terça-feira, 16/08/2022

ASSOCIE-SE

spot_img

Intralogística discute erros no controle de estoque em reunião mensal

Reunião do Comitê de Intralogística da Abralog, realizada nesta terça-feira 26.4.2022, abordou o tema “Erros no controle de estoque que devem ser evitados”, apresentado por Luiz Antônio Rêgo, diretor da Senior e vice-presidente de Equipamentos, Sistemas Logísticos e de Informação da Associação Brasileira de Logística.

Rêgo elencou três fatores que considera essenciais para que haja um bom controle de estoque: comprometimento das pessoas; processos bem definidos; e um bom processo de gestão. “A gestão de estoques é um processo importantíssimo para qualquer negócio. Um simples erro é suficiente para prejuízos, que podem gerar gastos excessivos com compras ou até atraso na produção”, disse.

Ele também lembrou alguns ‘sintomas’. “Se o seu negócio sofre com compra fora de hora, excesso de estoque ou identificação errada nos produtos, esses são indícios de um problema muito maior, exatamente a falta de controle dos estoques”.

Segundo Rêgo, processos mal definidos são uma pedra no caminho, já que, como disse, a padronização de processos é fundamental para assegurar que as atividades atendam requisitos específicos. “O objetivo é melhorar continuamente os processos, não deixá-los estáticos e inflexíveis”. 

O diretor da Senior alertou que não usar softwares de gestão como WMS, por exemplo, é uma trilha segura para problemas graves. “O controle manual de estoque é um dos erros mais cometidos – e dos que mais geram danos”, disse, ao falar da característica brasileira de muitas empresas familiares ou de pequeno e médio porte, nas quais a movimentação de estoque é feita com papel, caneta ou planilha Excel.

A apresentação ainda abordou aspectos como a baixa integração de setores de vendas e de logística, e a não realização de inventário periódico. Por fim, Luiz Antônio Rêgo fez uma sugestão: “Empresas que desejam solucionar boa parte dessas dificuldades podem começar pela realização periódica de inventários, e uso de sistemas de gestão. Além de facilitar o controle de estoque, essas estratégias dão ao gestor um guia sobre o que precisa ser resolvido“.

O Comitê de Intralogística da Abralog reúne-se mensalmente.

Matérias Relacionadas

Abralog nas Redes
spot_img

Últimas Matérias