

A Sky.One

É uma empresa de tecnologia que oferece ao mercado de software diversas plataformas de serviços que transformam os seus sistemas de gestão, da evolução para a nuvem à expansão dos serviços, criando, cada vez mais, experiências inovadoras que aumentam o valor do seu sistema e a experiência do seu cliente.

Fundada por empreendedores brasileiros em 2014, hoje, são mais de três mil clientes no Brasil, América Latina, Europa e Estados Unidos, incluindo nomes como Hirota Supermercados, Philips do Brasil, Fundação Abrinq, entre outros. Além de acumular prêmios e selos como: o Top Startups Linkedin, GPTW, liderança em três quadrantes no ISG Provider LensTM, prêmios de inovação e selo Advanced AWS.

Serviço Sky.Simple: Telefone: (11) 2193-1961 | Site: https:\/\/www.abralog.com.br//abralog.agenciahypelab.com.br//skyone.solutions | Whatsapp: (21) 99331-6666

Crédito da imagem: Divulgação

Presidente da Abralog diz em Paris que Brasil segue sua vocação multimodal

O presidente da Abralog, Pedro Moreira, participou nesta quarta-feira, 6.4.2022, em Paris, do painel “Warehouse as Powerbank”, durante a Semana de Inovação em Transporte e Logística, a SITL, um dos mais importantes e prestigiados eventos da logística mundial.

A Abralog atendeu a convite da Afilog, a Associação de Logística da França, com quem mantém intercâmbio regular. Pedro Moreira fez apresentação sobre o momento da logística brasileira, projetando cenários futuros e oportunidades.

Ele mostrou números brasileiros do setor, deu ênfase à vocação multimodal do País, mostrando-se otimista em relação à infraestrutura, área em que há em curso robusto programa de investimentos e concessões. Na foto, o presidente da Abralog está ladeado por Thomas Steinmüller, diretor da Afilog, e Jonathan Legal, especialista da empresa Engine Axima

 “A matriz brasileira de transporte concentra-se 61,1% nas rodovias; 20,7% em ferrovias; 13,6% por hidrovias; 4,2% estão no pipeline; e 0,4% no aéreo. das vias aéreas. Nos últimos anos o Ministério da Infraestrutura vem mudando esse cenário: US$ 20 bilhões estão sendo investidos, e em breve o Brasil poderá exercitar na prática a sua vocação multimodal”.

O presidente da Associação Brasileira de Logística registrou em sua palestra o crescimento do e-commerce (quase triplicou de tamanho entre 2019 e 2021, e hoje já representa 14% do comércio brasileiro), apontou a relevância do segmento de Real Estate (cresceu 16% no ano passado), e deu especial importância à agenda ESG, quando falou de energias renováveis e powerbank em logística, o tema do painel.

“ As empresas brasileiras têm manifestado grande preocupação e interesse na agenda ESG, avançando na discussão de práticas sustentáveis nas operações logísticas, como combustíveis alternativos, energia eólica, energia solar e o “Warehouse as Powerbank”, uma tendência que se intensificará nos próximos anos”, disse Pedro Moreira.

Hyster-Yale alcança metas de reuso e tratamento de água

Em 2022, o tema escolhido para comemorar o Dia Mundial da Água foi “Águas subterrâneas: Tornando o invisível visível”. Para empresas como a Hyster-Yale Brasil, um dos maiores fabricantes no setor de movimentação de materiais, isso já é uma realidade, à medida que cuidar da sustentabilidade do planeta faz parte de um compromisso corporativo global em toda a organização.

Segundo estudo apresentado pelo IGRAC (International Groundwater Resources Assessment Centre), em 2018, as águas subterrâneas fornecem quase metade de toda a água potável no mundo todo, e, aproximadamente 70% da produção global de alimentos depende da água subterrânea. Estamos falando de um sistema que sustenta os ecossistemas, mantém o fluxo de base dos rios, evita o afundamento do solo e a intrusão marinha. Sem mencionar a importância que isso representa na adaptação às mudanças climáticas e, em muitos casos, na solução para pessoas sem acesso à água potável.

Baseada nestes princípios e alinhada com os propósitos dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), da Organização das Nações Unidas (ONU), a Hyster-Yale Brasil vem – desde 2016 – trabalhando para atingir metas de excelência em sustentabilidade com captação, reuso e tratamento de água, com foco em consumo sustentável e preservação de recursos naturais.

Uma das ações relevantes neste sentido foi o projeto de Aterro Zero implementado em outubro de 2021. Atualmente, a Hyster-Yale Brasil não encaminha nenhum tipo de resíduo para aterro sanitário. Segundo Karina Alonso, Engenheira Ambiental da companhia, a empresa conseguiu transformar 100% dos resíduos em material reciclado ou destinar para aproveitamento energético. “Um projeto de Aterro Zero requer muitos esforços e investimentos, por isto algumas organizações consideram caro esse processo e acabam enviando os resíduos direto para o aterro sanitário. No nosso caso, consideramos essa ação de extrema importância para a redução dos impactos ambientais que os resíduos causam, tanto interna quanto externamente” ressalta Alonso.

 Água reutilizada

Na Hyster-Yale Brasil, a água captada por precipitação é utilizada tanto para a irrigação dos jardins como nos processos internos de limpeza e, desde setembro de 2021, passou a ser usada também no sistema de climatização, instalado nas áreas operacionais, essas medidas proporcionam economia no consumo de água entre 150 a 170m³ por mês.

A planta industrial da Hyster-Yale Brasil está localizada em uma área que não possui infraestrutura de rede de abastecimento de água potável e nem de coleta de esgoto, por isso, a água para consumo é captada em poços artesianos e/ou comprada de fornecedor externo, submetida a rigorosos controles de potabilidade, com o acompanhamento e validação das autoridades de sanitárias competentes. O esgoto gerado é tratado em estação própria, passando por diversas etapas de tratamento.

O tratamento interno do esgoto permite que ele seja reutilizado nos sanitários dos vestiários da empresa, após passar pela estação de tratamento o efluente tratado e receber um pigmento azul. Esse processo funciona em circuito fechado e permite a redução do consumo de água potável.

Economia e preservação

Todas as torneiras e chuveiros possuem controle de vazão e este processo permite reduzir o consumo de água potável na fábrica.

Desde 2021, a empresa adotou medidores de vazão (hidrômetros) em alguns pontos chaves para identificar vazamentos e mapear o consumo por área.

Rumo a 2026

Implantado em 2016, o Programa Corporativo de Responsabilidade Social do grupo Hyster-Yale engloba uma série de medidas ambientais e sociais que devem ser concluídas até 2026.

Os objetivos estabelecidos são globais e incluem ações com impactos positivos para seus colaboradores, parceiros, clientes, comunidade em que atuam e para o mundo, como um todo.

A Hyster-Yale Brasil

A Hyster-Yale Brasil Empilhadeiras Ltda. pertence à Hyster-Yale Group, Inc., uma subsidiária da Hyster-Yale Materials Handling, Inc. (NYSE: HY), sediada em Cleveland (Ohio, EUA) e emprega diretamente, em conjunto com suas subsidiárias, cerca de 6.300 pessoas no mundo todo.

O grupo, que está entre os maiores fabricantes do setor, investe fortemente em pesquisa e desenvolvimento, oferecendo soluções que trazem eficácia ao negócio de seus clientes.

Crédito da imagem: Divulgação

Com tecnologia nativa na nuvem, C&A dobra número de entregas expressas

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A C&A, uma das principais varejistas de moda do mundo, mais do que dobrou as entregas concluídas no mesmo dia e no dia seguinte durante a alta temporada de vendas em 2021, em comparação com o mesmo período de 2020. A empresa implementou o sistema de gerenciamento de armazém Manhattan Active® Warehouse Management nos centros de distribuição de comércio eletrônico e varejo no Brasil. A implementação foi concluída em menos de oito meses, com início da operação bem a tempo da Black Friday. A tecnologia proporcionou uma alta temporada quase perfeita para a C&A, com zero problemas de desempenho e uma taxa de 98% de entregas dentro do prazo.

A C&A é líder mundial no mercado de moda, presente em 21 países com mais de 1.400 lojas e mais de 25 mil funcionários. A companhia iniciou suas operações no Brasil em 1976 e hoje atende milhões de clientes no país em mais de 300 locais de varejo. Depois de experimentar um crescimento de 300% nos pedidos online em 2020, a C&A selecionou a solução de Manhattan Associates, líder mundial em soluções para cadeia de suprimentos, para atender ao aumento da demanda e agilizar a distribuição.

O Manhattan Active Warehouse Management é o primeiro sistema de gerenciamento de armazém de classe empresarial nativo da nuvem do mundo capaz de unificar todos os aspectos da distribuição sem nunca precisar de atualização. Criada inteiramente a partir de microsserviços, a solução inaugura um novo nível de velocidade, adaptabilidade e facilidade de uso da cadeia de suprimentos.

“Nosso sistema anterior não integrava com novas tecnologias de automação e nosso centro de distribuição de comércio eletrônico dependia dessa solução para avançarmos com as metas de melhoria de serviço no atendimento. Com o Manhattan Active WM, conseguimos garantir a escalabilidade, integração, produtividade e suporte necessários para atender ao nosso plano estratégico e, ao crescente volume de vendas digitais”, explica Marcel Modesto, Gerente Sênior de Logística da C&A.

“Os efeitos do consumidor conectado e os impactos de uma economia de atendimento rápido mudaram significativamente o cenário do supply chain na última década. As empresas do varejo precisam de ferramentas de execução unificada que combinem toda demanda, fornecimento, mão de obra, organização do estoque e automação em um instrumento de precisão, em todas as instalações da rede, independentemente do tamanho físico, velocidade ou volume”, comenta Marco Beczkowski, diretor de Vendas e CS da Manhattan Associates Brasil. “Estamos muito satisfeitos em ouvir os resultados recordes da C&A e orgulhosos por ter ajudado a companhia a suportar um aumento de 300% no volume da alta temporada, apenas quatro semanas após o início da operação”.

A Manhattan Associates

A Manhattan Associates é líder em tecnologia em cadeia de suprimentos e comércio omnicanal. Unimos informações em toda a empresa, convergindo as vendas de front-end com a execução de back-end da cadeia de suprimentos. Nossos softwares, plataforma tecnológica e experiência inigualável ajudam a impulsionar o crescimento e a lucratividade de nossos clientes. A Manhattan Associates projeta, constrói e entrega soluções de ponta em nuvem e locais para que, nas lojas, na sua rede ou no seu centro de distribuição, você esteja pronto para colher os frutos do mercado omnicanal. Para obter mais informações, visite nosso site e nossas páginas no Facebook,  Linkedin e Youtube.

Crédito da imagem: Freepik

Voto popular elege caminhoneira Marlene Costa na categoria Logística

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A plataforma Mulheres Positivas divulgou nesta segunda-feira (4) as vencedoras da 2ª edição do Prêmio Mulheres Positivas, que destacou mulheres cis e trans que inspiram e abrem caminhos para o desenvolvimento pessoal e profissional feminino. Ao todo, elas ganharam R$ 55 mil.

As vencedoras foram as mais votadas em cada uma das categorias: Ação Social, Agronegócio, Educação, Empreendedorismo, Logística e Saúde. Foram mais de 130 mil votos das usuárias da plataforma que, por meio do oferecimento de vagas, cursos e mentoria, promove o desenvolvimento pessoal e profissional das mulheres. Esta edição cresceu em 400% no número total de votos com relação ao ano passado, que teve 30 mil votos.

A categoria Logística ficou em quarto lugar na votação geral, mas a caminhoneira Marlene Costa, que trabalha há 25 anos nesta função, foi a primeira colocada em Logística. Com 56 anos e mãe de dois filhos, ela conhece muitos lugares do Brasil e se sente privilegiada por ter feito parte, como representante feminina, da maior caravana iluminada de Natal da Coca-Cola, com o apoio da Mercedes Benz.

Em primeiro lugar, na categoria empreendedorismo, venceu Márcia Siqueira, com mais de 24 mil votos populares. Márcia atua na área da beleza feminina desde o início da juventude. Aos 45 anos, ela se relaciona diariamente com mulheres com baixa autoestima e, além de cabeleireira, se torna confidente e ouvinte das clientes.

O segundo lugar ficou com a categoria Ação Social para a mineira Renata Macedo, que recebeu quase 23 mil votos. A terceira mulher mais votada foi a psicopedagoga Edna Alves, em Saúde. Ela colabora com o desenvolvimento de aprendizagem de crianças, adolescentes e adultos com foco no Transtorno do Espectro Autista (TEA) e no Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH), orientando pais e educadores de maneira simples e humanizada.

Para a empreendedora e criadora do Mulheres Positivas, Fabi Saad, que recentemente foi eleita como umas das 20 personalidades femininas brasileiras mais influentes pela revista Forbes, a mobilização em torno da votação na plataforma desta segunda edição do prêmio demonstra que as mulheres estão mobilizadas a serem cada vez mais atentas ao seu preponderante papel na sociedade. “As vencedoras revelam mulheres muito representativas em suas áreas de atuação e mostram o caminho que pode ser traçado por cada uma rumo ao sucesso pessoal e profissional. Parabéns às vencedoras, o prêmio foi muito merecido”, enfatiza.

Confira a seguir a classificação geral nas seis categorias e a vencedora de cada uma delas:

 1º lugar – Empreendedorismo: Márcia Siqueira que atua na área da beleza feminina desde jovem. Ela se relaciona diariamente com mulheres com baixa autoestima e, além de cabeleireira, funciona como confidente e ouvinte dessas mulheres.

 2º lugar – Ação Social: Renata Macedo é formada em Gestão Comercial, pós-graduada em Gestão Cultural e atua há mais de 15 anos na comunidade Maracanã, em Contagem-MG, com o objetivo de gerar sentimento de pertencer e valorizar o local. Em novembro de 2019, junto com o marido, abriu o Projeto Casa Aberta, que atende a mais de 200 famílias oferecendo oficinas nas áreas de geração de emprego e renda, culinária, aulas de música, dança, atividades esportivas, rodas de conversa e incentivo à leitura, ações que promovem a segurança alimentar das famílias, para a garantia de direitos básicos à população em situação de rua, além de doar mais de 5 mil cestas básicas, kits de limpeza e higiene.

3º lugar – Saúde: Edna Alves é psicopedagoga e ajuda de forma simplificada e humanizada no desenvolvimento de aprendizagem de crianças, adolescentes e adultos. Ela atua com foco no Transtorno do Espectro Autista (TEA) e no Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH), orientando pais e educadores.

4º lugar – Logística: Com 56 anos e mãe de dois filhos, Marlene Costa trabalha como caminhoneira há 25 anos. Em função de seu trabalho, conhece muitos lugares do Brasil e se sente privilegiada por ter feito parte, como representante feminina, da maior caravana iluminada de Natal da Coca-Cola, com o apoio da Mercedes Benz.

5º lugar – Agronegócio: Renata Maron é apresentadora e jornalista, pós-graduada em Direção Editorial pela ESPM São Paulo. Há mais de 18 anos na televisão, Renata é âncora e editora-chefe do programa Bem da Terra, especializado em agronegócio, política e economia, exibido pelo Terraviva e Band Internacional. Em 2020, foi eleita pelo LinkedIn uma das 10 jornalistas mais influentes da atualidade.

6º lugar – Educação: Patrícia Iglesias tem 53 anos e é de São Paulo. Há mais de 20 anos atua como docente. Sua carreira sempre esteve atrelada à sustentabilidade. Comandou a Secretaria do Meio Ambiente do Estado de São Paulo (2015 a 2016), é CEO da Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (CETESB) desde 2019, doutora em responsabilidade civil e meio ambiente, também é autora do livro “Resíduos Sólidos e Responsabilidade Civil Pós-Consumo”, que é referência na área.

 Prêmio abraça diversidade

Lançado no dia 21 de março, o Prêmio Mulheres Positivas deu destaque para mulheres cis e trans que inspiram e abrem caminhos para que outras mulheres se sintam capazes de se desenvolver pessoal e profissionalmente.

A premiação abraçou a diversidade, contemplando inciativas femininas nas seis categorias. “Cada vez mais é importante nos referirmos às mulheres no plural, enfatizando as diferenças, mas também mostrando que as lutas e dificuldades que atravessam todos os corpos femininos. Com essa premiação demos destaque para todas as mulheres que inspiram outras mulheres e abrem caminhos para que elas se sintam capazes de se desenvolverem pessoal e profissionalmente”, afirma Fabi.

 O Prêmio Mulheres Positivas

O Prêmio Mulheres Positivas foi criado para reverenciar a jornada de mulheres inspiradoras. A primeira edição do prêmio aconteceu em março de 2021 e não teve nenhuma categoria específica. Após mais de 2 milhões de visitas à página do prêmio e mais de 30 mil votos, foram escolhidas três finalistas. A 2ª edição do Prêmio ampliou a premiação, além de buscar contemplar a diversidade das mulheres e os diversos setores nos quais elas têm ganhado destaque. Mais informações aqui.

A plataforma Mulheres Positivas

A plataforma Mulheres Positivas foi criada em 2010, e, desde então, vem promovendo o desenvolvimento pessoal e profissional de mulheres com mais de 100 cursos, vídeos de capacitação, histórias inspiradoras e oferta de vagas no mercado de trabalho em todo o Brasil. Já são 40 empresas parceiras e, desde a parceria com a operadora de telefonia TIM, estima impactar 25 milhões de mulheres. Gratuito, o aplicativo pode ser baixado no site da plataforma e também nas lojas App Store e Google Play. O login pode ser feito tanto com o número do celular como pelo e-mail. Clientes TIM podem usar o aplicativo sem consumo de dados móveis. Mais informações aqui

Crédito da imagem: Divulgação

PDA Brazil aborda implementação e atuais desafios sobre a RDC 430/2020

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O PDA Brazil, associação farmacêutica internacional, com apoio da Associação brasileira de Logística (Abralog) convidam você para o evento virtual “Supply Chain – Implementação e atuais desafios sobre a RDC 430/2020, que será realizado nos dias, 11, 12, 18 e 19 de Abril das 13h às 18h. O evento apresentará debates sobre mapeamento térmico, gerenciamento de riscos, logística reversa, boas práticas de transporte e distribuição. Clique aqui (https:\/\/www.abralog.com.br//abralog.agenciahypelab.com.br//www.dropbox.com/sh/di2g51xzxre0xtr/AAA-7KOh0CJ9WAP6ga7Dmi0Ma?dl=0) e baixe a ficha de inscrição.

O encontro tem até o momento 25 palestrantes brasileiros confirmados, entre ANVISA, indústria farmacêutica, transportadoras, portos, aeroportos, operadores logísticos, além de especialistas internacionais e fornecedores como Nordika, Cold Chain e Exeltainer.

Os tópicos em destaque a serem tratados são:

  • Resultados da consulta pública, Perguntas e Respostas sobre a implementação da RDC 30 pela ANVISA
  • Metodologia para Gerenciamento de Risco em Supply Chain-exemplo prático
  • Mapeamento de Processos Logísticos e indicadores-exemplos
  • Gerencia de Mudanças e Reclamações
  • Auditoria, Inspeções internas e Virtuais para Supply Chain
  • Supply Chain e Cadeia Fria
  • Impacto da RDC 430 na Industria,  operadores Logísticos, portos, aeroportos, transportadoras e distribuidoras
  •  Logística Reserva
  • Validação e qualificação de armazém e rota
  • Soluções térmicas para embalagens
  • Impacto da Covid 19 para Supply Chain
  • Segurança e proteção no transporte de medicamentos
  • Desafios e guias regulatórias para importação de medicamentos
  • Validação de sistemas para SCM

A PDA é uma associação farmacêutica internacional cujo objetivo é promover e melhorar o conhecimento em ciências e tecnologias das ciências da vida através de conferências, eventos, reuniões, publicações e pesquisas em geral para o benefício dos membros profissionais dos segmentos. Saiba mais no site www.pda.org.

Mais informações, ligue para (11) 96498-4370 e 2894-9730 ou envie um e-mail para [email protected]

Crédito da imagem: Divulgação

Função inovadora agiliza gestão eficiente para tabelas de frete

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A plataforma digital Simulefrete, desenvolvida para que embarcadores possam otimizar suas operações de transporte de forma segura, ágil e eficiente, acaba de agregar diferencial a gestão do frete com o lançamento da função inovadora “upload e download de tabelas” de fretes que automatiza o cadastramento de tarifas das transportadoras. Esse processo agiliza todo o movimento necessário para a contratação ou avaliação de uma nova transportadora, além de simplificar a atualização de valores com parceiros de transporte que já prestam serviço à empresa.

Segundo Marcos Barbosa, cofundador da Simulefrete, hoje ainda, muitas empresas realizam os ajustes das informações de cotações de frete manualmente em tabelas de excel para integrar o cálculo de frete, mas é um processo que deve ser feito de forma automática para que as indústrias, e-commerces e embarcadores ganhem agilidade e produtividade na distribuição de mercadorias.

DIFERENCIAL

Marcos Barbosa explica que a nova função “upload e download de tabelas” traz um diferencial, pois uma vez ajustado o padrão automático, o próprio transportador pode fazer seu cadastramento e atualizações de tarifas. Desta forma, o embarcador precisará realizar somente a conferência e mudança de status da tabela no sistema, ou seja, fará a liberação da nova tabela para aplicação aos fretes a partir da nova versão estabelecida.

Importante ressaltar que na simplificação das ações acima e na gestão do embarcador sobre as tarifas e negociações, tudo é registrado pelo sistema. Com a integração com o transportador no manuseio dos dados, cada empresa fica responsável por ações, verificações e validações especificas que aumentam o controle sobre o processo, mas que reduzem o tempo para a finalização de negociações. Esse módulo tem um alto potencial de agilização da rotina de negociações para o time de logística, sem deixar de lado o controle necessário a governança de fretes.

AVANÇOS PARA A LOGÍSTICA BRASILEIRA

Além de proporcionar agilidade no controle de retornos de mercadorias para o embarcador, nos últimos meses, a Simulefrete disponibilizou de forma inédita, a função pronta para o last mile e também inovou quando apresentou tecnologia inédita para colocar em prática no mercado, o compartilhamento de cargas entre embarcadores com similaridades de cargas, que proporciona um melhor custo total para os embarcadores e possibilita que empresas com pequeno fluxo de vendas em determinadas regiões consigam acessá-las de forma eficiente e com custos controlados.

Com isso, obteve 50% de crescimento nas implantações em 2021 na comparação com 2020. Hoje, é responsável pela operação de 16 grandes companhias em diversos segmentos: varejo, distribuição, cosméticos, autopeças, farmacêutico, químico e petroquímico.

Crédito da imagem: Artem Podrez / Pexels

Huawei inaugura primeira fábrica inteligente 5G do Brasil

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Nesta quarta-feira, 30, a Huawei, líder mundial em Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC), inaugurou em Jundiaí (interior de SP), a Huawei Local EMS (Eletronic Manufacturing Service) Factory, primeira fábrica inteligente de manufatura do Brasil que utiliza 5G em suas aplicações no processo produtivo. O espaço foi equipado com tecnologias de inteligência artificial, nuvem e IoT (internet of things ou internet das coisas), o que tornou a produção mais eficiente e aumentou a produtividade.

Foram instaladas 14 antenas de 5G para conectar uma área de 30 mil m², onde são produzidos equipamentos eletrônicos como rádios-base, placas processadoras, placas controladoras, entre outros itens. Toda a linha de produção está conectada à rede e funciona com aplicações baseadas na tecnologia 5G, como câmeras com inteligência artificial embarcada e óculos de realidade aumentada.

Entre as principais novidades da Huawei Local EMS Factory que contribuíram para o aumento da produtividade na fábrica graças à quinta geração de rede móvel, a única que suporta conexão entre máquinas, estão as câmeras com inteligência artificial utilizadas para monitorar a produção e garantir a segurança dos colaboradores e do ambiente de trabalho. Elas detectam, por exemplo, erros na linha de montagem e a presença de pessoas não autorizadas, ou sem os EPIs (equipamentos de proteção) adequados. Todos os dados de produção são coletados e analisados na nuvem, o que reduz o tempo das análises de qualidade e aumenta a eficiência e a confiabilidade dos testes de produtos.

O uso de realidade aumentada é outra vantagem tecnológica utilizada na nova estrutura da Huawei Local EMS Factory. Óculos de realidade aumentada são utilizados pelas equipes para fazer a manutenção das máquinas. Eles possibilitam fazer um checklist completo dos equipamentos e enviar as informações em tempo real para a central de operações. A implementação da rede 5G também gerou economia de espaço. Este modelo de operação deve servir de exemplo para outras fábricas no Brasil e ajudar a impulsionar a indústria 4.0.

Armazém Inteligente

A Huawei também tem um centro de distribuição e logística de 22 mil m² localizado em Sorocaba (interior de SP), que recebeu a cobertura de uma rede 5G privada em agosto de 2022, obtida após autorização da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel). São 12 antenas, capazes de conectar até 300 dispositivos inteligentes, como veículos autônomos auto-guiados, empilhadeiras autônomas, câmeras com inteligência artificial e dispositivos de radio frequência. Desde então, tarefas como transporte de matéria-prima e equipamentos passaram a ser executados por robôs autônomos, o que ocasionou um ganho de 25% na eficiência da operação, e uma diminuição do ciclo de produção de 17 para 7 horas.

A Huawei

A Huawei é líder global em soluções de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) e uma das 100 marcas mais valiosas do mundo de acordo com a Forbes. A companhia tem a visão de enriquecer a vida das pessoas por meio da comunicação e é dedicada à inovação centrada no cliente. Com sólidas parcerias com a indústria local, está comprometida com a criação de valor para operadoras de telecomunicações, empresas e consumidores, oferecendo produtos e soluções de alta qualidade e inovação, e com a transformação digital, oferecendo soluções de nuvem e servidores de Huawei Cloud, em mais de 170 países e territórios. Com mais de 190 mil funcionários em todo o mundo, a companhia atende mais de um terço da população mundial. A Huawei também acredita que a digitalização é o caminho para um mundo mais sustentável e uma economia zero carbono, baseada em fontes renováveis de energia. Por meio da subsidiária Huawei Digital Power, a empresa desenvolve dispositivos inteligentes voltados para geração, distribuição e armazenamento de energia fotovoltaica, aumentando a eficiência energética em data center, usinas de energia e infraestrutura de telecomunicação. Há 24 anos no Brasil, é líder no mercado nacional de banda larga fixa e móvel por meio das parcerias estabelecidas com as principais operadoras de telecomunicações e possui escritórios nas cidades de São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília, Curitiba e Recife, além de um centro de distribuição em Sorocaba (SP) e um Centro de Treinamento em São Paulo.

Fonte: Huawei online

Crédito da imagem: Divulgação

BBM Logística tem faturamento recorde de R$ 1,6 bilhão, com salto em e-commerce

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A BBM Logística, um dos maiores operadores logísticos rodoviários do Mercosul, anunciou os resultados do 4º Trimestre de 2021 e fechamento do ano, com recorde de faturamento e expansão significativa das operações de last mile, alcançando R$ 1,6 bilhão em receita bruta anual, que equivale a +32% em comparação ao ano anterior. Com isso, a BBM atingiu a maior receita bruta em um quarto trimestre na sua história, somando R$ 423 milhões.

“O crescimento alcançado em 2021 reforça nosso otimismo em relação à companhia, que mais uma vez avançou conforme sua estratégia. O cenário econômico foi desafiador, com as restrições impostas pela pandemia a todas as atividades, incluindo o ecossistema de logística, e pressão de custos com alta da inflação, juros elevados e disparada dos preços das commodities, com destaque para o petróleo. Mesmo assim, a BBM conseguiu demonstrar sua resiliência e capacidade de execução, atingindo um crescimento expressivo comparado ao mesmo período do ano anterior.”, explica André Prado, CEO da BBM Logística.

O desempenho da companhia ocorreu em todas as operações, com destaque para o Segmento TM, principalmente nas operações de e-commerce, transporte internacional e carga geral. Além disso, a companhia continua expandido sua malha e cobertura geográfica no e-commerce e no transporte fracionado, chegando a 4.021 municípios e atendendo a sete países da América do Latina.

Atuando desde o início do processo logístico, com a coleta da matéria-prima, até a entrega do produto ao consumidor final, o Grupo BBM é o único operador logístico com alto nível de serviços e soluções End-to-End e Omnichannel, operando também em diversos segmentos da economia de forma especializada para cada Unidade de Negócio. Essas soluções, em conjunto com o recorde de novos clientes e de contratos efetivados, integração das aquisições, expansão da malha logística e avanços na frente de tecnologia, reforçam o posicionamento da companhia de liderança no setor e fortalecem suas bases para continuar a rota de alto crescimento.

Expansão do e-commerce e Gestão de Transportes (TM): pilares estratégicos de crescimento

Com 35% de crescimento na receita bruta em comparação a 2020, a divisão de TM (Divisão de Gestão de Transportes com operações asset-light) continua em forte progresso, principalmente nas operações de e-commerce, carga fracionada e internacional, e representou 67% do faturamento da BBM. Por meio da integração das operações de transporte fracionado e e-commerce, a companhia diminuiu os prazos de entrega e aumentou consideravelmente a malha de distribuição para todas as regiões do Brasil e países do Mercosul, com o objetivo de atender a maior demanda por fracionamento de carga.

No e-commerce, a BBM Logística registrou novo recorde de volume, com 3,9 milhões de pedidos entregues no 4T21, + 32% em relação ao 4T20 e 12 milhões de entregas no acumulado do ano, representando um crescimento de + 46% comparando ao ano anterior.

Crescimento em todos os segmentos da companhia

Com relação às principais divisões de negócios, o aumento também foi significativo. A divisão de Contratos Dedicados (DCC), apresentou avanço de 26% na receita bruta em comparação ao ano anterior, e continua com forte desenvolvimento para o ano seguinte criando soluções inovadoras. Os resultados foram positivos em decorrência da expansão de operações de colheita nas regiões Sul e Sudeste no Segmento Florestal e de uma operação de distribuição de Gases do Ar na região Nordeste.

As aquisições da Translag e Diálogo, ocorridas respectivamente em setembro e dezembro de 2020, fecharam os doze meses de 2021 totalmente consolidadas no resultado da BBM. O atendimento aos canais de venda direta pela Diálogo solidificou a companhia como a única empresa do Mercosul com atendimento completo da cadeia logística (soluções End-to-End), atuando desde a matéria-prima até a entrega ao consumidor final. A Translag possibilitou a ampliação dos negócios FTL, LTL e e-commerce na região Centro-Oeste, na Bahia e em Sergipe. Mais uma vez destacou-se a capacidade de integração da BBM, operando nas regiões que antes eram exclusivamente atendidas pela Translag e que agora contam com todas as soluções da companhia.

Essas iniciativas, associadas a um processo contínuo de rápido crescimento orgânico, também tiveram impacto no EBITDA ajustado, que atingiu R$ 115,3 milhões, em um período de restrições às operações de varejo, devido à pandemia, com fortes aumentos de custos operacionais, principalmente de combustíveis, pneus e peças.

Investimentos em tecnologia

Com o uso de tecnologia aplicada aos negócios, a companhia ressalta a conclusão da implantação do ERP SAP em junho de 2021, mais um importante passo para a jornada de transformação digital, na qual a BBM tem consistentemente investido. Em relação ao principal projeto da empresa, a Plataforma Digital BBM, destaca-se o GO Live da versão inicial para três unidades da operação de FTL – Carga Geral em MG, RJ e PR, que funcionará como piloto para expansão de processos que já estão digitalizados com importantes ganhos e eficiência e reduções de custos esperados.

Além disso, em linha com a estratégia de digitalização e inovação da BBM, a companhia ampliou os investimentos na frente de tecnologia, que aumentaram quase quatro vezes em 2021 vs. 2020, com a implantação do novo ERP e no desenvolvimento da Plataforma Digital BBM.

Agenda ESG

Alinhada com sua estratégia de atuação e as demandas da sociedade, a BBM segue desenvolvendo sua agenda ESG com ações e resultados concretos ao longo de 2021. Dentre as várias iniciativas nessa área, a companhia ressalta as descritas abaixo.

Meio Ambiente
Veículos elétricos: Realizado em parceria com cliente, grande player do segmento químico, a iniciativa tem o objetivo de diminuir o impacto ambiental dos veículos tradicionais, como zerar a emissão de carbono e poluentes atmosféricos durante o transporte e a diminuição de ruídos.

Otimização para operações de MilkRun: desenvolveu-se um sistema que apoia o tomador de decisão da gestão logística com soluções de otimização de rotas. O recurso permite a redução de 12% de tCO2e – dados em toneladas de dióxido de carbono e gases de efeito estufa convertidos em CO2, e redução de 18% em quilômetros percorridos.

Otimização para operação LTL: para redução da emissão de GEE – gases de efeito estufa nas atividades diárias, foi iniciado processo nas operações de fracionado em São Paulo que tem como meta diminuir recursos ativos (veículos) em até 8% e aumentar a produtividade. Os resultados serão acompanhados ao longo de 2022.

Redução do consumo de combustível: na operação de gases de ar, o processo foi redesenhado em conjunto com o cliente, grande player do segmento de Gases do Ar, gerando redução do consumo em 3% ao ano.

Pessoas e o entorno
Em outubro, a BBM lançou o Programa BBM por Elas, que incentiva a inclusão de mulheres na logística e possibilita um ambiente mais igualitário. Em novembro, a campanha “Somos todos BBM, somos todos contra a fome” promoveu a arrecadação e doação de alimentos não perecíveis. Foram arrecadadas 4,3 toneladas de alimentos e distribuídos para o banco nacional de alimentos em 5 localidades do Brasil.

Governança, Compliance e o futuro
Dentre as principais iniciativas do grupo, estão também as certificações que tornam a empresa mais competitiva no setor. Fomos reconhecidos pela Receita Federal como Operador Econômico Autorizado (OEA), dessa forma atuamos como um operador logístico de baixo risco, confiável e com benefícios na aduana brasileira.

Em relação às iniciativas sustentáveis, a companhia tem o propósito de transformar suas entregas e operações por meio de soluções e processos sustentáveis, e impulsionar a sustentabilidade no setor logístico brasileiro, para isso o Grupo BBM se apoia em três pilares fundamentais: preservar, valorizar e impactar positivamente, estes estabelecidos com base na agenda 2030 da ONU.

Crédito das imagens: Nataliya Vaitkevich / Pexels

Aprovada criação do Dia Nacional do Profissional de Logística

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Em votação simbólica, o Plenário do Senado aprovou, nesta quarta-feira (30) ,o projeto que cria o Dia Nacional do Profissional de Logística, a ser celebrado anualmente em 6 de junho. O PLC 35/2017, do deputado Julio Lopes (PP-RJ), foi aprovado sem emendas, conforme o relatório da senadora Daniella Ribeiro (PP-PB). Como não foi modificado pelos senadores, o texto segue para sanção presidencial.

O dia 6 de junho, segundo a Associação Brasileira de Logística (Abralog) é uma referência ao Dia D, a data do desembarque aliado na Normandia, França, durante a segunda Guerra Mundial. A operação, que marcou o início da derrota dos nazistas, é considerada um dos maiores e mais importantes movimentos logísticos da história.

Embora existam cursos de graduação específicos para a atuação com logística, a área reúne profissionais de diversas formações. Os profissionais são responsáveis por tarefas como administração de materiais e recursos, melhoria do uso dos espaços físicos, busca da eficiência de processos de trabalho, controle de estoque e armazenagem e movimentação interna de insumos.

Daniella Ribeiro levou ao Plenário o relatório de sua autoria que já tinha sido aprovado pela Comissão de Educação (CE). Em seu parecer, Daniella argumentou que a atividade de logística é imprescindível para o bom funcionamento das grandes organizações: “São trabalhadores com perfil flexível, dispostos a encarar jornadas em horários não convencionais, necessárias para lidar com a operação de centros de distribuição, fábricas, portos, aeroportos e varejo”, salientou.

Fonte: Agência Senado

Crédito das imagens: Divulgação