terça-feira, 23/04/2024

ASSOCIE-SE

São Paulo terá rodízio 24h e restrição por placa par e ímpar a partir de 2ª

A Prefeitura de São Paulo anunciou hoje a volta do rodízio de veículos e de forma mais dura para aumentar a taxa de isolamento na capital paulista em meio ao combate do novo coronavírus.

A partir de segunda-feira (11), a restrição de circulação de veículos valerá para toda a cidade e vai durar o dia inteiro. Outra mudança é que, em vez de uma vez por semana, agora os veículos poderão circular dia sim, dia não, conforme o número final da placa.

“Essa é uma medida necessária para que a gente evite ter que decretar lockdown na cidade de São Paulo”, disse o prefeito Bruno Covas (PSDB) ao fazer o anúncio.

Entenda como fica o novo rodízio em São Paulo:

Quando é o rodízio?

Os carros com placa final ímpar (1, 3, 5, 7 e 9) poderão circular nos dias ímpares. Para eles, o novo rodízio começa a valer a partir de 11 de maio.

Os carros com placa final par (0, 2, 4, 6 ou 8) poderão circular nos dias pares. Para eles, o rodízio valerá, na prática, a partir de 12 de maio.

Qual será a duração do rodízio?

O rodízio valerá para as 24 horas de cada dia. Antes, ele acontecia em dois períodos, das 7h às 10h e das 17h às 20h.

Onde haverá restrição de circulação?

Em toda a cidade de São Paulo. Antes, o rodízio valia apenas para o centro expandido da capital paulista.

Quando é dia de rodízio?

Todos os dias, incluindo sábados e domingos. Antes, a restrição era de segunda a sexta, com revezamento dos veículos ao longo da semana.

Até quando o novo rodízio vai durar?

Não há prazo. Segundo a prefeitura, ele valerá enquanto durar a pandemia do novo coronavírus.

Qual o valor da multa?

O descumprimento do rodízio rende multa de R$ 130,16 ao infrator, além da perda de quatro pontos na sua CNH (Carteira Nacional de Habilitação).

Profissionais de saúde serão afetados?

Profissionais da saúde terão de se cadastrar para ter a liberação para circular pela cidade. Hospitais, clínicas e profissionais de saúde informaram a prefeitura sobre quais são seus profissionais. Também será possível fazer o cadastro por e-mail, [email protected].

O prazo para os profissionais cadastrarem-se será de dez dias. Nesse período, quem for multado poderá recorrer para anular.

E quem tem isenção?

Veículos que já possuem isenção do rodízio, como os de portadores de deficiência física, continuam com o benefício de não ter restrição de circulação.

O secretário municipal de saúde, Edson Aparecido, diz que o momento da pandemia da covid-19 na cidade é “de ascendência da doença, tanto do ponto de vista de disseminação quanto dos óbitos”.

Medida busca ampliar o isolamento social

Ontem, a taxa de isolamento na capital ficou em 47%, segundo dados do governo do estado. Covas espera que esse índice fique em, ao menos, 60% com o novo rodízio.

Ao longo da semana, a prefeitura chegou a fazer bloqueios na cidades para desestimular a circulação de carro, mas a medida não deu certo e foi cancelada.

O rodízio estava suspenso em São Paulo desde 17 de março. “A expectativa inicial da prefeitura é que, com a liberação do rodizio, a gente evitasse aglomeração nos ônibus. Só que, infelizmente, nós percebemos que a liberação do rodizio tem servido como estimulante para as pessoas saírem de casa”.

A prefeitura vai ampliar em 1.000 ônibus a quantidade de veículos no transporte coletivo em razão do rodízio mais amplo. Fonte: UOL. Foto: Abralog.

Matérias Relacionadas

Abralog nas Redes

Últimas Matérias