domingo, 24/03/2024

ASSOCIE-SE

TFA Cargo faz 10 anos durante a pandemia e muda mercados de atuação

Entrevista Altair Baptista | CEO TFA Cargo Logistics

A TFA Cargo Logistics chegou aos 10 anos…

A TFA Cargo Logistics completou 10 anos no dia 10 de novembro de 2020.Tenho lembranças do começo quando éramos eu, Altair Baptista, e uma funcionária de operações. Conforme o tempo foi passando, e o número de clientes aumentando, percebi a necessidade de montar uma equipe e dividir os trabalhos em três setores: Comercial, Operacional e Financeiro. Acredito que nosso diferencial foi e continua sendo o compromisso que temos com o cliente. Proporcionar o melhor serviço e atenção que precisa durante o processo. Já recebemos muitos relatos indicando satisfação em relação a essa forma de trabalhar.

Quais as principais mudanças ocorridas no mercado de commodities durante a pandemia?

O mercado de commodities mudou muito desde o começo da pandemia. Vimos queda da indústria e do petróleo. Por outro lado, observamos aumento global por embarques de alimentos e insumos médicos, em decorrência da pandemia. A agricultura do Brasil bateu recordes esse ano e os laboratórios farmacêuticos de todo o mundo expandiram seus estoques.

Quais foram os impactos que a pandemia causou na cultura da empresa? Como o aumento mundial pela procura de alimentos e medicamentos mudou o dia a dia da TFA Cargo?

A TFA Cargo Logistics sempre fez embarques de todos os tipos de commodities de exportação e importação, e temos uma carteira de clientes bem diversificada. Porém, com o aumento mundial pela procura de alimentos e medicamentos, focamos mais nessas duas commodities, e na procura por empresas que trabalham nesse nicho. Além disso, ganhamos uma satisfação particular: saber que contribuímos para que as pessoas não passassem necessidades e ficassem mais seguras durante esse momento de pandemia, foi o que nos moveu ainda mais.

Pode explicar como é essa decisão de aumentar a participação em novos mercados e o networking com parceiros e clientes?

A TFA Cargo Logistics atua com clientes nas Américas, Europa, África e Ásia. Nossa maior presença é na China. Quando ela parou em decorrência do coronavírus, percebemos que havia necessidade de aumentar nossa presença e força em outros mercados mundiais. Por esse motivo, montamos um plano de ação para melhorar o relacionamento com nossos parceiros e clientes. Além disso, criamos o Departamento de Logística Farmacêutica, o de Carga de Projeto, e um terceiro para Flexitank e Isotank. Sabemos que não são todas as empresas de logística que oferecem esse serviço, sendo essa uma ótima oportunidade, um oceano azul, como se diz no segmento. Fizemos forte divulgação para informar sobre os novos serviços, aproveitando para fazer networking, oferecendo ótimos valores de frete.

Quais são esses novos mercados?

Esses novos mercados são Logística Farmacêutica, Carga de Projeto, Flexitank e Isotank. Como foi dito anteriormente, nem todas as empresas de logística fazem esse tipo de serviço. Ter vários clientes desses serviços em vários lugares do mundo, além de ser mais lucrativo do que o serviço normal de embarques em contêineres, agrega mais valor para nossa organização por serem serviços mais complexos e criar uma maior fidelidade do cliente com a TFA Cargo.

Pode explicar o que é Carga de Projeto, Flexitank e Isotank?

Carga de Projeto são cargas com medidas, dimensões e pesos fora dos padrões que impedem o embarque em contêineres e normalmente demandam soluções multimodais, seja no aéreo, na cabotagem, modal rodoviário ou ferroviário. Todos os modais podem ser utilizados para mover uma carga de projeto, incluindo aeronaves, navios, trens ou caminhões. Isotank é um tipo de contêiner em formato cilíndrico, projetado para transporte de cargas líquidas (alimentos e químicos) e o Flexitank, uma bolsa extremamente resistente utilizada para embarque dentro de um contêiner. Além de oferecer segurança e baixo custo, é ecologicamente correta, pois é descartada de acordo com orientações de órgãos regulamentados. Fácil de armazenar, não ocupa muito espaço e tem maior capacidade superior a tambores. Quanto à logística farmacêutica, vínhamos observando  seu crescimento antes da Covid.

A TFA Cargo vai ter de fazer grandes mudanças e investimentos para se digitalizar, ou apenas alguns ajustes?

O digital faz parte de qualquer empresa de sucesso. Desde o início do ano, criamos o departamento de Marketing e Social Media, para aumentar a utilização de nossas redes sociais. Além disso, ampliamos nosso sistema de gestão de informações e processos, com a implantação de um CRM. O mundo mudou e agora a atenção permanente é vital!

Matérias Relacionadas

Abralog nas Redes

Últimas Matérias