quarta-feira, 08/05/2024

ASSOCIE-SE

Leroy Merlin, nossa nova associada, vê na logística meio de satisfazer o cliente

Acaba de se filiar à Abralog uma das mais importantes redes de varejo do mundo, a Leroy Merlin, que oferece soluções completas para o lar. A marca está presente em 13 estados brasileiros, e foi criada em 1960, na França, pelas famílias Leroy e Merlin, que até a data de fundação dedicavam-se à venda de produtos americanos deixados no país ao final da Segunda Guerra Mundial. Em 1966, na comuna de Béthune, foi inaugurada a primeira grande loja, com 200 colaboradores — e um sistema de autosserviço, no qual o cliente podia fazer as compras sem a presença de assessor de vendas.
Há 24 anos no Brasil, a empresa está presente em 13 Estados e retoma agora plano de expansão, por meio do qual pretende abrir mais 15 Lojas no País até 2025, informa Marcelo Arantes, Chief Supply Chain Officer (CSCO), nesta entrevista ao Portal Abralog. Arantes tem na trajetória comando da área de logística e supply chain de empresas renomadas, como Latam Airlines e Grupo Pão de Açúcar.

Como é a estrutura da Leroy Merlin?

Com estratégia omnicanal, atuamos em 45 lojas físicas em grandes formatos, duas unidades no modelo express e nas plataformas digitais, como e-commerce, televendas, WhatsApp e aplicativo. A companhia oferta mais de 950 mil itens, divididos em 15 seções: materiais de construção, madeiras, elétrica, ferramentas, cerâmica, sanitários, encanamentos, jardim, ferragens, organização, pintura, decoração, pisos laminados e vinílicos, iluminação e cozinhas.

Por que a empresa se associou à Abralog?

Os clientes estão no centro das tomadas de decisão aqui da companhia. Dito isso, sabemos o quanto eles prezam por boas experiências, principalmente no quesito entregas. A partir dessa necessidade, a Leroy Merlin tem como objetivo investir em logística para garantir a efetividade do processo, no qual nosso público pode adquirir os produtos como, quando e onde quiser. Acreditamos que a associação com a Abralog seja complementar a nossa estratégia em oferecer, cada vez mais, soluções práticas e efetivas aos nossos consumidores.

Como a empresa vê a tecnologia, e como ela está equipada nesse setor?

Entendemos que a tecnologia é parte fundamental para o crescimento e desenvolvimento do nosso negócio. Estar atento às necessidades dos nossos clientes e, ao mesmo tempo, às ferramentas disponíveis para solucionar e simplificar o dia a dia dos consumidores, é um fluxo já adotado pelos departamentos que integram a companhia. Investimos e equipamos a empresa com soluções de ponta, desde a preparação dos nossos colaboradores para o uso das tecnologias, até a implementação das mesmas — em áreas como inovação, cibersegurança, dados e também logística, nas quais podemos destacar a automação do nosso centro de distribuição, com transelevadores, além da digitalização da operação para adquirirmos a velocidade/acuracidade necessária na preparação/expedição dos pedidos.

Como a Leroy Merlin analisa o e-commerce no Brasil e como se posiciona a respeito?

Enxergamos o e-commerce no Brasil como um canal de vendas forte e que ganhou mais tração nos últimos três anos, quando os consumidores compreenderam que se tratava de uma solução segura e eficiente, sem comprometer a variedade/qualidade dos produtos. Uma vez que a companhia pretende estar onde o cliente está, é necessário executar uma estratégia que possibilite fornecer experiências completas e satisfatórias. Sendo assim, permanecemos investindo em lojas físicas, mas também em canais de vendas digitais, como aplicativo, televendas, WhatsApp, além do e-commerce.

Como a Leroy Merlin encara as dificuldades da mobilidade urbana?

A companhia tem investido em soluções para que as dificuldades já detectadas não interfiram no dia a dia das operações e, consequentemente, na experiência de compra dos clientes. Por isso, temos apostado em estratégias de otimização do nosso centro de distribuição, plataformas regionais e das nossas operações logísticas nas unidades, focando em ganhar velocidade nas entregas.

A empresa tem planos de expansão pelo País?

Sim, a companhia retomou os planos de expansão em 2022, quando foram inauguradas as unidades de Pontal Estaleiro (Porto Alegre), Express Pompeia (São Paulo) e Guarulhos (São Paulo). Temos o objetivo de abrir mais 15 Lojas, considerando o território nacional, até 2025.

O que ela quer ser no final da década?

A Lerouy Merlin tem trabalhado diariamente para estar presente nos lares brasileiros, entregando soluções. Almejamos sempre oferecer uma experiência completa aos consumidores e de forma geral, continuar impactando positivamente o ambiente em que estamos inseridos.

Fotos: Divulgação

Matérias Relacionadas

Abralog nas Redes

Últimas Matérias