segunda-feira, 15/04/2024

ASSOCIE-SE

Primeiras ações do Comitê do Frio serão de tecnologia, processos e regulação

A reunião de instalação do Comitê Cadeia do Frio, realizada na quinta-feira 9.7.2020, via online, mostrou a força desse mercado, que tem crescido de forma acelerada nos últimos anos, lastreado por aportes de fundos de investimentos, fusões e aquisições e entrada de novos participantes.

A segunda reunião já está marcada, e será no dia 29.7.2020, durante a qual se fará uma equalização de conhecimento sobre normas e protocolos da cadeia do frio.

Os primeiros passos do Comitê se darão em torno de duas vertentes de trabalho: processos e tecnologia; e a regulação necessária ao segmento, conteúdo a ser encaminhada ao Ministério da Infraestrutura, como contribuição ao Projeto Pro-Brasil, ao qual o Comitê pretende estar conectado.

A reunião inaugural contou com a presença do presidente da Abralog, Pedro Francisco Moreira, e foi coordenada pelos líderes do Comitê, os associados Fábio Miranda, Diretor da Martin Brower, e Ozoni Argenton Jr, sócio da OAJ, empresa de consultoria especializada no setor. Veja como será o comitê na visão de seus coordenadores.


Números do setor – O mercado frigorificado brasileiro tem aproximadamente 10 milhões de m3, sendo que as 10 maiores empresas respondem por 55% desse total. As movimentações dessa cadeia de abastecimento contempla produtos e insumos como: embutidos e carnes processadas; carnes bovina e suína; frango; pescados; alimentos vegetais; sucos concentrados; frutas e legumes; massas; sementes; lacticínios; sorvetes; insumos agrícolas; fármacos e vacinas.

Supermercados, atacados e varejos detém 22,3 milhões de m2 de lojas, dos quais 37% representam a área frigorificada. A frota de veículos utilizada para movimentar o segmento é de 65.100 veículos frigorificados, que representa 3,20% de todos os caminhões que rodam no País. (São considerados veículos frigorificados, aqueles que são equipados com baú frigorífico, equipamentos de refrigeração e controle estático de temperaturas, de carretas e trucks até veículos leves de carga)

.

Presentes – Foram convidados para a sessão de instalação: José Augusto R. dos Santos, Martin Brower; Adriano Rocha Lilian Campos Marques , Ar Frio; Ana Vaz Felipe, Bid Food; Carla Matteo Louzão, Mccain; Carlos Gomes, Yes Brasil; Francisco Moura, Super Frio; Adauto Franco, Friovale; Luciano Alves, Marfrig; Marcelo Niciolli, Thermo King; Rogerio Scheffer, Aguia Sistemas; Rone Frasson, Prodelog; Sidney Honorato, Confiance Logistica; Theo Stork, Carrier; Elcio Grassia, Comfrio; e Renato Oliveira, da Friozen.

Matérias Relacionadas

Abralog nas Redes

Últimas Matérias