sábado, 04/05/2024

ASSOCIE-SE

Aos 20 anos, a Prestex, nova sócia da Abralog, busca alta performance no mercado B2B

Prestex é associada Abralog

ENTREVISTA MARCELO ZEFERINO | COO DA PRESTEX CARGAS EXPRESS

| Conte um pouco da história da Prestex

A Prestex Carga Express foi fundada há 20 anos, em 2003, com uma característica incomum à época: realizar trabalho que gerasse competitividade ao consumidor final. Essa visão inicial deu certo e a empresa rompeu os limites regionais e hoje ocupa um espaço importante na logística emergencial nacional.

| Quais os principais diferenciais da marca, o que ela oferece ao mercado?

O grande diferencial da Prestex é a junção de tecnologia, performance e pessoas. Uma das grandes preocupações é não perder as características que fizeram ela chegar até aqui. Acompanhando as tendencias internacionais, em 2009 a Prestex criou um sistema próprio de gestão da cadeia logística, para levar ao cliente final uma percepção amigável ao processo logístico, ou seja, não é necessário ser um expert em logística para contratar uma demanda, mas, se você for um expert em logística, se sentirá completamente à vontade e representado na Prestex. Preservar as características de cada individuo, e levar o tempo todo, permanente, novas perspectivas de performance e soluções ao mercado, é o que motiva a Prestex a evoluir, a aprender sempre.

| Qual a estrutura da companhia?

Da esquerda para a direita, Rodrigo Lizot, CEO e fundador da Prestex, a Diretora de Estratégia, Elizabete Loz, e o CMO Marcelo Zeferino.

Hoje a Prestex atua com o modelo Asset Light, ou seja, nosso principal ativo são as pessoas, e o que proporciona a elas condições de melhor atender o mercado. Toda nossa cadeia de transporte é contratada através de uma rede de distribuição, que é  gerida pela Prestex sob modelo de concessão, permitindo que possamos ter cobertura nacional irrestrita e gestão de qualidade em tempo real, gerando um SLA acima de 99% nas operações. 

Falando em infraestrutura corporativa, a Prestex possuí duas estruturas em SP (uma na Berrini e outra próximo ao aeroporto de Congonhas), uma base em Caxias do Sul (onde a empresa nasceu) e escritório no Recife. Essas bases, juntamente com os profissionais que atuam em home office, são responsáveis por gerenciar toda a cadeia e atender clientes espalhados pelo País.

| Como a empresa se vê?

Há 2 anos, passamos por um profundo processo de rebranding, quando mergulhamos fundo no propósito da marca e nos objetivos que nos motivam a longo prazo. Antes desse trabalho, tínhamos um apelo generalista. Olhandopara toda a cadeia, achamos que somente o emergencial não seria suficiente para atender o mercado. Hoje, nos vemos como uma solução completa para o cliente que busca não somente a emergencialidade, mas também a performance.

O comportamento de compra do brasileiro mudou muito pós-pandemia, e isso impactou diretamente o mercado B2B. Está mudança abriu espaço para discussão dentro das organizações quanto à alocação de investimento em logística. O retorno financeiro em uma cadeia estruturada pode e deve ser proporcional a qualquer área da empresa. Hoje, se uma empresa busca competitividade, atualização e performance logística, a Prestex é, sem dúvida, presença muito bem-vinda no mercado B2B.

 | Qual o papel da inovação no dia a dia da empresa?

A Prestex carrega consigo a inquietude dos inovadores, a todo momento buscamos desafiar o óbvio e levar provocações ao mercado, a fim desenvolver novas soluções. Devido ao segmento trazer muitas características de melhorias operacionais, e não de inovação, procuramos através de fóruns e debates (internos e externos) construções que façam sentido ao mercado e à empresa.

Outro ponto que comprava a presença de inovação constante na Prestex é a diversidade. Acreditamos que preservar as características individuais de nossos colaboradores, aliado a uma congruência de valores, faz com aflore a inovação, oriunda da diversidade –  hoje, 70% do corpo de gestão da empresa não veio da logística, e sim de segmentos que entendemos somar para a criação de soluções inovadoras.

| Em meio à intensa evolução tecnológica, como a Prestex cuida das pessoas?

A Prestex foi pioneira em soluções tecnológicas no segmento, porém não acreditamos que a tecnologia irá substituir o fator humano;  dessa forma, usamos a tecnologia para melhorar a experiencia do cliente e dos nossos colaboradores. Levar uma experiencia humanizada e personalizada faz parte do DNA da Prestex.

| Como vê a logística brasileira?

Pessoas, um dos diferenciais da Prestex.

Entendemos que após anos sendo vista apenas como custo e transporte, de alguns anos para cá a logistica vem conquistando espaço importante no debate corporativo. Momentos como o que vivemos na pandemia, dificuldade logística na Asia e efeitos climáticos, mostraram o quanto é importante a discussão e investimento na cadeia logística. A disrupção de conceitos antigos, levaram ao mercado novas possibilidades e novas maneiras de pensar o óbvio, e esse desafio leva maior competitividade e performance para disputas com players externos e internos. Entendo que ainda temos muito a evoluir nesse debate, mas o simples fato de o debate ter sido iniciado já faz com que tenhamos resultados importantes frente a tempos passados.

| E a multimodalidade, que é uma das principais bandeiras da Abralog?

O Brasil é um País de dimensões continentais. não é exagero discutir logística no Brasil com aspectos desta dimensão ?. A riqueza de culturas que temos faz com que o comportamento de compra seja totalmente influenciado por isso – uma empresa que pretende se estabelecer no Brasil, precisa considerar isso em seu planejamento, mas entender as opções logísticas é fundamental A multimodalidade permite muito além de opções, ela possibilita competitividade para a indústria.

| O que a Prestex quer ser até o final da década?

A Prestex busca estabelecer posição como principal solução logística de alta performance no mercado B2B no Brasil. Todos os esforços buscam capacitar nosso time, investindo em desenvolvimento, o que certamente irá repercutir em melhor atendimento, soluções competitivas e presença de mercado.

| Por que a Prestex se associou à Abralog?

A Prestex valoriza muito as relações, entendemos que a Abralog abre espaço para a discussão saudável e ativa sobre tudo que interfere e venha a influenciar a logística. Participar ativamente desse fórum de discussões nos permite entender os movimentos do setor e contribuir para a evolução da cadeia.

Fotos: Divulgação

Matérias Relacionadas

Abralog nas Redes

Últimas Matérias