O pré-sal deve significar para a logística impacto formidável e talvez até superior ao provocado nela pelo boom do agronegócio. A leitura é de João Willy Corrêa Rosa, professor da Universidade de Brasília. ” Se as expectativas de 100% de aumento na produção de petróleo se confirmarem para os próximos 3 a 5 anos, pode realmente haver uma mudança de peso na economia do Brasil com destaque para o setor da logística, afetando todos os modais: marítimo, cabotagem, rodoviário, ferroviário, fluvial e rede de dutos”, destaca o professor.
João Willy Corrêa Rosa, que é Phd em Geofísica, diz que para atingir a demanda eminente da indústria do petróleo, é possível que o setor de logística experimente grandes mudanças a curto prazo. Atualmente o setor representa 13% do PIB (dados da Abespetro), enquanto que o IBGE estima que o agronegócio, mais recente “game changer” da economia brasileira, represente 23% do PIB brasileiro.
Segundo João Willy, que concedeu extensa entrevista ao Portal Abralog, as reservas de petróleo já confirmadas e em fase de desenvolvimento de produção permitirão que o Brasil, em um prazo máximo de cinco anos, torne-se um importante exportador de petróleo.
Quais são as perspectivas de crescimento do setor de petróleo e gás no País?
O setor vive uma verdadeira revolução em ter`mos de aumento de produção, com uma política de desregulamentação que é vista como prioritária no contexto da atual Administração Federal. A Agência Nacional do Petróleo (ANP ) declarou nos últimos meses, que as transformações do setor ocorrem a partir da Petrobras que tem atraído investimentos. O volume das reservas já confirmadas e em fase de desenvolvimento de produção permitirá que o Brasil, em um prazo máximo de cinco anos, torne-se um importante exportador de petróleo.
Para atingir a demanda eminente da indústria do petróleo, é imperativo que o setor de logística experimente grandes mudanças a curto prazo. Soluções estruturais no setor serão vistas como prioritárias. Demandas antigas na área de logística, como desburocratização do modelo fiscal adotado atualmente, adoção de um modelo de controle digital e uniforme em todos as unidades da Federação, além da adoção de multimodalidade, são algumas das mudanças que serão necessariamente vistas como imperativas no setor de logística no Brasil.
A indústria do petróleo lida com a commodity mais valiosa na economia mundial. O incremento no uso de fontes alternativas de energia é vigoroso, mas o petróleo deverá ocupar ainda a parte mais importante da matriz energética da economia mundial, sendo praticamente imbatível por, pelo menos, mais duas ou três décadas. Assim, o crescimento atual no setor de petróleo no Brasil, impulsionado pelas comprovadas descobertas do pré-sal, deverá impactar, de forma muito positiva, a economia do Brasil no mesmo período.
Hoje, em que patamar estão o petróleo e o gás, e o que se pode esperar para daqui a 5 anos?
A produção média foi de 2,631 milhões de barris por dia em janeiro de 2019 (dados da Agência Nacional do Petróleo). O Brasil exporta atualmente, em média, 1 milhão de barris de petróleo por dia e importa, em média, meio milhão de barris de derivados de petróleo por dia. A produção de gás natural, em janeiro de 2019, foi de 113 milhões de barris por dia. A produção de petróleo dos campos do pré-sal das bacias de Santos e de Campos ultrapassaram, no segundo semestre de 2017, a produção dos antigos campos do pós-sal da bacia de Campos, que mantiveram a economia brasileira desde a década de 1970.
Trata-se de uma mudança significativa no modelo geológico dos campos produtivos, que mudou radicalmente o modelo de produção de petróleo em nosso país. Segundo dados da ANP, o País tem atualmente 641 poços produtivos do pós-sal, com uma média de produção diária de 1654 barris de petróleo para cada poço localizado na plataforma continental brasileira, enquanto que temos 86 poços produzindo no pré-sal, com uma média diária de 16547 barris por poço. Trata-se evidentemente de um aumento de 10 vezes na produtividade por poço. As perspectivas, para os próximos três anos, é que a produção brasileira de petróleo aumente para uma média de 5 milhões de barris por dia. Com isso, o Brasil tornar-se-á o quinto maior produtor de petróleo do mundo.
É possível acreditar que terá tanta importância para a logística como o agronegócio teve?
O aumento radical de produção e de produtividade que a indústria do petróleo vive no Brasil pode significar que observaremos um possível “game changer” em ação na economia de nosso país. Atualmente o setor representa 13% do PIB do país (dados da Abespetro), enquanto que o IBGE estima que o agronegócio, mais recente “game changer” da economia brasileira, represente 23% do PIB brasileiro. Se as expectativas de 100% de aumento na produção de petróleo se confirmarem para os próximos 3 a 5 anos, pode realmente haver uma mudança de peso na economia do Brasil. A mudança será certamente um driver para o desenvolvimento no setor de logística no país.
Por quê?
Os três elementos da cadeia produtiva do petróleo: upstream (que envolve a produção de petróleo e gás natural e seu transporte até as refinarias), midstream (envolvendo basicamente a atividade das refinarias, grandes distribuidoras e setores petroquímicos) e downstream (incluindo a distribuição e transporte dos produtos derivados aos locais de consumo, incluindo todos os outros players do setor varejista e indústrias consumidoras) exigirão crescimento imediato. Isso significa que a indústria pesada, envolvendo: siderurgia, construção civil, metalurgia e petroquímicas terão crescimento fomentado de maneira direta. Os setores de refino, distribuição e armazenamento de combustíveis e outros derivados de petróleo devem crescer de forma significativa. Deverá ocorrer forte expansão da atividade portuária. O uso do gás natural, muito abundante nos campos do pré-sal, deverá permitir redução significativa do custo da energia no Brasil, com o aumento do uso deste combustível em usinas termoelétricas, substituindo o óleo diesel neste tipo de geração.
Que impacto o avanço do Óleo e Gás terá para a logística e o supply chain? Quais seriamos reflexos imediatos?
Os reflexos imediatos devem ocorrer em áreas envolvendo grandes volumes de petróleo e gás produzidos pelos campos do pré-sal, como na ampliação e modernização de refinarias de petróleo existentes, ampliação da rede de oleodutos e gasodutos existentes, no aumento no transporte de cabotagem e no aumento da atividade em terminais portuários. Com relação às refinarias de petróleo e rede de oleodutos e gasodutos, o Governo Federal promove atualmente a privatização de grande parte do setor. Isso deve ter como consequência imediata o aumento de investimentos privados para modernização e ampliação dos sistemas.
Os impactos para a logística serão certamente observados diretamente nestes setores, acompanhando as necessidades no transporte associado à indústria pesada, na movimentação de petróleo, gás, derivados petroquímicos e na distribuição de combustíveis. Apesar do preço das commodities do setor acompanharem necessariamente os preços praticados no mercado internacional, o aumento de volume produzido, a desregulamentação no setor, com o aumento das bandeiras atuando na distribuição do mercado de varejo e o uso de gás natural, podem liberar um pouco a pressão sobre o preço do óleo diesel. Todavia, isso é um assunto que envolve outras variáveis, incluindo questões tributárias
E a multimodalidade, o que acontecerá com ela em função desse boom?
Antevemos que os reflexos no setor de logística afetarão todos os modais: marítimo, cabotagem, rodoviário, ferroviário, fluvial e rede de dutos. Na verdade, com a inclusão de grandes empresas internacionais de petróleo, já atuantes paralelamente à Petrobras na prospecção e produção de petróleo e gás natural no Brasil, a multimodalidade, assim como outros conceitos fundamentais em logística moderna, será incentivada. O incentivo virá das necessidades e pelas exigências atuais no gerenciamento corporativo moderno, incluindo procedimentos seguindo as normas de compliance praticadas.
Com esse rápido crescimento nossa deficiente infraestrutura não será entrave? Mesmo diante do trabalho do ministério da Infraestrutura, que parece finalmente poder colocá-la de pé?
A necessidade de escoamento da produção de petróleo e gás natural (setor upstream da cadeia produtiva) acarretará, por si só, mudanças significativas nos diversos modais de logística existentes no Brasil. Com o aumento da atividade nos setores de midstream e downstream, que provocarão mudanças e aumento na produção industrial, a ampliação da rede de transportes e armazenamento será ainda mais urgente.
A rede de logística existente, envolvendo todos os modais, terá que atender a nova demanda, além daquelas já existentes, como as demandas do agronegócio. Os problemas potenciais ligados ao aumento da demanda do setor de logística poderão ocorrer nos modelos tributários adotados, o que deve exigir regimes especiais de tributação. Riscos ambientais relacionados aos diversos modais adotados devem também aumentar a demanda de legislação e suporte técnico e jurídico adequados. Finalmente, todas as atividades envolvidas nos modais devem exigir regulamentação junto às agências reguladoras e fiscalizadoras
Como devem ser portar os profissionais e empresas do setor de logística diante desse novo cenário do setor de petróleo e gás natural no Brasil?
Nossa abordagem nos trabalhos que desenvolvemos junto ao setor de petróleo e gás natural tem como objetivo a segurança jurídica das atividades do setor privado, no âmbito técnico-científico, envolvendo os aspectos geofísicos e geológicos inerentes ao setor. As variáveis principais dos problemas abordados para alcançar os objetivos citados são: a legalidade, a regulamentação e a aplicação de técnicas corretas. A abordagem dos trabalhos tem caráter multidisciplinar, envolvendo a Academia, o Setor Jurídico e o Congresso Nacional, com metas na certificação de investimentos nacionais e internacionais, sempre com respaldo jurídico, técnico e científico.
Serviço: R2V2 Consultores em Petróleo e Gás. Professor João Willy Corrêa Rosa. Telefone 61-3542-2872 e 61-99988-4234. [email protected]