terça-feira, 23/04/2024

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Log-In apresenta alto índice de segurança em suas operações rodoviárias

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Log-In Logística Intermodal comemora os bons índices de segurança obtidos em suas operações rodoviárias, serviço complementar à cabotagem. Somente no ano passado, a empresa realizou mais de 85 mil viagens de caminhão, com zero roubo de cargas. Os sinistros nas estradas, incluindo colisões e tombamentos, somaram apenas sete ocorrências. Esse resultado é atribuído às diversas medidas preventivas de segurança implementadas pela companhia nos últimos três anos e reforça o baixo índice de sinistralidade na cabotagem em relação ao modal rodoviário de longa distância.

O bom desempenho nas operações terrestres da Log-In vai na contramão do aumento no número de acidentes ocorridos nas rodovias federais brasileiras, segundo a Confederação Nacional do Transporte (CNT). De acordo com dados do Painel CNT, houve um aumento de 1,6% em 2021 em relação a 2020, passando de 63.447 para 64.452 casos, na maioria, envolvendo transporte de cargas em caminhões. Esse número equivale a aproximadamente 80 acidentes a cada 100 km percorridos. O levantamento aponta ainda que 60,2% dos acidentes foram por colisão, ou seja, poderiam ter sido evitados, o que mostra imprudência do condutor ao volante.

Responsável pela gestão das operações terrestres da Log-In, o diretor de Atendimento e Inovação, Felipe Gurgel, aponta a prevenção como o melhor caminho. “Temos investido muito em segurança nos últimos anos e adotado critérios rigorosos para avaliar a atuação de nossos fornecedores, como, por exemplo, acompanhamento de jornada de trabalho dos motoristas subcontratados e controle de velocidade. A gestão da segurança de nossos parceiros rodoviários tem sido fundamental para atingirmos essa boa performance”, contou. O executivo acrescenta que caso os motoristas não cumpram os requisitos estabelecidos, estarão cometendo uma infração e retornarão às operações somente se comprovarem treinamento e mudança no perfil.

Programas de melhoria contínua

Para aprimorar cada vez mais as operações intermodais, a companhia criou no ano passado o Programa de Segurança Log-In, em parceria com a gerenciadora de risco Opentech, para maior controle de riscos de acidentes e melhor gestão de sua operação junto às transportadoras que não estejam atuando dentro das conformidades. Esse parceiro ajuda a garantir o máximo de rastreamento de carga agindo preventivamente em situações atípicas, como paradas indevidas ou desvios de rota, entre outras atribuições no programa.

Segundo o presidente da Opentech, Diego Gonçalves, é preciso investir alto em pessoas, tecnologia e digitalização para que as operações sejam uma referência em nível de serviço e redução da sinistralidade. “Atuamos para garantir a integridade dos produtos transportados, mitigando roubos, furtos e acidentes. Nosso monitoramento on-line vai desde a geração da demanda até a entrega no destino final, com uma equipe dedicada às operações por nível de criticidade, aumentando, assim, a segurança, agilidade e qualidade logística oferecida aos clientes da Log-In”, pontuou.

Outra ação adotada recentemente visando a melhoria contínua foi a criação de selos de qualidade para os transportadores parceiros. Atualmente, cerca de 95% das operações da Log-In são realizadas por empresas certificadas com selos ouro, prata e bronze. A iniciativa promove maior segurança nas operações terrestres e estimula boas práticas ambientais, fatores que contribuem diretamente para a integridade da carga dos clientes. Os fornecedores contam ainda com um fórum mensal de segurança para troca de experiências.

A Log-In Logística Intermodal é uma empresa 100% brasileira, que oferece soluções logísticas customizadas, movimentação portuária e navegação de cabotagem integrada a outros modais e serviços, conectando por mar e terra, o Brasil e o Mercosul. Saiba mais no site.

Crédito da imagem: Divulgação

Parque da Mobilidade Urbana

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Save the date! O Parque da Mobilidade Urbana será realizado entre os dias 23 e 25 de junho de 2022, no Memorial da América Latina, em São Paulo/SP!

Com realização da Plataforma CSCM e Mobilidade Estadão, o Parque da Mobilidade Urbana tem o propósito de promover a mobilidade urbana disruptiva, sustentável e inclusiva por meio da discussão, da troca de informações e da difusão de ideias entre o ecossistema de mobilidade.

Saiba mais: https:\/\/www.abralog.com.br//abralog.agenciahypelab.com.br//parquedamobilidadeurbana.com.br/

#mobilidade #mobilidadeurbana #connectedsmartcities #mobilidadeestadão #mobilidadeinteligente #transporte #mobilidadesustentável #mobilidadeinclusiva

Huawei e Abralog falam da tecnologia 5G em webinar para mais de mil pessoas

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Pedro Moreira, presidente da Abralog, e Tiago Fontes, diretor de Ecossistema e Marketing da Huawei, nossa sócia-apoiadora, dividiram, nesta quarta-feira, 16.2.2022, palestra no evento “Inovação Tecnológica”, promovido pelo Instituto de Logística e Supply Chain, o Ilog, ligado ao portal Logweb. Moreira e Fontes abordaram no webinar o white paper conduzido pela Huawei em parceria com a Abralog e a Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial, a ABDI, documento lançado no final do ano passado.

Pedro Moreira iniciou a apresentação informando que o white paper reuniu todos os detalhes das tecnologias implementadas no armazém inteligente Huawei, em Sorocaba, SP,  e os benefícios obtidos em cada uma delas, ou seja, em quais casos é mais indicado utilizar um robô, armazenamento em nuvem e Inteligência Artificial. O estudo ainda contempla como será o ecossistema organizacional 5G.

Em resumo, disse o presidente da Abralog, o white paper representa a junção da inteligência, do digital, com a conexão múltiplica. “Mostra, assim, a importância da tecnologia para a logística, e os desafios que o mercado brasileiro tem pela frente”.

A segunda parte da palestra ficou com Tiago Fontes, diretor de Ecossistema e Marketing da Huawei, que falou sobre o estudo e a conexão 5G, que é a parte central do white paper. “Esse levantamento é um ótimo exemplo de esforço conjunto para a criação de um ecossistema 5G e de como a Huawei busca cada vez mais cooperar com parceiros locais para o desenvolvimento de tecnologias e novas práticas”, explicou.

Os organizadores registraram mais de 1000 profissionais acompanhando o evento.

GetNinjas divulga as tendências do setor de serviços em 2022

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O GetNinjas somou mais de 3,9 milhões de pedidos nos nove primeiros meses de 2021 e contabiliza 3,7 milhões de profissionais cadastrados nos 500 tipos de serviços disponíveis. Por ser o maior aplicativo para contratação de serviços do país, a plataforma trouxe as principais tendências do setor.

A análise da plataforma teve como base as informações dos pedidos feitos e resultou em uma seleção de 6 tendências do setor de serviços. “Apesar da imprevisibilidade do cenário em que vivemos, esse acompanhamento dos dados da plataforma é uma ferramenta que ajuda a antecipar a propensão do consumidor em 2022 no que diz respeito à contratação de serviços”, avalia Sandya Coelho, Diretora de Novos Negócios do GetNinjas. “Ao ver os dados, é possível perceber que a pandemia consolidou a digitalização da prestação de serviços e que há uma demanda massiva voltada para o bem-estar e melhorias domésticas”.

Confira abaixo as tendências identificadas pelo GetNinjas:

Serviços para casa

Com a pandemia, a relação que os brasileiros tinham com suas casas mudou; agora, questões como espaço para escritório, áreas verdes e cômodos maiores se tornaram essenciais. Consequentemente, três serviços voltados para os lares foram os mais procurados por brasileiros e tiveram aumento na procura* no último ano: carreto, pedreiro e diarista.

  • Mudanças e Carreto (30%)
  • Pedreiro (20%)
  • Diarista (50%)
    *Aumento na procura no ano de 2021, em relação ao mesmo período de 2020.

Além disso, outros serviços relacionados à casa que também se destacaram e tiveram aumento na procura* , foram:

  • Instalação/manutenção de piscina (38%)
  • Automação residencial (22%)
  • Gesso & Drywall (20%)
  • Aplicação de papel de parede (10%)
  • Jardinagem (9%)
  • Paisagista (2%)
    *Aumento na procura em novembro de 2021, em relação ao mesmo período de 2020.

Atividade física

Como em 2020 as pessoas tiveram que parar suas atividades físicas, 2021 foi marcado por uma maior confiança em retomar os exercícios por conta do avanço gradativo da vacinação e da revogação das medidas restritivas.

  • Personal Trainer (34%)
  • Boxe (28%)
  • Futebol (27%)
  • Pilates (55%)
    *Aumento na procura em novembro de 2021, em relação ao mesmo período de 2020.

Beleza

O setor de beleza foi um dos mais afetados pela pandemia, mas a busca por alguns serviços voltou a subir, impulsionados pelo atendimento em domicílio:

  • Design de cílios (113%)
  • Esteticistas (69%)
  • Maquiadores (49%)
  • Designer de sobrancelha (37%)
    * O aumento é referente ao ano de 2021, em comparação com 2020.

Saúde

A pandemia reforçou a importância da saúde como um todo, tanto a física quanto a mental, seja por meios tradicionais ou não. Além disso, após o boom da refeição via delivery e do home office, os brasileiros passaram a demandar profissionais para equilibrar a alimentação e curar dores posturais. Confira:

  • Psicólogo* (72%)
  • Hipnoterapia* (423%)
  • Terapia ocupacional (43%)*
  • Nutricionista* (28%)
  • Quiropraxia* (34%)
    *Psicólogo, hipnoterapia, terapia ocupacional, nutricionista e quiropraxia, o aumento é referente ao ano de 2021, em relação ao mesmo período de 2020.

Consultoria jurídica

Durante a pandemia, muitas pessoas recorrem aos advogados para lidar com divórcios, cobrança de pensão e até mesmo planejamento sucessório. Confira abaixo as áreas de direito que mais tiveram aumento na busca* pelos brasileiros em 2021:

  • Direito de Família (97%)
  • Defesa do consumidor (85%)
  • Advocacia Cívil (65%)
  • Advocacia Trabalhista (40%)
    *Aumento na busca pelos serviços mencionados acima referem-se ao ano de 2021, em relação ao mesmo período de 2020.

Serviços para pet

Durante a pandemia, muitos brasileiros adotaram ou compraram animais de estimação para ter companhia no decorrer dos meses de isolamento social. Em 2021, com a volta gradativa de algumas atividades como trabalho e viagens, as pessoas demandaram profissionais para cuidarem dos novos integrantes da família:

  • Pet Sitter (167%)
  • Hospedagem (50%)
  • Adestrador (23,1%)
  • Banho de tosa (11,32%)
    *Aumento na procura no ano de 2021, em relação ao mesmo período de 2020.

Disponível nas plataformas digitais – Android, iOS e web, o GetNinjas é um aplicativo de serviços que conecta profissionais a potenciais clientes em todo o Brasil e foi listado no Novo Mercado da B3 em 2021.

Crédito da imagem: Tbel Abuseridze/Unsplash

Americanas S.A. é listada no Sustainability Yearbook 2022

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A Americanas S.A. entra pela primeira vez no The Sustainability Yearbook 2022, anuário que reúne as empresas com as melhores performances em sustentabilidade do mundo. A seleção foi feita pela S&P Global, que avaliou mais de 7.500 companhias que​ responderam o S&P Global Corporate Sustainability Assessments (CSA), mesmo questionário utilizado como base para o Dow Jones Sustainability World Index (DJSI) – referência em sustentabilidade corporativa. A Americanas S.A. também recebeu o prêmio “S&P Global Industry Mover”, por ter ficado entre 15% das empresas com melhor pontuação em seu setor e ter apresentado a maior evolução nele.

Entre os critérios de destaque estão transparência de informações, Ética e Conduta, além de estratégia climática e de impacto social, pilares relevantes da estratégia ESG (sigla em inglês para ambiental, social e governança) da companhia, alinhada à Agenda 2030 da ONU. A companhia também foi listada entre as companhias com melhores notas no Índice de Sustentabilidade Empresarial (ISE) da Bolsa brasileira, a B3, garantindo um lugar de liderança em sustentabilidade no varejo.

Entre as iniciativas de sustentabilidade da companhia está a definição de importantes metas ambientais, como o compromisso de zerar suas emissões de carbono e tornar a Americanas S.A. NetZero até 2025, além de utilizar apenas energia limpa em 100% de suas lojas físicas até 2030. A companhia destaca ainda a criação da Americanas Social, uma plataforma de marketplace que reverte 100% do lucro dos produtos comercializados para ONGs e pequenos empreendedores sociais, e a entrada da companhia nas principais favelas do país por meio da Americanas na Favela – projeto que prevê capacitação, empregabilidade e inclusão e que permite que milhares de moradores de comunidades em vulnerabilidade recebam, na porta de casa, produtos disponíveis no e-commerce da companhia.

Compromisso ESG – A Americanas S.A há 8 anos integra o Índice de Sustentabilidade Empresarial (ISE) da B3, considerado o principal indicador do desempenho das empresas brasileiras no comprometimento com a sustentabilidade. Em 2021, a companhia passou a integrar ainda o Dow Jones Sustainability World Index (DJSI World), índice global que reúne as maiores empresas do mundo que tiveram a melhor avaliação em fatores econômicos, ambientais e sociais. Com informações da Istoé Dinheiro.

Crédito da imagem: Divulgação

Expo 2020 Dubai, review sobre um dos maiores eventos da atualidade

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Expo 2020 é uma exposição mundial organizada pelo Bureau International des Expositions. Em sua primeira edição no Oriente Médio – em Dubai, nos Emirados Árabes Unidos –, o evento de US$ 7 bilhões terá duração de seis meses, sendo realizado de 1º de outubro de 2021 a 31 de março de 2022 (originalmente, o período seria de 20 de outubro de 2020 a 10 de abril de 2021, mas foi alterado devido à pandemia).

O tema central nesta edição da mostra é “Connecting Minds, Creating the Future” (“Conectando Mentes, Criando o Futuro”), apresentado por meio de mais de 200 pavilhões e a presença de 191 países, que abordam três outros temas: sustentabilidade, mobilidade e oportunidade. Ainda podemos presenciar shows, workshops, palestras, apresentações de dança, desfiles, conferências de negócios e diversas experiências gastronômicas nos mais de 200 restaurantes no local.

Sobre a experiência de estar presente na Expo, a expectativa dos visitantes (que já é alta) é amplamente correspondida. O evento proporciona uma experiência do usuário incrível, a começar pelo acesso, para o qual foi construída uma estação interligada diretamente ao trem do emirado. Os protocolos de segurança e higiene são devidamente respeitados e fiscalizados neste que é um verdadeiro espetáculo para os sentidos, indo desde a interação com robôs pelo caminho a megaprojeções audiovisuais e atrações sensoriais a todo momento.

O Brasil também marca presença com um pavilhão próprio, localizado na área de sustentabilidade e inspirado nos climas e biomas brasileiros. Trazendo a bacia amazônica ao deserto de Dubai, o pavilhão apresenta propostas de melhoria no uso de recursos naturais com experiências incríveis a um público estimado de 25 milhões de pessoas. Ele mostra que o Brasil investe em recursos renováveis e em novas tecnologias, e valoriza a nossa diversidade natural, cultural e étnica (vale a visita!). Além disso, ainda é possível registrar todas as suas visitas aos pavilhões com um passaporte personalizado, que pode ser adquirido diretamente na feira.

Pavilhão dos Emirados Árabes Unidos na Expo Dubai

O design e a arquitetura praticados pelos expositores também impressionam. Além de extremamente grandes, encontramos pavilhões como o da Itália, ecológico, com teto feito com cascos de barco em tamanho real e uma fachada com cordas náuticas feitas com plástico reciclado, ou o pavilhão dos Emirados Árabes (um dos mais bonitos do evento): uma estrutura de quatro andares coberta com 28 asas de fibra de carbono que podem se abrir totalmente em cerca de três minutos para revelar painéis solares embutidos.

É cada vez mais impressionante o portfólio de experiências que os Emirados Árabes proporcionam a cada ano aos seus visitantes, seja o Ferrari World, seja o lindíssimo Louvre Abu Dhabi, seja, agora, a Expo Dubai. O país está constantemente na wishlist dos viajantes de todo o mundo.

Por Bruno Casanova, Head de Marketing Operacional da Primetour Viagens & Experiências. 

Imagens: Divulgação

Morre Otávio Vieira da Cunha Filho, um pioneiro do transporte coletivo urbano

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Otávio Vieira da Cunha Filho, 81 anos, um dos pioneiros do transporte coletivo urbano no Brasil,  morreu nesta quinta-feira, 17.2.2022, em Brasília. Muito atuante no setor, ele era presidente-executivo da NTU (Associação Nacional das Empresas de Transportes Urbanos) desde 1993, mas já atuava na Associação desde sua fundação, em 1987.

Profundo conhecedor do setor, teve trajetória marcada por realizações e pelo reconhecimento de seus companheiros: atuou como empresário de transporte urbano de passageiros por mais de 40 anos; teve papel destacado como dirigente setorial, e exerceu, antes da NTU, a função de diretor do Sindicato das Empresas de Transportes de Passageiros de Belo Horizonte (Setra/BH), e presidente do Sindicato das Empresas de Transportes de Passageiros de São Luís (SET/São Luis). Cunha Filho participou de Comissão Especial criada pela Presidência da República para reduzir as tarifas e melhorar o serviço de transporte coletivo nas cidades brasileiras, entre tantas atividades de um legado de grande relevância para o transporte público coletivo.

Na NTU, o empresário defendia a reestruturação do transporte coletivo urbano no Brasil, por meio da criação de um novo marco legal, capaz de devolver a eficiência a esse serviço e a tão desejada tarifa módica. Sempre empenhado em contribuir com melhorias nesse serviço público, sua trajetória no setor começou bem antes, em 1965, quando iniciou a carreira empresarial em João Monlevade (MG). Em 1975 mudou-se para Belo Horizonte, onde cursou as faculdades de Administração e Ciências Contábeis na PUC-MG, continuando sua atuação na área de transportes urbanos. Posteriormente, em 1984, transferiu suas atividades empresariais para São Luis no Maranhão.

Otávio Cunha era natural de Matias Barbosa (MG) e deixa a esposa Jurema, os filhos Marcelo, Roberto e Paula, e cinco netos. Será cremado em Valparaiso de Goiás, no Entorno de Brasília. Não haverá velório.

Foto: Divulgação/CNT

Condomínios batem recorde em 2021 e superam 2 mi de m2 de absorção líquida

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O ano de 2021 foi o melhor ano para o mercado de galpões, informa Abiner Oliveira, Diretor Comercial da Divisão Industrial e Logística da Colliers International, afiliada da Abralog. “O ritmo foi muito forte. Estamos vendo momento de expansão do setor”, explica.

Abiner Oliveira, que também é um dos coordenadores do Comitê de Real Estate da Abralog, chama a atenção para dois pontos que julga importantes: a longevidade desse momento do ciclo; e se haverá manutenção desse forte avanço.

Marco histórico – Em 2021, pela primeira vez, assinala Abiner Oliveira, o mercado nacional logístico atingiu 2 milhões de metros quadrados de absorção líquida, chegando a 2.157 m2.

De 2017 a 2021, esse resultado só fez crescer: 427 mil m2, depois 1.017, 1.222, 1.574 e finalmene 2.157 m2, em 2021.

E-commerce, poderoso – Apesar de ocupar o terceiro lugar no ranking de segmentos com o maior número de metros quadrados alugados em 2021, o e-commerce foi o setor que mais cresceu, nos últimos anos, saindo de 10 mil m2 locados, em 2017, para mais de 450 mil, em 2021.

Após reposicionamento de marca, Norsul dá início a rebranding da frota marítima

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A Norsul, empresa brasileira que atua no mercado de logística multimodal com soluções inovadoras de norte a sul e passou por um processo de reposicionamento de marca em 2021, acaba de finalizar a pintura do primeiro navio da companhia que agora está nas novas cores da marca: Norsul 12 é a primeira embarcação roxa de que se tem notícia.

O processo durou quase um mês, teve cerca de 200 profissionais envolvidos tanto para a pintura como para a Docagem (momento em que se faz manutenção dentro e fora da embarcação), e marcou história na empresa por ser a primeira da frota com a nova cara da Norsul.

Em cada parte da embarcação, existe um sistema de pintura específico de acordo com as necessidades da área: evitar corrosão, suportar abrasão, ser antiderrapante, entre outras. Apenas no casco foram necessárias quatro demãos de tinta, usando três tipos diferentes (anticorrosiva, selante e anti-incrustante).

Com tradição em Cabotagem e Longo Curso, sendo uma das líderes em navegação privada no país, a empresa passou a se chamar “Norsul” no lugar de “Companhia de Navegação Norsul”, com nova identidade visual pela primeira vez em 58 anos de história. A mudança faz parte do reposicionamento de marca, oficializado em setembro de 2021, e busca traduzir a expansão da empresa também na comunicação.

“Nossa nova marca reflete esse momento estratégico de integração da Norsul e consolida nossa transformação para atender nossos clientes com a multimodalidade. Sabemos que podemos desenvolver o melhor caminho para as cargas e traçar a metodologia para que o percurso tenha máxima segurança com a excelência que nos é peculiar. Essa é a mensagem que buscamos transmitir com a nova identidade visual”, destaca Angelo Baroncini, Diretor-Presidente da Norsul.

Até o fim de 2022, a expectativa da empresa é conseguir fazer a atualização da marca e suas novas cores em mais 3 embarcações – o processo de pintura deve coincidir com o período de Docagem, quando as operações que dependem daquela embarcação já estão temporariamente suspensas para a manutenção da mesma.

A Norsul é uma empresa brasileira, é uma das líderes em navegação privada no país, que opera agora no mercado de logística multimodal, cuidando de cargas de norte a sul. Antes, o transporte feito desde 1963 era realizado por suas embarcações, mas a  partir de 2021, passa a atuar também nos modais rodoviário e ferroviário. Entre os novos serviços, estão ainda a armazenagem de cargas e os projetos especiais, cuidando de todas as etapas do circuito de ponta a ponta. Especializada no transporte de granéis secos e líquidos, neo-granéis, carga geral e cargas de projetos, tanto na Cabotagem como no Longo Curso, a Norsul é a primeira em quantidade de embarcações e tamanho da frota. No Brasil, as bases de apoio estão nos estados do Rio de Janeiro, Espírito Santo e Santa Catarina.

Crédito da imagem: Divulgação

Grupo Intelipost lista 5 passos para melhorar a experiência de entrega do consumidor

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De acordo com o relatório CX Trends 2022, elaborado pela Zendesk, mais de 90% dos consumidores brasileiros estão propensos a gastar mais com empresas de diferentes setores que proporcionam personalização e experiências simplificadas. Enquanto isso, um relatório da Capterra indicou que 95% dos consumidores almejam entregas mais rápidas. Neste cenário, Stefan Rehm, CEO do Grupo Intelipost, líder em tecnologias inteligentes de gestão logística omnichannel no Brasil, listou 5 passos para melhorar a experiência de entrega. Confira:

1 – Planejamento estratégico

Uma boa estratégia é crucial para que todos os processos estejam alinhados, minimizando a probabilidade de aumento de custos, atrasos e reclamações. Segundo Rehm, a logística de entregas é o alicerce das operações e o mau planejamento pode acarretar danos.

“Previamente, faça um benchmarking completo sobre as condutas vigentes no mercado, desde a oferta de fretes, prazos propostos, até a comunicação com os consumidores”, aconselha o CEO.

2 – Promova a participação do consumidor

Dispor de canais de comunicação, estabelecer uma comunicabilidade proativa e informar o consumidor sobre cada etapa do itinerário da encomenda, é uma excelente maneira de fazer com que o mesmo sinta-se pertencente e valorizado durante o processo de entrega. Além disso, essas ações promovem a aproximação e o desenvolvimento da confiança na relação dos clientes com a sua marca.

3 – Real-time visibility

De acordo com um relatório do Gartner, uma companhia que dispõe de real-time visibility — visibilidade em tempo real, em português — é capaz de reduzir os gastos em até 20% e agilizar o processo de transporte em até 5%. Segundo Rehm, um dos principais benefícios dessa tecnologia é o aperfeiçoamento do desempenho na entrega. “A automatização é peça-chave quando falamos em ganhar velocidade uma vez que os dados atualizados viabilizam tomadas de decisões mais rápidas e com impacto no curto prazo, resultando na eficiência da operação e na satisfação do consumidor”, explica.

4 – Flexibilidade de frete

A flexibilidade é o segredo para agradar à maioria dos consumidores. Assim, é interessante dispor de mais de uma opção de frete, sendo: uma econômica, com um prazo de entrega maior que o frete padrão; e uma modalidade de frete expresso, para quem prefere pagar a mais e receber a mercadoria com antecedência.

5 – Pick-up points

Por último, Rehm afirma que oferecer outras modalidades, como as estratégias de pick-up points — pontos de retirada, em português –, pode ser a solução para a otimização da experiência do consumidor. “Ao dispor de pontos de retirada como alternativa de entrega, além de oferecer um serviço mais ágil para o cliente, a empresa tem a possibilidade de reduzir os custos com o frete”, finaliza.

O Grupo Intelipost é formado pela Intelipost, plataforma líder em gestão de fretes no Brasil que tem como propósito simplificar a logística do e-commerce, AgileProcess, empresa de tecnologia inteligente para otimização logística, e Pegaki, soluções logísticas para quem vende online.

Crédito da imagem: Divulgação

Logística especializada para o e-commerce cresce 1.600% em 2021

A logtech UNLOG, especializada na criação de hubs avançados para a armazenagem, distribuição e transporte de cargas para indústrias, e-commerces e marketplaces, obteve crescimento de 1600% em relação ao seu faturamento, em 2021 na comparação com 2020. Fundada em 2019 na capital Paulista, hoje com capilaridade nacional, atende clientes como Ambev, Amaro, B2W, Lindt e Infracommerce.

Segundo Michele Dim D’Ippolito, CEO e fundador da UNLOG, o crescimento acelerado do e-commerce no Brasil fez surgir um mercado em que não basta vender apenas, mas sim entregar o produto, se possível, em menos de meia hora. “Para  tornar essa dinâmica viável,  investimos em hubs logísticos no coração dos grandes centros de consumo. Por estarmos mais próximos ao consumidor final, isso possibilita a redução do tempo e do custo de  deslocamento do veículo responsável pela entrega.  Nossa demanda de rota de transporte aumentou 100% nos últimos três meses”.

EXPANSÃO

Michele Dim D’Ippolito, CEO e fundador da UNLOG

Atualmente está presente em 18 cidades no País com 25 hubs logísticos (formados por até 5 mil metros quadrados), disponíveis nas principais zonas de calor de consumo brasileiras, a expectativa é que até 2026, a sua estrutura logística seja formada por 700 hubs urbanos logísticos.

A vertical de hubs da logtech leva o nome de Undocks, que são centros logísticos criados em espaços ociosos, salões e galpões, nas zonas quentes de consumo das cidades. Nestes espaços, são implementados também DARK STORES, que têm a dinâmica de uma loja convencional, mas não recebem o público e funcionam como um centro de distribuição avançado bem como Transit Points, qua ajudam na granularização das entregas além de Pick Ups e Drop off points.

FROTA SUSTENTÁVEL

O transporte é feito pela Uncargo, transportadora do grupo UNLOG, focada em entregas rápidas que utiliza todos tipos de modais, inclusive elétricos, que, por conta dos  hubs, que permitem deslocamentos curtos. “Estamos migrando nossa frota para veículos elétricos. Hoje temos 25 elétricos, de uma frota própria de 35 veículos, mas ao todo mantemos mais de 300 veículos entre carros, motos e bicicletas.

Queda dos índices de roubos

Michele Dim D’Ippolito enfatiza que além das soluções oferecidas pela Unlog estarem conectadas com exigência dos embarcadores e consumidores por entregas mais baratas e rápidas, também são evidentes os ganhos em relação a inclusão social e expansão de CEPs de atendimento, já que com os hubs avançados é possível reduzir significantemente o número de sinistro em zonas de risco.

“Na capital Paulista, no bairro da Brasilândia, com a implementação da dinâmica integrada de hubs avançados, conforme citada acima, com transporte mimetizado e rotas parceladas, no período de dezembro de 2020 a fevereiro de 2021, conseguiu reduzir de 26 para apenas dois roubos. Já as mercadorias roubadas caíram de 1.151 para 59 unidades”, finaliza ele.

A UNLOG é uma empresa especializada na criação de hubs para a logística urbana avançada. Oferece armazéns e last mile em zonas urbanas de alto consumo, transit points, crossdocks, pontos de coleta e consolidação até dark stores, com a solução completa de fulfillment integrado com entrega expressa. Os hubs logísticos estão presentes nas cidades de São Paulo, Campinas, Ribeirão Preto, São José do Rio Preto, Santos (SP), Rio de Janeiro (RJ) Belo Horizonte (MG), Curitiba (PR), Porto Alegre (RS), Joinville (SC), Brasília (DF) Cuiabá (MT), Campo Grande (MS), Salvador (BA), Recife (PB) São Luís (MA) e Belém (PA). Confira o vídeo manifesto https:\/\/www.abralog.com.br//abralog.agenciahypelab.com.br//www.youtube.com/watch?v=VmNuIWbktS8

Crédito da imagem: Divulgação

Condomínios batem recorde em 2021 e superam 2 mi de m2 de absorção líquida

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O ano de 2021 foi o melhor ano para o mercado de galpões, informa Abiner Oliveira, Diretor Comercial da Divisão Industrial e Logística da Colliers International, afiliada da Abralog. “O ritmo foi muito forte. Estamos vendo momento de expansão do setor”, explica.

Abiner Oliveira, que também é um dos coordenadores do Comitê de Real Estate da Abralog, chama a atenção para dois pontos que julga importantes: a longevidade desse momento do ciclo; e se haverá manutenção desse forte avanço.ao

Marco histórico – Em 2021, pela primeira vez, assinala Abiner Oliveira, o mercado nacional logístico atingiu 2 milhões de metros quadrados de absorção líquida, chegando a 2.157 m2.

De 2017 a 2021, esse resultado só fez crescer: 427 mil m2, depois 1.017, 1.222, 1.574 e finalmene 2.157 m2, em 2021.

E-commerce, poderoso – Apesar de ocupar o terceiro lugar no ranking de segmentos com o maior número de metros quadrados alugados em 2021, o e-commerce foi o setor que mais cresceu, nos últimos anos, saindo de 10 mil m2 locados, em 2017, para mais de 450 mil, em 2021.

Infraero lança novo site de Negócios e Portfólio de serviços

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A Infraero acaba de lançar o novo site de sua área de Negócios, que inclui o portfólio de serviços oferecidos pela Companhia para clientes do setor aeroportuário, tanto públicos quanto privados.

No link https:\/\/www.abralog.com.br//abralog.agenciahypelab.com.br//www4.infraero.gov.br/negocios/ estão disponíveis informações sobre as soluções customizadas e executadas de acordo com as necessidades de cada aeroporto e dos ordenamentos regulatórios. Elas podem ser contratadas separadamente ou por pacotes, com o objetivo de otimizar prazos e custos.

O superintendente de Negócios da Infraero, Rodrigo Medeiros, destaca que a Infraero está focada em atuar como parceira para o desenvolvimento de aeroportos regionais. “A empresa conta com um corpo técnico altamente qualificado, que está à disposição para contribuir com Estados e Municípios que desejam transformar seus aeródromos em aliados no crescimento de suas regiões”, afirma.

Um dos principais serviços oferecidos pela Infraero é o de gestão e operação de aeroportos. Nesse caso, a empresa desenvolve atividades de administração e manutenção, planejamento para obtenção de homologações e certificações regulatórias, além de soluções ambientais, financeiras e digitais. Atualmente, a Infraero realiza, por meio de contrato, a gestão de seis aeroportos regionais como o Aeroporto de Sorriso (MT) e do Guarujá (SP).

Diferenciais 

Desde o planejamento até a operação completa, a Infraero cuida de todos os detalhes do aeroporto, encontrando a vocação ideal que atenda a localidade e ofertando o melhor pacote de serviços técnicos especializados para o seu desenvolvimento. A empresa é a única do mercado a oferecer manutenções preventivas e corretivas incluídas nos pacotes de serviços.

A equipe de engenheiros especialistas em infraestrutura aeroportuária desenvolve soluções em todas as áreas da construção. Desde planos diretores, projetos básicos e executivos, até a fiscalização minuciosa de qualquer tipo de obra.

Além disso, com quase 50 anos de atuação e experiência no setor aeroportuário, a Universidade Infraero foi criada para compartilhar toda a expertise por meio de capacitações e treinamentos. São diversos cursos de formação e atualização na gestão aeroportuária, com certificação da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac). A Infraero é o principal executor do Programa Treinar da Secretaria Nacional de Aviação Civil.

O portfólio completo de serviços oferecidos pela Infraero está disponível no link:

https:\/\/www.abralog.com.br//abralog.agenciahypelab.com.br//www4.infraero.gov.br/media/876256/portfolio-servicos-infraero-2022_web.pdf

Crédito da imagem: Divulgação

Heliar equipa nova geração de veículos da Volkswagen com tecnologia inédita

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A geração de veículos com motores TSI demanda uma bateria mais robusta capaz de atender a uma série de novas tecnologias.

Para se adequar aos requisitos de eficiência energética e emissões impostos pelo Programa Rota 2030, a Volkswagen e demais montadoras necessitam de baterias mais avançadas que colaborem para a redução de emissão de gases.

A geração de veículos com motores TSI demanda uma bateria mais robusta capaz de atender a uma série de novas tecnologias.

Desenvolvida pela Clarios, fabricante das baterias Heliar, a bateria EFB Geração 2 (Enhanced Flooded Battery, em português: Baterias Convencionais Melhoradas), é inédita no país e foi a bateria escolhida pela Volkswagen para atender aos requisitos de eficiência energética e emissões impostos pelo Programa Rota 2030 às montadoras.

Desde janeiro de 2022, os modelos T-Cross, Polo e Virtus saem de fábrica com a bateria EFB Geração 2, de 49 amperes.

Anteriormente, esses veículos eram equipados com uma bateria convencional e/ou com uma bateria EFB geração 1.

O gerente de engenharia da Clarios, Wanderson Violardi, explica que um dos grandes diferenciais da bateria EFB Geração 2 é a tecnologia de grade PowerFrame, patenteada pela Clarios, que apresenta vantagens de qualidade e maior estabilidade dimensional.

Enquanto a bateria EFB de Geração 1 é construída com uma grade estampada e uma grade expandida, na EFB Geração 2, as duas grades (a positiva e a negativa) são PowerFrame, ou seja, estampadas.

“O conceito técnico e de construção da bateria EFB Geração 2 é diferente da EFB Geração 1. Os novos requisitos resultam em uma bateria mais leve, em termos de peso, e com melhor eficiência energética. Além disso, ampliam o valor agregado do produto e têm impactos em termos de durabilidade”, avalia Wanderson Violardi.

Outro avanço da EFB Geração 2 é a maior robustez do material ativo, em razão do acréscimo de aditivos especiais otimizados. Soma-se a isso, a aplicação de lã de vidro com alta durabilidade. Todos esses atributos implicam em maior número de ciclos de carga e descarga, maior velocidade de recarga, alta resistência à corrosão e, por consequência, maior durabilidade da bateria, sendo muito benéfico para veículos que necessitam trabalhar continuamente e se submetem a temperaturas mais altas.

A Clarios foi a primeira empresa do país a desenvolver, produzir e fornecer baterias EFB para montadoras e sai na frente mais uma vez, agora com as baterias de EFB Geração 2. A empresa, que equipa 1 em cada 3 veículos no mundo, detém, dentre outras marcas, a Heliar e é líder no fornecimento para as montadoras também no Brasil, equipando veículos de mais de 40 dos fabricantes instalados no país.

A Clarios

A Clarios é líder mundial em soluções avançadas de armazenamento de energia. Trabalhamos em parceria com nossos clientes do mercado de reposição e de equipamentos originais para atender à crescente demanda do mercado por aplicações mais inteligentes, em escala global.

Nossos 16.000 funcionários desenvolvem, fabricam e distribuem um portfólio de tecnologias em baterias para praticamente todos os tipos de veículos. Nossas tecnologias oferecem desempenho de última geração de forma sustentável e trazem confiabilidade, segurança e conforto para a

vida cotidiana.

Agregamos valor em todos os elos da cadeia de suprimentos, garantindo que até 99% dos materiais de nossas baterias sejam recuperados, reciclados e reutilizados, contribuindo para o progresso das comunidades que atendemos e do planeta que todos compartilhamos. Clarios é uma subsidiária da Brookfield Business Partners.

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Relatório da KPMG apresenta principais riscos para a indústria de consumo e varejo

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Um relatório realizado pela KPMG apontou os principais riscos relacionadas à indústria de consumo e varejo no próximo ano. O documento levantou os fatores que podem afetar as empresas desses setores em nove âmbitos diferentes que vão desde as questões regulatórias e de tecnologia, passando por sociedade e pessoas, reputação e ética, clientes até estratégia, saúde, segurança e meio ambiente, crescimento e concorrência e produção e operações.

Segundo o sócio-líder de consumo e varejo da KPMG no Brasil e na América do Sul, Fernando Gambôa, com a pandemia, o setor de consumo foi um dos mais afetados pelos riscos ligados à saúde.

“Os riscos emergentes baseiam-se nas mudanças atuais e a pandemia foi uma delas. Em outras palavras, as empresas precisam estar atentas aos sinais de mudanças do mercado e apresentar mudanças significativas”, analisa.

Os principais riscos estão relacionados às seguintes áreas:

Compliance — Riscos regulatórios relacionados ao não cumprimento de leis, regulamentos e regulamentações e padrões éticos dentro da jurisdição das operações.

Sociedade e pessoas — O não atendimento às responsabilidades corporativas e sociais e a dificuldade em atrair e reter pessoal qualificado; riscos relacionados aos recursos humanos e mão de obra no que diz respeito à capacitação e segurança.

Reputação e ética — Insucesso na manutenção da privacidade e segurança e riscos relacionados à manutenção de altos níveis de qualidade e manutenção de serviços.

Rentabilidade e liquidez — Lojas de varejo utilizando sites de comércio eletrônico para vender produtos com desconto e menores preços; riscos relacionados a fornecedores; insucesso no desempenho do negócio na geração de caixa como esperado; riscos de fraudes, incluindo cartão crédito e a manutenção de descontos.

Estratégia — Risco de expansão das operações internacionais; operações de varejo eletrônicas e conversões de lojas de descontos afetam os concorrentes tradicionais; riscos de reputação aumentaram em função das redes sociais e internet; riscos financeiros dependem das estratégias de compra e de exportação.

Clientes — declínio no dispêndio com o consumo; varejistas são forçados a apresentarem produtos de marca para atender as expectativas do cliente.

Saúde, segurança e meio ambiente — Divulgação de doenças e riscos da pandemia.

Crescimento e concorrência — Pressão crescente para atender a demanda imprevisível dos clientes; concorrência globalizada intensa; oscilações em moeda corrente e outros riscos de mercado; insucesso ao atendimento a uma gama de preferências pessoais.

Tecnologia — Ameaças crescentes de ataques cibernéticos e de segurança; empresas que contam com um único fornecedor para todas as necessidades poderiam enfrentar um tempo maior de inatividade; insucesso na manutenção ou melhoria de infraestrutura tecnológica.

Produção e operações — Vantagem competitiva através da automação e da adoção de tecnologia emergentes; risco resultante de interrupção da atividade causada por sindicatos, greves e paradas de trabalho; qualidade e segurando do produto; disrupções na distribuição ou no processamento de mercadorias.

“Os riscos são os mais variados e relacionados às várias áreas das empresas. Por isso, precisam estar atentas a cada um deles e se antecipar a essas consequências para evitar que o negócio seja impactado”, finaliza o sócio-diretor de Gestão de Riscos da KPMG, Luís Navarro.

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Dow lança tecnologia de estabilização do solo para melhorar mobilidade em estradas rurais

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Com a ambição de ser a empresa de ciência dos materiais mais inovadora do mundo, a Dow lançou no mercado uma nova solução estabilizadora de solo para melhorar as condições logísticas das estradas de terra nas regiões mais remotas do Brasil.

Desenvolvido pela área de Construction Chemicals da Dow na América Latina, em parceria com a empresa ViaEncosta, o PAVECRYL™ é um sistema de estabilização do solo mais econômico, sustentável e de alta eficiência, que garante às estradas de terra maior resistência ao desgaste provocados pelo clima e pelo fluxo de veículos, diminuindo a frequência de reparos e os gastos com manutenção.

Com uma tecnologia inovadora que faz com que ele seja compatível com diferentes tipos de solo e aplicado em regiões com condições climáticas extremas, o PAVECRYL™ é especialmente útil nos lugares com grandes volumes de chuvas. “Essa é uma característica muito importante do sistema, já que a penetração de água no solo é o principal gerador de fissuras e vazios nas estradas.”, explica Eduardo Cruz, engenheiro de aplicação da Dow.

Ao contrário de outros sistemas de tratamento de solo, o PAVECRYL™ também não requer a adição de areia ou calcário para garantir um desempenho adequado. Outro atrativo do sistema é o custo de implantação. O investimento para realizar a estabilização do solo com o PAVECRYL™ pode ser até 12 vezes menor do que o valor necessário para o asfaltamento tradicional. Além disso, há uma economia de 35% no valor gasto com a mão de obra para aplicação.

“Soluções inovadoras e que sejam eficientes em tempo e dinheiro são o futuro da infraestrutura no Brasil. Com sistemas como o PAVECRYL™ temos, além da vantagem do custo-benefício, a oportunidade de inclusão ao oferecer um acesso mais seguro às comunidades isoladas”, destaca Daniel Arruda, diretor comercial da área de Construction Chemicals da Dow para a América Latina.

Tecnologia mais sustentável 

Análise do solo

Em termos de sustentabilidade, o impacto ambiental do sistema PAVECRYL™ é menos agressivo dos que os métodos habituais. Misturado diretamente ao solo, o material garante uma compactação mais eficiente do terreno. Isso gera uma redução na queima de combustíveis fósseis durante a aplicação, o que está alinhado aos objetivos globais da Dow de sempre investir em tecnologias mais sustentáveis. Outra vantagem do sistema PAVECRYL™ é que a poeira, comum em estradas de terra, também é praticamente eliminada, melhorando o conforto do motorista e a qualidade de vida da população que reside à beira da via.

Maria Fernanda Hoyos, Gerente de Marketing da Área de Construction Chemicals da Dow para a América Latina, avalia que as características e benefícios do sistema PAVECRYL™ mostram que ele tem as qualidades necessárias para ser utilizado com sucesso na recuperação de estradas não só no Brasil, mas em toda a região latino-americana “Para o setor público, o PAVECRYL™ é uma alternativa ao asfalto tradicional, que melhora a qualidade das estradas e a infraestrutura das cidades com apenas 10% do custo total. Já o setor privado pode se beneficiar de uma solução para melhorar seu processo de logística e diminuir os custos com manutenção e transporte”, explica.

Parcerias colaborativas

A estabilização do solo é um processo que exige expertise em engenharia, por isso a aplicação desse sistema inovador em campo ficou a cargo da ViaEncosta, empresa que possui mais de uma década de experiência em projetos de estabilização de solos.

De acordo com Wellington Martins, diretor técnico da ViaEncosta, as obras para a aplicação do PAVECRYL™ são de rápida e fácil execução, exigindo apenas equipamentos convencionais. “A logística desse processo é bem mais simples, pensada justamente chegar até os lugares mais remotos. E o tempo para conclusão das obras também é inferior aos tradicionais, com rápida liberação da via.”, esclarece.

Dependendo da extensão da estrada, das condições climáticas e de tráfego, o diretor técnico estima que a tecnologia PAVECRYL™ vai evitar o custo de manutenção da estrada por, pelo menos, um ano. “Após esse período, o tratamento só vai exigir pequenas intervenções em alguns pontos críticos”, finaliza.

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Tecnologia da Huawei para rodovias promete Wi-Fi para carros em alta velocidade

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No painel que tratou de conectividade nas rodovias, organizado pelo Instituto de Transporte e Logística (ITL) e a Confederação Nacional do Transporte (CNT), João Felipe Palma, gerente de contas para o setor de transportes da Huawei, disse que a empresa chinesa desenvolveu uma tecnologia própria baseada em uma rede Wi-Fi em espectro não licenciado para as rodovias que garante conexão de alta capacidade para dispositivos que estejam em velocidade de até 120 km/h. O evento aconteceu de maneira virtual, na última quarta-feira, 9.

Segundo o representante da Huawei, esta tecnologia poderia ser usada nas estradas que devem ser atendidas como compromissos do 5G em vez da tecnologia LTE. “Essa é uma discussão global: qual seria a melhor tecnologia para as estradas. Nós entendemos que a melhor é a Wi-Fi, se olharmos para os pilares que integram o que seria uma rodovia inteligente”, explicou Palma.

O gerente da Huawei também destacou que, a partir da localização do access point, é possível saber em qual local da estrada o motorista que necessita de ajuda está, o que permite um atendimento mais rápido daquela pessoa. Ele acredita que isso também é uma forma melhorar a segurança nas rodovias.

LTE

No evento, João Felipe Palma disse que hoje há um debate global sobre qual seria a melhor tecnologia para as estradas, o LTE ou o Wi-Fi. Ele entende que o LTE apresenta um problema por obrigar a aquisição de um pacote de dados de uma operadora, e ainda ter que contar com a cobertura daquela empresa naquela rodovia.

“Isso te permite, por exemplo, ligar para o suporte da rodovia, no caso de ela ser cedida a uma concessionária, mas não de acessar de pronto um serviço de socorro”, esclareceu o representante da Huawei. Por isso, afirma, o uso de espectro não licenciado seria mais indicado. Vale notar, entretanto, que o acesso via Wi-Fi ainda precisa passar por uma operadora – e, portanto, não é necessariamente gratuito.

Com informações do Publicada do Mobile Time.

Crédito da imagem: Samuele Errico Piccarini/Unsplash

Dark stores: “tendência” que veio revolucionar e agilizar o varejo online

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Um dos setores que mais expandiu nesses atípicos últimos dois anos foi, sem dúvida, o e-commerce de alimentos. Da crise surgiu a necessidade das empresas se tornarem cada vez mais digitais, e virou uma questão de sobrevivência aos que não permaneciam analógicos.

O paradoxo é que, enquanto as lojas mais experientes corriam para se adequar a um novo modelo de atendimento, mais o cliente ia ficando exigente. Entregas mais rápidas. Mais variedade. Melhores ofertas. Escolha de horário. Novas marcas. Comprar tudo em um só lugar, sem precisar participar de uma verdadeira “caça ao tesouro”.

Essa exigência toda não é nova, claro, mas cresce a cada dia. Aplicativos de serviços de entrega entenderam bem essa questão e conquistaram novos adeptos. Mas não resolveram toda a matemática da oferta versus rapidez – ainda. Pense em quantas vezes escolheu um produto, pagou e depois de um tempo, já aflito com a compra que não chegou, recebeu o telefonema do prestador de serviço informando que o produto não estava disponível e se você gostaria de trocá-lo por outra opção. Diversas, não?

A resposta, e solução, chegou de outro segmento da indústria: a do delivery de comidas prontas. Uma estratégia que elevou a capacidade de alcance e proporcionou que diversos empreendedores ampliassem sua área de atuação, pode também influenciar as compras de itens básicos da despensa, de higiene, limpeza e até de hortifrútis. Estou falando das dark kitchens – ou melhor, no caso dos supermercados online, das darks store.

Com a crescente evolução dos pedidos por aplicativo, a necessidade das pessoas passou dos pedidos instantâneos para compras de supermercado, farmácias e afins, e com ela veio o descontentamento de não encontrar os produtos desejados, de longas esperas para a entrega, altas taxas de entrega ou de estar fora da área de cobertura de um supermercado.

Assim como as “cozinhas fantasmas”, as dark stores partem do mesmo princípio dos estabelecimentos que investem em espaços apenas para entregas por delivery. Elas são como mercados com acesso somente aos entregadores, aos funcionários e aos responsáveis pelo seu abastecimento, localizadas em pontos estratégicos para entregas ágeis realizadas sob demanda.

O conceito apareceu primeiro em 2009 com uma das redes de supermercados do Reino Unido. Na época era estimado que a varejista recebia mais de 475 mil pedidos online por semana. Se esforçando para responderem à alta demanda online, criaram as primeiras dark stores para lidarem com o aumento do e-commerce, planejando criar outras “lojas ocultas” a cada ano. No ano de 2013, a rede já era responsável por mais de 45% de todo delivery do Reino Unido.

Na América Latina, em 2012, o Brasil já era o líder de compras online, com 73% dos brasileiros ligados em ofertas virtuais, 55% já comprando produtos para casa, mas apenas 15% destinadas a alimentos e bebidas, segundos dados da Nielsen. Cenário que mudou fortemente com confinamento devida a Covid-19, quando 76% dos brasileiros migraram suas compras de supermercado para o ambiente online.

As pessoas querem experiências, mas hoje buscam soluções eficientes, tanto que uma pesquisa da Retail Supernova, mostrou que 50% dos consumidores online preferem locais que estejam a 15 a 20 minutos de sua casa.

E levando em consideração que até 2030 as gerações Alfa e Z serão mais de 50% da população, a mudança de hábitos das redes varejistas deve seguir por este lado. Pensar em estratégias omnichannel para que os jovens de hoje possam continuar a consumir, porém sem os conceitos das gerações anteriores que já não fazem mais sentido para eles.

O que diferencia esse tipo de estratégia de grandes redes supermercadistas é a tecnologia aplicada de forma inteligente. Uma delas é o acesso descentralizado aos inventários, para que apenas os produtos disponíveis sejam ofertados ao consumidor, diminuindo a frustração de ter que trocar de produto porque o entregador não encontrou. E, poder manter diversos itens em ambiente inteligente, também amplia a variedade de marcas e produtos – a partir do momento em que o conhecimento sobre a região vai trazendo informações fundamentais sobre os hábitos de consumo daqueles consumidores específicos, mais eficiente se torna o estoque e também a oferta. Como bônus, a escolha da localização garante a agilidade na entrega.

Apostamos nesse modelo desde o dia um, na Colômbia, onde nascemos, com grande sucesso e estamos replicando em todos os países em que atuamos, unindo a comodidade de um supermercado de bairro com as vantagens das grandes redes. O segredo para se ter êxito nesses momentos de “ondas” é uma receita que mistura atenção ao que o consumidor quer, com investimentos em tecnologias e processos. Quem deixar de surfar essa onda vai perder clientes. Ou continuar discutindo com os seus, quando falta sua marca preferida de sabão em pó ou um corte específico de carne.

Artigo desenvolvido por Rodrigo Brisolara, diretor de logística da Merqueo Brasil 

Crédito da imagem: Divulgação