sábado, 04/05/2024

ASSOCIE-SE

Abralog é elogiada pela curadoria da conferência realizada na Logistique, em Joinville

A participação da Associação Brasileira de Logistica na montagem da Conferência Abralog Sul foi enaltecida pelos organizadores da Logistique – Novas Conexões, realizada de 30 e agosto a 1º de setembro em Joinville. Empresas filiadas à Abralog de projeção nacional participaram do evento, assim como grandes nomes da logística brasileira que fazem parte da entidade. A Conferência é hoje uma das mais importantes da logística e transporte multimodal do País.

O CEO do Grupo BBM e vice-presidente de Operadores Logísticos da Associação Brasileira de Logística, André Prado, fez a primeira palestra, na qual abordou o ESG (Environmental Social and Governance), uma importante ferramenta para o supply chain, que nos últimos tempos tem ganhado grande visibilidade, graças a uma preocupação crescente do mercado sobre a sustentabilidade.

Prado é considerado uma das maiores autoridades em supply chain do país. É mestre em sistema logísticos e doutor em transporte. Acumula uma experiência de 27 anos em supply chain e hoje está à frente de projeto de construção de uma das mais importantes plataformas logísticas da América Latina.

O advogado Alessandro Dessimoni, sócio fundador da Dessimoni & Blanco Advogados (D&B) e vice-presidente Jurídico da Abralog, apresentou o conceito da desburocratização como ferramenta para minimizar a ineficiência causada pela burocracia nos processos logísticos e comerciais. Dessimoni tem uma carreira de mais de 20 anos e é especialista em Direito Tributário, Varejo e Marketing. Além da Abralog, ele atua como consultor jurídico e coordena o Comitê Agenda Política da Associação Brasileira de Atacadistas Distribuidores (ABAD).

Um painel exclusivo para debater a ESG foi outro destaque da Conferência. Nele, além de André Prado e Alessandro Dessimoini, a Abralog escalou profissionais como Roberto Hasil (Mondelez Internacional), e Gustavo Paschoa [Norsul]. A moderação ficou com o presidente da Abralog, Pedro Moreira.

Outra presença importante nas palestras da Conferência foi a do coordenador comercial de automação e intralogística da Águia Sistemas de Armazenagem, Valdeci Kossar, que apresentou o case “Cadeia do frio – Madero, novo centro de distribuição 4.0”. Kossar atua no desenvolvimento de equipamentos e aplicações de soluções para movimentação de materiais utilizando esteiras automatizadas.

Para o Diretor da Logistique, Leonardo Rinaldi, a parceria com a Abralog traz para a região a expertise da Abralog. “A entidade tem como foco a promoção da logística por meio da integração de seus associados, prestando serviços, captando informações, disseminando conhecimentos, exercendo ação política e contribuindo para o aumento da competitividade do setor”, diz Rinaldi.

Pedro Moreira, presidente da Associação Brasileira de Logística (Abralog), que confeccionou a grade de palestras, afirmou que a Logistique voltou totalmente adaptada à nova realidade do mercado, trazendo temas atuais e de grande importância para o mercado. “Somos parceiros do evento desde a primeira edição, com a curadoria dos congressos técnicos e sabendo dos desafios dos últimos dois anos, temos que destacar a resiliência dos organizadores e esta edição superou todas as expectativas. A conferência e a feira como um todo foram um sucesso”, destaca o dirigente. Para Moreira, a Logistique marca uma nova e importante fase da logística.

A multinacional Huawei foi mais um destaque do evento. Seu gerente de Desenvolvimento de Negócios, Luís Claudio Galvão de Souza, trouxe a internet 5G para a Logistique e as mudanças no setor da logística com a nova e revolucionária ferramenta na comunicação e transmissão de dados, que tende a agregar agilidade e economicidade nos processos logísticos. Inclusive, segundo o especialista, a 5G já pode ser vista como um divisor de águas no setor.

Da mesma forma, Ricardo Schilder Lima, gerente-geral de Logística das Lojas Renner S/A, falou sobre os desafios logísticos que precisam ser diariamente superados pelo setor do vestuário, principalmente nesse momento de transição pelo qual passa o mercado nos segmentos físico, digital e híbrido, e o papel cada vez maior da inteligência artificial na logística.

Gustavo Paschoa diretor de Novos Negócios da Norsul, empresa de navegação com mais de 60 anos de atuação no mercado, ao analisar a feira e a conferênciia, disse que ambas representam um importante fórum de discussões e uma grande oportunidade de aproximação entre os muitos elos que formam as cadeias logísticas nos mais distintos setores da economia. Já o diretor Comercial da Log-in Logística Intermodal, Felipe Gurgel, disse que o evento proporciona network e abre possibilidades de geração de negócios durante a feira e no pós-evento.

Logistique volta em 2023

A edição do ano que vem será realizada nos dias 22, 23 e 24 de agosto. O local de realização continua o Centro de Promoções da Expoville, e a expectativa é de que a feira reúna em torno de 180 expositores e um público visitante de 18 mil pessoas. “Já fechamos vários contratos com empresas que estão expondo e acreditamos que 90% dos expositores deste ano voltem em 2023. Aliado a isso, estamos já desenvolvendo um amplo trabalho para a feira do ano que vem”, diz o diretor Leonardo Rinaldi.

Entre as mudanças já definidas para 2023 estão a ampliação no horário da feira, que deverá encerrar as 21h, e também a inclusão de novos setores na área de exposição. Entre eles um espaço exclusivo para a Intralogística.

Matérias Relacionadas

Abralog nas Redes

Últimas Matérias