quinta-feira, 20/06/2024

ASSOCIE-SE

Sócia Truck X mostra blindagem contra roubo e tendências que impactam no transporte

A reunião do Comitê de Inovação e Tecnologia da Abralog, realizada na quarta 24 de abril de 2024 teve como convidado Fernando Jacobussi, diretor-geral da Truck X, associada Abralog. Durante a reunião foram abordados temas relevantes relacionados à tecnologia no transporte, como inteligência artificial, blindagem elétrica, imobilização por rádio frequência, e iniciativas ESG.

Para Fernando Jacobucci, a inteligência artificial desempenha um papel crucial nessa área. “Ela é essencial, por exemplo, para garantir segurança, identificar situações de risco como perseguição ou presença de armas próximas aos veículos, e verificar a presença de veículos roubados ou inimigos ao longo da rota”. 

Esse monitoramento é realizado por meio de imagens captadas por câmeras de alta precisão, dispensando a necessidade de uma central de monitoramento.

O diretor-geral da Truck X também falou da IA em diferentes etapas do transporte, da first até last mile, em situações como “prever demandas, otimizar rotas, melhorar a eficiência da frota, reduzir custos operacionais e aprimorar a experiência do cliente”.

Outras tecnologias relevantes apresentadas por Jacobucci foram as que incluem blindagem elétrica e imobilização por radiofrequência, consideradas tendências inovadoras no mercado global de transporte e já adotadas por mais de 5.400 transportadoras nos EUA, Europa e Ásia, incluindo a Truck X.

No âmbito das tecnologias limpas, foram abordadas pelo sócio da Truck X iniciativas ESG como a Carbon Free, energia fotovoltaica, veículos elétricos, mobilidade, economia circular e metas ESG de grandes embarcadores globais. Ele citou a Green Farm Sustentabilidade Compartilhada, pela qual a Truck X é certificada.

Mapa ilustra as tendências de inovação e seus impactos no setor de Transportes

Fernando Jacobucci apresentou ainda as 10 tendências de inovação que impactam o setor de transporte. Veja quais são no infográfico abaixo: 

Foto: Divulgação

Abralog faz bem para sua logística.

Matérias Relacionadas

Abralog nas Redes

Últimas Matérias