domingo, 05/05/2024

ASSOCIE-SE

Comitê de Real Estate da Abralog faz reunião no Allianz Parque, ‘Avanti, Palestra’

O Allianz Parque, estádio do Palmeiras, fundado como Palestra Italia, em 1914, foi o palco para a reunião de abril do Comitê de Real Estate da Abralog, ocorrido no sábado 14.4.2023. Os associados da Abralog foram recebidos por Marco Siqueira, executivo da W Torre, empresa que construiu a arena multiuso. Siqueira lembrou passagens do fundador do grupo, Walter Torre, já falecido, que criou a empresa em 1981, projetando armazéns industriais, na época um nicho ainda não explorado no País. Entre as inovações que trouxe para o mercado brasileiro estão o sistema Build to Suit, e a estratégia de Funding para financiamento de obras.

Pedro Moreira, presidente da Abralog, saudou os 52 participantes da reunião do Comitê de Real Estate, e disse que a desaceleração da pandemia está permitindo a realização de eventos presenciais valiosos – citou encontros de comitês realizados na Oracle, e na Embragen, nos dois dias que antecederam a ida ao estádio palmeirense.

“A Abralog está constantemente oferecendo oportunidades de atualização de conhecimento para os filiados, e as ações dos comitês temáticos cumprem essa missão, além de proporcionar excelente networking”, afirmou.

O convidado para se apresentar na arena do Palmeiras foi Giancarlo Nicastro, CEO da Siila, iniciais de  Sistema de Informação Imobiliária Latino-Americana, criada em 2015 e instalada no Brasil desde 2017.

Recorde de todos os tempos – A Siila cresceu significativamente e hoje atende a mais de 250 clientes, com uma cobertura de 47 mercados e 268 regiões espalhados pelo Brasil, México e Colômbia. Sua soluções inovadoras de dados e análises em nuvem, são base para empresas trabalharem com mais eficiência, tomando decisões baseadas em dados precisos do mercado imobiliário.

Nicastro mostrou isso na sua apresentação ao Comitê de Real Estate da Abralog, divulgando recortes feitos especialmente para aquela reunião, como este: “A logística continua se sobressaindo – o primeiro trimestre de 2023 foi recorde de absorção, desde que os levantamentos começaram a ser realizados.  Ninguém imaginava. São Paulo teve quase 580 mil m2 de absorção, neste ano, contra pouco mais de 400 mil m2, em 2022”, disse Nicastro depois, em entrevista ao Portal Abralog.

Nordeste, anos promissores – O Sudeste, mais uma vez, está na liderança. “O que acontece no Sudeste é a concentração do inventário. (O Sudeste) tem 80% de tudo que tem no Brasil, e desses 80%, 70% (estão) em São Paulo. Então, a logística armazena o produto para o consumidor final, e existe consumidor no Brasil todo. A região do agronegócio é muito rica, tem demanda de e-commerce para entrega lá. O mercado precisa começar a olhar um pouco para fora e começar a entender que há outras oportunidades além do raio 30 km e 60 km

O Nordeste é uma dessas oportunidades, região onde Nicastro vê um grande futuro: “O Nordeste tem uma vantagem diante de São Paulo – estar próximo do México e Estados Unidos, pois lá está ocorrendo certa desglobalização. No México fala-se muito em nearshore, isto é, trazer indústrias da China para lá, México. Os Estados Unidos não querem mais ficar dependendo da China em termos comerciais – da noite para o dia não tem mais chips no mercado… O Nordeste está mais próximo que os demais estados brasileiros, tem porto, aeroporto, tem infraestrutura. Eu vejo o Nordeste como oportunidade muito boa nos próximos cinco, 10 anos”, apontou.

Segundo Nicastro, essa mudança começou na pandemia, pela dependência de uma região, prejudicando a operação – o frete ficou mais caro, e não se tinha o controle, porque estava muito distante, sem opções. “Esse movimento é a desglobalização, não se quer ficar mais dependentes. Tenta-se, então, criar uma independência maior”.   

Próximos eventos – Presentes na reunião, dois dos três coordenadores do Comitê de Real Estate, André Gavazza, diretor de Desenvolvimento de Negócios da GLP Brasil, e Simone Santos, CEO da SDS Properties, informaram que estão em definição os próximos eventos, todos presenciais.

Matérias Relacionadas

Abralog nas Redes

Últimas Matérias