sexta-feira, 12/04/2024

ASSOCIE-SE

Soluciona Logística cria para C&A primeira frota de elétricos do varejo de moda

A palestra “Redução de emissões: abastecimento de lojas com veículos elétricos”, no primeiro dia da Conferência Nacional de Logística (CNL), mostrou como nossa associada Soluciona Logística montou para a C&A a operação com veículos elétricos pioneira no varejo de moda no Brasil. O evento ocorreu durante a Intermodal de 15 a 17.3.2022, em São Paulo.

Iniciada em setembro do ano passado, entre CDs e lojas da C&A, com um caminhão elétrico, a experiência andou rápida, tanto que dois meses depois, em novembro de 2021, foram encomendados mais 34 veículos, metade para rodar em São Paulo, e a outra metade no Rio de Janeiro, informou Toni Trajano, o CEO da empresa na CNL. O próximo passo será levar a operação para Minas Gerais e Espírito Santo.

O veículo um VUC da JAC Motors, transportou cargas de até quatro toneladas, com autonomia de até 200km. Em cinco meses de operação, o caminhão elétrico percorreu 8.100 km, realizou 93 viagens e fez 209 entregas.

“Isso quer dizer que deixamos de emitir cerca de 3,5 toneladas de CO², o equivalente ao plantio de 25 árvores nativas da Mata Atlântica. Mais 1.700 litros de diesel deixaram de ser usados nessa operação-piloto. Com o aumento da frota conseguiremos transportar mais de 18 milhões de peças, o que equivale a 9 toneladas de entregas. Ou seja: o potencial total da frota tem a capacidade de retirar 500 toneladas de CO² por ano do meio ambiente, já que o veículo elétrico não emite C02”, disse Trajano.

Segundo o executivo, alguns desafios que surgiram foram solucionados antes mesmo do projeto sair do papel. Um deles: como fazer o descarte e utilização correta das baterias instaladas no caminhão. Dentre as possibilidades, encontramos algumas opções como: a utilização da bateria para iluminação interna e substituição de geradores a diesel dos Centros de Distribuição da empresa. Importante: a infraestrutura de recarga está instalada nos centros de distribuição da C&A em São Paulo e Rio de Janeiro.

“O projeto-piloto, além de ser um tema importante de mobilidade urbana sustentável, é, também, exemplo intenso de centralidade no cliente, pois teve o sucesso que estamos vendo no dia a dia em função da relação extremamente próxima, até porque toda a operação é feita nas dependências da C&A, com o caminhão totalmente dedicada à empresa”, contou Toni Trajano. A C&A está no Brasil desde 1976, tem seis centros de distribuição e 318 lojas.

O caminhão – O VUC elétrico da operação é fabricado pela JAC Motors, modelo iEV1200T, de porte médio, o primeiro do mercado brasileiro com menos de 7,5 toneladas – o que o torna ideal para uso urbano. De acordo com a montadora, o custo total por quilômetro rodado chega a ser seis vezes menor que seu equivalente a diesel.

O propulsor elétrico do iEV oferece uma potência de 177 cavalos, e a velocidade alcança 90 km/h. Já o tempo de recarga chega a 11 horas em estações de 7,4 kWh, mas pode ter 80% da bateria carregada em até duas horas em estações de carga rápida, de 40 kWh.

Matérias Relacionadas

Abralog nas Redes

Últimas Matérias