segunda-feira, 06/05/2024

ASSOCIE-SE

Especialista da Pitney Bowes explica por que as empresas de entrega devem calibrar as balanças

Desperdício de recursos financeiros, de materiais e de mão de obra, geração de custos desnecessários e retrabalho: esses são alguns prejuízos amargados pelas empresas de entrega, de acordo com Fábio Lourenço, head de Serviços Brasil da Pitney Bowes, multinacional especializada em soluções de logística, envio de documentos, encomendas e pacotes. Tais perdas podem ocorrer por muitos motivos, entre eles, a problemas na calibragem das balanças.

“A calibração das balanças é um processo crítico para garantir a precisão e a consistência das medições de peso. No Brasil, é fundamental contar com balanças calibradas, especialmente aquelas usadas em transações comerciais. Afinal, são elas que garantem que os pesos medidos sejam precisos e confiáveis”, afirma o especialista.

O processo de calibração normalmente envolve a comparação da medição da balança com um padrão de referência conhecido e rastreável. O padrão de referência pode ser uma balança de laboratório altamente precisa, ou pesos calibrados em conformidade com as normas internacionais de metrologia.

Conforme Fábio esclarece, há muitas razões para posicionar o processo de calibração como prioridade no processo de entregas. O primeiro deles é o atendimento às normas e regulamentos, já que no Brasil, a calibração de balanças é regulamentada pelo Inmetro (Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia). “O órgão exige que as balanças sejam calibradas periodicamente de acordo com as normas estabelecidas e o uso de balanças não calibradas pode resultar em multas e sanções”, salienta.

O segundo é a garantia da qualidade dos produtos. Lourenço explica que as balanças são frequentemente usadas em processos de produção e embalagem, nos quais os produtos devem ter o peso exato especificado. A calibração regular de balanças ajuda a garantir que os produtos pesados ou contados estejam dentro das especificações de qualidade e segurança.

Outra vertente levantada por Fábio é sobre a prevenção de perdas financeiras, um fator importante para ser analisado. “Se uma balança não estiver calibrada corretamente, pode resultar em perdas financeiras para a empresa, como a venda de produtos com peso incorreto, ou até mesmo a rejeição de produtos que não atendam aos padrões de peso”. Por tudo isso, na opinião do executivo, a calibração das balanças também interfere diretamente na confiança do cliente, por garantir que as medições de peso sejam precisas e confiáveis.

Lourenço ressalta que existem diferentes métodos e procedimentos de calibração para diferentes tipos de balanças. “No caso da Pitney Bowes, seguimos as diretrizes estabelecidas Inmetro”, afirma o especialista.

O processo de calibração normalmente envolve a comparação da medição da balança com um padrão de referência conhecido e rastreável. Esse padrão pode ser uma balança de laboratório altamente precisa, ou pesos calibrados em conformidade com as normas internacionais de metrologia.

O executivo prossegue dizendo que a Pitney Bowes realiza a calibração das balanças em um ambiente com condições ambientais monitoradas, como temperatura e umidade, mantidas dentro de limites pré-definidos. Segundo ele, as balanças são testadas em uma série de pontos de medição e a precisão é avaliada em relação ao padrão de referência.

“Dependendo do tipo de balança e da aplicação, a Pitney Bowes pode realizar a calibração no local do cliente ou em uma de suas instalações de serviço. Vale mencionar que a frequência da calibração varia de acordo com a legislação local, as exigências do cliente e o tipo de balança. Mas, em geral, é recomendado que as balanças sejam calibradas pelo menos uma vez por ano”, finaliza Lourenço.

A Pitney Bowes Brasil

Pitney Bowes (NYSE: PBI) é uma empresa global de remessa e correio que fornece tecnologia, logística e serviços financeiros para mais de 90% das empresas Fortune 500. Pequenos negócios, varejo, empresas e clientes governamentais em todo o mundo confiam na Pitney Bowes para remover a complexidade do envio de correio e encomendas. Para obter informações adicionais, acesse o site.

Foto: Divulgação

Matérias Relacionadas

Abralog nas Redes

Últimas Matérias