sábado, 20/04/2024

ASSOCIE-SE

Soluciona Logística dá salto digital com novo ERP

Destaque nacional no transporte de carga dedicada (FTL), a Soluciona Logística iniciou em janeiro a implantação de um novo sistema ERP, fase inicial de sua jornada de digitalização e expansão para o mercado internacional.

Contratado junto à SAP, criadora do conceito e referência neste segmento, o ERP (Enterprise Resource Planning) é um sistema de gestão integrada dos principais processos empresariais, como financeiro, RH, produção, cadeia de suprimentos e serviços. “Optamos por esta solução devido à sua segurança operacional, confiabilidade e por se tratar de um padrão global para gestão, o que possibilitará tanto a integração de departamentos quanto a incorporação de sistemas importantes para o crescimento e expansão da companhia”, afirma Toni Trajano, CEO da Soluciona.

O projeto já se encontra na fase inicial de mapeamento dos processos e desenho da solução (blueprint). A “virada de chave” para o início da operação deve ocorrer ainda no primeiro semestre, após uma etapa de testes em ambiente de homologação e da carga de dados de toda a empresa.

Compliance

A implantação do ERP na Soluciona foi definida pelo seu corpo de diretores em 2019 e incluído como meta do Plano de Negócios para os próximos anos. A digitalização é um dos principais eixos do plano e  o ERP um pré-requisito deste processo, visando garantir uma base confiável de dados para estratégias futuras em Big Data, Business Intelligence e decisões orientadas por dados.

“Ao oferecer desde controles de compras até controles finos de operação, além de aderência aos requisitos da nova Lei Geral de Proteção de Dados, o ERP nos coloca em outro patamar de maturidade de gestão, sendo vital para atender aos critérios de compliance exigidos pelo mercado e para elevar o valor da companhia”, diz Toni.

Alinhamento

Adiada por alguns meses devido à pandemia do Covid-19, a jornada de digitalização da empresa foi precedida pela contratação de Américo Jardin, premiado em 2020 como melhor executivo de Tecnologia da Informação do Brasil pela IT Media/Korn Ferry,  na categoria bens não-duráveis.

“O alinhamento do negócio à estratégia digital passa por encarar a TI como uma área estratégica, e não apenas de suporte”, afirma Américo. “A adoção de um ERP robusto e confiável nos dará a segurança e os requisitos necessários para colocar a energia de TI da empresa a serviço de novos negócios e criação de novos produtos, como no projeto de inovação aberta que vai integrar a Soluciona ao ecossistema de startups ainda em 2021”, antecipa.

Omnicanalidade

A adoção do ERP da SAP também vai oferecer à Soluciona uma base consistente para sua estratégia de atuação multicanal no segmento de transporte. “Por estar presente em inúmeras empresas de varejo globais que atuam com omnichannel, a plataforma da SAP dispõe de know-how para desenvolver e estender soluções de compatibilidade a sistemas da cadeia de suprimentos, onde a presença deste hubs ainda é incipiente”, explica Américo.

No longo prazo, a Soluciona tem a visão de tornar-se a primeira transportadora omnichannel do Brasil, a partir da adoção de soluções que permitam um monitoramento e controle logístico ponta-a-ponta – da  fábrica até o consumidor.  “A convergência dos meios de consumo online offline, como ocorre nos aplicativos e lojas físicas, requer gerir armazenamento, embarque, transporte e estoques de maneira integrada”, diz Toni Trajano. “Já não há como pensar a gestão de custos e de riscos na logística sem base tecnológica e digitalização de processos e serviços. Quem não acelerar sua jornada de transformação digital certamente ficará para trás”.

Matérias Relacionadas

Abralog nas Redes

Últimas Matérias