domingo, 05/05/2024

ASSOCIE-SE

A tecnologia, arma eficiente para eliminar o entulho burocrático do País

A tecnologia vem atacando a ineficiência burocrática e nem sempre isso é percebido. Esse tema, da palestra de Alessandro Dessimoni, vice-presidente Jurídico da Associação Brasileira de Logistica, foi abordado em detalhes no segundo dia da Conferência Abralog Sul, que se realiza em meio à Logistique Novas Conexões, em Joinville.

Veja-se, por exemplo, citou Dessimoni, o caso da Lei n° 13.726/2018, que dispensa a exigência de documentos, como: reconhecimento de firma; autenticação de cópia de documento; juntada de documento pessoal do usuário; apresentação de certidão de nascimento; apresentação de título de eleitor, entre outros. Essa é uma grande contribuição, assinalou Alessandro Dessimoni, que é sócio-diretor do escritório de advocacia D&B.

Ele abordou ainda a tecnologia como arma antiburocrática no mundo fiscal, como a utilizada pela Receita Federal, como o Centro Virtual de Atendimento ao Contribuinte (e CAC), o Certificado digital, o dossiê digital e procuração eletrônica, por exemplo.

Foto: Divulgação

Matérias Relacionadas

Abralog nas Redes

Últimas Matérias