domingo, 24/03/2024

ASSOCIE-SE

Wilson Sons implementa projeto de estufagem de trigo em contêineres

A Wilson Sons (WSON33), maior operadora integrada de logística portuária e marítima do mercado brasileiro, implementou um projeto inédito no Tecon Rio Grande: o de estufagem de trigo a granel em contêineres.

O trigo é acondicionado diretamente no contêiner, o que gera uma série de vantagens tanto para os produtores quanto para os clientes compradores.

O projeto, em parceria com as empresas Gomes e Marques, Aliança Navegação e Suporte Corretora já está em funcionamento com cabotagem ao Amapá. Esse modelo operacional tem um grande potencial também para a exportação de trigo a granel em contêiner.

A estufagem em contêiner abre a possibilidade de produtores alcançarem e captarem novos mercados, uma vez que não é necessário o afretamento de um navio com o produto, como ocorre no caso do granel.

Isso beneficia os produtores menores que, com menores investimentos e mesmo em períodos de entressafra, conseguem atingir mercados distantes.

Além do acesso a mercados alternativos, outros benefícios da modalidade são o menor índice de perda de grãos e o baixo custo em despesas extras, além da independência das condições climáticas para sua realização.

A operação de estufagem é realizada com um basculador de contêiner. Nos casos em que o trigo que chega em carretas graneleiras, o material é tombado numa moega e transferido para um silo, sendo, na sequência, realizado o carregamento do contêiner de forma direta.

Gustavo Leite, diretor da Suporte Corretora, consultoria de grãos que presta apoio a cerealistas e
cooperativas, relata que uma das vantagens da estufagem é a flexibilidade do embarque, que permite o envio de mercadorias com uma frequência muito maior que em uma operação granel.

Outro benefício é a possibilidade de expandir negócios.

“A logística em contêiner permite a descarga em portos alternativos, possibilitando a expansão da oferta a outros clientes”, avalia Leite.

“Realizamos a primeira operação com um embarque para Santana, no Amapá, e justamente por ser nesta modalidade se viabilizou o acesso a um novo cliente”, conta.

Outro ponto positivo é a confiabilidade do produto, já que não há perda de identidade. No caso do granel, padrões de diferentes qualidades enchem o silo graneleiro.

“A segregação do produto é um aspecto importante na estufagem, pois garante que não se perca identidade do grão e permite rastreabilidade do produto, reduzindo riscos de contaminação”, diz Leite.

Com a atual safra recorde de trigo, a estufagem do grão praticada pelo Tecon Rio Grande ajuda as empresas a escoarem esta produção e abrir novas frentes de negócios.

“Estes serviços permitem a abertura e acesso do trigo gaúcho a novos mercados. Possuímos uma grande oportunidade em nosso Estado, que é o de abastecer outros mercados com matéria-prima de padrão e qualidade”, considera o Diretor da Suporte. Foto: Divulgação

Matérias Relacionadas

Abralog nas Redes

Últimas Matérias