sexta-feira, 19/04/2024

ASSOCIE-SE

Presidente da Abralog fala de logística e sustentabilidade no Agro+

O presidente da Abralog, Pedro Moreira, foi o entrevistado da semana do programa Novos Caminhos, da TV Bandeirantes, que aborda o agronegócio brasileiro (https:\/\/www.abralog.com.br//abralog.agenciahypelab.com.br//www.youtube.com/watch?v=H_aQMLD1yfc). Moreira falou da logística no setor. A entrevista foi conduzida pelo jornalista José Marcelo Santos. O tema principal da conversa foi a sustentabilidade ambiental e que contribuição a logística pode dar. Muito debatida também a multimodalidade, como forma de o Custo Brasil ser atenuado e melhorada a eficiência das cadeias do segmento, como um todo.

O programa Novos Caminhos faz parte do canal Agro+, do Grupo Bandeirantes de Comunicação, cujo objetivo é acompanhar este que é um dos segmentos da economia que mais crescem no Brasil.

“Logística e sustentabilidade têm tudo a ver, desde a integração dos elos da cadeia de abastecimento até a reciclagem, passando pelo uso de embalagens retornáveis. A logística combina profundamente com a economia circular, pois ajuda a reduzir custo, materiais, tempo, elimina emissões e melhor a qualidade de vida nas cidades”, disse Moreira, na abertura da entrevista.

O presidente da Abralog falou também da ESG, sigla em inglês de Environment, Social, Governance, que busca nas boas práticas logísticas o aumento da produtividade das organizações e ainda a redução do custo logístico. é usada para se referir às melhores práticas ambientais, sociais e de governança de um negócio – mas também pode ser um critério para investimentos.

“A logística é relevante para a ESG. O desenvolvimento da infraestrutura tem impacto direto na ESG, já que torna possível fazer mais com menos recursos, gastando menos combustível e com menor impacto ambiental”,comentou.

O programa abordou ainda temas como e-commerce, digitalização, startups, necessidade de criação de infraestrutura para reduzir o Custo Brasil, fazer funcionar a multimodalidade (sincronia entre os modais de transporte), e a redução da burocracia, entre outros assuntos.

Matérias Relacionadas

Abralog nas Redes

Últimas Matérias