sábado, 20/04/2024

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Interação humano-robô no armazém potencializa entregas mais rápidas

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As vendas no e-commerce brasileiro superaram as dos shopping centers em 2021. Uma pesquisa da Canuma Capital mostrou que o comércio eletrônico atingiu R$ 260 bilhões em vendas no ano passado, um avanço de R$ 160 bilhões em relação ao registrado em 2019, antes de começar o isolamento decorrente da pandemia.

Os shoppings, por outro lado, registraram faturamento de R$ 190 bilhões em 2019 e a previsão é de que tenham fechado 2021 em R$ 175 bilhões. A busca crescente dos brasileiros pelas compras online exigiu um olhar mais atento para a automação física e lógica dos armazéns, que ganhou ainda mais importância na estratégia de administração da cadeia de suprimentos.

Armazéns: robotização e a automação de processos

De acordo com Marco Antonio Beczkowski, diretor de vendas e Customer Success para o Brasil na Manhattan Associates, líder mundial em soluções para cadeia de suprimentos, a robotização e a automação de processos oferecem aos armazéns capacidade extra de atendimento de pedidos.

“Eles também estão se tornando essenciais para deixar os fluxos mais rápidos, confiáveis e eficientes. A grande vantagem dos robôs é que as empresas podem aumentar a capacidade do armazém de forma flexível, sem se comprometer antecipadamente com sistemas de automação em grande escala com capacidade limitada”, explica.

Embora seja um investimento essencial, as pessoas continuam exercendo um papel crucial no armazém do futuro. “Existem operações que não podem ser realizadas por máquinas ou robôs tão bem quanto por seres humanos. Por exemplo, as pessoas fornecem flexibilidade ao manusear produtos grandes ou frágeis e têm a capacidade de aumentar a força de trabalho rapidamente em caso de picos”, pontua Marcos.

É importante que as empresas não olhem apenas para os aspectos práticos da tecnologia dessas implantações, mas também para as interações psicológicas entre trabalhadores humanos e seus colegas robôs. Para Marco, os robôs devem ser vistos como complementares aos papéis exercidos pelos seres humanos, não como substitutos. “Podemos dar como exemplo um robô de separação colaborativo que auxilia um selecionador em um ambiente de depósito quando um produto é muito pesado ou simplesmente para reduzir o deslocamento do selecionador. Ao automatizar a movimentação do estoque e manter o selecionador focado na seleção real, os aumentos de produtividade podem ser muito grandes, demonstrando o valor da colaboração”.

Automação lógica permite entregas mais rápidas

O emprego de automação física, mas também de automação lógica, do software, ajuda a tomar decisões mais inteligentes e gera mais produtividade. A Inteligência Artificial (IA) dá aos robôs uma faixa de autonomia para que possam lidar com alguns ambientes não estruturados, o tipo de variabilidade encontrada ao fazer uma tarefa de separação em um depósito. “Por exemplo, se você deseja processar e enviar aquele pedido de última hora no prazo, os ganhos marginais que a IA e o Machine Learning (ML) podem fornecer dentro do ambiente de armazém fazem toda a diferença para um cliente que está passando por uma jornada positiva de marca”, explica Marco. É possível aumentar a densidade de separação em um armazém alocando pedidos e liberando tarefas em lotes ou ondas, mas se esta otimização foi gerada muitas horas antes da efetiva separação a operação não consegue reagir rapidamente a novos pedidos prioritários, ou mudanças nos pedidos.

IA e ML podem ajudar a dar mais dinamismo ao processo e assim deixar a operação mais flexível, dinâmica e resiliente. O processo garante que todos os pedidos sejam despachados no prazo e as promessas ao cliente sejam cumpridas. Basicamente, ambas ajudam a aumentar a eficiência operacional. “Outro grande exemplo disso é comparar o perfil de pedido de hoje com os perfis de pedido do passado. Sistemas inteligentes de autoaprendizagem podem prever com maior precisão quais produtos serão pedidos, onde, quando e quanto tempo será necessário para processar um pedido no estágio de armazém da jornada do produto”, finaliza.

Crédito da imagem: Divulgação

Comércio eletrônico tem 1,7 bi de acessos em dezembro

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Os principais varejistas virtuais no País receberam um total 1,72 bilhão de acessos no mês de dezembro. O número ficou próximo da média mensal de 2021, de 1,75 bilhão de acessos. Em relação ao mês anterior, período da Black Friday, dezembro teve uma baixa de 14,76% na audiência do e-commerce no Brasil. Os dados são do Relatório Setores do E-commerce, da Conversion, agência de Search Engine Optimization (SEO).

De acordo com análise da Conversion, mesmo com o investimento e a demanda em queda em dezembro, algumas empresas cresceram, enquanto outras acompanharam a tendência de queda.

O site de compras de viagens Booking ganhou oito posições, assumindo a nona posição no ranking nacional do e-commerce em número de acessos. Ele é o único do setor de Turismo na lista.

Além do Booking – dentro do Top 10 de acessos – apenas a Shopee aumentou a visualização de seu site no mês. O Extra, por sua vez, saiu do grupo dos dez maiores sites e perdeu dez posições no ranking. Observou-se, ainda, que Amazon e a Shopee, ganharam, cada uma, uma posição.

De acordo com o estudo da Conversion , a lista dos dez maiores sites de comércio eletrônico em número de acessos tem em primeiro lugar o Mercado Livre, com Americanas na segunda posição e Amazon Brasil na terceira. Eles são seguidos por Magazine Luiza, Shopee, Casas Bahia, AliExpress, Netshoes (que também pertence ao Magazine Luiza), Booking e Samsung.

O relatório mostra que, em média, cada brasileiro acessou sites de e-commerce no mês cerca de oito vezes. Cada acesso, por sua vez, pode ter a visualização de muitas páginas.

O canal preferido para chegar às lojas é o “direto” (quando se digita o endereço da loja): ele representa 44% dos acessos. A busca orgânica (quando o cliente procura pelos produtos no Google), ficou com 26,6%. Já a busca paga (quando os clientes acessam os anúncios do site de busca) representou 19,4%. O tráfego de redes sociais representa apenas 3,1%. Com informações do Estadão.

Crédito da imagem: Pixabay

Brasil Risk anuncia primeira Head feminina e CEO

2022 inicia com importantes mudanças organizacionais na Brasil Risk, empresa de gerenciamento de risco e logística da plataforma nstech. Rozangela Marques de Morais, primeira mulher a ocupar cargo de diretoria na empresa, passa a Head Financeira e Administrativa. Especialista em Finanças Estratégicas e somando mais de 25 anos de experiência no segmento – dos quais, 10 na Brasil Risk –, Rozangela representa um exemplo da cultura de inclusão e diversidade na empresa. “A logística é uma área muito importante para o país, mas sempre se mostrou conservadora na transição. Me orgulho pela Brasil Risk reforçar os seus valores e cultura, colocando uma mulher em um cargo tão relevante para a organização”, destaca.

Outra novidade é a criação do cargo de CEO, que será ocupado por Rogério Faria, sócio-diretor da Brasil Risk. Com mais de 21 anos de experiência em gerenciamento de risco, Faria tem como meta reforçar o modelo de crescimento da empresa e criar uma área de Growth e Customer Experience, além de promover políticas internas para aumento da diversidade e sustentabilidade. A Brasil Risk tem, atualmente, 47% do seu efetivo feminino.

“Pretendemos dar maior atenção ainda às pessoas com necessidades especiais, pessoas PPI (pretos, pardos e indígenas) e LGBTQIA+, entre outros. Nosso compromisso é abrir vagas exclusivas para atender a esses públicos. Somente com times multiculturais e cada vez mais diversificados encontramos as melhores soluções para nossos problemas e desenvolvimento de nossos produtos e soluções tecnológicas”, declara Faria.

Para Rozangela, o fomento de políticas de inclusão nos ambientes corporativos é fundamental para dar exemplo a outros profissionais. “As mulheres podem acompanhar minha carreira na Brasil Risk e se espelhar para que também possam assumir papéis de liderança, independente do gênero”, diz.

Entre suas metas, a nova Head projeta contribuir para o crescimento da receita em 20% e redução das despesas em 10%, além de ter amplitude de controle nos reports da área administrativa no Brasil e no México, países que contam com mais de 1000 colaboradores.

A Brasil Risk atua em gerenciamento de riscos de transporte de carga e patrimonial, gestão logística e prevenção de perdas. Em abril 2021, a companhia passou a integrar o portfólio de empresas da nstech, plataforma de soluções tecnológicas para a cadeia de logística e mobilidade. No ano passado, o crescimento foi de 14%, com faturamento de R$ 70 milhões.

Número de galpões cresce em 2021 e associação faz um alerta contra incêndios

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O Brasil fechou 2021 com cerca de três milhões de metros quadrados em novos condomínios logísticos. De acordo com uma reportagem divulgada pelo jornal O Globo, em 2021, esse foi um recorde absoluto para um segmento impulsionado pela febre do e-commerce. O volume equivale a 300 campos de futebol e foi calculado pela consultoria SiiLA. Contudo, uma questão paira no ar sobre esse assunto: será que todos esses galpões têm proteção contra incêndio?

Segundo O Globo, o novo estoque de galpões de alto padrão é praticamente o dobro do recorde anterior, registrado em 2016, e deve movimentar R 720 milhões por ano em receitas de aluguel. Com valores tão elevados, a segurança das pessoas e o patrimônio que ali estarão devem ser colocadas em primeiro lugar. Para isso, vejamos a importância da instalação de sprinklers nesses locais.

Ao relembrarmos incêndios em galpões, nos últimos anos, temos a Cinemateca de São Paulo, o galpão em Barueri que matou cinco pessoas, o galpão em Belo Horizonte que pegou fogo por mais de 12 horas, entre outros casos. Cada situação tem a sua particularidade, mas, é notório que o uso de sistemas contra incêndio em estocagens além de salvaguardar as pessoas também protege os patrimônios, as empresas com seus respectivos empregos e o meio ambiente.

O tema já causava um incômodo devido à falta de uma norma técnica em língua portuguesa para os especialistas da área. Isso resultou na publicação da norma da ABNT NBR 16981, de agosto de 2021, que trata da Proteção contra incêndio em áreas de armazenamento em geral, por meio de sistemas de chuveiros automáticos.

A criação da norma ABNT NBR 16981 é fundamental para que as empresas tenham a opção de proteger suas edificações por um sistema automático e altamente eficiente de proteção contra incêndios para as áreas de estocagem, locais extremamente sensíveis em qualquer matriz de risco”, afirma João Carlos Wollentarski Jr., que, recentemente, ocupou o cargo de vice-presidente da Associação Brasileira de Sprinklers. “É claro que além da nova normativa, as áreas responsáveis das companhias devem ter um plano completo de contingência para prevenção de incêndios, que vise não apenas o combate efetivo do incêndio e sua propagação, mas também toda a continuidade do negócio e a segurança das pessoas e do meio ambiente”, complementa.

Esta Norma especifica os requisitos para o projeto de sistemas de proteção contra incêndio por meio de chuveiros automáticos para áreas de armazenamento, incluindo as características de suprimento de água e seleção de sprinklers. Participaram bombeiros de diversos estados e especialistas no setor para a criação desta norma.

Cada tipo de produto sólido em geral é classificado dentro de um padrão que leva em conta não só a carga de incêndio da mercadoria em si como também sua embalagem e elemento de suporte (palete de madeira ou plástico).

O que são os sprinklers?

O sistema de sprinkler (chuveiros automáticos) é um conjunto de dispositivos termicamente acionados que dispersão água em um determinado local com características hidráulicas definidas. Os mesmos são ligados a um sistema de bombeamento de água, que em caso de incêndio são ativados para combater as chamas. São ativados individualmente e automaticamente quando acontece um aumento da temperatura do ambiente. Vale ressaltar que a ação desse dispositivo é independente da ação humana, assim, não é necessário ter um acionamento manual, aumentando muito a agilidade em que se começa o combate às chamas.

Vale ressaltar que o uso desse sistema é capaz de suprimir, controlar ou apagar o fogo até a chegada do serviço de emergência, possibilitando maior tempo para a fuga.

Crédito da imagem: Divulgação

Com palestras de 30 minutos, evento vai abordar a inovação tecnológica

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A Abralog está apoiando o ‘Painel Inovação Tecnológica na Logística’, dia 16 de fevereiro de 2022, evento gratuito e totalmente virtual.

As palestras, com 30 minutos de duração, abordarão temas do segmento de tecnologia em logística, como IOT, intralogística, digitalização, monitoramento e rastreamento de cargas, frete, inteligência artificial, machine learning, análise preditiva, logtechs, torre de controle, código 2D e ‘última milha’.

As inscrições podem ser feitas por este link. https:\/\/www.abralog.com.br//abralog.agenciahypelab.com.br//evento.feiravirtualdelogistica.com.br/

Panvel inova em entregas para condomínios residenciais e comerciais

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Pensando na comodidade e na segurança de seus clientes, a Panvel inova mais uma vez para garantir a agilidade nas entregas de produtos no Litoral Norte. A rede firmou parceria com a startup Entrada Segura, um serviço que permite eliminar a burocracia para o acesso dos entregadores aos condomínios residenciais e comerciais das praias gaúchas.

Essa ação reduz o tempo de espera nas filas que costumam se formar nas entradas desses locais nos meses de verão.

O projeto começou a ser implementado há cerca de três meses, atendendo inicialmente nove condomínios e impactando uma população de 20 mil pessoas e cerca de 2.100 residências.

Com o sistema Entrada Segura, foram realizadas 40 entregas em novembro e 70 em dezembro com uma economia de 70% no tempo de espera nas filas, o que representou ganho de produtividade de mais de 13 horas para os entregadores da Panvel e para as portarias dos condomínios. A meta agora é expandir para outros locais e agilizar ainda mais as entregas de produtos Panvel nas regiões de Xangri-Lá e Capão da Canoa.

Com o Entrada Segura, assim que o cliente efetua sua compra pelo site ou app da Panvel, a portaria do condomínio já é notificada sobre o pedido. O cliente, então, aprova a solicitação e o entregador fica pré-autorizado a entrar.

“A parceria com a Entrada Segura integra os nossos esforços de buscarmos nos aliar a startups que atuem em projetos inovadores que gerem valor para nossos clientes. Antes, cliente e entregador eram penalizados pela burocracia do acesso aos condomínios no Litoral. Com o sistema do Entrada Segura, reduzimos muito o tempo de parada na portaria e aumentamos ainda mais o número de entregas rápidas realizadas em menos de 60 minutos, ressalta o gerente de Logística de Varejo da Panvel, Felipe Saraiva.

Crédito da imagem: Divulgação

(ABSC) divulga pesquisa sobre o cenário atual dos Centros de Serviços Compartilhados no Brasil

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Após duas edições do Estudo sobre o Mercado Brasileiro de Serviços Compartilhados, que retrata o cenário atual dos Centros de Serviços Compartilhados (CSCs) no país, a Associação Brasileira de Serviços Compartilhados (ABSC) lançou, em 30 de novembro, a terceira edição da pesquisa durante o CSC Innovation Day 2021, maior evento de CSCs do Brasil. Com o objetivo de representar os interesses das empresas e profissionais associados, além de organizar e desenvolver conteúdos sobre os serviços compartilhados, a ABSC é vista como referência no setor e divulga a pesquisa com o intuito de ajudar empresas e executivos do segmento.

Com a participação de empresas de diversos setores econômicos, o estudo identificou mais de 200 CSCs espalhados pelo país e reuniu informações de grande parte deles. Para isso, foram mapeados os atributos gerais do mercado brasileiro de CSC, compilando as boas práticas e identificando as oportunidades e tendências de Serviços Compartilhados. Vale destacar que a pesquisa foi realizada durante a pandemia de Covid-19, contexto que acelerou a transformação das organizações, além de impactar todos os principais pilares dos CSCs.

Muitas pessoas ainda não possuem conhecimento sobre os serviços compartilhados, mas eles surgiram no Brasil há mais de 20 anos e podem ser encontrados com facilidade em grandes e médias empresas. “Os CSCs são responsáveis por proporcionar inúmeros benefícios para a operação das companhias, como redução de custos, melhoria do controle, desoneração dos negócios, além de padronização de processos e sistemas. Por isso, acredito que o estudo é fundamental para que as empresas conheçam a fundo as suas vantagens”, comenta Timóteo Tangarife, diretor presidente da ABSC e superintendente do Centro de Serviços Compartilhados da Eletrobras.

De acordo com a pesquisa, entre as mais de 200 empresas analisadas durante o estudo, 97% possuem um CSC no Brasil, enquanto as demais estão começando a estruturar. Isso mostra que as organizações estão caminhando, cada vez mais, para contarem com o modelo de CSCs como parte da estratégia de negócio, em razão de todas as vantagens e benefícios oferecidos.

Além disso, 81% das empresas criaram uma área de melhoria contínua e 16% pretendem criar para apoiar na gestão dos CSCs. Com a criação desta área, que visa acompanhar os indicadores de desempenho dos processos, coordenar pesquisas de satisfação, ajudar na identificação de oportunidades de melhoria, entre outras responsabilidades, é possível aprimorar ainda mais os serviços prestados.

Para o diretor presidente da ABSC, o estudo será responsável por ajudar as pessoas a compreenderem melhor os serviços compartilhados, além de entenderem sobre a sua utilização, assim como os lugares em que estão localizados. “Essa pesquisa é muito importante para a associação, pois o nosso principal objetivo é ajudar as pessoas e empresas que querem implementar os CSCs, além de esclarecer as dúvidas de quem ainda pode ter algum tipo de receio”, finaliza Tangarife.

Fundada em 2015, a Associação Brasileira de Serviços Compartilhados (ABSC) representa a maior iniciativa no Brasil de aproximação e consolidação do segmento frente ao mercado, sociedade e governo. Sem fins lucrativos, a associação é formada por profissionais e empresas, e tem como principal intuito promover o tema Serviços Compartilhados por meio da integração de seus associados, prestando serviços, captando informações, disseminando conhecimentos, exercendo ação política e contribuindo para o aumento da competitividade do setor.

Crédito da imagem: freepik

Frete Rápido integra-se à nstech

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A nstech, maior plataforma de serviços tecnológicos de logística da América Latina, dá um importante passo em sua estratégia One Stop Shop e entra com força no e-commerce com a integração do hub Frete Rápido.

“Focamos nossa expansão nos diversos segmentos da cadeia de logística, incluindo sistemas de gestão, gerenciamento de riscos, serviços de pagamentos e tecnologia para motoristas, entre outros. Com a chegada da Frete Rápido, consolidamos um elo-chave do nosso ecossistema: o chamado last mile, um dos maiores desafios da logística, que é a gestão dos fretes a partir da compra finalizada pelos clientes”, explica Vasco Oliveira, CEO da nstech.

 Criado em 2015, a Frete Rápido é um hub de transporte 100% na nuvem, que fornece inteligência logística e conecta indústrias, e-commerce, varejo, operadores logísticos e marketplaces a transportadores, como lockers, pontos de retiradas, motoboys, transportadoras rodoviárias e aéreas. O sistema envolve automação total, redução de custos e escalabilidade e utiliza tecnologias para pré e pós-venda, gestão dos processos e acompanhamento das entregas.

Segundo Mário Rodrigues, CEO da Frete Rápido, a empresa é focada em companhias com operações robustas,  modelos de e-commerce tradicionais, omnichannel, ship from store e multi origem. Entendemos que há toda uma parcela de lojistas e empreendedores que possuem um volume menor de vendas digitais, que ainda não estão no momento de utilizar uma ferramenta robusta como a Frete Rápido, mas que possuem uma dor latente na logística. “Estamos em fase de pré-lançamento de uma marca para pequenas e médias empresas, a Shippon, uma ferramenta gratuita, prática, mas robusta, com o DNA FR e com todas as funcionalidades que essas empresas necessitam para crescer com uma logística bem estruturada”, finaliza ele.

A plataforma de serviços tecnológicos para logística nstech reúne 18 empresas dos diversos segmentos da logística para fortalecer sua estratégia de inovação aberta e colaborativa. São elas Buonny, Opentech, AT&M, Brasil Risk, LogRisk, Praxio, Hivecloud, Fusion, I Am Tech, 99kote, Bsoft, e-Frete, Simetrias, Trafegus, Atua, Mundo Logística, LogEduc e Frete Rápido.

A nstech já conta com mais de 45 mil clientes, sendo 35 mil transportadoras, seu banco de dados reúne 2,1 milhões de motoristas e projeta faturamento anual de R$ 450 milhões, consolidando-se como a maior plataforma One Stop Shop da América Latina. Além do Brasil, a nstech está presente em México, Colômbia, Peru, Panamá, Portugal, Espanha, Angola, Moçambique, Polônia, Marrocos e Macau.

Crédito da imagem: Divulgação/ nstech

RIOgaleão Cargo registra alta no fluxo de cargas em 2021

O RIOgaleão Cargo, terminal de cargas do Aeroporto Internacional Tom Jobim, registrou, em 2021, um maior volume de movimentação de cargas desde o início da pandemia. O valor das mercadorias importadas em 2021 foi de US$ 8,5 bilhões, apresentando um crescimento de mais de 16% quando comparado com 2019.

No quatro trimestre de 2021, o terminal contabilizou 13,6 mil toneladas de produtos importados e exportados, mais de 16% em relação a 2020. Na importação, o peso foi impulsionado pelos segmentos químico, oil & gas, máquinas e equipamentos, além da indústria farmacêutica.

O mês de dezembro foi o melhor em peso de importação em 2021, devido ao retorno de importantes companhias aéreas para o Aeroporto Internacional Tom Jobim, como a Lufthansa e a British Airways; e do aumento da malha da American Airlines, com o retorno da rota Rio-Nova Iorque. Além da malha regular de passageiros, no último trimestre do ano passado foram recebidos 87 cargueiros, incluindo voos fretados e regulares.

Motor para a economia brasileira

O RIOgaleão Cargo é responsável pelo ininterrupto abastecimento de indústrias locais, o que transforma o terminal de cargas do aeroporto em um importante motor da economia brasileira. O balanço do setor em 2021, por exemplo, indica que a participação do Aeroporto Internacional Tom Jobim foi de 8,6% no valor das cargas aéreas importadas no Brasil.

Diferenciais do terminal de cargas

O RIOgaleão Cargo conta com extensa malha aérea comercial e operações semanais de cargueiros, que alcançam os principais mercados de importação e exportação do Brasil e do mundo. O terminal de cargas apresenta alguns diferenciais, como infraestrutura moderna, equipamentos, maior eficiência operacional e expertise operacional.

O portfólio de soluções customizáveis continua sendo trabalhado junto à cadeia logística, oferecendo serviços que abrangem categorias distintas, que passam por cargas de temperatura controlada, objetos de grandes dimensões e peso, carga valiosa e que necessita de segurança especial, animais vivos e disponibilidade de armazém desalfandegado para facilitação de todos os processos da cadeia logística. Mais informações pelo link: www.riogaleao.com/cargo.

Crédito da imagem: Aeroporto Internacional Tom Jobim, também conhecido como RIOgaleão
Foto: Reprodução/Internet

E-commerce: pequenos e médios negócios movimentaram R$ 2,3 bilhões em 2021

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O e-commerce brasileiro fechou o ano de 2021 com resultados positivos, mesmo com a retomada do comércio físico e o cenário econômico mais desafiador, repetindo o movimento iniciado no ano passado. Em 2021, as pequenas e médias empresas faturaram mais de R$ 2,3 bilhões com as vendas online, valor 77% maior que o registrado no mesmo período do ano passado (R$ 1,3 bilhão). Os dados são do estudo NuvemCommerce, análise especializada anual do e-commerce brasileiro realizada pela Nuvemshop, plataforma de e-commerce líder na América Latina com mais de 90 mil lojas virtuais na região, em sua maioria de pequenos e médios empreendedores.

O estudo está em sua 7ª edição e, desta vez, traz o desempenho das PMEs no e-commerce durante 2021, segundo ano do isolamento social e ano marcado pelos novos hábitos de consumo transformados desde 2020. No último ano, ainda mais brasileiros compraram no digital: 5 milhões de consumidores compraram produtos pela internet pela primeira vez. Além do balanço de 2021, o levantamento também indica as principais tendências de vendas e consumo para este ano.

“O ano passado apresentou desafios para toda a economia, especialmente para os pequenos e médios negócios. O comércio enfrentou um período de incertezas sobre a maneira de operação e, por isso, a combinação dos meios físico e virtual esteve relevante como nunca. Se, de um lado, houve desafios no cenário econômico, com alta da inflação e dificuldade de crescimento do país; de outro, pequenas e médias empresas conseguiram expandir seus negócios no digital. Em 2021, ter uma loja online deixou de ser uma alternativa e passou a ser uma condição fundamental para as PMEs. Saímos de 2020, um ano marcado pela intensa transformação digital, e chegamos em 2021, época de consolidar a presença no mundo online”, explica Alejandro Vázquez, CCO e cofundador da Nuvemshop.

Balanço das PMEs no e-commerce em 2021

Em 2021, as PMEs venderam 44,5 milhões de produtos, quantidade 59% superior ao volume do mesmo período do ano passado (28 milhões). Isso significa que foram vendidos cerca de 85 produtos por minuto no ano passado. O volume de pedidos (que pode envolver um ou mais itens em uma única venda) também esteve em alta, atingindo 10,5 milhões no mesmo período (em 2020, foram 6 milhões). O ticket médio em 2021 foi de R$ 219,47, um aumento de apenas 4% em relação ao ticket médio de 2020 (R$ 211,04).

5 segmentos que mais faturaram com o e-commerce em 2021:

  • Moda (R$ 895,4 milhões)
  • Saúde & Beleza (R$ 146,5 milhões)
  • Acessórios (R$ 114 milhões)
  • Eletrônicos (R$ 82 milhões)
  • Casa & Jardim (R$ 79 milhões)

5 estados que mais faturaram em 2021:

  • São Paulo (R$ 1,2 bilhão)
  • Minas Gerais (R$ 230 milhões)
  • Rio de Janeiro (R$ 141 milhões)
  • Ceará (R$ 119 milhões)
  • Paraná (R$ 110 milhões)

Simulefrete lança função de gerenciamento para processos de inbound de cargas

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Controlar e centralizar todos os processos de logística reversa e quaisquer outros tipos de operações de entrada ou retorno de mercadorias para os Centros de Distribuição e suas respectivas solicitações de transporte, ainda são alguns dos principais entraves diários para embarcadores e distribuidores, afirma o cofundador da Simulefrete, Sergio Sanchez, especialista com mais de 30 anos de experiência na logística brasileira.

“Hoje, em muitos projetos que analisamos no dia a dia, a questão da logística reversa e controle das operações de inbound nas empresas ainda apresentam oportunidade de melhoria. Como esses processos iniciam fora dos domínios das empresas, e acontecem simultaneamente em diferentes locais, em alguns casos, os produtos chegam no Centro de Distribuição sem que o embarcador tenha a visibilidade de quem autorizou aquela operação”, relata Sanchez.

Diante desta necessidade da logística brasileira, de forma inovadora, apenas com a implantação do Módulo “Requisições” desenvolvido pela Simulefrete ( plataforma criada em 2017 e voltada para a governança das operações de transporte) permite que os embarcadores tenham o controle total de todos os processos de mercadorias que retornam ou são direcionados para os CDs, de origens fora dos domínios da empresa: entradas de mercadorias em logística reversa, coletas em fornecedores, notas fiscais de entrada de importação, retirada de mercadoria em portos, aeroportos e armazéns gerais, entre outras.  “A solução funciona como um portal que engaja e integra os transportadores, trazendo maior visibilidade das operações; além disso, provisiona os custos de frete no seu fato gerador, controla os prazos de retorno e entrega dos produtos e evita problemas comerciais futuros que possam prejudicar a operação logistica”, finaliza Sergio Sanchez.  

Outra característica importante do Módulo de Requisições, é que ele pode ser implantado de forma a complementar soluções que os embarcadores já utilizem nos seus controles logísticos de outbound.

Governança do frete 

Além de proporcionar essa agilidade no controle de retornos de mercadorias para o embarcador, nos últimos meses, a Simulefrete disponibilizou a função pronta para o last mile e também inovou quando apresentou tecnologia inédita para colocar em prática no mercado, o compartilhamento de cargas entre embarcadores com similaridades de cargas.

Além destes diferenciais, a tecnologia oferece governança e gestão de fretes e possibilita o acesso ao panorama geral de todas as entregas, desempenho, faturamento e conciliação financeira em tempo real. Na prática, oferece desde a escolha do transportador, tipo de modal para cada operação ou mercadoria e acompanhamento do pedido em tempo real, até a entrega, status de toda a operação, se as entregas estão dentro do prazo, avaliação de desempenho do transportador, sem a necessidade de esperar finalizar o mês.

A Simulefrete tem diferentes módulos que podem ser introduzidos nos processos logísticos. São eles:  Cotações de Frete online, Cálculo e Provisionamento de Frete, Controle de Custos Extras, Tracking de Entregas, Auditoria de Custos e Governança Fiscal e Financeira, Fluxo Sistemático de Ações, Requisições e Logística Reversa, Portal de frete colaborativo e Programação de carga inteligente.

Em 2017, a plataforma digital Simulefrete foi desenvolvida para que embarcadores possam otimizar suas operações de transporte de forma segura, ágil e eficiente, alinhados à digitalização com eficiência em seus processos, redução de custos e melhoria da qualidade do serviço.

Essa forma de atuação resultou em novas possibilidades da operação e do negócio e agora, a SIMULEFRETE faz parte do Grupo META2, com forte atuação no mercado de transporte de cargas e seguros e criado pelos sócios fundadores da AT&M Tecnologia, empresa líder no processo de averbação do seguro de transporte de cargas com mais de 25 mil clientes em todo o País, entre embarcadores, transportadoras, corretoras e seguradoras.

Investimentos potencializam operações da Cattalini Terminais Marítimos

Investimentos em infraestrutura e tecnologia, realizados nos últimos anos, têm proporcionado à Cattalini Terminais Marítimos capacidade para operar navios da classe LR1, com maior volume de carga. Nesta semana, a importação de 68.395 m³ de óleo diesel do navio “Konstantin Jacob” representou o preparo e o esforço da empresa para atender às demandas dos clientes. Antes dos investimentos, os volumes operados eram, em média, de 50 mil m³.

As melhorias incluem obras e implantação de sistemas inovadores, como o monitoramento de atracação de navios a laser, que faz a leitura de dados durante a aproximação do navio para encoste no píer.

O sistema informa, através de um painel indicador numérico, a velocidade e a distância do navio em relação ao berço de atracação permitindo aos práticos e pilotos dos rebocadores realizarem manobras com a máxima segurança e agilidade. Além do painel, foram instalados semáforos com luzes indicativas verde, amarelo, e vermelho que orientam visualmente os limites de velocidade de aproximação para atracação.

A Cattalini igualmente investiu na infraestrutura do píer com a instalação de novos dolfins e defensas, cabeços para amarração e cabrestantes, a fim de permitir a atracação dos navios com maior potencial de carga.

As melhorias operacionais no píer da Cattalini também foram conquistadas a partir do emprego de novas tecnologias para o monitoramento das condições ambientais e meteorológicas, como a Plataforma Sismo – Hidromares. Um moderno sistema que fornece em tempo real dados sobre velocidade e direção das correntes marítimas e dos ventos.

Além disso foi instalado um marégrafo para monitoramento do nível e do comportamento das marés, homologado pelo Centro de Hidrografia da Marinha (CHM). Os dados são disponibilizados e integrados ao sistema Webpilots. Somando-se a este conjunto, foi instalada a Plataforma Medusa – Argonáutica, um moderno sistema integrado das previsões meteorológicas para o horizonte de 07 dias de antecedência.

Operação portuária

Atracado no berço externo do píer Cattalini, o navio Konstantin Jacob, com bandeiras das Ilhas Marshall e 228,52 metros de comprimento, chegou do porto de Roterdã, na Holanda. A carga de 68.395 m³ de óleo diesel foi armazenada em 15 tanques do terminal da Cattalini. O volume representa o equivalente a 27 piscinas olímpicas. O óleo diesel importado deixará o terminal portuário via modais rodoviário e ferroviário com destino a distribuidoras.

No ano passado, entre os meses de agosto e setembro, os navios BW Orinoco e MT Ariel também alcançaram maiores volumes, com a importação de 68.837 m³ e de 65.429 m³ de derivados de petróleo, respectivamente. Ambos atracaram no berço externo do píer Cattalini, com calado de 12,5 metros.

Crédito da imagem: Divulgação

Soluciona Logística participa do NRF 2022, o maior evento do varejo mundial

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Toni Trajano, CEO de Soluciona Logística

Acelerar é o tema do Big Show 2022, da National Retail Federation, principal evento do varejo mundial, que vai de 15 a 20 de janeiro de 2022, em Nova York. Será a 110ª edição da feira da NRF, considerada a maior associação comercial do mundo. Toni Trajano, CEO de Soluciona Logística, filiada da Abralog, acompanha o evento, e diz nesta entrevista as expectativas que têm diante dessa megafeira.

Qual é a sua expectativa?
É ter o mesmo olhar dos nossos clientes sobre o futuro do varejo, e assim poder antecipar soluções logísticas customizadas para o mercado brasileiro. A decisão de vir esta alinhada ao propósito da Soluciona de impulsionar a evolução logistica para potencializar o negocio de nosso clientes com sustentabilidade, e nada melhor do que estar mergulhado no universo do maior evento do mundo sobre o varejo.

 O que seria mais importante, num ambiente de tantas novidades?
Creio que o mais importante não serão as novidades a serem apresentadas, mas sim qual a visão para o futuro; é a partir dai que poderemos criar soluções de fato inovadoras e disruptivas.

Ominicalidade, digitalização, o universo físico e o digital…
Hoje, mais do que nunca, os clientes esperam uma experiência de ponta sem distinção entre o universo físico e o digital – e a logística é fundamental para para oferecer este cenário. O varejo tem evoluído muito rapidamente, desde a fabricação até o comércio, principalmente após a pandemia. A Big Show 2022 é uma excelente oportunidade para enxergamos o mercado com o mesmo olhar dos nossos clientes e estar ao lado deles nas decisões estratégicas. Foi-se o tempo em que a logística era uma atividade de apoio, agora ela é a peça chave para que o cliente final tenha uma relação de proximidade e confiança com a marca”.

Solução de transporte profissionaliza entregas para médicos no país

A armazenagem, adequação de embalagens, distribuição e transporte de amostras grátis e material promocional representam um custo significativo para a indústria farmacêutica. Ao mesmo tempo, existe a contribuição fundamental dos representantes de vendas que estreitam relacionamentos e fomentam cada negócio no setor.

Segundo Ricardo Navarro, diretor de logística da Ativa Logística, um dos maiores operadores logísticos dos setores de saúde e beleza, a empresa acaba de criar uma solução inteligente para potencializar a capilaridade na distribuição de itens promocionais, com transporte especializado, redução de custos e inteligência na entrega. Ele explica que é uma solução que profissionaliza esses processos, evita desperdícios, além da segurança e controle de todos os processos.

Armazenagem, distribuição e identificação de amostras – A nova expertise de entregas para amostras grátis e material promocional da Ativa Logística é completa e oferece 100% da armazenagem, distribuição e identificação de amostras e produtos de venda proibida que são entregues diretamente para os médicos. Desta forma, o representante de vendas pode se dedicar totalmente no relacionamento e ações de divulgação com o seu público-alvo.

Navarro explica que o novo serviço criado para a indústria farmacêutica também, oferece inteligência de agendamento das entregas, transporte especializado de medicamentos, registro em tempo real para a confirmação da entrega ao médico com assinatura digital e conferência eletrônica, procedimentos que proporcionam maior controle das amostras perante à indústria, além da agilidade das entregas e redução de custos.

Segundo ele, inicialmente, o agendamento de entregas no território nacional é realizado a partir de uma base de dados gerida pelo setor de Atendimento ao Cliente, responsável pelo planejamento das entregas, conforme disponibilidade de cada médico e a programação do transporte adequado para amostras de medicamentos, conforme determinação RDC 430 da Anvisa.

O objetivo desse serviço foi agilizar processos, com redução de custos e qualidade na entrega. É voltado também para materiais promocionais e medicamentos já muito conhecidos no mercado e que não necessitam de uma apresentação de um representante. Desta forma, os profissionais que atuam com vendas promocionais podem ficar ainda mais focados em ações estratégicas de relacionamento e apresentação de outros itens para os seus clientes, destaca Navarro.

A solução também é eficaz para indústrias que iniciaram há pouco tempo a distribuição de suas amostras e ainda não possuem representantes de vendas em todo o País. É indicada até mesmo para ações pontuais que precisem acontecer ao mesmo tempo, em vários locais do território nacional.

Com a capilaridade nacional em distribuição de medicamentos a partir da expertise da Ativa Logística, é possível realizar o “delivery” de amostras e material promocional para médicos seja qual for a quantidade necessária.

Com 25 anos de história, a Ativa Logística é um dos maiores operadores logísticos de saúde e beleza no Brasil, atende integralmente a todas as normas e resoluções da Anvisa para a armazenagem e o transporte de medicamentos, inclusive as constantes na portaria nº 344/98.

Com uma frota de mais de 1200 veículos e 18 unidades próprias localizadas nos Estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Espírito Santo e Paraná realiza operações em todo território nacional, também através do modal aéreo. A empresa foi premiada por 13 anos consecutivos (2009-2021) na premiação do prêmio Sindusfarma de Qualidade nas categorias de Transporte de Medicamentos e Armazenagem e Distribuição de Medicamentos.

Sete em cada dez caminhoneiros usam redes sociais, mas ainda são resistentes às compras online

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Uma pesquisa realizada pela Repom, marca da Edenred Brasil, especializada em soluções de gestão e pagamento de despesas para o mercado de transporte rodoviário de carga, ouviu caminhoneiros em todo o País para entender o comportamento e perfil de consumo digital desse público. Grande parte dos entrevistados reside principalmente nos Estados de São Paulo e Minas Gerais e atua nas estradas brasileiras há mais de dez anos.

O levantamento aponta que 66% dos entrevistados fazem uso das redes sociais mais tradicionais, como Facebook e Instagram, ante 32% que não aderiram a nenhuma delas. Ainda segundo o estudo, grande parte dos entrevistados também não se identifica com programas de rádio específicos ou com influenciadores voltados ao ramo de atividade. “Essas informações são valiosas para nos aproximarmos ainda mais desse público e entendermos como eles vêm sendo impactados com as transformações culturais e tecnológicas”, destaca Vinicios Fernandes, diretor de produtos e desenvolvimento de negócios da Repom.

Quando perguntados sobre qual a melhor forma de serem contatados, 52% elegeram o aplicativo de mensagens instantâneas, como WhatsApp, com preferência para mensagens de áudio. Quanto ao uso de aplicativos diversos, acessados pelo celular, o WhatsApp também é o preferido, e 11% dos entrevistados informaram utilizar apenas aplicativos que os ajudam em demandas bancárias e com informações sobre frete. Outras plataformas, como e-mail, GPS, canais de notícias, músicas e jogos, foram pouco lembradas.

“Na Repom reconhecemos o papel vital que algumas ferramentas de comunicação como o WhatsApp desempenham na vida dos caminhoneiros e fazemos questão de explorá-las para um diálogo cada vez mais próximo e eficaz. Observamos que iniciativas que criam laços de proximidade com o caminhoneiro, como a campanha Premiados da Estrada, em que concorrem a prêmios mensais em dinheiro e podem fazer o cadastro por meio do nosso canal no WhatsApp, vem registrando grande adesão de público devido a facilidade de uso desse canal estratégico”, observa Fernandes.

Entre os caminhoneiros ouvidos, 49% dizem que não realizam compras pela internet. Porém, quando questionados sobre o fato de a pandemia de covid-19 ter impactado hábitos de compra, a resposta foi que as compras permaneceram com o mesmo padrão anterior. Ou seja, a maioria apontou que não houve aumento por causa do cenário.

Dos entrevistados que afirmaram comprar pela internet, 43% costumam adquirir peças e acessórios para o caminhão, seguidos de eletrodomésticos e eletrônicos, com 29% das respostas. Já as compras pelas redes sociais não caíram no gosto dos caminhoneiros: 73% afirmaram que ainda não se sentem seguros nesses ambientes.

A Repom

A Repom compõe a linha de negócios de Fleet & Mobiliy da Edenred Brasil. A marca, que conta com 28 anos de experiência no mercado rodoviário, reúne um portfólio completo de soluções para toda a cadeia logística, com foco em frota pesada, seja ela própria ou terceirizada, resultando em ganho de tempo para a indústria, transportador e caminhoneiro. Suas soluções incluem gestão e meios de pagamento de despesas de transporte rodoviário de cargas.

A cada ano, são realizadas mais de 30 milhões de transações. Todos os dias, a marca se relaciona com mais de 3 mil empresas-clientes, 7,8 bilhões de pontos de venda Visa pelo Brasil e mais de 19 mil postos credenciados, que atendem mais de 1 milhão de caminhoneiros.

A Repom é uma marca da Edenred, plataforma global e digital de serviços e pagamentos que atua como companheira de todas as horas para os trabalhadores, empresas e comerciantes. Líder em seu segmento, conecta mais de 50 milhões de usuários, 2 milhões de estabelecimentos e mais de 850 mil empresas-clientes, em 46 países, administrando transações de mais de 7,1 bilhões de litros de combustível por ano, por meio de 3 milhões de e cartões de combustível e soluções de pedágio.

A Edenred

A Edenred é uma marca global e digital de serviços e pagamentos que atua como companheira de todas as horas para os trabalhadores e empresas. Líder em seu segmento, conecta mais de 50 milhões de usuários, 2 milhões de estabelecimentos e mais de 850 mil empresas-clientes, em 46 países.

A Edenred oferece soluções de pagamento para fins específicos e, no Brasil, sua atuação conta com três linhas de negócios: Benefícios ao Trabalhador, com a marca Ticket; Fleet & Mobility, com as marcas Ticket Log e Repom; e Pay, com a Edenred Soluções Pré-Pagas. São mais de 130 mil empresas-clientes, 7 milhões de empregados beneficiados e 455 mil comerciantes credenciados no país.

Essas soluções melhoram o bem-estar e o poder de compra dos usuários, fortalecem a atratividade e a eficácia das empresas e dinamizam o mercado de trabalho e a economia local. Além disso, ampliam o acesso a uma alimentação mais saudável, a produtos mais ecológicos e a opções de mobilidade.

Em 2020, o Grupo movimentou um volume de negócios de aproximadamente € 30 bilhões, principalmente com o uso de aplicativos móveis, plataformas on-line e cartões.

Saiba mais
Site: www.edenred.com.br
LinkedIn: www.linkedin.com/company/22311673/

Pesquisador do ESALQ-LOG recebe XVIII Prêmio Abralog

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Celebrando os trabalhos desenvolvidos por pesquisadores, profissionais e empresas do setor logístico brasileiro, a Abralog (Associação Brasileira de Logística) divulgou no último dia 17 de dezembro os estudos prestigiados dos anos de 2020 e 2021 no prêmio da instituição, nas diversas categorias no setor logístico avaliadas pela Associação.  A premiação é considerada uma das mais importantes e tradicionais do segmento, reconhecendo os principais nomes que se destacaram por encontrar soluções em projetos para as cadeias de suprimento.

O pesquisador do ESALQ-LOG, Fernando Vinícius da Rocha, foi o vencedor da categoria “Estudante de Logística”. O prêmio foi conquistado pelo estudo “Análise de eficiência dos projetos de investimento em infraestrutura multimodal para o transporte de soja no Brasil”, concluído em sua tese de doutorado na Universidade de São Paulo (USP) e orientado pelo professor José Vicente Caixeta Filho. A pesquisa teve como objetivo analisar os principais projetos de infraestrutura multimodal hidroviária e ferroviária em pauta no momento, classificando os impactos dos projetos dentre variáveis de caráter econômico, ambiental e social.

Na cerimônia divulgação da premiação, sete categorias receberam o prêmio, classificados por automação e tecnologia da informação; colaboração e parcerias em logística; estudante de logística; logística 4.0, tecnologias disruptivas e e-business; sistemas de movimentação, armazenagem e embalagem; multimodalidade e sustentabilidade e mobilidade urbana.

Nos anos de 2014 e 2017, o coordenador técnico do ESALQ-LOG, Thiago Guilherme Péra, também recebeu o prêmio na mesma categoria, quando concluiu sua graduação em Engenharia Agronômica e em sua dissertação de mestrado, ambas realizadas na USP.

Foto: Fernando Rocha, vencedor da categoria “Estudante de Logística” do XVIII Prêmio Abralog

Abralog anuncia vencedores de seu prêmio de logística edição 2020-2021

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A Associação Brasileira de Logística divulgou nesta sexta-feira, 17.12.2021, os ganhadores do XVIII Prêmio Abralog de Logística, que em função da pandemia contemplou os anos de 2020 e 2021. A cerimônia, como é tradição, ocorreu na Federação das Indústrias do Estado de São Paulo. Assista ao vídeo com os depoimentos dos vencedores.

Estes são os ganhadores:

Categoria: Logística 4.0, Tecnologias Disruptivas e E-business
Vencedor – Mercado Livre
Projeto Gestão inteligente de rede logística complexa, através de modelagem preditiva, otimização linear e inteira, e processos 4PL e 5PL
Autores:
Rodrigo Calderaro / Gustavo Pompeo / Diego Oliveira / Fernando Montera / Andre Gonzalez

Categoria: Multimodalidade
Vencedores – Tigre Materiais e Soluções para Construção, e Brado Logística
Projeto 
Contêiner de 53 pés da Brado inova transporte multimodal
Apresentado por: Cleibe Palhano

Categoria Estudante de logística
Vencedor Fernando Vinícius da Rocha, Esalq Log.
Tese de doutorado com o tema: 
Análise de eficiência dos projetos de investimento em infraestrutura multimodal para o transporte de soja no Brasi

Categoria Sustentabilidade e Mobilidade Urbana
Vencedor Transportes Imediato
Projeto 
E-Retrofit
Apresentado por Roberto Zampini Jr e Rubens Mugnani

Categoria Sistemas de Movimentação, Armazenagem e Embalagem
Vencedor – Grupo Polar
Projeto  Soluções Logísticas para o Transporte de Medicamentos com Temperatura Controlada de 15 a 30°C
Trabalho apresentado por Anderson de Oliveira e Liana Montemor

Colaboração e Parcerias em Logística
Vencedor: Elekeiroz,
Projeto Importação de Enxofre em Big Bags 
Autor: Manoel Escobedo Fernandez

Menções honrosas

Em função de a décima-oitava edição do Prêmio Abralog de Logística ter sido marcada por acirrada disputa, com diferença de décimos, entre os cases, a Comissão Julgadora propôs a criação de duas menções honrosas por categoria, para retratar, de forma justa e fiel, o elevado nível de participação.

Assim, na Categoria Logística 4.0, Tecnologias Disruptivas e E-business, foram premiados os projetos:
Modelo Multivarejo de Excelência Operacional em Centrais de Distribuição, do Grupo Pão de Açúcar, trabalho apresentado por Danilo Vilar Teixeira,
e
Torre de Controle Logístico com Inteligência Artificial e Internet das Coisas, do Grupo Toniato, case apresentado por Sérgio Carvalho.

Já na Categoria Multimodalidade, foram indicados os projetos:
Programa de Gerenciamento de Terminais, da Valec, apresentado por Urubatan Silva Tupinambá Filho,
e
Logística da Saúde: Transportar Vidas está em Nosso DNA, apresentado por Fábio Tadeu Frigi, da Expresso Master Logística e Transporte

A Categoria Estudante de Logística, teve como menção honrosa Thiago José dos Santos Vieira, da Ufscar, a Universidade Federal de São Carlos, com o projeto Geração de Romaneios Otimizados para a Consolidação de Cargas na Distribuição de Mercadorias Com a Utilização de Frota Subcontratada. O orientador dessa tese de mestrado foi o Prof. Dr. Pedro Augusto Munari Júnior
.

As duas menções honrosas na Categoria Sustentabilidade e Mobilidade Urbana, foram:
Projeto Economia Circular na Cadeia de Abastecimento de FLV, da IFCO, apresentado por Katia Zenaro,
e
Projeto Sustentabilidade Social, da Confiancelog, apresentado por Fernanda Bianco.

Menções honrosas da Categoria Sistemas de Movimentação, Armazenagem e Embalagem:
Projeto Armazenagem de Produto Agropecuário no Porto de São Sebastião, da Reconlog, apresentado por Jessica Lopes,
e
Processo inteligente de Recebimento de Cargas, da Natura Cosméticos, apresentado por Alejandro Carfii

Na Categoria Colaboração e Parcerias em Logística, as menções honrosas foram para a Amway Corporation, pelo Projeto Terceirização Estratégica de Logística, apresentado por Joao Leone,
e
Projeto MeliNet – Potencializando a Capacidade de Entrega, do Mercado Livre, apresentado por Raphael Guadagnoli, Julio Manzano e Rodrigo Calderaro

As duas menções honrosas da Categoria Automação e Tecnologia da Informação foram as seguintes:
Mercado Envios, pelo projeto Data Mining (data mái-nin) Colaborativo, apresentado por Julio Manzano, Rodrigo Calderaro e Rafael Guadagnoli,
e
Carrefour, pelo projeto SI&OP  – Sales, Inventory and Operations Planning, apresentado por Marcelo Lopes, Diclei Remorini, Eduardo de Vecchi, e Leonardo Ueda

Consulte o white paper Logística 5G no Brasil, parceria entre Huawei, ABDI e Abralog

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Veja o documento “Logística Inteligente e o 5G no Brasil”, um White Paper que acaba ser lançado por nossa associada Huawei, em parceria com a Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI) e a Associação Brasileira de Logística (Abralog).

O White Paper mostra os benefícios do 5G e suas aplicações práticas. Um Armazém Inteligente montado pela Huawei, em Sorocaba, SP, deu origem ao conteúdo da publicação, que você pode ver clicando aqui.