segunda-feira, 15/04/2024

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Mercado: 5 tendências que otimizam sua frota e renda

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Cada vez mais a gestão de frotas ganha novos focos que se tornam oportunidades de ouro para o crescimento das empresas. Atualmente, o mercado vivencia um momento revolucionário com o relevante impacto das tecnologias mais acessíveis, que com coleta e análise de dados proporcionam aos gestores a transição para a era estratégica.

Antes, mais pautada apenas nos serviços mecânicos, a administração de frotas sofria com desafios como ociosidade, gastos de combustível, peças e má organização geral. Com o desenvolvimento de soluções de softwares específicos para cada problema e olhar analítico voltado aos gastos, as empresas finalmente entenderam como otimizar seus serviços, bem como rentabilizar seus negócios.

Nilson Brizoti, Diretor de Tecnologia e Produtos da Pointer by PowerFleet Brasil explica quais as principais tendências responsáveis por essa mudança.

Gestão preventiva: ao assumir ações estratégicas conectadas à tecnologia, os gestores de frotas saíram da posição de “quebrou, arrumou” para manutenção preventiva que assegura a toda empresa veículos sempre disponíveis para viagem. Bem como o controle de gastos e consumo também pode reduzir custos, mitigar de vez a ociosidade e garantir a segurança das cargas. Veículos quebrados podem atrapalhar, por exemplo, toda uma operação just in time, causando um prejuízo de milhões para o cliente.

Gestão de insumos: algo que pode parecer básico, mas muitas empresas ainda não fazem é manter o controle de gastos e consumo dos veículos, tais como o de combustível, que traz economias significativas ao longo dos meses, ou ainda o gerenciamento dos pneus, para entender quais performam melhor nas estradas, se eles não estão sendo trocados por marcas mais baratas e por aí vai.

Gestão de pessoas: talvez a administração mais importante para o mercado de frotas seja a de pessoas. Não adianta trocar sua frota a cada três anos se seus colaboradores não tem o cuidado adequado com os veículos. Para isso existem soluções como o Driver Feedback Coach da Pointer que funciona como um coach de direção em tempo real para o colaborador. Captando dados de como é a direção do funcionário e os analisando posteriormente, a ferramenta consegue dizer ao gestor se aquele é um bom motorista ou não, detalhando inclusive as ações prejudiciais ao veículo como frear bruscamente, passar em alta velocidade em buracos e lombadas, utilizar celular ao volante, etc. Com isso as empresas podem oferecer cursos e treinamentos para melhorar a qualidade de direção do motorista, bem como remanejá-lo de área, se for o caso.

Gestão de ociosidade: de que adianta ter um pátio cheio de veículos se eles não estão sendo bem utilizados? A logística está mal organizada. Muitas vezes funcionários utilizam aplicativos de táxi para se locomoverem, quando na verdade poderiam otimizar os veículos parados no estacionamento. Outro ponto importante de ociosidade é manter o motor e ar condicionado ligado, gastando combustível, enquanto os veículos estão parados no descanso dos colaboradores ou durante entregas.

Gestão de segurança: organização e regras são palavras chaves para o sucesso de uma frota logística, isso justifica a importância da empresa estipular um compliance a ser seguido por todos colaboradores. Com o uso de soluções disponíveis no mercado é possível aferir se o colaborador age de acordo com as regras da sua empresa, e é dentro deste escopo que eles serão analisados, e a segurança da carga e imagem da empresa estarão garantidas.

Crédito da imagem: Divulgação

Asia Shipping impulsiona logística da Kikos Fitness

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Com a necessidade de isolamento social mais intenso nos primeiros meses da pandemia, mais pessoas viram necessidade de fazer exercícios em casa.  Esse cenário, impulsionou os negócios da Kikos Fitness, empresa que obteve desempenho positivo no segmento de equipamentos e acessórios no segmento fitness e viu seu faturamento com vendas online quintuplicar em 2020 e 2021.

Para atender a alta da demanda e fazer entregas de forma consistente e correta, a companhia selou uma parceria importante com a Asia Shipping para garantir confiabilidade e cumprimento de prazos graças à estrutura, organização e tradição no mercado há mais de 25 anos.

“Ter uma parceria de confiança é muito importante nesse segmento pela alta demanda de contêineres, após tantos pedidos que chegavam. É um leque que inclui confiabilidade, prazos rígidos para atender a procura, tranquilidade para a segurança da carga, além de todo o respaldo burocrático, estrutura e organização da Asia Shipping”, destaca Julio Miglioli, gerente de marketing da Kikos.

Especializada em aparelhos de ginástica residenciais e profissionais, com mais de 700 produtos em seu portfólio, com destaque para esteiras, bicicletas e bikes spinning em modelos diferentes para atender variados biotipos e necessidades de performance, a Kikos Fitness iniciou a parceria com a Asia Shipping em 2020, totalizando mais de 150 pedidos que permitiram a chegada de 277 contêineres da China para atender clientes em todo o Brasil. “Os resultados obtidos com a parceria foram demonstrados com a certeza das entregas com qualidade e segurança”, destaca ele.

A empresa, que centraliza sua distribuição em Santa Catarina, é uma das mais antigas do segmento fitness, com 30 anos de atuação. “Nosso diferencial diante da concorrência é termos as linhas profissional, residencial e de acessórios. Isso contempla qualquer público que queira praticar atividades esportivas: homens, mulheres, idosos, adolescentes, profissionais e amadores. Levando em conta que em torno de 48% da população brasileira pratica alguma atividade física hoje, estamos falando de 100 milhões de pessoas. Os outros que ainda não fazem com regularidade em algum momento, por necessidade pessoal ou até clínica, podem ser incluídos no futuro, o que mostra um mercado bastante grande e promissor”, analisa Miglioli.

Nos dois anos de pandemia, o crescimento pela busca dos produtos da Kikos e consequentemente, aumento nas vendas, se deu principalmente por três fatores: amadores e profissionais do esporte buscaram equipamentos para manter a performance; pessoas que frequentavam academias decidiram comprar equipamentos para não perder o condicionamento que já vinham conquistando e, por último, pessoas que não praticam atividade física e deixaram até mesmo de fazer simples deslocamento para o trabalho se viram na necessidade de iniciar esse movimento em casa.

“Esses três itens possibilitaram o crescimento do segmento fitness mundialmente. No Brasil, o interesse aumentou vertiginosamente. Um dado que exemplifica muito bem o crescimento exponencial da área fitness é que em 2020 a busca no Google por ‘equipamentos de ginástica’ aumentou em 550%. Com isso também fomos na contramão de diversos setores que sofreram perdas na pandemia e crescemos neste período. No nosso caso, o aumento foi tanto que houve falta de estoque”, explica o gerente de Marketing da Kikos.

Além do interesse das pessoas em suas casas, com a retomada gradual de reabertura, academias, clubes, condomínios e outros estabelecimentos vêm investindo em melhores condições de estrutura para a volta dos frequentadores. Dessa forma, a empresa registrou um forte crescimento no segmento B2B, registrando o dobro do faturamento em relação a 2019. Essa perspectiva de crescimento é bastante promissora não apenas pela quantidade de habitantes que podem aderir à prática esportiva, mas também pela natureza do negócio em si: produtos que são diretamente ligados ao bem-estar e à saúde.

“Vendemos algo que as pessoas tendem a gostar, mas não apenas para grandes players como redes de academias em todo território nacional, mas também para grandes varejistas como Magazine Luiza, Carrefour, Centauro, Mercado Livre, que trazem robustez para o mercado como um todo”, explica ele. “Estamos cada vez mais trabalhando no segmento B2B, estreitando parcerias, inclusive com projetos com áreas de Recursos Humanos de empresas interessadas em montar academias para funcionários como forma de benefício, o que retorna como maior rentabilidade e evolução dos profissionais, além de possibilidades de abatimento no Imposto de Renda”, destaca.

Nesse ritmo de crescimento e consolidação com a entrada de novos projetos, a ideia é intensificar o trabalho conjunto com a Asia Shipping. “Estamos animados com a possibilidade de intensificar a parceria com a Kikos para que a empresa continue crescendo ao longo desse ano, mantendo os prazos e a segurança que o cliente necessita”, ressalta Rafael Dantas, diretor comercial da Asia Shipping.

Crédito da imagem: Divulgação

Em janeiro, o e-commerce registra alta de 20,56% nas vendas

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As vendas realizadas pela internet expandiram em 20,56% no mês de janeiro de 2022, em relação ao mesmo período do ano passado. Considerando a mesma base comparativa, o faturamento do setor também teve alta: 18,99%. Os dados são do índice MCC-ENET, desenvolvido pela Neotrust | Movimento Compre & Confie, em parceria com o Comitê de Métricas da Câmara Brasileira da Economia Digital (camara-e.net).

“No primeiro mês de 2022, observamos a mesma tendência de crescimento sustentável das vendas online no Brasil, já observada nos últimos anos. O faturamento do segmento nos últimos 12 meses, comparado ao período anterior, alcançou mais de 25% de crescimento. São sinais fortes da força do canal online nos hábitos de consumo do brasileiro. Esperamos crescimento de dois dígitos no volume de vendas para 2022 em relação ao ano passado”, afirma Gastão Mattos, responsável pela Divisão de Varejo Online da camara-e.net.

Vendas online

Na métrica de vendas realizadas por e-commerce, ao comparar o mês de janeiro com dezembro, houve uma leve alta de 0,63%. No acumulado dos últimos 12 meses, a expansão foi de 16,14%.

A avaliação regional, usando o período comparativo de janeiro de 2022, ante o mesmo mês do ano passado, a composição ficou da seguinte forma: Norte (33,49%); Centro-Oeste (28,87%); Nordeste (27,35%); Sul (23,19%); e Sudeste (17,22%).

Já no acumulado dos últimos 12 meses, o desempenho foi: Nordeste (27,98%); Centro-Oeste (25,70%); Norte (24,68%); Sul (22,78%); e Sudeste (11,10%).

Faturamento

O faturamento do segmento, por sua vez, cresceu em 8,09% em janeiro de 2022, em relação a dezembro de 2021. O acumulado dos últimos 12 meses teve variação positiva de 25,31%.

O faturamento regional, considerando o período comparativo de janeiro de 2022, com o mesmo mês do ano passado, o desempenho foi: Sul (26,47%); Centro-Oeste (22,43%); Norte (20,55%); Nordeste (19,98%); e Sudeste (16,44%).

No acumulado dos últimos 12 meses, a configuração ficou da seguinte forma: Centro-Oeste (33,52%); Sul (33,39%); Nordeste (29,93%); Norte (27,55%); e Sudeste (21,11).

Participação do e-commerce no comércio varejista

Em dezembro de 2021, o e-commerce representou 9,3% do comércio varejista restrito (exceto veículos, peças e materiais de construção). No acumulado dos últimos 12 meses, nota-se que a participação do e-commerce no comércio varejista corresponde a 12,2%. Vale destacar que esse indicador foi feito a partir da última Pesquisa Mensal do Comércio do IBGE, divulgada no dia 9 de fevereiro.

Categorias

Em dezembro de 2021, a composição de compras realizadas pela internet, por segmento, ficou da seguinte forma: equipamentos e materiais para escritório, informática e comunicação (43,1%); móveis e eletrodomésticos (28,2%); e tecidos, vestuário e calçados (10,3%). Na sequência, artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos, de perfumaria e cosméticos (7%); outros artigos de usos pessoal e doméstico (5,5%); hipermercados, supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo (3,9%); e, por último, livros, jornais, revistas e papelaria (2%). Esse indicador também utiliza a Pesquisa Mensal do Comércio do IBGE como base.

Consumidores online

Outra métrica avaliada pelo MCC-ENET revela que, no trimestre de outubro a dezembro de 2021, 18,5% dos internautas brasileiros realizaram ao menos uma compra online.

Metodologia do MCC-ENET

Os índices mensais vêm da comparação dos dados do último mês vigente em relação ao período base (média de 2017). Para compor o índice, a Neotrust | Compre & Confie coleta 100% de todas as vendas reais de grande parte do mercado de e-commerce brasileiro, utilizando adicionalmente processos estatísticos para composição das informações do mercado total do comércio eletrônico brasileiro. Também são utilizadas informações dos indicadores econômicos nacionais do IBGE, IPEA e FGV.

O MCC-ENET traz uma visão completa a respeito do e-commerce no país a partir da análise das seguintes variáveis: percentual nacional e regional de vendas online, faturamento do setor e tíquete médio. Outras métricas analisadas mensalmente são participação mensal do e-commerce no comércio varejista e crescimento do setor no varejo restrito e ampliado, além da distribuição das vendas por categoria. Por último, a penetração de internautas que realizaram ao menos uma compra trimestralmente pela internet também está contemplada no índice.

Não estão contabilizados no MCC-ENET dados dos sites MercadoLivre, OLX e Webmotors, além do setor de viagens e turismo, anúncios e aplicativos de transportes e alimentação, pois ainda não são monitorados pela Neotrust | Movimento Compre & Confie.

Clique aqui para acessar o estudo completo.

Crédito da imagem: Mediamodifier/Pixabay 

Como proprietários de e-commerce devem se proteger da LGPD?

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A partir de agora, a proteção de dados pessoais em ambientes digitais passa a fazer parte dos direitos fundamentais de todo cidadão, previstos no artigo 5º da Constituição Federal. Com a Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD) se tornando regra cada vez mais rígida para ambientes físicos e jurídicos, o desafio das empresas que possuem multicanais se torna cada vez maior e desafiador.

A LGPD entrou em vigor para regulamentar os tratamentos com dados pessoais em setembro de 2020. Porém, a necessidade da sanção da lei (em vigor desde agosto de 2021) veio a partir da preocupação com o aumento de vazamento de dados e tantas fragilidades com dados pessoais, tanto de empresas quanto de clientes. Por exemplo, uma companhia que apresenta uma plataforma extensa de canais, tem acesso à todas as informações de seus clientes, tem o dever de proteger cada vez mais cada uma dessas informações, operando com total integração de dados e segurança digital.

Para o CEO da SVX Corporate, consultoria em Governança, Proteção de Dados e Inovação, Sylvio Sobreira, “Agora que a LGPD faz parte da Constituição Brasileira, a atenção de proprietários de e-commerce deve ser ainda maior. A tendência é de grande ampliação da proteção e, possivelmente, excesso de judicialização, com penas cada vez maiores, tendo em vista que, descumprir uma lei federal, é crime.”

Dicas para e-commerce se adequar à Lei de Proteção de dados

Por mais que algumas empresas tenham conhecimento, e já até tenham passado pelo vazamento de dados internos e de contas de seus usuários, muitas delas ainda não estão seguindo algumas regras para manter os dados em segurança. Algumas delas são essenciais, e, se aplicadas, podem garantir um ambiente seguro, tanto para o proprietário, quanto para o cliente.

Sylvio elenca cinco passos básicos para manter o mínimo de segurança de dados:

  • Solicite uma atualização de cadastro e senhas de seus clientes regularmente;
  • Se atente ao compartilhamento de dados pessoais;
  • Estabeleça prazos reais para responder às solicitações dos titulares;
  • Reforce a segurança dos dados dentro da plataforma;
  • Política de Privacidade deve estar sempre atualizada e ser reavaliada com frequência.

Além de medidas internas de sistemas, é necessário também que toda a equipe que opera esses sistemas esteja treinada e em total alinhamento com os direitos dos titulares dos dados e as obrigações que cabem à empresa para proteger os mesmos. “Toda equipe que está por traz de um canal omnichannel precisa estar ciente que os dados de todos os usuários, agora, mais que nunca, precisam estar cercados de cuidados e que possíveis vazamentos podem causar danos terríveis a essas empresas. A grande mudança, com a entrada da Proteção de Dados na Constituição brasileira, é que de agora em diante esse tipo de assunto será encarado de uma forma mais séria, e muito mais punitiva”, acrescenta.

A SVX Corporate está presente em 11 estados do Brasil, com mais de 70 projetos e 12 tipos de atividades, dedicados à serviços integrados em estratégia, organização, operações, tecnologia, governança, riscos, compliance, privacidade e proteção de dados.

Crédito da imagem: Unsplash

Comitê de Recursos Humanos discute a gravidez durante a pandemia

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Nathalia Trevilato Pilorz, do escritório DBA e Associados

A primeira reunião do ano do Comitê Recursos Humanos da Abralog, na  quarta-feira, 16.2.2022, ouviu a advogada Nathalia Trevilato Pilorz, do escritório DBA e Associados, filiado à Abralog. Ela abordou situações de grávidas e lactantes, em função da pandemia da Covid-19.

Segundo ela, a Lei 14.151/2021, publicada em decorrência da pandemia, determina o afastamento das gestantes do trabalho presencial, tendo como garantida a remuneração integral.

“A grande questão é que nem todas as atividades exercidas por essas empregadas possuem compatibilidade com o trabalho remoto. Portanto, nesses casos, o empregador é obrigado a afastar a gestantes com manutenção da remuneração, sem que haja contraprestação pelos valores pagos”, explicou.

Ainda de acordo com a advogada, “ao mesmo tempo que isso traz um problema para os empregadores, muitas gestantes não querem ser afastadas, mesmo que recebendo salário”.

A pandemia, comentou Nathalia Trevilato Pilorz, mostrou que precisamos cuidar insistentemente da orientação e educação dos empregados em relação à saúde, cuidar do ambiente de trabalho, “e formalizar tudo o que é adotado como melhoria e providências recomendadas pelos órgãos competentes, visando a defesa, em caso de fiscalização”.

Intermodal volta ao SP Expo, com palestras da XXV CNL, da Abralog

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Nos dias 15,16 e 17 de março de 2022, das 13h às 21h a Intermodal South America volta aos pavilhões do São Paulo Expo, em São Paulo com muitas novidades, profissionais de todas as áreas do setor logístico e expositores nacionais e internacionais, além de grandes atrações como a Área de Exposição de Caminhões, as Visitas Técnicas realizadas nos CD’s das maiores empresas do país, e o Congresso que será organizado pela CNL – Conferência Nacional de Logística, evento realizado pela Abralog.

Você pode escolher a forma com a qual prefere participar dos Congressos, ou se quer acompanhar a cobertura online do evento acessando este link.
Arena TI Innovations conta com o patrocínio oficial da Logcomex, e reunirá renomadas empresas do setor oferecendo conteúdos exclusivos e de altíssima qualidade, como a: Hexagon, Ideal, Invoice Content,Promon, e Startrade, e o Business Lounge,a área VIP patrocinada pela Veloe.

Plataforma conecta transportadoras e postos de combustível e gera economia por litro do diesel

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O preço dos combustíveis tem sido o principal assunto dos brasileiros desde o ano passado, quando houve uma escalada nos valores aplicados ao consumidor. A constante alta afeta a sociedade como um todo e principalmente as empresas transportadoras que precisam desse ativo para suas operações. Segundo o Departamento de Custos Operacionais na NTC&Logística (DECOP), o combustível representa até 35% de uma operação de transporte rodoviário de cargas.

Com esse crescimento em novembro de 2021, o diesel registrou sua sétima alta consecutiva desde o último período de baixa, apresentado em abril, havendo no mesmo ano cerca de 12 reajustes. Para efeitos comparativos, em novembro de 2020, o diesel comum e o S-10 custavam em média R$ 3,770. No final de 2021, o preço médio do litro era de R$ 5,617 para o diesel comum e de R$ 5,681 para o S-10.

Visando a todas essas informações que fazem parte diariamente da rotina das empresas nasceu o Gasola, startup com o propósito de ajudar transportadoras a ter acesso a melhores negociações no preço do diesel e a garantir que os postos de combustível não percam neste processo, visando democratizar o acesso à gestão de abastecimento de frota.

Segundo seu CEO e fundador, Ricardo Lerner, as transportadoras contam com muitos benefícios, contribuindo assim com a economia em suas operações. “Para as transportadoras, a plataforma permite pagamento direto aos postos de combustível, eliminando as taxas dos cartões de frota, ou seja, melhor preço na bomba. Para quem paga direto ao posto, oferecemos a gestão que este meio de pagamento não oferece, permitindo o controle dos abastecimentos. Para os postos, o custo do Gasola é zero.”

Além de ser um meio alternativo de pagamento que mantém os benefícios das formas de pagamento convencionais, também contribui com a praticidade do usuário no dia a dia, por meio da plataforma totalmente digital, possibilitando que o motorista identifique postos que são parceiros do Gasola, e consequentemente garante os melhores preços no diesel.

“Nosso sistema possui um algoritmo que aprende com cada abastecimento. Com esse histórico que avaliam de cada veículo, conseguimos identificar quando o motorista está digitando alguma informação errada. (…) Esse algoritmo, aliado ao suporte imediato, garante uma gestão impecável de km/litro”, comenta Ricardo.

De acordo com a avaliação de desempenho da plataforma com seus usuários, foi identificado uma economia de R$ 0,17 por litro, possibilitando uma margem de lucro muito maior para as empresas parceiras. Com isso, o Gasola vem despontando no mercado, tendo somente em 2021 um crescimento de mais de 500% em suas operações, contribuindo assim com esse momento tão desafiador para as empresas transportadoras.

Com 650 postos ativos e 155 transportadoras como clientes, a plataforma conecta empresas que possuem frota a postos, permitindo uma relação comercial direta e fornecendo gestão e segurança na hora do abastecimento. O motorista cadastrado pela transportadora acessa o aplicativo e gera um token. O frentista verifica as informações e valida esse abastecimento. Uma conta corrente digital entre a transportadora e o posto é criada para que possa haver pagamento direto. Desta maneira, mesmo o posto dando desconto para a transportadora, é possível aumentar a margem de venda dele, simultaneamente.

Crédito da imagem: Divulgação

Volume de fretes rodoviários cresce 37,6% em 2021, revela FreteBras

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FreteBras, maior plataforma online de transporte de cargas da América do Sul, acaba de lançar a 6ª edição do “Relatório FreteBras — O Transporte Rodoviário de Cargas”, com base na análise de 8 milhões de fretes publicados em 2021. De acordo com o estudo, o volume de fretes rodoviários no Brasil aumentou 37,6% no ano passado em comparação com 2020. O forte movimento de digitalização dos fretes impulsionou o crescimento de transações na plataforma FreteBras, o que tem ajudado empresas a reduzirem os custos do transporte em até 23%, atacando novos mercados e agilizando processos.

Segundo a pesquisa, o ano de 2021 foi marcado por diversos desafios, pautados principalmente pelo cenário político-econômico interno e agravado pelas incertezas da pandemia. A inflação superou os dois dígitos, chegando a 10,06%, o que provocou uma resposta direta do Banco Central. A taxa SELIC aumentou sete vezes, passando de 2% para 9,25%, em apenas um ano.

“Grande parte desta alta da inflação é puxada pelo preço do combustível, um dos maiores vilões do transporte rodoviário de cargas. O aumento no diesel superou os 48% em 2021, enquanto o preço do frete aumentou só 2%. Porém, percebemos que o mercado de fretes rodoviários não parou, com demandas cada vez maiores, fazendo com que houvesse esse crescimento de mais de 37% em nossa plataforma”, destaca o diretor de Operações da FreteBras, Bruno Hacad. Na comparação com 2019, foi registrado um aumento de 123,6% no volume de fretes.

As regiões Sul e Sudeste puxaram o crescimento durante o ano todo. No Sul, o aumento no volume de fretes foi de 38,7%, enquanto no Sudeste, o volume subiu 27,8%. Isso ocorreu devido ao grande número de fretes cadastrados nestas regiões, demonstrando a alta representatividade que ambas têm no total de carregamentos registrados na plataforma.

Digitalização do setor puxou o crescimento dos fretes

A pandemia acelerou a digitalização de vários setores e impactou, principalmente, as micro e pequenas empresas, que tiveram dificuldades para suportar as mudanças impostas pelo novo normal. No segmento de Transportes e Logística, entretanto, a situação foi diferente. Essa transformação impactou positivamente no aumento do volume de fretes em 2021.

Na plataforma da FreteBras, houve um crescimento de 62% na quantidade de novos cadastros de micro e pequenas empresas. Por não terem o empecilho de uma frota própria, esses negócios conseguiram se adaptar rapidamente ao digitalizar os fretes.

“O ano passado marcou uma intensa transformação que foi iniciada em 2020. Isso afetou diversas empresas, que se viram obrigadas a buscar soluções digitais, como a nossa plataforma, para expandir os seus mercados e localidades, além de economizar tempo e gastos. As micro e pequenas empresas tiveram maior facilidade de se adaptar a esse novo cenário em função de seu tamanho e menor investimento em ativos imobilizados, como frotas próprias. Todo esse movimento refletiu diretamente em nosso relatório. O crescimento de novos cadastros dessas empresas foi bastante expressivo e ajudou a movimentar ainda mais o mercado de fretes”, acredita Hacad.

Setores que movimentaram o Brasil em 2021

O estudo da FreteBras analisou três grandes setores que representam mais de 50% do Produto Interno Bruto (PIB) do Brasil: o agronegócio, a indústria e a construção.

Segundo o levantamento, o agronegócio puxou a oferta de fretes no período, com 36,6% das cargas registradas na plataforma da FreteBras. O setor movimentou cerca de R$ 23 bilhões em fretes. Os estados mais significativos foram São Paulo (15%), Rio Grande do Sul (14,7%), Paraná (13,5%) e Minas Gerais (10,6%). Os produtos mais transportados foram fertilizantes (31,5%), milho (10,9%) e soja (9,2%). Na comparação entre 2020 e 2021, os fretes do agronegócio aumentaram 46,9%.

Na sequência, os produtos industrializados originaram 28,2% dos fretes anunciados na FreteBras em 2021. Os itens mais transportados no período foram os alimentícios (19%), seguidos por máquinas e equipamentos (11,3%) e siderúrgicos (10%). Os estados de maior destaque foram São Paulo (29,7%), Paraná (13,9%) e Minas Gerais (10,8%). Na comparação com 2020, o setor teve crescimento de 31,1% no volume de transportes em 2021.

Já os fretes de insumos para construção somaram 12,4% das cargas registradas na FreteBras no ano passado. Os produtos mais transportados foram cimento (38,4%), telha (7%) e pisos (6%). Em relação a 2020, houve crescimento de 44,5% no volume de fretes da categoria e os estados que mais carregaram insumos foram Minas Gerais (46,3%), São Paulo (14,4%) e Paraná (6,7%). 0 relatório completo pode ser acessado aqui.

Crédito da imagem: Jay Huang/Unsplash

Log-In apresenta alto índice de segurança em suas operações rodoviárias

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Log-In Logística Intermodal comemora os bons índices de segurança obtidos em suas operações rodoviárias, serviço complementar à cabotagem. Somente no ano passado, a empresa realizou mais de 85 mil viagens de caminhão, com zero roubo de cargas. Os sinistros nas estradas, incluindo colisões e tombamentos, somaram apenas sete ocorrências. Esse resultado é atribuído às diversas medidas preventivas de segurança implementadas pela companhia nos últimos três anos e reforça o baixo índice de sinistralidade na cabotagem em relação ao modal rodoviário de longa distância.

O bom desempenho nas operações terrestres da Log-In vai na contramão do aumento no número de acidentes ocorridos nas rodovias federais brasileiras, segundo a Confederação Nacional do Transporte (CNT). De acordo com dados do Painel CNT, houve um aumento de 1,6% em 2021 em relação a 2020, passando de 63.447 para 64.452 casos, na maioria, envolvendo transporte de cargas em caminhões. Esse número equivale a aproximadamente 80 acidentes a cada 100 km percorridos. O levantamento aponta ainda que 60,2% dos acidentes foram por colisão, ou seja, poderiam ter sido evitados, o que mostra imprudência do condutor ao volante.

Responsável pela gestão das operações terrestres da Log-In, o diretor de Atendimento e Inovação, Felipe Gurgel, aponta a prevenção como o melhor caminho. “Temos investido muito em segurança nos últimos anos e adotado critérios rigorosos para avaliar a atuação de nossos fornecedores, como, por exemplo, acompanhamento de jornada de trabalho dos motoristas subcontratados e controle de velocidade. A gestão da segurança de nossos parceiros rodoviários tem sido fundamental para atingirmos essa boa performance”, contou. O executivo acrescenta que caso os motoristas não cumpram os requisitos estabelecidos, estarão cometendo uma infração e retornarão às operações somente se comprovarem treinamento e mudança no perfil.

Programas de melhoria contínua

Para aprimorar cada vez mais as operações intermodais, a companhia criou no ano passado o Programa de Segurança Log-In, em parceria com a gerenciadora de risco Opentech, para maior controle de riscos de acidentes e melhor gestão de sua operação junto às transportadoras que não estejam atuando dentro das conformidades. Esse parceiro ajuda a garantir o máximo de rastreamento de carga agindo preventivamente em situações atípicas, como paradas indevidas ou desvios de rota, entre outras atribuições no programa.

Segundo o presidente da Opentech, Diego Gonçalves, é preciso investir alto em pessoas, tecnologia e digitalização para que as operações sejam uma referência em nível de serviço e redução da sinistralidade. “Atuamos para garantir a integridade dos produtos transportados, mitigando roubos, furtos e acidentes. Nosso monitoramento on-line vai desde a geração da demanda até a entrega no destino final, com uma equipe dedicada às operações por nível de criticidade, aumentando, assim, a segurança, agilidade e qualidade logística oferecida aos clientes da Log-In”, pontuou.

Outra ação adotada recentemente visando a melhoria contínua foi a criação de selos de qualidade para os transportadores parceiros. Atualmente, cerca de 95% das operações da Log-In são realizadas por empresas certificadas com selos ouro, prata e bronze. A iniciativa promove maior segurança nas operações terrestres e estimula boas práticas ambientais, fatores que contribuem diretamente para a integridade da carga dos clientes. Os fornecedores contam ainda com um fórum mensal de segurança para troca de experiências.

A Log-In Logística Intermodal é uma empresa 100% brasileira, que oferece soluções logísticas customizadas, movimentação portuária e navegação de cabotagem integrada a outros modais e serviços, conectando por mar e terra, o Brasil e o Mercosul. Saiba mais no site.

Crédito da imagem: Divulgação

Parque da Mobilidade Urbana

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Save the date! O Parque da Mobilidade Urbana será realizado entre os dias 23 e 25 de junho de 2022, no Memorial da América Latina, em São Paulo/SP!

Com realização da Plataforma CSCM e Mobilidade Estadão, o Parque da Mobilidade Urbana tem o propósito de promover a mobilidade urbana disruptiva, sustentável e inclusiva por meio da discussão, da troca de informações e da difusão de ideias entre o ecossistema de mobilidade.

Saiba mais: https:\/\/www.abralog.com.br//abralog.agenciahypelab.com.br//parquedamobilidadeurbana.com.br/

#mobilidade #mobilidadeurbana #connectedsmartcities #mobilidadeestadão #mobilidadeinteligente #transporte #mobilidadesustentável #mobilidadeinclusiva

Huawei e Abralog falam da tecnologia 5G em webinar para mais de mil pessoas

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Pedro Moreira, presidente da Abralog, e Tiago Fontes, diretor de Ecossistema e Marketing da Huawei, nossa sócia-apoiadora, dividiram, nesta quarta-feira, 16.2.2022, palestra no evento “Inovação Tecnológica”, promovido pelo Instituto de Logística e Supply Chain, o Ilog, ligado ao portal Logweb. Moreira e Fontes abordaram no webinar o white paper conduzido pela Huawei em parceria com a Abralog e a Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial, a ABDI, documento lançado no final do ano passado.

Pedro Moreira iniciou a apresentação informando que o white paper reuniu todos os detalhes das tecnologias implementadas no armazém inteligente Huawei, em Sorocaba, SP,  e os benefícios obtidos em cada uma delas, ou seja, em quais casos é mais indicado utilizar um robô, armazenamento em nuvem e Inteligência Artificial. O estudo ainda contempla como será o ecossistema organizacional 5G.

Em resumo, disse o presidente da Abralog, o white paper representa a junção da inteligência, do digital, com a conexão múltiplica. “Mostra, assim, a importância da tecnologia para a logística, e os desafios que o mercado brasileiro tem pela frente”.

A segunda parte da palestra ficou com Tiago Fontes, diretor de Ecossistema e Marketing da Huawei, que falou sobre o estudo e a conexão 5G, que é a parte central do white paper. “Esse levantamento é um ótimo exemplo de esforço conjunto para a criação de um ecossistema 5G e de como a Huawei busca cada vez mais cooperar com parceiros locais para o desenvolvimento de tecnologias e novas práticas”, explicou.

Os organizadores registraram mais de 1000 profissionais acompanhando o evento.

GetNinjas divulga as tendências do setor de serviços em 2022

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O GetNinjas somou mais de 3,9 milhões de pedidos nos nove primeiros meses de 2021 e contabiliza 3,7 milhões de profissionais cadastrados nos 500 tipos de serviços disponíveis. Por ser o maior aplicativo para contratação de serviços do país, a plataforma trouxe as principais tendências do setor.

A análise da plataforma teve como base as informações dos pedidos feitos e resultou em uma seleção de 6 tendências do setor de serviços. “Apesar da imprevisibilidade do cenário em que vivemos, esse acompanhamento dos dados da plataforma é uma ferramenta que ajuda a antecipar a propensão do consumidor em 2022 no que diz respeito à contratação de serviços”, avalia Sandya Coelho, Diretora de Novos Negócios do GetNinjas. “Ao ver os dados, é possível perceber que a pandemia consolidou a digitalização da prestação de serviços e que há uma demanda massiva voltada para o bem-estar e melhorias domésticas”.

Confira abaixo as tendências identificadas pelo GetNinjas:

Serviços para casa

Com a pandemia, a relação que os brasileiros tinham com suas casas mudou; agora, questões como espaço para escritório, áreas verdes e cômodos maiores se tornaram essenciais. Consequentemente, três serviços voltados para os lares foram os mais procurados por brasileiros e tiveram aumento na procura* no último ano: carreto, pedreiro e diarista.

  • Mudanças e Carreto (30%)
  • Pedreiro (20%)
  • Diarista (50%)
    *Aumento na procura no ano de 2021, em relação ao mesmo período de 2020.

Além disso, outros serviços relacionados à casa que também se destacaram e tiveram aumento na procura* , foram:

  • Instalação/manutenção de piscina (38%)
  • Automação residencial (22%)
  • Gesso & Drywall (20%)
  • Aplicação de papel de parede (10%)
  • Jardinagem (9%)
  • Paisagista (2%)
    *Aumento na procura em novembro de 2021, em relação ao mesmo período de 2020.

Atividade física

Como em 2020 as pessoas tiveram que parar suas atividades físicas, 2021 foi marcado por uma maior confiança em retomar os exercícios por conta do avanço gradativo da vacinação e da revogação das medidas restritivas.

  • Personal Trainer (34%)
  • Boxe (28%)
  • Futebol (27%)
  • Pilates (55%)
    *Aumento na procura em novembro de 2021, em relação ao mesmo período de 2020.

Beleza

O setor de beleza foi um dos mais afetados pela pandemia, mas a busca por alguns serviços voltou a subir, impulsionados pelo atendimento em domicílio:

  • Design de cílios (113%)
  • Esteticistas (69%)
  • Maquiadores (49%)
  • Designer de sobrancelha (37%)
    * O aumento é referente ao ano de 2021, em comparação com 2020.

Saúde

A pandemia reforçou a importância da saúde como um todo, tanto a física quanto a mental, seja por meios tradicionais ou não. Além disso, após o boom da refeição via delivery e do home office, os brasileiros passaram a demandar profissionais para equilibrar a alimentação e curar dores posturais. Confira:

  • Psicólogo* (72%)
  • Hipnoterapia* (423%)
  • Terapia ocupacional (43%)*
  • Nutricionista* (28%)
  • Quiropraxia* (34%)
    *Psicólogo, hipnoterapia, terapia ocupacional, nutricionista e quiropraxia, o aumento é referente ao ano de 2021, em relação ao mesmo período de 2020.

Consultoria jurídica

Durante a pandemia, muitas pessoas recorrem aos advogados para lidar com divórcios, cobrança de pensão e até mesmo planejamento sucessório. Confira abaixo as áreas de direito que mais tiveram aumento na busca* pelos brasileiros em 2021:

  • Direito de Família (97%)
  • Defesa do consumidor (85%)
  • Advocacia Cívil (65%)
  • Advocacia Trabalhista (40%)
    *Aumento na busca pelos serviços mencionados acima referem-se ao ano de 2021, em relação ao mesmo período de 2020.

Serviços para pet

Durante a pandemia, muitos brasileiros adotaram ou compraram animais de estimação para ter companhia no decorrer dos meses de isolamento social. Em 2021, com a volta gradativa de algumas atividades como trabalho e viagens, as pessoas demandaram profissionais para cuidarem dos novos integrantes da família:

  • Pet Sitter (167%)
  • Hospedagem (50%)
  • Adestrador (23,1%)
  • Banho de tosa (11,32%)
    *Aumento na procura no ano de 2021, em relação ao mesmo período de 2020.

Disponível nas plataformas digitais – Android, iOS e web, o GetNinjas é um aplicativo de serviços que conecta profissionais a potenciais clientes em todo o Brasil e foi listado no Novo Mercado da B3 em 2021.

Crédito da imagem: Tbel Abuseridze/Unsplash

Americanas S.A. é listada no Sustainability Yearbook 2022

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A Americanas S.A. entra pela primeira vez no The Sustainability Yearbook 2022, anuário que reúne as empresas com as melhores performances em sustentabilidade do mundo. A seleção foi feita pela S&P Global, que avaliou mais de 7.500 companhias que​ responderam o S&P Global Corporate Sustainability Assessments (CSA), mesmo questionário utilizado como base para o Dow Jones Sustainability World Index (DJSI) – referência em sustentabilidade corporativa. A Americanas S.A. também recebeu o prêmio “S&P Global Industry Mover”, por ter ficado entre 15% das empresas com melhor pontuação em seu setor e ter apresentado a maior evolução nele.

Entre os critérios de destaque estão transparência de informações, Ética e Conduta, além de estratégia climática e de impacto social, pilares relevantes da estratégia ESG (sigla em inglês para ambiental, social e governança) da companhia, alinhada à Agenda 2030 da ONU. A companhia também foi listada entre as companhias com melhores notas no Índice de Sustentabilidade Empresarial (ISE) da Bolsa brasileira, a B3, garantindo um lugar de liderança em sustentabilidade no varejo.

Entre as iniciativas de sustentabilidade da companhia está a definição de importantes metas ambientais, como o compromisso de zerar suas emissões de carbono e tornar a Americanas S.A. NetZero até 2025, além de utilizar apenas energia limpa em 100% de suas lojas físicas até 2030. A companhia destaca ainda a criação da Americanas Social, uma plataforma de marketplace que reverte 100% do lucro dos produtos comercializados para ONGs e pequenos empreendedores sociais, e a entrada da companhia nas principais favelas do país por meio da Americanas na Favela – projeto que prevê capacitação, empregabilidade e inclusão e que permite que milhares de moradores de comunidades em vulnerabilidade recebam, na porta de casa, produtos disponíveis no e-commerce da companhia.

Compromisso ESG – A Americanas S.A há 8 anos integra o Índice de Sustentabilidade Empresarial (ISE) da B3, considerado o principal indicador do desempenho das empresas brasileiras no comprometimento com a sustentabilidade. Em 2021, a companhia passou a integrar ainda o Dow Jones Sustainability World Index (DJSI World), índice global que reúne as maiores empresas do mundo que tiveram a melhor avaliação em fatores econômicos, ambientais e sociais. Com informações da Istoé Dinheiro.

Crédito da imagem: Divulgação

Expo 2020 Dubai, review sobre um dos maiores eventos da atualidade

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Expo 2020 é uma exposição mundial organizada pelo Bureau International des Expositions. Em sua primeira edição no Oriente Médio – em Dubai, nos Emirados Árabes Unidos –, o evento de US$ 7 bilhões terá duração de seis meses, sendo realizado de 1º de outubro de 2021 a 31 de março de 2022 (originalmente, o período seria de 20 de outubro de 2020 a 10 de abril de 2021, mas foi alterado devido à pandemia).

O tema central nesta edição da mostra é “Connecting Minds, Creating the Future” (“Conectando Mentes, Criando o Futuro”), apresentado por meio de mais de 200 pavilhões e a presença de 191 países, que abordam três outros temas: sustentabilidade, mobilidade e oportunidade. Ainda podemos presenciar shows, workshops, palestras, apresentações de dança, desfiles, conferências de negócios e diversas experiências gastronômicas nos mais de 200 restaurantes no local.

Sobre a experiência de estar presente na Expo, a expectativa dos visitantes (que já é alta) é amplamente correspondida. O evento proporciona uma experiência do usuário incrível, a começar pelo acesso, para o qual foi construída uma estação interligada diretamente ao trem do emirado. Os protocolos de segurança e higiene são devidamente respeitados e fiscalizados neste que é um verdadeiro espetáculo para os sentidos, indo desde a interação com robôs pelo caminho a megaprojeções audiovisuais e atrações sensoriais a todo momento.

O Brasil também marca presença com um pavilhão próprio, localizado na área de sustentabilidade e inspirado nos climas e biomas brasileiros. Trazendo a bacia amazônica ao deserto de Dubai, o pavilhão apresenta propostas de melhoria no uso de recursos naturais com experiências incríveis a um público estimado de 25 milhões de pessoas. Ele mostra que o Brasil investe em recursos renováveis e em novas tecnologias, e valoriza a nossa diversidade natural, cultural e étnica (vale a visita!). Além disso, ainda é possível registrar todas as suas visitas aos pavilhões com um passaporte personalizado, que pode ser adquirido diretamente na feira.

Pavilhão dos Emirados Árabes Unidos na Expo Dubai

O design e a arquitetura praticados pelos expositores também impressionam. Além de extremamente grandes, encontramos pavilhões como o da Itália, ecológico, com teto feito com cascos de barco em tamanho real e uma fachada com cordas náuticas feitas com plástico reciclado, ou o pavilhão dos Emirados Árabes (um dos mais bonitos do evento): uma estrutura de quatro andares coberta com 28 asas de fibra de carbono que podem se abrir totalmente em cerca de três minutos para revelar painéis solares embutidos.

É cada vez mais impressionante o portfólio de experiências que os Emirados Árabes proporcionam a cada ano aos seus visitantes, seja o Ferrari World, seja o lindíssimo Louvre Abu Dhabi, seja, agora, a Expo Dubai. O país está constantemente na wishlist dos viajantes de todo o mundo.

Por Bruno Casanova, Head de Marketing Operacional da Primetour Viagens & Experiências. 

Imagens: Divulgação

Morre Otávio Vieira da Cunha Filho, um pioneiro do transporte coletivo urbano

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Otávio Vieira da Cunha Filho, 81 anos, um dos pioneiros do transporte coletivo urbano no Brasil,  morreu nesta quinta-feira, 17.2.2022, em Brasília. Muito atuante no setor, ele era presidente-executivo da NTU (Associação Nacional das Empresas de Transportes Urbanos) desde 1993, mas já atuava na Associação desde sua fundação, em 1987.

Profundo conhecedor do setor, teve trajetória marcada por realizações e pelo reconhecimento de seus companheiros: atuou como empresário de transporte urbano de passageiros por mais de 40 anos; teve papel destacado como dirigente setorial, e exerceu, antes da NTU, a função de diretor do Sindicato das Empresas de Transportes de Passageiros de Belo Horizonte (Setra/BH), e presidente do Sindicato das Empresas de Transportes de Passageiros de São Luís (SET/São Luis). Cunha Filho participou de Comissão Especial criada pela Presidência da República para reduzir as tarifas e melhorar o serviço de transporte coletivo nas cidades brasileiras, entre tantas atividades de um legado de grande relevância para o transporte público coletivo.

Na NTU, o empresário defendia a reestruturação do transporte coletivo urbano no Brasil, por meio da criação de um novo marco legal, capaz de devolver a eficiência a esse serviço e a tão desejada tarifa módica. Sempre empenhado em contribuir com melhorias nesse serviço público, sua trajetória no setor começou bem antes, em 1965, quando iniciou a carreira empresarial em João Monlevade (MG). Em 1975 mudou-se para Belo Horizonte, onde cursou as faculdades de Administração e Ciências Contábeis na PUC-MG, continuando sua atuação na área de transportes urbanos. Posteriormente, em 1984, transferiu suas atividades empresariais para São Luis no Maranhão.

Otávio Cunha era natural de Matias Barbosa (MG) e deixa a esposa Jurema, os filhos Marcelo, Roberto e Paula, e cinco netos. Será cremado em Valparaiso de Goiás, no Entorno de Brasília. Não haverá velório.

Foto: Divulgação/CNT

Condomínios batem recorde em 2021 e superam 2 mi de m2 de absorção líquida

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O ano de 2021 foi o melhor ano para o mercado de galpões, informa Abiner Oliveira, Diretor Comercial da Divisão Industrial e Logística da Colliers International, afiliada da Abralog. “O ritmo foi muito forte. Estamos vendo momento de expansão do setor”, explica.

Abiner Oliveira, que também é um dos coordenadores do Comitê de Real Estate da Abralog, chama a atenção para dois pontos que julga importantes: a longevidade desse momento do ciclo; e se haverá manutenção desse forte avanço.

Marco histórico – Em 2021, pela primeira vez, assinala Abiner Oliveira, o mercado nacional logístico atingiu 2 milhões de metros quadrados de absorção líquida, chegando a 2.157 m2.

De 2017 a 2021, esse resultado só fez crescer: 427 mil m2, depois 1.017, 1.222, 1.574 e finalmene 2.157 m2, em 2021.

E-commerce, poderoso – Apesar de ocupar o terceiro lugar no ranking de segmentos com o maior número de metros quadrados alugados em 2021, o e-commerce foi o setor que mais cresceu, nos últimos anos, saindo de 10 mil m2 locados, em 2017, para mais de 450 mil, em 2021.

Após reposicionamento de marca, Norsul dá início a rebranding da frota marítima

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A Norsul, empresa brasileira que atua no mercado de logística multimodal com soluções inovadoras de norte a sul e passou por um processo de reposicionamento de marca em 2021, acaba de finalizar a pintura do primeiro navio da companhia que agora está nas novas cores da marca: Norsul 12 é a primeira embarcação roxa de que se tem notícia.

O processo durou quase um mês, teve cerca de 200 profissionais envolvidos tanto para a pintura como para a Docagem (momento em que se faz manutenção dentro e fora da embarcação), e marcou história na empresa por ser a primeira da frota com a nova cara da Norsul.

Em cada parte da embarcação, existe um sistema de pintura específico de acordo com as necessidades da área: evitar corrosão, suportar abrasão, ser antiderrapante, entre outras. Apenas no casco foram necessárias quatro demãos de tinta, usando três tipos diferentes (anticorrosiva, selante e anti-incrustante).

Com tradição em Cabotagem e Longo Curso, sendo uma das líderes em navegação privada no país, a empresa passou a se chamar “Norsul” no lugar de “Companhia de Navegação Norsul”, com nova identidade visual pela primeira vez em 58 anos de história. A mudança faz parte do reposicionamento de marca, oficializado em setembro de 2021, e busca traduzir a expansão da empresa também na comunicação.

“Nossa nova marca reflete esse momento estratégico de integração da Norsul e consolida nossa transformação para atender nossos clientes com a multimodalidade. Sabemos que podemos desenvolver o melhor caminho para as cargas e traçar a metodologia para que o percurso tenha máxima segurança com a excelência que nos é peculiar. Essa é a mensagem que buscamos transmitir com a nova identidade visual”, destaca Angelo Baroncini, Diretor-Presidente da Norsul.

Até o fim de 2022, a expectativa da empresa é conseguir fazer a atualização da marca e suas novas cores em mais 3 embarcações – o processo de pintura deve coincidir com o período de Docagem, quando as operações que dependem daquela embarcação já estão temporariamente suspensas para a manutenção da mesma.

A Norsul é uma empresa brasileira, é uma das líderes em navegação privada no país, que opera agora no mercado de logística multimodal, cuidando de cargas de norte a sul. Antes, o transporte feito desde 1963 era realizado por suas embarcações, mas a  partir de 2021, passa a atuar também nos modais rodoviário e ferroviário. Entre os novos serviços, estão ainda a armazenagem de cargas e os projetos especiais, cuidando de todas as etapas do circuito de ponta a ponta. Especializada no transporte de granéis secos e líquidos, neo-granéis, carga geral e cargas de projetos, tanto na Cabotagem como no Longo Curso, a Norsul é a primeira em quantidade de embarcações e tamanho da frota. No Brasil, as bases de apoio estão nos estados do Rio de Janeiro, Espírito Santo e Santa Catarina.

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Grupo Intelipost lista 5 passos para melhorar a experiência de entrega do consumidor

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De acordo com o relatório CX Trends 2022, elaborado pela Zendesk, mais de 90% dos consumidores brasileiros estão propensos a gastar mais com empresas de diferentes setores que proporcionam personalização e experiências simplificadas. Enquanto isso, um relatório da Capterra indicou que 95% dos consumidores almejam entregas mais rápidas. Neste cenário, Stefan Rehm, CEO do Grupo Intelipost, líder em tecnologias inteligentes de gestão logística omnichannel no Brasil, listou 5 passos para melhorar a experiência de entrega. Confira:

1 – Planejamento estratégico

Uma boa estratégia é crucial para que todos os processos estejam alinhados, minimizando a probabilidade de aumento de custos, atrasos e reclamações. Segundo Rehm, a logística de entregas é o alicerce das operações e o mau planejamento pode acarretar danos.

“Previamente, faça um benchmarking completo sobre as condutas vigentes no mercado, desde a oferta de fretes, prazos propostos, até a comunicação com os consumidores”, aconselha o CEO.

2 – Promova a participação do consumidor

Dispor de canais de comunicação, estabelecer uma comunicabilidade proativa e informar o consumidor sobre cada etapa do itinerário da encomenda, é uma excelente maneira de fazer com que o mesmo sinta-se pertencente e valorizado durante o processo de entrega. Além disso, essas ações promovem a aproximação e o desenvolvimento da confiança na relação dos clientes com a sua marca.

3 – Real-time visibility

De acordo com um relatório do Gartner, uma companhia que dispõe de real-time visibility — visibilidade em tempo real, em português — é capaz de reduzir os gastos em até 20% e agilizar o processo de transporte em até 5%. Segundo Rehm, um dos principais benefícios dessa tecnologia é o aperfeiçoamento do desempenho na entrega. “A automatização é peça-chave quando falamos em ganhar velocidade uma vez que os dados atualizados viabilizam tomadas de decisões mais rápidas e com impacto no curto prazo, resultando na eficiência da operação e na satisfação do consumidor”, explica.

4 – Flexibilidade de frete

A flexibilidade é o segredo para agradar à maioria dos consumidores. Assim, é interessante dispor de mais de uma opção de frete, sendo: uma econômica, com um prazo de entrega maior que o frete padrão; e uma modalidade de frete expresso, para quem prefere pagar a mais e receber a mercadoria com antecedência.

5 – Pick-up points

Por último, Rehm afirma que oferecer outras modalidades, como as estratégias de pick-up points — pontos de retirada, em português –, pode ser a solução para a otimização da experiência do consumidor. “Ao dispor de pontos de retirada como alternativa de entrega, além de oferecer um serviço mais ágil para o cliente, a empresa tem a possibilidade de reduzir os custos com o frete”, finaliza.

O Grupo Intelipost é formado pela Intelipost, plataforma líder em gestão de fretes no Brasil que tem como propósito simplificar a logística do e-commerce, AgileProcess, empresa de tecnologia inteligente para otimização logística, e Pegaki, soluções logísticas para quem vende online.

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