sábado, 20/04/2024

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Entenda como funciona o Documento Eletrônico de Transporte

Pesquisa realizada a pedido da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo e do Centro das Indústrias do Estado de São Paulo,  84% dos entrevistados consideram o Brasil excessivamente burocrático. Para 78%, a burocracia é o que mais atrapalha o desenvolvimento do país e para 75% dos pesquisados, os entraves provocados pelo excesso de burocracia acabam favorecendo a corrupção.

O Governo Federal, através do Ministério da Infraestrutura, vem desenvolvendo inciativas para a desburocratização da logística no País. A novidade é o Documento Eletrônico de Transporte (DT-e), projeto piloto – que estará em testes no Espírito Santo pelos próximos meses e promete unificar cerca de 20 documentos exigidos em operações de cargas no país.

E como vai funcionar o DT-e?

A leitura eletrônica dos dados do veículo e da operação, realizada por meio de um chip acoplado ao veículo, vai permitir que o caminhoneiro ou transportadora seja autorizado a seguir viagem sem precisar ser parado no caminho e sem a necessidade de apresentar documentos em papel nos postos de fiscalização e pesagem. Clique aqui e saiba como funciona o projeto.

Benefícios DT-e para a logística brasileira

Através de um aplicativo no seu celular, o caminhoneiro terá mais facilidades no agendamento das operações de embarque e desembarque nos portos, integrado com os sistemas PortoLog e Porto Sem Papel.

Além disso, não serão mais necessários documentos impressos, pois, o sistema o DT-e unificará os documentos que são apresentados pelos caminhoneiros ou transportadores nos postos de fiscalização nas rodovias, por meio de um aplicativo de celular.

Com isso, filas serão reduzidas e o tempo de parada dos caminhões nos postos de fiscalização, que hoje somam uma espera de 6 horas em média.

A tecnologia fará a leitura eletrônica dos dados do veículo e da operação, permitindo que o caminhoneiro ou a transportadora sejam autorizados a seguir viagem sem a obrigatoriedade de parar ao longo do trajeto para apresentar documentos em papel nos postos de fiscalização e pesagem.

 Projeto 3i – Rede Brasil Inteligente

A iniciativa faz parte das ações do “Projeto 3i – Rede Brasil Inteligente”, que aposta na utilização de tecnologias de informação e comunicação para aprimorar a logística multimodal no país. De acordo com informações do site do Governo Federal, o projeto-piloto será realizado no âmbito do sistema de monitoramento eletrônico conhecido como “Canal Verde Brasil”, que já está em funcionamento em 55 pontos no país.

O sistema, regulado pela Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), utiliza balanças eletrônicas para a pesagem em movimento e em alta velocidade instaladas pela ANTT em rodovias concedidas. A tecnologia também está sendo adotada pelo Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) em rodovias federais. Matéria desenvolvida com informações do portal Ministério da Infraestrutura.

 

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