terça-feira, 16/04/2024

ASSOCIE-SE

Sistema Fronius informa a bateria que foi carregada há mais tempo

A Fronius, empresa com atuação nas áreas de energia solar, tecnologia de soldagem e carregadores de baterias e associada à Abralog, para otimizar a utilização da bateria através do sistema de informação e gerenciamento, oferece uma solução chamada Cool Battery Guide Easy muito eficiente para processos intralogísticos (empilhadeira, salas de baterias e palheterias).

É uma unidade de controle ligada a uma faixa de LED em cada sistema de carregamento da bateria que informa ao usuário a bateria que foi carregada há mais tempo. Isto garante que todas as baterias serão utilizadas igualmente com a mesma frequência e com tempo suficiente para resfriar. “A Fronius apoia os seus clientes desde a fase de planejamento e assegura que os sistemas cumpram todos os requisitos necessários, incluindo proteção contra incêndio, explosão e segurança de trabalho”, complementa a gerente Comercial da Unidade de Negócios de Carregadores de Baterias da Fronius, Mariana Kroker.

Mariana Kroker explica que as empresas estão cada vez mais interessadas em qualificar seus métodos, principalmente, para reduzir custo e ter maior desempenho nas atividades. E no processo intralogístico (empilhadeira, salas de baterias e palheterias) não é diferente. Além da relação custo-eficiência e rentabilidade, a sustentabilidade é um fator primordial para quem compra um sistema de empilhadeira operado eletricamente.

Atualmente estas operações podem representar até 25% dos gastos das empresas. “As empresas gradativamente procuram investir em produtos sustentáveis e em processo de carregamento. É preciso dispor de soluções inteligentes, tecnológicas e assertivas, para que as companhias possam aproveitar cada vez mais seus CDs (Centros de Distribuição) ou espaços logísticos para outras atividades. A ideia é reduzir tempo de carregamento, menos baterias e otimizar o espaço. Logo não será mais necessária uma sala de baterias e sim, pit stop de cargas”, explica a O grande gargalo para muitas empresas são os carregadores mais antigos, principalmente, pelo tempo de carregamento e por consumirem muita energia. Os carregadores de bateria determinam 50% dos problemas operacionais. Um sistema de carregamento de baterias eficaz influencia na vida de baterias, além dos gastos de manutenção e de energia para abastecê-la.

 Para ter um bom desempenho é preciso apostar na troca de tecnologia. “O custo benefício deste investimento é rápido, dependendo da quantidade de turnos de trabalho, kWh pago e baterias por máquina. Mas devemos enxergar esta mudança de tecnologia como investimento, pois além dessa economia imediata de energia, o carregador terá vida útil de 10 anos”, ressalta Kroker.

Matérias Relacionadas

Abralog nas Redes

Últimas Matérias