Um Centro, ou Condomínio Logístico é uma peça chave na cadeia de suprimentos, pois eles são área fechadas que servem para concentrar atividades logísticas, gerarem ganho de tempo nas operações, redução de custos, principalmente no armazenamento e transportes com infraestrutura de serviços compartilhada e coletiva entre os condôminos, ou inquilinos.
Os Centros, ou Condomínios Logísticos podem movimentar cargas leves e pesadas e ajudar no desenvolvimento da economia local, pois o varejo, indústria o agro, dentre outros segmentos, demandam por esses espaços, que tanto podem comportar cargas secas, frias, automotivas, de alto risco, dentre outras
O poder público quando fomenta essa atividade, precisa começar por um estudo de viabilidade, localização, melhores segmentos logísticos à serem incluídos nesse condomínio, além da confecção de um Masterplan , que nada mais é que uma proposta do projeto e impactos globais em todos os seus aspectos significativos como : mobilidade urbana, arquitetura, comunidade local, paisagismo, criação de novas vias e anéis viários que mantenham a fluidez do trânsito, geração de infraestrutura logística e intermodalidade próxima como acesso exclusivos e permitidos 24 h para caminhões, ferrovias, vias de ligação com a zona portuária, aeroportuária, além de zonas alfandegadas próximas para as empresas que trabalharem com Comex.
Com a evolução e intensidade de crescimento do segmento logístico, já existem projetos que contemplam condomínios residenciais próximos, além de escolas, cursos e faculdades, no entorno, ou dentro do condomínio, para formação e capacitação da mão de obra para suprir as demandas dos clientes do Centro Logístico.
Os governos entendendo que esses projetos melhoram a economia local, criam novos vetores econômicos, aumentam a arrecadação de impostos, criam emprego e renda, além de desenvolverem os segmentos de comércio e serviços no entorno do Centro Logístico , precisam estar atentos que para fomentar esses projetos é preciso criar projetos fiscais concedendo isenções, incentivos e/ou benefícios tributários para atrair clientes para estes centros, à exemplo do que já acontece em cidades como Cajamar-SP, Extrema-MG e Palhoça-SC, que são cases de sucesso no incentivo aos condomínios e projetos logísticos, desenvolvendo demais a economia dessas cidades. Existe uma frase, que não é minha, que afirma que a logística é a corrente do motor da economia, então senão houver investimento em logística e também em infraestrutura, dificulta a atração de empresas para as cidades e estados, isso é uma premissa básica, que todas as Secretarias de Desenvolvimento Econômico deveriam internalizar.
Na maior parte, os condomínios pertencem à construtoras que exploram por x anos o espaço, são responsáveis por administrar a infraestrutura do negócio, mas nada impede que o próprio poder público construa e explore o negócio, de preferência ligada a alguma Secretaria de Logística do estado, ou município e ainda gere mais renda e negócios para o poder público, tudo deve ser levantado e demostrado no estudo inicial, que deve ser feita por uma empresa com experiência nesses estudos no mercado, pois a etapa de construção, captação negócios e gestão é após o estudo ser realizado é um segundo passo, após os estudos. Existem vários fundos de investimento que possuem essa robustez e capacidade logística e financeira para esses projetos, principalmente as multinacionais desse segmento, como os FII (fundos de Investimento Imobiliário), que fazem sucesso nas bolsas de valores por serem investimentos mais seguros, sólidos e rentáveis, na sua maioria.
Algumas características porque o poder público deve fomentar, ou investir em condomínios logísticos, gerando o compartilhamento dos serviços e redução de custos logísticos e de infraestrutura :
- Refeitórios;
- Portaria;
- Pátio de estacionamento para caminhões;
- Segurança armada;
- Salas de descanso;
- Vestiários;
- Alojamentos seguros para motoristas;
- Serviços de Limpeza;
- Lanchonetes;
- Serviços de venda de peças e oficinas mecânicas dentro, ou fomentar essas atividades no entorno do condomínio também;
- Redução dos riscos de roubos e furtos de mercadorias, o que acontece com mais frequência em Cd´s construídos nas ruas, sem a infraestrutura de um condomínio logístico;
- Atendimento médico interno e atração de clínicas para realização de exames periódicos. Laboratoriais, toxicológicos e outros mais para as empresas integrantes do condomínio;
- Anulação da necessidade de compra de terrenos para os condôminos;
- Flexibilidade para crescimento dos condôminos, permitindo a expansão sem mudança de endereço, apenas integrando mais módulos à sua operação;
- Gestão condominial feita por profissionais competentes;
- Associações Logísticas podem integrar os condomínios também, dentre outras vantagens.
- Hotéis internos para equipes em trânsito que possuem instalações nos condomínios;
- Seguradoras;
- Postos de combustível;
- Serviços de transporte de funcionários: van, ônibus, carros
- Serviços de locação de veículos;
- Serviços de acesso ao cidadão como: SAC, Pouta tempo, etc…
- Correios
- Bancos e lotéricas, dentre outros segmentos que podem fazer parte do condomínio
Os principais tipos de condomínios logísticos:
- Cross-docking (cruzamento de docas, sem armazenamento)
- Armazém comum
- Misto (Cross-docking e armazenamento)
- Industrial
- Compartilhado, ou monousuário
Por fim, existe o diferencial que os condomínios podem ser construídos em locais importantes e de fácil acesso, com localização estratégica, além de próximos dos pontos de consumo (clientes), para redução do custo logístico das operações e melhor e mais barato escoamento dos produtos com agilidade e segurança realizando grandes HUB´s de integração logística.
Fotos: Divulgação