terça-feira, 07/05/2024

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As 7 tendências mais relevantes do e-commerce para PMEs em 2023

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Sem perder a relevância diante do varejo físico, o e-commerce ainda vai ter parcela significativa na estratégia de vendas de boa parte dos pequenos e médios empreendedores em 2023. Prova disso é que cerca de 64% dos pequenos lojistas desejam aprender mais sobre estratégias para o varejo digital este ano. O dado é de um estudo da Nuvemshop, plataforma para criação e lojas virtuais e líder de e-commerce para o pequeno varejo na América Latina.

Com a pesquisa NuvemCommerce 2023, realizada com a sua base de 100.000 lojistas, a empresa aponta os principais planos de empreendedores a serem colocados em prática no comércio eletrônico anualmente.

“Para crescer neste ano, os empreendedores digitais precisam expandir seus canais de venda ou integrar canais de venda que já possuem. Investir em ferramentas de automação de marketing e atendimento, novos gateways de pagamento e checkout facilitado são boas estratégias para aumentar as taxas de conversão de vendas e profissionalizar ainda mais as lojas virtuais, o que colabora para o aumento do faturamento”, comenta Guilherme Pedroso, diretor-geral da Nuvemshop no Brasil.

Tendências para o e-commerce em 2023

1. Live Commerce
As vendas via transmissões ao vivo nas redes sociais, que aliam entretenimento ao e-commerce, são cada vez mais populares, inclusive entre PMEs.

2. Atendimento automatizado
Por meio de chatbots integrados à loja virtual e aos aplicativos de mensagens, o lojista otimiza o atendimento e aumenta a conversão de vendas. Com a ascensão de novas tecnologias, como o ChatGPT, é possível que o atendimento automatizado se torne ainda mais comum e indispesável ao pequeno varejo.

3. Pix e Pix Parcelado
O Pix é um dos meios de pagamento que mais cresceu no e-commerce. Uma tendência é oferecer a compra parcelada pelo Pix por meio de integrações com empresas especialistas.

4. Checkout facilitado
Possibilita menos etapas até a finalização da compra e aumenta a taxa de conversão. As soluções mais avançadas no mercado oferecem a opção de salvar dados de compra e de checkout apenas com código de verificação, como o Nuvem Pay, da Nuvemshop.

5. Terceirização de estoque (fulfillment)
O fullfillment permite que a loja otimize o estoque e delegue a expedição para empresas parceiras. Trata-se de outra tendência, principalmente para lojas que enviam milhares de pedidos e têm operações complexas. A prática tornou-se comum a grandes varejistas que oferecem a modalidade como meio para atrair pequenos vendedores em busca de um diferencial competitivo. Uma delas é a Amazon.

6. Redes para pagamento
Investir em uma boa integração é fundamental para diversificar formas de pagamento, sejam ela via cartão, Pix, boletos ou carteiras digitais. É preciso estar atento aos rede digitais com os melhores prazos de recebimento e taxas de transação.

7. Software de gestão para e-commerce
Por meio dos ERPs (sigla para Enterprise Resource Planning, os softwares de gestão empresarial), as informações da empresa se concentram em um único sistema. Com eles, é possível integrar departamentos, otimizar o tempo e reduzir riscos e erros em pedidos. Integrado à uma plataforma de e-commerce, um ERP ajuda, ainda, a gerir pedidos em diferentes canais de venda, compra de mercadorias e fluxo de caixa com dados.

Fonte: Exame

Foto: iStock

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