Slip Sheet: solução sustentável otimiza processo logístico das empresas

Realizar o carregamento, descarregamento e estocagem de produtos de maneira ágil, econômica e segura é um desafio para empresas em centros de distribuição. Processos que são essenciais para a comercialização de mercadorias, mas que demandam espaço físico e, consequentemente, custos. Para movimentar toneladas de materiais, uma alternativa tem chamado a atenção do setor. É o Slip Sheet, desenvolvido pela WestRock, empresa voltada para soluções únicas e sustentáveis em papel e papelão ondulado.

O produto é construído com duas folhas de papel kraftliner, com alta performance e que, ao ser puxado para cima de empilhadeiras suporta altos peso de carga – até duas toneladas – por oferecer ampla resistência, substituindo os convencionais paletes de madeira. A solução pode ser utilizada para a movimentação de inúmeras embalagens, sejam elas em caixas ou sacarias, como máquinas, produtos de higiene pessoal e perfumaria, bebidas e alimentos, incluindo frigorificados.

A substituição aos paletes foi pensada com preocupação funcional, ambientalmente correta e que traga redução de custos afirma Thiago Morasi, gerente de Soluções & Customer Care WestRock Brasil. “Os clientes buscam diminuir os custos operacionais, aumentar poder de estocagem, ter mais agilidade no transporte e com um manuseio mais simples. A utilização do Slip Sheet em detrimento dos paletes de madeira consegue entregar todas essas demandas e ainda aumentar a qualidade e segurança em toda área logística”, reforça.

Redução de custos e ganho de espaço
A inclusão desta ferramenta permite diminuir os custos da operação. Os valores para aquisição de um Slip Sheet são, em média, 50% menores em relação a um palete de madeira. Outra vantagem do Slip Sheet é o ganho de espaço antes ocupados por paletes. A redução pode chegar até 98%, já a folha de papelão possui espessura mínima. Os custos com frete também são impactados, uma vez que é possível o transporte de mais cargas com a eliminação de paletes convencionais, que podem pesar até 40 quilos. Enquanto o Slip Sheet pesa somente 750 gramas.

Para setores que trabalham com a exportação de mercadorias, estudos demonstram que a estimativa é aumentar o envio de cargas de 25% em cada container. O produto ainda dispensa custos com tratamentos fungicidas necessários em alguns casos para os paletes de madeira. Essa utilização oferece não só ganhos de espaço físico e ergonomia pela facilidade de armazenagem e manuseio, mas também é mais sustentável. O Slip Sheet desenvolvido pela WestRock são de fontes renováveis, totalmente recicláveis e biodegradáveis.

Empresas recebem suporte para adaptação
Para que as empilhadeiras possam usar o Slip Sheet com segurança, é necessário realizar uma adaptação que permite o garfo da máquina segurar a folha com vinco, puxar e movimentar para cima do equipamento. A WestRock oferece essa adaptação e, por ser uma solução recente no mercado, visando apoiar os clientes, a empresa proporciona treinamento e suporte técnico as equipes operacionais, estudos para viabilizar retorno no investimento e redução de riscos aos parceiros que optarem pela alternativa.

A WestRock em 50.000 funcionários, em cerca de 320, na América do Norte, América do Sul, Europa e Ásia.

Fotos: Divulgação



Deixe uma resposta