sábado, 20/04/2024

ASSOCIE-SE

Panasonic compra Blue Yonder e meta é uma cadeia de suprimento autônoma

A Panasonic Corporation acaba de anunciar que adquiriu a Blue Yonder, a principal provedora de plataforma de atendimento digital de ponta a ponta. A Panasonic comprará os 80% restantes das ações (por US$ 5,6 bilhões) da Blue Yonder, somando-se aos 20% que a Panasonic adquiriu em julho de 2020.

Incluindo o pagamento da dívida pendente, o investimento adicional totaliza US$ 7,1 bilhões, avaliando a Blue Yonder em US$ 8,5 bilhões. Um acordo para comprar as ações remanescentes da Blue Yonder foi alcançado hoje entre a Panasonic e os atuais acionistas New Mountain Capital e fundos administrados pela Blackstone.

Aquisição acelera Autonomous Supply Chain – A necessidade de cadeias de suprimentos mais inteligentes, autônomas e edge-aware foi drasticamente aumentada pela pandemia de Covid-19, pelo aumento do e-commerce e pela proliferação de dados.

Essa aquisição fortalece o portfólio da Panasonic e acelera a missão compartilhada da Cadeia de Suprimentos Autônoma das empresas, empoderando os clientes a otimizar suas cadeias de suprimentos usando o poder combinado de AI/ML e IoT e dispositivos edge.

Ao unificar soluções de oferta, demanda e comércio com IoT e tecnologias edge, as empresas podem utilizar melhor insights preditivos de negócios do core das suas operações em tempo real.

A combinação da força da Panasonic em engenharia industrial, IoT e tecnologias de ponta, com a cadeia de suprimentos e soluções de comércio orientadas a IA/ML da Blue Yonder, intensifica consideravelmente o valor do cliente da principal plataforma de atendimento digital da Blue Yonder.

Juntas, a Panasonic e a Blue Yonder oferecerão uma vantagem competitiva única para os clientes para impulsionar mais automação e insights de negócios acionáveis e em tempo real que reduzam o desperdício e melhoram as operações, ao mesmo tempo em que criam um mundo mais sustentável.

 Relação Estratégica entre Panasonic/Blue Yonder – Essa aquisição baseia-se na relação estratégica Panasonic/Blue Yonder, estabelecida em janeiro de 2019, com uma parceria seguida pela criação de uma joint venture no Japão, em novembro de 2019.

Em julho de 2020, a Panasonic assumiu uma participação minoritária de 20% e um assento no Conselho de Administração da Blue Yonder. Esta aquisição fecha o círculo de relacionamento estratégico.

Pioneira na cadeia de suprimentos orientada por IA/ML – A Blue Yonder é líder do setor de supply chain, fornecendo uma plataforma de ponta a ponta impulsionada pela AI/ML que serve como um “sistema de inteligência” para seus clientes globais de varejo, manufatura e logística. Sua plataforma Luminate, baseada em nuvem, gerencia perfeitamente todos os nós da cadeia de suprimentos, através do planejamento, execução e comércio em uma plataforma unificada.

Para o ano encerrado em 31 de dezembro de 2020, a receita total da empresa foi superior a US$ 1 bilhão, dos quais 67% foram receitas recorrentes. A partir de 31 de dezembro de 2020, a receita anual recorrente do SaaS era de US$ 343 milhões e a taxa de retenção da receita líquida do SaaS era de 120%.

Foco estratégico de automação da Panasonic – Para a Panasonic, a aquisição aumenta a transformação digital e o foco centrado no cliente. Em 1º de abril de 2022, o Grupo Panasonic estará reorganizando algumas de suas unidades de negócios para se concentrar em áreas-chave como inovação e a automação da cadeia de suprimentos.

Yasuyuki Higuchi, CEO da Panasonic´s Connected Solutions Company (se tornará Panasonic Connect Co., Ltd., em 1 de abril de 2022) e liderará esta área de negócios. O CEO da Blue Yonder, Girish Rishi, e o time de liderança se juntarão à nova organização e a marca Blue Yonder será mantida e os negócios funcionarão dentro do guarda-chuva da Panasonic Connected Solutions Company.

O CEO da Panasonic, Yuki Kusumi, declarou: “Estou muito feliz em dar as boas-vindas à Blue Yonder e seus associados ao Grupo Panasonic. Ambas as empresas têm a mesma missão de apoiar as operações de linha de frente dos clientes e temos uma forte afinidade com nossas culturas corporativas. Com a fusão das duas empresas, queremos alcançar um mundo onde os resíduos sejam removidos de forma autônoma de todas as operações da cadeia de suprimentos e o ciclo de melhoria sustentável continue. Hoje, vemos um volume considerável de desperdícios e estagnação desse tipo nas operações da cadeia de suprimentos, o ideal é prover cenários com o uso justo dos recursos humanos visando uma correta adaptação dos mesmos e um adequado equilíbrio dos recursos operacionais. Queremos colocar à disposição de nossos clientes melhores modelos de operação e também a concretização de uma sociedade sustentável, por meio do uso criterioso dos recursos globais. Estou confiante de que, combinando o poder da Blue Yonder e da Panasonic, podemos criar inovação nas cadeias de abastecimento globais.”

Girish Rishi, CEO da Blue Yonder, declarou: “Estou emocionado em anunciar que a Blue Yonder está se juntando à Panasonic. Esta associação surgiu como resultado de três anos de trabalho em conjunto, primeiro com a Panasonic como cliente da Blue Yonder e, posteriormente, como parceira joint venture. Nós desenvolvemos confiança mútua e temos uma visão compartilhada para uma Cadeia de Suprimentos Autônoma, que proporciona uma vida melhor e um mundo melhor. Como plataforma essencial para tempos essenciais, estamos totalmente focados em atender o potencial dos nossos clientes.”

Peter Masucci, diretor-geral da New Mountain Capital, afirmou: “Começamos a construir a Blue Yonder há mais de 10 anos, e a empresa cresceu significativamente desde então. Estamos orgulhosos de ter apoiado a transformação da empresa no principal provedor de plataforma de atendimento digital do mundo. Agradecemos à equipe de gestão e associados da Blue Yonder e aos associados, Blackstone e a Panasonic, pela parceria com a New Mountain neste processo.”

Martin Brand, diretor executivo sênior da Blackstone, afirmou: ” Estamos orgulhosos de ter feito uma parceria com a New Mountain Capital e a Panasonic para apoiar Girish e sua equipe na transformação da Blue Yonder em líder de SaaS da cadeia de suprimentos por meio de investimento acelerado em inovação e recursos de machine learning. Esta empresa terá um futuro brilhante como parte do Grupo Panasonic.”

A transação foi aprovada pelos Conselhos de Administração da Panasonic e da Blue Yonder. O negócio deve ser fechado até o segundo semestre deste ano fiscal e está sujeito ao recebimento de aprovações regulatórias habituais.

 

Matérias Relacionadas

Abralog nas Redes

Últimas Matérias