sexta-feira, 19/04/2024

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Serviço de logística para inclusão de consumidores brasileiros recebe Prêmio Notáveis CNN 2022

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A Clique Retire é a vencedora do Prêmio Notáveis CNN 2022 na categoria Inovação. Empresa 100% brasileira, líder no país na operação em rede de armários inteligentes/smart lockers, a Clique teve uma de suas frentes de atuação escolhidas pela CNN por “ajudar a promover avanços na sociedade e o bem-estar comum”. O anúncio dos ganhadores foi feito durante a cerimônia de premiação, realizada neste domingo, 20 de março, no Memorial da América Latina, com exibição na televisão e no canal da emissora no YouTube.

Com armários inteligentes em locais de grande circulação, como estações de metrô, trens, shoppings e postos de combustíveis, a Clique Retire foi, e é, pioneira na operação dos terminais de autoatendimento para retirada de encomendas no país.

A empresa quintuplicou suas operações na pandemia atendendo, principalmente, o grande contingente da população que não consegue receber nem mesmo as contas para pagar em suas casas, quanto mais produtos comprados pela internet: são mais de 40% de moradores da cidade do Rio de Janeiro, e mais de 30% em São Paulo, por exemplo.

Os terminais de autoatendimento da Clique Retire permitem que, a caminho do trabalho ou na volta para casa, o cidadão que mora em áreas com restrição de CEP tenha de volta o direito de ter em mãos seus pacotes, mercadorias ou correspondências de forma conveniente, com praticidade e rapidez. A solução dos armários também conecta o varejo a essa população: o varejo amplia seu mercado endereçável e o consumidor que passa a dispor de mais opções e melhores serviços.

Smart cities, cidades inteligentes e sustentáveis
O serviço dos armários da Clique Retire está alinhado a um dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU sobre cidades inteligentes e sustentáveis “que melhorem a qualidade de vida dos habitantes, promovam o crescimento econômico e protejam o meio ambiente da degradação” (ONU-Habitat). As entregas de e-commerce aumentaram o volume de veículos nas grandes cidades. Também por isso, as retiradas de encomendas em e-Boxes/armários inteligentes passam a ser uma solução logística que é muito mais sustentável do que outras.

Lockers nas comunidades
A Clique Retire ainda é a única empresa de armários inteligentes do país a instalar os terminais de autoatendimento dentro das comunidades. O primeiro foi inaugurado no Rio, na Vila da Penha, que tem cerca de 120 mil moradores. A empresa avança em parcerias para implementar o projeto em comunidades de São Paulo e de outras regiões do país.

A missão da Clique Retire é democratizar a logística. Estamos honrados e lisonjeados por esse reconhecimento, por sermos capazes de oferecer um serviço considerado notável para a sociedade brasileira, um serviço de inclusão social, de cidadania. Esse prêmio recarrega as nossas energias e nos permite seguir com o objetivo de eliminar completamente a exclusão na logística”, comemora Gustavo Artuzo, diretor executivo da empresa.

Crédito da imagem: Fernanda Vidoti

Dia do Consumidor cresce 22% e movimenta R$ 722 milhões no e-commerce em 2022

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O e-commerce brasileiro registrou faturamento de R$ 722 milhões com o Dia do Consumidor neste ano, em crescimento de 22% em comparação com o ano anterior. A data, celebrada em 15 de março, acumulou cerca de 1,5 milhão de pedidos, uma elevação de 16% em relação a 2021. Os dados são da Neotrust, empresa responsável pelo monitoramento de mais de 85% do e-commerce brasileiro e que faz parte do T.group.

De acordo com a Neotrust, a média de itens comprados no Dia do Consumidor foi de 2,8 produtos por cesta. O preço médio por item foi de R$ 165, uma alta de 8% em comparação a 2021. A data popular por oferecer descontos exclusivos aos consumidores no comércio online, registrou um ticket médio de R$ 491 em 2022, um crescimento de 5% em relação a 2021.

Além disso, a Neotrust analisou que na semana do dia 9 à 15 de março, o faturamento do e-commerce foi de R$ 4 bilhões com um total de 8 milhões de pedidos realizados. E nos primeiros 15 dias de março, o comércio eletrônico faturou R$ 7,2 bilhões com os mais de 16 milhões de pedidos feitos. Houve aumento de 8% em ambos os indicativos na comparação entre 2022 e 2021.

Crédito da imagem: Andrea Piacquadio/Pexels

Plataforma nstech oferecerá mais de 350 vagas para Tecnologia

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A nstech, maior plataforma de soluções tecnológicas de logística do Brasil, está em crescimento acelerado e busca 350 profissionais de Tecnologia, dados e R&D até o final de 2022. O processo já começou: são 100 vagas abertas para programadores de diferentes níveis – desde iniciantes até os mais experientes para início imediato. As oportunidades são voltadas a Desenvolvedores Back-end, Front-End, Mobile / Android, Arquiteto, Agilista, SRE, DevOps, Cloud, Infraestrutura e QA.

As vagas abrangem diversos perfis de programadores, Segundo Murilo Alencar, Chief Technology Officer (CTO) da nstech, a variedade de cargos também está alinhada à diversidade “Não há restrições de idade, experiência, orientação sexual, raça ou gênero. O importante é se sentir desafiado e ter brilho nos olhos pelo que faz. Ter vontade de aprender, estar empenhado em gerar impacto relevante e trilhar uma jornada de sucesso”, destaca.

O trabalho é 100% remoto, com horários flexíveis, day off no aniversário e outros benefícios, abrangendo todas as regiões do país. “Oferecemos a oportunidade de construir a carreira em uma plataforma disruptiva. Nós utilizamos métodos de evolução contínua, com o respaldo de mentores no próprio ambiente de trabalho. Um contribui para fortalecer a trajetória do outro. Isso é inovação colaborativa, inclusive na equipe. Faz parte da cultura nstech investir em capital humano, porque aqui as pessoas e as interações vêm antes da tecnologia”, conta Alencar.

A plataforma de serviços tecnológicos para logística nstech reúne 18 empresas dos diversos segmentos da logística para fortalecer sua estratégia de inovação aberta e colaborativa. São elas Buonny, Opentech, AT&M, Brasil Risk, LogRisk, Praxio, Hivecloud, Fusion, I Am Tech, 99kote, Bsoft, e-Frete, Simetrias, Trafegus, Atua, Mundo Logística, LogEduc e Frete Rápido. São empresas de sistemas de gestão, gerenciamento de risco, serviços de pagamentos e tecnologia para motoristas, averbação, roteirização, conteúdo e plataforma de cursos sobre logística e last mile. A plataforma já conta com mais de 45 mil clientes, sendo 35 mil transportadoras, seu banco de dados reúne 2,1 milhões de motoristas e projeta faturamento anual de R$ 450 milhões, consolidando-se como a maior plataforma One Stop Shop da América Latina. Além do Brasil, a nstech está presente em México, Colômbia, Peru, Equador, Angola e Bolívia.

Crédito da imagem: Divulgação

ESG: como integrar as políticas no setor da logística

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*Por Stefan Rehm
CEO do Grupo Intelipost

De acordo com uma pesquisa efetuada no segundo semestre de 2021 pela Federação Brasileira de Bancos (Febraban) e pelo Instituto de Pesquisas Sociais, Políticas e Econômicas (IPESPE), mais de 75% dos brasileiros consideram que a adoção do ESG deve ser prioridade para as organizações.

No setor de logística, que conquistou grande relevância no Brasil durante a pandemia, não tem sido diferente. O mercado tem cada vez mais exigido que os líderes adotem políticas ESG para transformar o ecossistema em um ambiente mais sustentável e receptivo para a sociedade.

No que diz respeito ao enquadramento nos padrões e métricas sustentáveis estabelecidos pela ONU, o setor de logística pode realizar desde pequenas mudanças no comportamento diário até grandes alterações no modelo de negócios. Neste aspecto, podemos citar maneiras de a logística integrar as políticas ESG. Abaixo, listo as principais delas:

Redução da pegada de carbono

Segundo um relatório do Sistema de Estimativas de Emissões e Remoções de Gases de Efeito Estufa (SEEG), o Brasil está presente na lista dos maiores emissores de gases do efeito estufa do mundo. A queima de combustíveis fósseis por veículos ocupa grande parte desse percentual.

Assim, a otimização da cadeia logística, que envolve soluções como roteirização, manutenção de frotas e implementação de pontos de retirada e coleta, auxiliam na redução da pegada de carbono – cálculo que representa a quantidade de carbono emitida por pessoas, empresas ou atividades do dia a dia – , contribuindo para a desaceleração de problemas ambientais.

Uso de métricas de governança

Devido ao histórico de atividade informal do setor de logística no Brasil, as questões que envolvem governança são as mais desafiadoras para o segmento, mas, por meio da criação de métodos e direcionamentos da cultura para as práticas ESG, o setor torna-se cada vez mais apto para operar rigorosamente de acordo com as exigências governamentais e fiscais.

Nesse aspecto, algumas soluções do mercado de envios têm auxiliado os pequenos varejistas a iniciar suas operações online com escalabilidade e competitividade, podendo contar com o apoio de tecnologias de automatização que simplificam os processos.

Cuidado com pessoas e geração de emprego

A pandemia acarretou novos desafios às empresas no que diz respeito à atenção com o bem-estar dos funcionários. Vale lembrar que a adoção de práticas ESG não é importante apenas para atender a um padrão mundial de diretrizes, mas também para proporcionar uma série de benefícios para o segmento de logística, tais como a melhora da experiência de compra, transparência, regulamentação e desburocratização, geração de empregos, aprimoramento das condições de transportadores e ofertas de serviços mais competitivos no setor.

Além disso, práticas ESG proporcionam mais transparência e responsabilidade aos desafios sociais, ambientais e de governança, valores que, ao meu ver, ganharão cada vez mais relevância, tornando-se grandes diferenciais para os consumidores.

*Stefan Rehm é CEO e Cofundador do Grupo Intelipost.

Crédito da imagem: Divulgação

Soluciona Logística cria para C&A primeira frota de elétricos do varejo de moda

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A palestra “Redução de emissões: abastecimento de lojas com veículos elétricos”, no primeiro dia da Conferência Nacional de Logística (CNL), mostrou como nossa associada Soluciona Logística montou para a C&A a operação com veículos elétricos pioneira no varejo de moda no Brasil. O evento ocorreu durante a Intermodal de 15 a 17.3.2022, em São Paulo.

Iniciada em setembro do ano passado, entre CDs e lojas da C&A, com um caminhão elétrico, a experiência andou rápida, tanto que dois meses depois, em novembro de 2021, foram encomendados mais 34 veículos, metade para rodar em São Paulo, e a outra metade no Rio de Janeiro, informou Toni Trajano, o CEO da empresa na CNL. O próximo passo será levar a operação para Minas Gerais e Espírito Santo.

O veículo um VUC da JAC Motors, transportou cargas de até quatro toneladas, com autonomia de até 200km. Em cinco meses de operação, o caminhão elétrico percorreu 8.100 km, realizou 93 viagens e fez 209 entregas.

“Isso quer dizer que deixamos de emitir cerca de 3,5 toneladas de CO², o equivalente ao plantio de 25 árvores nativas da Mata Atlântica. Mais 1.700 litros de diesel deixaram de ser usados nessa operação-piloto. Com o aumento da frota conseguiremos transportar mais de 18 milhões de peças, o que equivale a 9 toneladas de entregas. Ou seja: o potencial total da frota tem a capacidade de retirar 500 toneladas de CO² por ano do meio ambiente, já que o veículo elétrico não emite C02”, disse Trajano.

Segundo o executivo, alguns desafios que surgiram foram solucionados antes mesmo do projeto sair do papel. Um deles: como fazer o descarte e utilização correta das baterias instaladas no caminhão. Dentre as possibilidades, encontramos algumas opções como: a utilização da bateria para iluminação interna e substituição de geradores a diesel dos Centros de Distribuição da empresa. Importante: a infraestrutura de recarga está instalada nos centros de distribuição da C&A em São Paulo e Rio de Janeiro.

“O projeto-piloto, além de ser um tema importante de mobilidade urbana sustentável, é, também, exemplo intenso de centralidade no cliente, pois teve o sucesso que estamos vendo no dia a dia em função da relação extremamente próxima, até porque toda a operação é feita nas dependências da C&A, com o caminhão totalmente dedicada à empresa”, contou Toni Trajano. A C&A está no Brasil desde 1976, tem seis centros de distribuição e 318 lojas.

O caminhão – O VUC elétrico da operação é fabricado pela JAC Motors, modelo iEV1200T, de porte médio, o primeiro do mercado brasileiro com menos de 7,5 toneladas – o que o torna ideal para uso urbano. De acordo com a montadora, o custo total por quilômetro rodado chega a ser seis vezes menor que seu equivalente a diesel.

O propulsor elétrico do iEV oferece uma potência de 177 cavalos, e a velocidade alcança 90 km/h. Já o tempo de recarga chega a 11 horas em estações de 7,4 kWh, mas pode ter 80% da bateria carregada em até duas horas em estações de carga rápida, de 40 kWh.

Painel com especialistas encerra a XXV Conferência Nacional de Logística

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O painel “Perspectivas e Tendências para o Setor da Logística” encerrou a 25ª edição da Conferência Nacional de Logística, realizada em meio à 26º edição da Intermodal South America, maior mostra de transporte, logística e comércio exterior da América do Sul. Um time de especialistas se revezou nos comentários.

Coordenado por Pedro Moreira, presidente da Abralog, o encontro teve a presença de Anaia Bandeira, diretora de Logística da Lojas Riachuelo; Leonardo Romano, diretor de Supply Chain da Natura & Co; Ricardo Ramos, gerente nacional de Transporte – Lojas Físicas e E-commerce do Carrefour; Ramon Alcaraz, CEO da JSL; e Marlos Tavares, CEO da G2L Logística.

O consenso entre os debatedores foi o da necessidade de unificação da agenda do setor para discutir soluções inovadoras em aspectos como  custos operacionais e sustentabilidade. Um dos principais interlocutores definido no encontro, foi o governo federal. Foco em pauta: eliminação do uso do papel (documentos) no transporte, e também a redução da emissão de CO², por meio de  novos tipos de combustível e tecnologias  inovadoras.

“A preocupação é saber como o setor privado pode organizar pautas em comum para estabelecer conversas com o governo, formalizar uma agenda comum”, afirmou Leonardo Romano, da Natura. Anaia Bandeira, da Riachuelo, completou: “É pensar em como nos unirmos para avançar mais, criar, em conjunto, um fluxo mais eficiente para questões, por exemplo, como a redução de emissão de CO² e o uso do papel no dia a dia”.

Segundo Marlos Tavares, CEO do operador logísticos G2L, é inacreditável o fato de se “criar uma logística tecnológica” e esbarrar na burocracia de papeis, na guarda e porte de canhotos e vistos. “Você investe forte e depois dá de frente com papel. Isso é insegurança jurídica no mundo dos negócios”, afirmou. Pedro Moreira, da Abralog, lembrou que uma operação de e-commerce, da venda até chegar ao comprador, chega a exigir 20 documentos.

Ramon Alcaraz reagiu com um “isso é bizarro”, numa referência ao fato de se ter de conviver com tanto papel num momento de avanço estonteante da tecnologia. Alcaraz reforçou o papel do setor privado. “Por mais que tenhamos bons governantes, bons ministros, não há orçamento público disponível. As melhores iniciativas intermodais no Brasil são da iniciativa privada. Se não incentivarmos as empresas, vamos continuar ‘enxugando gelo’ em qualquer discussão sobre infraestrutura e aperfeiçoamento das operações logísticas”.

E completou: “É sempre assim, anda quando começamos a empurrar. Vejam os caminhões elétricos. A Ambev deve ter frota de 1.600 veículos para distribuição urbana em dois ou 3 anos”. Anália Bandeira concordou: “Tem de empurrar”. Uma ação que o próprio ministro Tarcísio explicou na abertura do evento: governos são movidos a pressão. Ou seja: tem de empurrar.

A questão dos novos combustíveis, as chamadas fontes alternativas, também mereceram comentários. Quando se falava na emissão de poluentes, Ramon Alcaraz, da  JSL, lembrou: fosse maior a produtividade e precisaríamos de 35% dos caminhões existentes hoje. “De qualquer forma, precisamos de combustíveis alternativos”, ponderou.

Para Marlos Tavares, CEO da G2L, os combustíveis alternativos vão conviver entre si. Já para Ricardo Ramos, do Carrefour, “esta é uma batalha que tem várias frentes. É uma agenda de engajamento”. Como a percepção entre os debatedores era de otimismo, Tavares, da G2L, pontuou com uma frase do ex-presidente da Fiesp, Horácio Lafer Piva: “O Brasil está condenado a dar certo”.

Presidentes da ABTRA e ABTP defendem ajustes no processo de desestatização do Porto de Santos

A desestatização do Porto de Santos é necessária, mas o modelo previsto precisa ser aperfeiçoado para evitar conflitos de interesse e insegurança jurídica. Isso é o que defende Angelino Caputo, diretor-executivo da Associação Brasileira de Terminais e Recintos Alfandegados (ABTRA), e Jesualdo Silva, diretor presidente da Associação Brasileira dos Terminais Portuários (ABTP). Eles participaram da Conferência Nacional de Logística (CNL), na tarde desta quinta (17), e discutiram pontos importantes que precisam de ajustes no processo, que está em fase de audiência pública.

“Os benefícios da desestatização superam em muito os riscos, mas precisamos de atenção com questões como limites da atuação do privado. É muito importante que haja uma blindagem para que arrendatários ou TUPs, que já atuam no complexo, não venham assumir a administração portuária. Mesmo que o edital já preveja uma limitação disso, vamos propor um ajuste para evitar que isso aconteça e provoque conflitos de interesse”, explicou Caputo, que foi diretor da Codesp entre 2014 e 2015.

Para Jesualdo Silva, são vários os pontos que exigem cuidado no processo de desestatização, principalmente com o modelo escolhido: “Não é exatamente igual, mas inspirado no modelo australiano. Lá, acabaram acontecendo alguns abusos econômicos, com aumentos abusivos de taxas e outorgas. Aqui, temos a ação da agência reguladora para mitigar riscos como este, mas é preciso ficar atento e evitar esse risco já no edital para evitar aumentos irreais de tarifas e no custo da operação”.

Consulta pública A ANTAQ prorrogou para o dia 23 de março o prazo limite da consulta pública para o recebimento de contribuições sobre a Audiência Pública nº 01/2022, que trata da desestatização do Porto de Santos, em São Paulo. As minutas jurídicas e os documentos técnicos estão disponíveis no menu “Participação Social”, no portal da agência. As contribuições poderão ser dirigidas à ANTAQ até às 23h59 do mesmo dia, exclusivamente por meio e na forma do formulário eletrônico disponível no site.

Reflexos da pandemia e guerra na Ucrânia vão impulsionar as estratégias nearshoring e onshoring

A pandemia da Covid-19 e a guerra na Ucrânia estão promovendo uma reconfiguração no comércio global, impulsionando as estratégias de nearshoring e onshoring, avaliou Paulo Resende, coordenador do Núcleo de Infraestrutura, Supply Chain e Logística da Fundação Dom Cabral, durante palestra na Conferência Nacional de Logística (CNL). “Há uma pressão sobre os operadores logísticos globais em aumentar a participação doméstica nos países de origem, reduzindo ou até eliminando fontes de renda de alto risco em outros países”, explicou.

O especialista reforça que a pandemia mudou a equação do custo/benefício e puniu aquelas empresas que tinham cadeias longas de suprimentos, como, por exemplo, entre China e EUA. “Há um movimento para atrair fornecedores para o México, neste caso, para diminuir os riscos. O fator decisivo para a logística é, portanto, geopolítica, e os players terão que tomar um posicionamento sobre o que é mais importante no atual cenário: ativos próprios ou inteligência logística?”, afirmou.

Vander Costa diz que modal hidroviário será próxima fronteira da infraestrutura

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O presidente da Confederação Nacional do Transporte, Vander Costa, afirmou nesta quinta-feira, 17.3.2022, último dia da XXV Conferência Nacional de Logística da Abralog (CNL), que o modal hidroviário será a próxima fronteira de infraestrutura a ser erguida no País. A Conferência ocorreu durante a 26ª Intermodal South America, da qual a Associação Brasileira de Logistica é o braço de conteúdo.

“O Brasil tem uma extraordinária bacia hídrica que pode, se funcionar, dar maior eficiência à logística, notadamente ao agronegócio, que vem sustentando o País”, disse Vander Costa. O próximo governo certamente colocará o modal hidroviário como uma de suas prioridades, acrescentou.

No palco, o presidente da CNT disse ser aquela a primeira vez que participava de evento presencial, desde o início da pandemia. O presidente da Abralog, Pedro Moreira, fez a apresentação da palestra de Vander Costa, e qualificou a CNT, que administra também o Sest Senat (Serviço Social do Transporte e Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte), como a entidade “que mais faz pela logística do País, com seu olhar para todos os modais, sobre os quais produz pesquisas que ajudam a entender e melhorar a infraestrutura do Brasil”.

Vander Costa falou sobre as ferrovias, que tiveram notável avanço em função do trabalho do ministério da Infraestrutura, que ele elogiou, mas revelou que o setor carece de maior concorrência. “Há casos em que o dono dos trilhos é o mesmo dos vagões, e por vezes, da carga”, afirmou, em referência à ferrovia Vitória-Minas, da Vale. “É necessário haver concorrência, criar-se o direito de passagem; com mais participantes, teremos melhora no ambiente de negócios. Isso com certeza fará diminuir o Custo Brasil”, garantiu.

Frete e petróleo – O presidente da CNT disse que a questão do frete envolve situação complexa, dado o aumento do custo do barril de petróleo e a subida do dólar. O governo não tem como interferir na questão do petróleo, mas pode agir para controlar o dólar. “Não é verdadeira a afirmação de que sejamos autossuficientes em petróleo, pois importamos 41% do que consumimos”, informou, acrescentando que o produto extraído no Brasil é muito pesado e as refinarias têm limitações para colocá-lo em comercialização. Quando comentou a situação do frete em função dos preços crescentes dos combustíveis, ele lembrou das padarias: “Quando sobe o preço do trigo, sobe o preço do pão”.

Melhor é o híbrido – Vander Costa fez muitos comentários sobre combustíveis alternativos, da eletricidade ao biometano, passando por hidrogênio e GNV. “O ideal, me parece, é tratar as diversas situações com as diversas alternativas que temos”. O biometano, comentou, a partir do gás dos aterros sanitários, é potente e um caminhão movido a esse combustível tem pouquíssima emissão de gases do efeito estufa. O hidrogênio é outra alternativa, conforme Vander Costa citou, e seria para longas distâncias, no transporte marítimo, no qual as próprias embarcações poderiam ter usinas a bordo. O presidente da CNT, no entanto, acredita que a solução mais madura no momento seria a dos veículos híbridos, movidos à GNV e diesel.

Multimodalidade e ESG – Segundo Vander Costa, a multimodalidade nunca avançou tanto como nos últimos três anos. Citou a Norte-Sul, que abriu um caminho de possibilidades, e voltou a citar a hidrovia como fator estratégico – ela poderia levar cargas do agronegócio pelo chamado Arco-Norte, em tempo menor e a custo bem mais baixo.

“Temos rios navegáveis, não hidrovias. Precisamos delas, e para que existam o investimento é baixo. O custo da hidroviário é o custo do rio abaixo, o custo da correnteza. Gera desenvolvimento econômico e nenhuma poluição, é o exemplo perfeito de ESG”, referindo-se aos conceitos propostos no Environmental, Social and Governance, ou Ambiente, Social e Governança.

Pandemia e guerra mudaram visão sobre supply chain, afirma Tompkins

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Convidado internacional da XXV Conferência Nacional de Logística (CNL), o consultor americano Jim Tompkins, disse, nesta quarta, 16.3.2022, segundo dia do evento, que a pandemia da Covid-19 e agora a guerra na Ucrânia consolidaram a tendência de que a cadeia de suprimentos é uma grande rede global, interdependente e cada vez mais digital.

“Quando comecei a trabalhar com supply chain, nos anos 70, a preocupação das empresas estava concentrada apenas em reduzir custos. Hoje, o ambiente mudou, pois a cadeia está inserida diretamente no cotidiano das pessoas, principalmente pela instantaneidade proporcionada pela tecnologia”, afirmou  Jim Tompkins, supply chain thought leader e CEO da Tompkins International, palestrante que encerrou o segundo dia da CNL, evento que ocorre em meio à 26ª Intermodal South America, encontro de logística, intralogística e transporte de cargas que acontece no São Paulo Expo, na capital paulista, até esta quinta (17.3.2022).

Colaboração é fundamental – Para Tompkins, essa transformação,  que chama de imperativo digital, exige que as empresas invistam em um ciclo de disrupção. “É um processo de reinvenção que todos precisam passar. O mundo está volátil, convivendo com muitas complexidades e incertezas, e não há espaço para que haja resistências para essas inovações.

Segundo ele, os acontecimentos recentes destacaram a importância do supply chain, pois revelaram o seu funcionamento e necessidade para todos os segmentos da sociedade. “No entanto, eficiência e efetividade só vão acontecer quando a empresa estiver aberta para as novas ideias trazidas pela transformação digital”, salientou.

Um dos caminhos apontados por ele é o fomento da excelência nos elos da cadeia de suprimentos. “Para isso, é fundamental ter colaboração entre os agentes, o que vai gerar uma síntese, promovendo a sincronização e harmonização do supply chain. Por fim, determinar que tudo isso funcione em tempo real, que é a realidade que o imperativo digital impõe hoje. Quando você fala de aceleração digital, você fala de colaboração. E quando você fala de aceleração digital e colaboração, você está falando de logística com excelência. É isso”, explicou Jim Tompkins.

Exporta Fácil, nova oportunidade dos Correios para exportadores e operadores logísticos

Os Correios aproveitaram a participação na XXV Conferência Nacional de Logística (CNL) para apresentar as funcionalidades do recém-lançado Correios Exporta Fácil +, uma nova oportunidade para exportadores e operadores logísticos. 
“Todo o processo é feito a partir de uma parceria com operadores logísticos credenciados. Oferecemos a simplificação do processo, com toda a classificação do produto, procedimentos aduaneiros e preparação da mercadoria, com o apoio de equipes especializadas em todo o País. Qualquer empresa que atua no setor pode entrar no site dos Correios e fazer o cadastro”, explicou Alex do Nascimento, diretor de Negócios da empresa durante palestra.

Por dia, os Correios chegam a processar cinco milhões de entregas em todo o território nacional. Para que esta operação de grande porte seja cada vez mais sustentável, a empresa está investindo em soluções que gerem um menor impacto ambiental, principalmente nas grandes cidades. 
“Estamos testando modelos elétricos, como bicicletas e pequenos veículos, para distribuição de última milha, que é a mais complexa de toda a operação. Mais de 200 veículos estão circulando em 11 regiões para testar o que é mais viável e eficiente, e esperamos anunciar os resultados em breve”, completou o executivo dos Correios.

VP da Abralog mostra como tecnologia está vencendo a burocracia

“Como a tecnologia vem acelerando a superação da ineficiência causada pela burocracia”, foi o tema do advogado Alessandro Dessimoni, Vice-presidente Jurídico da Abralog . Para ele, o termo burocracia pode ser utilizado para designar um tipo de administração racional e eficiente, ou o seu contrário. Ou, como explicou a seguir, trata-se de estrutura social na qual a direção das atividades coletivas é de responsabilidade de ilm aparelho impessoal hierarquicamente organizado.

Dessimoni considerou, entre os benefícios tecnológicos que ajudam a desburocratizar, o uso de inteligência artificial, a internet, e a velocidade de dados, por exemplo. Para ele, são ferramentas que reduzem os erros, e, também, dão agilidade ao ‘quebrar’ dezenas de procedimentos atravancados.

A tecnologia, disse Alessandre Dessimoni, foi responsável por quebra de paradigmas culturais, como o home office, os marketplaces, o comércio global e a vida nas redes sociais. Ou seja, de alguma forma, essas novas realidades ajudam a destravar o burocrático – isto é, eliminar a ‘especialização em tarefas’, as regras em excesso, a chamada ‘carreirização’ e a centralização.

A palestra do VP Jurídico da Abralog abordou as contribuições para a melhoria da eficiência logística, como o Documento de Transporte Eletrônico, o DT-e, juntamente com soluções que mudaram o perfil das áreas tributária, administrativa e financeira, como o certificado digital, a procuração eletrônica, a abertura online de empresas, e a criação de programas como Balcão Único, Poupa Tempo, e a integração de informações.

Principais riscos da burocracia – Citou o particularismo (defesa de interesses de determinados grupos de poder), satisfação de interesses pessoais (nepotismo, corrupção), Cultura do carimbo (multiplicidade de exigências, papelório, e excesso de formalização), Grupos de poder (engessamento do processo decisório, luta pelo poder e vaidades exacerbadas) e Mecanicismo (cargos limitados e superespecialização).

Empresas de logística que não se adaptarem à RDC 304 não têm futuro no segmento farmacêutico, afirma Leila Almeida

A RDC 304/2019, norma da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) que  dispõe sobre as boas práticas de distribuição e armazenagem no transporte de medicamentos, em vigor desde 2019, é um grande avanço, na opinião de Leila Almeida, farmacêutica da Andreani Logística e Coordenadora do Comitê de Logística Farmacêutica da Associação Brasileira de Logística (Abralog). No entanto, faz um alerta: “As empresas de logística que quiserem se manter no segmento farmacêutico vão ter que se adaptar”.

Leila citou como exemplo a exigência de integrantes da cadeia de distribuição de gerarem estudos de mapeamento de temperatura e umidade para subsidiar as medidas de controle ativo ou passivo que serão aplicadas aos sistemas de transporte. “É um aspecto fundamental, principalmente pela diversidade climática. O mapeamento térmico precisa ser bem articulado e eficiente”, apontou.

Na Andreani, ela destaca que a solução foi investir em inovação e tecnologia. “A RDC impulsionou a busca por novas alternativas, fomentando a pesquisa. Quem não seguir a tendência, não vai permanecer no segmento. Instalamos sensores nos próprios veículos para fazer o mapeamento térmico, totalmente gerenciado por meio de um software. Isso oferece segurança e eficiência na operação, de acordo com a norma da Anvisa. Quando há, por exemplo, picos de temperatura, o sistema logo identifica para que sejam feitos os ajustes”, explicou.

Rondônia quer atrair novos investimentos em operações logísticas

Rondônia tem potencial para atrair novos negócios no setor de logística, oferecendo estrutura eficiente e vantagem competitiva. Este foi o mote da palestra que reuniu o secretário-adjunto de Desenvolvimento Econômico, Avenilson Gomes da Trindade, e o administrador da SOPH (Sociedade de Portos e Hidrovias do Estado de Rondônia), Marco Figueira, na Conferência Nacional de Logística (CNL).

“Nosso PIB atual é de R$ 60 bilhões, com um crescimento médio por ano de 6%, e temos o segundo melhor indicador de geração de empregos do Brasil, só superado por Santa Catarina. Temos perspectivas de crescimento e estamos atraindo novos negócios. Hoje, há quatro operadores no nosso porto público, mas temos capacidade de receber mais operações”, salientou Trindade, reforçando a localização estratégica do Estado, que permite o escoamento de cargas tanto pelo Oceano Atlântico como pelo Pacífico.

Essa vantagem competitiva também foi destacada por Marco Figueira. “O Brasil se consolidou como uma das grandes potências mundiais do agronegócio e a rota interoceânica multimodal tem alto potencial logístico por meio da hidrovia do Madeira. Nosso porto, que é alfandegado, tem um transit time de 17 dias para o Canal do Panamá e de 28 dias para complexos portuários da Ásia, prazos competitivos que reduzem custos para os operadores logísticos”, explicou.

Para o futuro, Avenilson Gomes de Andrade projeta a expansão de operações com contêineres no porto e o avanço das tratativas com o governo boliviano para viabilizar uma rota hidroviária que facilite o acesso aos portos do Peru e Chile, no Oceano Pacífico. Textos: Coletivo da Comunicação

“O Brasil vai ser cada vez mais multimodal”, diz Tarcísio de Freitas

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“O Brasil vai ser cada vez mais um país multimodal, eficiente do ponto de vista logístico”, disse o ministro da Infraestrutura, Tarcísio de Freitas, nesta terça-feira, 15.3.2022, em fala que antecedeu o início das palestras da XXV Conferência Nacional de Logística, a CNL, que a Associação Brasileira de Logística (Abralog) realiza até quinta, 17.3, no interior da Intermodal South America.

Freitas ressaltou que a iniciativa pública voltada para o fomento do modal ferroviário nos últimos anos, aliada a ousadia do setor privado que atua no setor, foram fundamentais para que projeções positivas desenhem um futuro promissor. “Hoje nós temos, no País, uma coluna vertebral ferroviária ligando o Norte ao Sul, do Porto de Itaqui (MA) ao Porto de Santos (SP) e, em breve, um tronco Oeste-Leste com a Fiol. É o renascimento das ferrovias”, salientou.

O ministro reforçou que a perspectiva é de que a participação do modal ferroviário na matriz nacional saia dos 20% atuais para 40% até 2035. “A projeção é resultado de investimentos no setor, que vai terminar o ano com mais de R$ 1 trilhão em obras contratadas. Isso vai representar diminuição nos gastos com fretes e, consequentemente, menor Custo Brasil. Vai gerar ainda um processo em cadeia, com a retomada da indústria nacional e a geração de empregos”, completou.

Logística é fundamental no e-commerce – O crescimento do e-commerce no Brasil passa pela logística eficiente e confiável, afirmou em sua apresentação  a XXV CNL o vice-presidente de Logística do Mercado Livre, Leandro Bassoi.  “A tendência de evolução do e-commerce no Brasil passa pela logística eficiente e que ofereça confiabilidade, afirmou. “A logística é o pilar fundamental para a passagem do mundo offline para o mundo online, por proporcionar o envio rápido e eficaz com o custo mais baixo para o comprador, além de sempre proporcionar alternativas de menor impacto ambiental”, frisou Bassoi. 

O executivo elencou, também, outras tendências que ganharam destaque nos últimos anos, provocadas pela pandemia, como, por exemplo, o crescimento das vendas de consumíveis, que entram na categoria de supermercado online. 

Apontou, ainda, perspectivas positivas para a publicidade digital, serviços de conteúdo e streaming. “A digitalização dos meios de pagamento favorece o e-commerce e as fintechs estão em ritmo de crescimento, com grande atuação no mercado de seguros, por exemplo. Além disso, a América Latina é hub de criptomoedas em volume de transações e de startups”, ressaltou.

Hidrogênio verde – O Porto de Pecém apresentou projeto do hub de hidrogênio verde (H2). Segundo disse em sua palestra a diretora-executiva do Porto do Pecém, Duna Gondim Uribe, todo o hub de hidrogênio verde (H2) que está em fase de implantação no Ceará terá conexão direta com o Porto de Roterdã, na Holanda. 

O hidrogênio verde (H2V) é produzido por meio de fontes renováveis e se apresenta como a alternativa mais limpa para diminuir a emissão de carbono e, com isso, garantir um futuro sustentável para o planeta. A proposta do Hub de Hidrogênio Verde do Ceará, como é chamado, é a de buscar reduzir a emissão de poluentes com novos investimentos e ampliar as oportunidades de negócios e geração de empregos, para assim impulsionar a economia do Estado.

“Mais de 50% do potencial do Brasil em energias eólica e solar está no Nordeste. Estamos desenvolvendo a cadeia de valor no Pecém justamente para atender este potencial”, destacou Duna Gondim.

Necessidade de multimodalidade – As projeções para 2030 indicam que no Mato Grosso serão produzidas cerca de 58 milhões de toneladas de soja e 67 toneladas de milho. “Isso vai impor um grande desafio para o transporte. Dessa maneira, sempre teremos carga para todos os modais e precisamos do crescimento da multimodalidade”, salientou Edeon Vaz Ferreira, diretor-executivo do Movimento Pró Logística de Mato Grosso, em sua palestra na Conferência Nacional de Logística (CNL).

O segundo dia da Conferência Nacional de Logística (CNL), em 16.3.2022, terá palestras e debates sobre temas como inovação, desburocratização e tecnologia digital. Um dos destaques é a palestra “Aceleração digital, colaboração, excelência em logística e supply chain”, com Jim Tompkins, CEO da Tompkins International, que acontece a partir das 18 horas.

Outras palestras programadas vão abordar temas como “Inovação nos Correios: soluções e Infraestrutura da logística nacional e internacional”, “Desburocratização: como a tecnologia vem acelerando a superação da ineficiência causada pela burocracia”, “Distribuição, Armazenagem e Transporte de Medicamentos”. A conferência é promovida pela Abralog (Associação Brasileira de Logística).

Crédito das imagens: Riguardare

Intermodal inaugura 26ª edição retomando formato presencial

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A 26ª Intermodal South America, principal feira de logística, transporte de carga e comércio exterior, foi aberta nesta terça-feira, 15.3.2011, com a presença de público, o que não ocorria deste a edição de 2019, por causa da Covid-19. Para o ministro da Infraestrutura, Tarcísio Gomes de Freitas, presente no evento, “o Brasil vai ser cada vez mais um País multimodal”, disse ele durante discurso. O evento vai até 17.3.22 e pode ser visto também pela internet.

Antes, mais cedo, a mostra foi aberta com a presença de autoridades e profissionais do setor logístico. Entre eles,  o governador Ratinho Junior, governador do Paraná, o secretário de Logística e Transportes do Estado de São Paulo, João Octaviano Machado Neto, senador Wellington Fagundes, presidente da Frente Parlamentar Mista de Logística e Transporte e Armazenagem (Frenlog), Marcos Rocha. governador de Rondônia, Diogo Piloni e Silva, secretário Nacional de Transportes Terrestres, Patrícia Ellen, secretária de Desenvolvimento Econômico de São Paulo, Marco Basso, presidente da Informa Markets, Pedro Moreira, presidente da Abralog (foto),  Vicente Abate, presidente da Associação Brasileira da Indústria Ferroviária (Abifer). 

Presentes, também, Fernando Simões Paes, diretor-executivo da Associação Nacional dos Transportadores Ferroviários (ANTF), Joubert Flores, Presidente da Associação Nacional dos Transportadores de Passageiros (Anptrilhos), José Antonio Fernandes Martins, presidente do Sindicato Interestadual da Indústria de Materiais e Equipamentos Ferroviários e Rodoviários (Simefre), e Elber Alves Justo, diretor-presidente da Mediterranean Shipping do Brasil (MSC). 

Conferência Nacional de Logística, CNL – Durante três dias, os principais players dos setores logístico, transporte de cargas multimodal e de tecnologia associada ao transporte estarão reunidos no pavilhão da São Paulo Expo, na cidade de São Paulo. 

A exposição conta com 200 marcas nacionais e internacionais. Há ainda a parte de conteúdo, representada pela XXV Conferência Nacional de Logística, organizada pela Abralog, que ocorre durante os três dias da Intermodal, com mais de 30 palestras e painéis. Também ocorre durante a mostra o Pró Trilhos, com apresentações sobre o setor ferroviário.

A Intermodal se transformou em uma plataforma de negócios completa para o setor de logística, transporte de cargas e comércio exterior, gerando negócios, relacionamentos e entregando conteúdos de qualidade em todos os ambientes: digital e físico, sinergicamente.

Atualmente, possui uma base de dados qualificada, com mais de 150 mil contatos de profissionais do setor, e diversos canais, como plataforma digital, website, redes sociais e uma plataforma de conteúdos exclusivos, com os quais consegue promover marcas, lançar produtos, gerar leads e realizar ações personalizadas para obtenção de um melhor retorno dos investimentos, com mais foco e assertividade.

Crédito das imagens: Riguardare

BBM Logística possui soluções para gestão MRO

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Estar atento aos processos da indústria é parte fundamental do funcionamento da cadeia logística, permitindo prever desvios os quais podem causar maiores gastos não somente com os serviços contratados, mas principalmente com rupturas nas linhas produtiva. Um dos meios de realizar a mitigação de riscos e redução de custos é a gestão logística de Manutenção, Reparo e Operações (MRO), processo adotado em operações logísticas de entrada (inbound).

 A BBM Logística, um dos maiores operadores logísticos do modal rodoviário do Mercosul, tem utilizado de maneira crescente o modelo de gestão MRO para otimizar seus serviços, desenvolvendo soluções sob medida e integradas. O modelo se alinha à estratégia da companhia de maximizar suas vantagens competitivas e de atender com excelência às demandas de um mercado cada vez mais exigente.

A gestão de MRO pode ser implantada no gerenciamento de suprimentos de vários segmentos da indústria, armazéns, obras e engenharia industrial e até em ambientes corporativos.  Através da centralização, consolidação e integração, possibilita a segurança dos processos de suprimentos, assim o gerenciamento também existe para minimizar questões que prejudicam o andamento das atividades de apoio, como: falta de planejamento da produção, manutenção precária das máquinas, layout mal planejado, armazenamento deficitário e gerenciamento de informações, e principalmente, atraso na entrega do produto para o cliente devido à má gestão industrial.

A companhia já percebe benefícios na adoção do MRO também na redução do estoque em trânsito, aproximação local de consolidação da carga aos fornecedores e combinação de estrutura dedicada com malha compartilhada, esse fato já reflete em impactos positivos na entrega aos clientes. De acordo com Renan Favero, diretor de Carga Lotação (FTL) e Intermodal da BBM Logística, esse modelo de gestão tem ajudado os  clientes a lidar com mais assertividade com desvios: “A gestão MRO combina os benefícios de usufruir de todos os serviços de nossa plataforma logística associada as especificidades de cada cliente e projeto, seja de carro até helicóptero, a padronização de processos de forma centralizada reduz os lead times de aquisições e o custo de gestão empregados dentro do cliente”, afirma Favero, para quem o MRO pode beneficiar segmentos como a mineração, automotivo, papel e celulose e prestadores de serviço.

Já para Adriano Marra, gerente regional da BBM, esse gerenciamento é fundamental para garantir o constante fluxo da indústria. “Uma pequena peça que se perde durante os processos pode causar uma enorme ruptura no cronograma produtivo e esse gerenciamento poderá ser a diferença para a indústria evitar prejuízos em sua operação”, garante. “Nos casos em que o reparo ou a substituição é necessário, o know-how do operador de transporte é fundamental, já que são produtos com dimensões especificas, que precisam ser manuseados por equipes qualificadas”.

Propostas da BBM Logística

 A utilização da gestão de MRO é uma das medidas que a BBM aderiu em sua plataforma logística omnichannel, uma solução que atende aos diversos canais de suprimentos e vendas, e o desenvolvimento de soluções integradas que atendam toda a cadeia logística, também chamado de modelo end-to-end, proposta que é um diferencial da companhia e que facilita o processo de gerenciamento.

 Além disso, a empresa conta com soluções voltadas a Transporte de Cargas Dedicados (DCC), Transporte de Cargas Fracionadas (LTL), Ecommerce, Gestão de Transportes e Dedicados para Florestais e Agrobusiness. Atualmente, a BBM conta com clientes multinacionais dos segmentos automotivo, papel e celulose e industrial, realiza mais de 5.000 coletas por mês, possui 632 fornecedores atendidos e 41 especialistas no ramo.  “Estamos em um momento de transformação, no qual buscamos as melhores soluções tanto em operações como nas entregas. Isso significa priorizar a agilidade dos processos e com ganhar mais tempo para o oferecimento de uma solução mais rápida”, afirma Agapito Sobrinho, Diretor Executivo da BBM Logística.

Crédito da imagem: Adrian Sulyok/Unsplash

Diante da alta do diesel, CNT defende repasse imediato dos custos

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A CNT (Confederação Nacional do Transporte), entidade de representação do setor de transporte no Brasil, defende a necessidade da recomposição imediata do preço do frete rodoviário em razão do reajuste anunciado pela Petrobras, nessa quinta-feira (10), de quase 25% no valor do óleo diesel, principal insumo do setor. Os novos valores começaram a ser praticados nesta sexta-feira (11) em todo o país. O Transporte Rodoviário de Cargas é um serviço essencial e se mostrou imprescindível durante a pandemia, contudo, é inviável que as empresas continuem absorvendo as altas dos preços do combustível.

A recomposição do preço do frete se justifica para evitar o colapso de inúmeras empresas transportadoras, que, antes mesmo desse novo reajuste, já vinham negociando com os seus clientes o repasse dos quase 50% de aumento no diesel registrado em 2021. Caso não haja o repasse imediato, a operação de transporte no Brasil corre o risco de se tornar inviável.

Da mesma forma, a CNT defende como urgente o reequilíbrio econômico-financeiro das concessões e permissões de transporte rodoviário de passageiros, de forma a garantir a manutenção dos serviços públicos, que são um direito constitucional dos usuários. O atual valor do principal insumo pode impedir as operações das empresas de transporte urbano, semiurbano, intermunicipal e internacional rodoviário de passageiros.

A Confederação também observa com preocupação os aumentos do preço do QAV (querosene de aviação). O insumo representa um terço dos custos das empresas áreas. A alta no preço do combustível pode inviabilizar diversas rotas áreas ou até mesmo encerrar a operação de empresas no Brasil.

Sem questionar a legitimidade da Petrobras em definir sua política de preços, a CNT alerta que a trajetória ascendente dos valores cobrados pelo insumo afeta diretamente a atividade transportadora, seja a do segmento de cargas ou o de passageiros, que já trabalham com margens muito reduzidas de lucro. Além disso, os sucessivos reajustes do preço cobrado em bomba devem ser repassados ao consumidor final.

“É claro que nos preocupamos com a população e com as consequências que o repasse desse aumento trará na vida das pessoas. Estamos atentos e muito preocupados com toda essa situação, mas o setor, infelizmente, não tem mais quaisquer condições de segurar esse aumento, que deve ser repassado imediatamente. No caso do transporte de passageiros, é urgente que os governos revisem as atuais política de subsídios para garantir a manutenção dos serviços à população. Ainda é preciso olhar para o setor aéreo que ainda absorve os impactos da pandemia. Do contrário, colocaremos em risco a própria sobrevivência de muitas empresas de transporte que são fundamentais para o desenvolvimento do Brasil”, afirma o presidente da CNT, Vander Costa.

Crédito da imagem: Divulgação

Aceleração Digital, Colaboração e Excelência, temas da Conferência Nacional de Logística 2022

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A Intermodal South America (principal feira da América Latina para estes segmentos) e a Abralog (Associação Brasileira de Logística) promovem a XXV Conferência Nacional de Logística (CNL), desta terça, 15.3.2022, a quinta, 17.3.2022, para discutir Aceleração Digital, Colaboração e Excelência em Logística, que é o tema do evento. Local: São Paulo Expo, na capital paulista, em São Paulo (SP). O evento marca o reencontro dos principais líderes da logística do Brasil com os profissionais e players deste mercado.

“Esta edição será mais do que especial, pois reúne os grandes especialistas do setor, após dois anos de debates e conteúdos unicamente online. Agora, em 2022, a CNL e as demais atrações da Intermodal voltam à dinâmica dos eventos presenciais, sem perder as vantagens do digital. A feira será promovida de maneira híbrida e os visitantes poderão acompanhá-la tanto fisicamente quanto virtualmente, com transmissão de toda a CNL e dos outros eventos de conteúdo programados, além de flashes do que estará acontecendo dentro do pavilhão”, afirma o diretor do portfólio de infraestrutura da Informa Markets Brasil, promotora e organizadora da Intermodal South America, Hermano Pinto Jr.

Programação – A XXV CNL traz o debate a respeito de temas norteadores para o setor logístico no Brasil e no mundo, como infraestrutura, multimodalidade e regulação. Nestes aspectos, algumas apresentações e painéis prometem agitar o público do evento, por exemplo, a palestra “Mudança Climática: como a logística se prepara para enfrentar o desafio que pode desestabilizar as cadeias de distribuição em todo o mundo”.

Ainda nos quesitos infraestrutura, multimodalidade e regulação, outros assuntos se destacam, como “Comércio internacional no pós-pandemia: nearshoring e onshoring, quais mudanças são permanentes nas cadeias de produção e distribuição e os impactos para a logística mundial”, “Logística Farmacêutica: os desafios da gestão da cadeia do frio na distribuição de medicamentos”, “Vias multimodais e os desafios da integração logística”, e “Real Estate: investimentos em condomínios logísticos continuam em alta”.

Haverá também os debates sobre intralogística e inovação, abordando temas como “Multiplataformas: o que vem por aí?” e “Eletrificação e descarbonização: quais as soluções para dar sustentabilidade à cadeia de distribuição”, além de transformação digital, gestão e tecnologia, com palestras que destacam “ESG: como a logística pode desempenhar papel fundamental neste aspecto”, “Desburocratização: como a tecnologia vem acelerando a superação da ineficiência causada pela burocracia”, “5G e o impacto nas cadeias de produção, distribuição e suprimentos”, “A gestão de risco na última milha”, “Blockchain aplicado à cadeia de suprimentos”, entre outros.

E mais: o evento contará ainda com a apresentação de diversos cases de sucesso por parte de renomadas companhias e marcas do mercado. “Tudo isso e muito mais estará disponível, em breve, na nossa grade de programação completa”, acrescenta Hermano.

Exposição – Destaque também para o exclusivo espaço de exposição e networking da Intermodal 2022, que já conta com mais de 200 marcas expositoras, nacionais e internacionais, e com as últimas novidades em produtos, serviços e tecnologias para os setores logístico, intralogístico, de transporte de cargas e comércio exterior. Entre as companhias com participação garantida estão nomes como: MSC, DHL, American Airlines, Brasil Terminal Portuário, Log-In Logística, Porto de Santos, Porto do Pecém, JSL Logística, Brado Logística, DP World, Imetame Logística, Liebherr, Coopercarga, Brink’s, National Freight, Modal GR e muitas outras.

Segurança – Com o objetivo de promover um evento seguro para todos, a Informa Markets está preparando a edição presencial da Intermodal South America de acordo com todos os protocolos de segurança estabelecidos pelas autoridades locais e pelas organizações sanitárias internacionais, além das ações desenvolvidas pela própria Informa Markets, no Informa AllSecure – um conjunto de processos de saúde e segurança com o intuito de oferecer toda a tranquilidade e confiança aos participantes e profissionais do evento, de maneira que se sintam parte de um ambiente controlado.

Uma das medidas adotadas, por exemplo, está na forma como as credenciais dos visitantes serão emitidas. Com o objetivo de evitar aglomerações no evento, as credenciais devem ser impressas pelos próprios inscritos e levadas à feira. Para isso, basta se inscreverem no site da Intermodal (www.intermodal.com.br) – ao fazê-lo, as credenciais serão enviadas automaticamente aos e-mails cadastrados, prontas para a impressão.

“Além disso, o evento presencial contará com outras iniciativas de segurança, como: aferição de temperatura na entrada da feira, apresentação obrigatória do comprovante vacinal completo contra a Covid-19 (por meio do aplicativo ConecteSUS ou da caderneta de vacinação física), disponibilização de dispensers de álcool em gel nas áreas comuns da feira e controle de acesso ao pavilhão (de acordo com a capacidade estabelecida pela prefeitura de São Paulo). Sem contar uma estrutura intensificada de atendimento médico e sinalizações/orientações referentes aos cuidados contra a Covid-19 disponíveis em todo o evento”, completa Hermano.

Para inscrições e mais informações, acesse: https:\/\/www.abralog.com.br//abralog.agenciahypelab.com.br//bit.ly/3LJFsYw

Intermodal volta ao SP Expo, com palestras da XXV CNL, da Abralog

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Nos dias 15,16 e 17 de março de 2022, das 13h às 21h a Intermodal South America volta aos pavilhões do São Paulo Expo, em São Paulo com muitas novidades, profissionais de todas as áreas do setor logístico e expositores nacionais e internacionais, além de grandes atrações como a Área de Exposição de Caminhões, as Visitas Técnicas realizadas nos CD’s das maiores empresas do país, e o Congresso que será organizado pela CNL – Conferência Nacional de Logística, evento realizado pela Abralog.

Você pode escolher a forma com a qual prefere participar dos Congressos, ou se quer acompanhar a cobertura online do evento acessando este link.
Arena TI Innovations conta com o patrocínio oficial da Logcomex, e reunirá renomadas empresas do setor oferecendo conteúdos exclusivos e de altíssima qualidade, como a: Hexagon, Ideal, Invoice Content,Promon, e Startrade, e o Business Lounge,a área VIP patrocinada pela Veloe.

Pontos de retirada são tendência para e-commerce brasileiro

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Uma das tendências do e-commerce que tem ganhando o gosto dos brasileiros, são os pontos pick-up – mais conhecidos como pontos de retirada – uma espécie de serviço que representa a continuidade do ciclo de compra online, uma vez que o consumidor adquire o produto de forma digital, mas opta pela aquisição final em uma loja física ou em estabelecimentos parceiros que atuam como locais de entrega.

De acordo com um estudo da Criteo, os pontos pick-up tem sido um fator de extrema importância para a economia, pois eles auxiliam no aumento das vendas, principalmente por dois fatores: o alcance dos consumidores que preferem comprar online e ir presencialmente retirar e o fato de possibilitar que lojas físicas recebam clientes que normalmente não estariam no estabelecimento, o que consequentemente pode engajar novas vendas.

Pensando em melhorar este cenário, o Grupo Intelipost – que fornece soluções logísticas para quem vende online – apostou no desenvolvimento da Pegaki, uma solução que oferece pontos de retirada para as compras via e-commerce, promovendo mais agilidade, flexibilidade e satisfação ao consumidor.

Além de aumentar o fluxo de clientes e gerar vendas adicionais, a adoção de pontos de retirada para realizar entregas, trocas ou devoluções de mercadorias é também uma excelente solução para as marcas que pretendem atrair consumidores de perfil omnichannel. Fator este, crucial para o mercado, já que mais de 75% das pessoas que realizam compras no e-commerce acreditam já estar adaptadas aos modelos de compra online, conforme um relatório da Intelipost.

“Quando uma loja online opta por utilizar os pontos de retirada em sua estratégia, além de melhorar a experiência de compra para os consumidores, ela também resolve grande parte das dores da logística das empresas. A primeira delas é a redução da taxa de insucesso na entrega. Já o outro ponto, igualmente importante, é a diminuição dos custos com o frete. É bem mais barato entregar 80 pacotes para um ponto de retirada do que entregar 80 pacotes em 80 prédios diferentes”, explica Stefan Rehm, CEO da Intelipost.

Essa tendência reflete o rápido crescimento da Pegaki, que possui hoje mais de 3000 pick-up points e um raio de cobertura de até 2 km na região metropolitana de São Paulo. A empresa tem investido cada vez mais na conexão entre varejistas e transportadoras, com uma rede de pontos de coleta e retirada. “A ideia é ser, até 2023, a maior rede de pontos da América Latina com 20.000 locais de acesso ao serviço de pague e retire”, comenta Daniel Frantz, CEO da Pegaki.

A logística continua sendo um grande desafio no Brasil, dado o tamanho de seu território e as dificuldades de acesso a determinadas regiões. Mas, ao mesmo tempo, é importante pensar que a mudança de comportamento do consumidor, representa um cenário de grandes oportunidades de melhorias e os pontos estão ganhando um espaço único, que tende a crescer cada vez mais no e-commerce brasileiro.

Presente no mercado há oito anos, o Grupo Intelipost é o maior grupo de tecnologia logística do Brasil e é formado por três empresas, sendo elas: Intelipost – plataforma líder em gestão de transporte no Brasil que tem como propósito simplificar a logística do e-commerce -, AgileProcess – Startup de roteirização de entregas e coletas  para otimização logística – e, Pegaki – plataforma que conecta rede de pontos com e-commerces, transportadores e centros de distribuição.

Crédito da foto: Divulgação

Doria diz que ‘lugar de mulher é onde ela quiser’ e assina decreto com punição

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O Governador João Doria assinou, nesta sexta-feira, 4.3.2022, decreto que regulamenta o processo de apuração das infrações administrativas decorrentes de qualquer forma de discriminação contra a mulher no serviço público estadual, cabendo, inclusive, o envio de denúncia ao Ministério Público. O processo será realizado por uma comissão especial composta por membros indicados pela Secretaria da Justiça e Cidadania (SJC). Essa é mais uma medida adotada na atual gestão para respeito, proteção e combate à violência contra as mulheres no estado de SP.

“Faremos mais, o objetivo é ampliar. E que sirva de exemplo. Se São Paulo fez, outros estados podem fazer também como exemplo de proteção às mulheres. Eu não cumpro uma obrigação política ao dar às mulheres aquilo que elas merecem, ao oferecer às mulheres aquilo que elas representam, porque, como foi dito aqui, lugar de mulher é onde ela quiser”, disse Doria.

De acordo com o decreto assinado pelo Governador, a SJC terá autorização para firmar convênios e termos de cooperação com a Assembleia Legislativa, Câmaras Municipais e Poder Judiciário, para praticar todos os atos necessários ao bom funcionamento do sistema de recebimento e julgamento das denúncias dos atos discriminatórios definidos na Lei nº 17.431, de 14 de outubro de 2021. Identificada a prática de possível falta cometida por um servidor público estadual, a comissão especial comunicará o fato ao órgão em que o suspeito desempenhar suas funções e indicará as provas do que tiver conhecimento.

A lei estabelece multa que será paga por meio do Documento de Arrecadação de Receitas Estaduais – DARE, com código de recolhimento de multas em fonte de receita vinculada à Coordenação de Políticas para a Mulher, da SJC. Os recursos obtidos serão aplicados, exclusivamente, para a realização de campanhas educativas que tratem do tema de vedação de qualquer forma de discriminação contra a mulher.

Casa da Mulher

Na ocasião, Doria também anunciou que serão realizados convênios para a criação da Casa da Mulher, um investimento de R$ 32,8 milhões que beneficiará 43 municípios. O programa prevê a disponibilização de espaço de referência para atendimento às mulheres em duas principais áreas: enfrentamento à violência e promoção da autonomia econômica. A iniciativa é uma parceria entre as Secretarias Estaduais da Justiça e Cidadania (SJC), Desenvolvimento Social (SEDS), Desenvolvimento Regional (SDR), Desenvolvimento Econômico (SDE), Direitos da Pessoa com Deficiência e Fundo Social (FUSSP).
A SDR fará o repasse de recursos aos municípios e dará apoio técnico para a construção das casas por meio de convênios, já a SJC vai definir e articular os serviços que serão ofertados nas Casas, orientar e dar as diretrizes para o funcionamento do programa.

Os anúncios foram realizados durante o ato “Violência Nunca Mais”, em defesa da vida das mulheres, no Palácio dos Bandeirantes. Na ocasião, foi distribuída uma cartilha de enfrentamento à violência contra a mulher, com o objetivo de informar cidadãs e cidadãos, bem como profissionais da rede de serviços públicos, sobre o tema. O material desconstrói visões estereotipadas e preconceitos sobre a violência doméstica, além de informar sobre os tipos de agressões e seus ciclos, a legislação de referência e os órgãos públicos onde as mulheres podem buscar orientação.

Dutra e Rio-Santos​,​ tem início a maior concessão da história do Brasil

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Destinada a se consolidar como principal corredor rodoviário do Brasil, a rodovia Presidente Dutra (BR-116/RJ/SP) está prestes a entrar de vez no século 21, tornando-se a estrada mais tecnológica do país, em uma concessão que também agrega a Rio-Santos (BR-101/RJ/SP). Evento realizado nesta sexta-feira (4), em São José dos Campos (SP), marcou o início do novo contrato de 30 anos com o Grupo CCR, com as presenças do presidente da República, Jair Bolsonaro, e do ministro da Infraestrutura, Tarcísio Gomes de Freitas.

Monitoramento completo da Dutra com câmeras automáticas para identificação de incidentes; passagem de veículos sem necessidade de parada em pontos de pedágio, em Guarulhos/SP; desconto na tarifa para aqueles usuários frequentes das rodovias; adoção de metodologia internacionalmente reconhecida por reduzir acidentes em estradas e emissão zero de carbono estão entre as inovações que serão implantadas pela concessionária ao longo das próximas três décadas. O pacote de investimentos privados a serem alocados nas duas rodovias soma R$ 14,8 bilhões e o de serviços operacionais, R$ 10,8 bilhões.

“Aqui, vamos gerar emprego e renda. Veremos o investimento em infraestrutura como força motriz, impulsionando o desenvolvimento econômico”, afirmou o ministro da Infraestrutura. Além de o contrato contemplar uma redução tarifária imediata para automóveis e caminhões, pela primeira vez em uma concessão rodoviária não será cobrado pedágio para motociclistas.

Obras que geram empregos

Arte: MInfra

As melhorias começam gradualmente, abrindo canteiros de obras nas duas rodovias capazes de gerar ao longo do contrato 218,7 mil novos postos de trabalho direto, indireto e efeito-renda. São vagas diretamente relacionadas às intervenções previstas e em atividades de apoio às obras, impactando diretamente os habitantes dos 33 municípios de São Paulo e Rio de Janeiro, “vizinhos” às BRs 116/101.

Compõem a lista de melhorias 590 quilômetros de faixas adicionais, sendo 557 quilômetros só na Dutra; 128 passarelas; 144 quilômetros de vias marginais; 144 dispositivos e interseções novos e remodelados; 535 pontos de ônibus; quatro áreas de descanso para caminhoneiros, três na Dutra e uma na Rio-Santos; e 59 corredores para passagens de animais.

A meta é dotar as duas estradas federais de toda a infraestrutura necessária para proporcionar maior segurança e, consequentemente, conforto a motoristas, motociclistas, ciclistas e pedestres; suportando o tráfego intenso de veículos de passeio e de carga que transportam por ali mais da metade de toda a riqueza produzida no país.

Fluidez

As intervenções em território paulista serão de R$ 7,4 bilhões do total de investimentos previstos no contrato — R$ 3,9 bilhões apenas para a ampliação de capacidade das rodovias. Na região metropolitana de São Paulo serão alocados R$ 1,4 bilhão para transformar o trânsito e facilitar o acesso ao Aeroporto de Guarulhos. Estão previstos 366 quilômetros de 3ª e 4ª faixas; 10 quilômetros de novas marginais; seis novas alças de acesso às rodovias Helio Smith e Fernão Dias; bem como à Ponte do Tatuapé; e 12,6 quilômetros de faixa reversível. Também estão programados mais de 100 quilômetros de vias marginais junto aos municípios ao longo da Dutra.

Espera-se que as melhorias reduzam o tempo de viagem entre o aeroporto internacional de São Paulo e a capital do estado, que hoje é de 37 minutos na via marginal, para 22 minutos; na via expressa, a estimativa é que o deslocamento dure somente 14 minutos.

Transformação na Serra das Araras

Na porção fluminense da nova concessão, serão aplicados R$ 7,5 bilhões do total previsto para os 30 anos de contrato — R$ 4,6 bilhões só em aplicação da capacidade das duas rodovias. Devem ser executados 203 quilômetros de 3ª e 4ª faixas, 26 quilômetros de faixas adicionais para ultrapassagem e 80 quilômetros de duplicações na BR-101, entre a cidade do Rio de Janeiro e Agra dos Reis.

Parte da Serra do Mar e passagem obrigatória para quem se desloca entre Rio de Janeiro e São Paulo, a Serra das Araras (RJ) receberá atenção especial na nova concessão. Para ampliar a capacidade do trecho, tornando-o mais seguro, está previsto investimento de R$ 1,2 bilhão 6 16 quilômetros de novas pistas duplicadas.

Os recursos serão aplicados na construção de uma nova pista para a subida da serra e a adequação da pista atual, tornando-a exclusiva para a descida dos veículos. Ambas as vias terão quatro faixas de rolamento por sentido. Haverá ainda a implantação de um túnel com 400 metros de extensão e de duas áreas de escape ao longo da nova pista, além de outras obras de arte especiais no trecho da serra.

Foto: Ricardo Botelho/MInfra

Danone se destaca como referência em estratégias voltadas para o e-commerce

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Bruna Palma – Gerente Sênior de E-commerce da Danone

Com a chegada da pandemia no início de 2020, a busca dos consumidores pelo comércio online passou de opcional à necessária. Apenas no Brasil, o e-commerce teve um aumento de mais de 25% de 2019 para 2020, representando 11% das vendas do varejo. A Danone foi uma das empresas que mais se destacaram no segmento. A multinacional líder em alimentos e bebidas, decidiu apostar em estratégias voltadas para o varejo farmacêutico e alimentar e acabou se diferenciando.

Atenta à mudança de comportamento do consumidor que, em tempos de crise e da exigência de ficar em casa, passou a optar pela compra online de itens e necessidades essenciais, a companhia decidiu reorganizar suas estratégias para o canal online. Em um trabalho conjunto com as redes varejistas, aumentou suas vendas na segunda metade do ano de 2020, encerrando o período com o dobro de parceiros e registrando um crescimento de 40%, em relação ao semestre anterior. Os resultados foram ainda melhores em 2021. De janeiro a agosto, houve um aumento de 83%, se comparado ao mesmo período do ano anterior.

Para alcançar estes índices, apostou em uma forma diferenciada de exposição de seus produtos no e-commerce, utilizando fotos, palavras-chave de busca e descrição de produtos pensadas com exclusividade para o âmbito digital e totalmente validadas pelo consumidor que já está digitalizado. De acordo com uma pesquisa realizada pelo Google, a cada três compras em uma loja física, duas passaram pelo online, seja para consultas de preços ou busca pelo endereço da loja, provando que os dois canais de compras são complementares. O online e o offline não podem mais ser pensados como estratégias separadas, mas sim de uma forma que contemple o consumidor como omnicanal.

Os esforços empregados para alavancar as vendas da linha Milnutri, voltada para nutrição infantil, são um bom exemplo disso. Com base na jornada de decisão do consumidor, foram criadas e implementadas, nos principais varejistas, vitrines de conteúdo atraentes e envolventes. “Utilizando uma inteligência de SEO conectada com tags programadas para otimizar as pesquisas orgânicas do Google, conseguimos aumentar em 828% as visitas orgânicas dos mecanismos de busca e diminuir a dependência da mídia paga. Ampliamos também o tempo de permanência do consumidor na página do produto em 252% e a taxa de conversão, atingindo um crescimento de 60% nas vendas”, revela Bruna Palma, Gerente Sênior de E-Commerce da Danone.

Além disso, graças às estratégias adotadas, o alcance da companhia no canal Farma também tem sido bastante positivo. “Sendo comercializados em 15 das maiores redes de farmácias do Brasil, nossos produtos já correspondem a parte significativa das vendas online de algumas delas. Porém, o canal de maior crescimento para a empresa, em 2021, foram os aplicativos de entrega que enxergaram na crise um novo nicho. Frente ao novo cenário, expandiram seus serviços, incluindo produtos de supermercado e farmácias, contribuindo para que ampliássemos nossa capilaridade”, comenta Bruna.

Os resultados gerados pelo e-commerce mostram que ele vem sendo o grande aliado dos varejistas para a recuperação pós-Covid-19. Investir em estratégias e operações para vender online, já se tornou fundamental para manter o bom desempenho do negócio, comprovando que a relevância de grande parte das empresas varejistas está estritamente atrelada às tecnologias que detém. A Danone sabe desta importância e vem se aprimorando continuamente, a fim de ajudar seus parceiros a se destacarem no segmento, posicionando a loja online como uma local onde o consumidor encontrará todas as linhas de produtos, transformando o ambiente digital em uma prateleira infinita do mercado. O formato oferece ainda abrangência nacional, possibilitando atender todos os públicos, em todos os lugares.

A Danone

A Danone é uma empresa multinacional líder em alimentos e bebidas, com base em categorias voltadas para a saúde e de rápido crescimento: produtos lácteos, base vegetal, águas e nutrição especializada. Com sua visão ‘One Planet. One Health’, a qual considera que a saúde das pessoas e do planeta estão interconectadas, a Danone tem como objetivo inspirar práticas de comer e beber mais saudáveis e sustentáveis. Para acelerar essa revolução alimentar e criar um valor superior, sustentável e lucrativo para todos os seus stakeholders, a Danone definiu nove Objetivos para o 2030 e abriu o caminho como a 1ª empresa com ações listadas na bolsa de valores (Euronext Paris) a adotar o status de “Empresa orientada à Missão”. Com o objetivo de levar a saúde por meio da alimentação para o maior número de pessoas possível, e os correspondentes objetivos sociais e ambientais estabelecidos em seus estatutos, a Danone compromete-se a operar de maneira eficiente, responsável e inclusiva, de acordo com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas. Em 2021, a subsidiária Danone Brasil se tornou a primeira grande indústria alimentícia a obter a certificação de Empresa B no país. Com a conquista da certificação aqui no Brasil, o Grupo Danone, que tem mais de 100.000 funcionários e produtos vendidos em mais de 120 mercados, agora possui metade do seu faturamento global proveniente de negócios com a certificação B Corp. O objetivo é que as 130 subsidiárias conquistem a certificação B até 2030. A Danone é parte dos principais índices de sustentabilidade, incluindo os administrados pela Vigeo Eiris e Sustainalytics, bem como o Índice de Sustentabilidade Ethibel, o MSCI ESG Indexes, FTSE4Good Index Series, Bloomberg Gender Equality Index e Access to Nutrition Index. No Brasil o portfólio é composto por marcas de sucesso como Activia, Danoninho, Danone, Bonafont, Souvenaid, Milnutri, FortiFit e Nutridrink, entre outras. Saiba mais em nosso site.

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