domingo, 05/05/2024

ASSOCIE-SE

Nova associada, project 44 é líder mundial pelo Gartner em visibilidade e insights de dados

A project 44, nova sócia-apoiadora da Abralog, nasceu com a missão de fazer as cadeias de suprimentos do mundo funcionarem, promovendo visibilidade e insights de dados nos processos logísticos, em um nível de precisão e confiabilidade sem precedentes para as indústrias. Com sede em Chicago, onde foi fundada em 2014, ela vem expandido as operações globais por meio de investimentos próprios – e também através da aquisição de fornecedores de soluções de visibilidade, como GateHouse Logistics, Ocean Insights, Clear Metal e Convey.
Número 1 no mercado, a project44 foi nomeada líder no Gartner Magic Quadrant, primeiro lugar no FreightWaves FreightTech 2022, seis vezes campeã em satisfação do cliente no Supply Chain Visibility Grid da G2, um dos 100 Great Supply Chain Partners of 2022, da SupplyChainBrain, e a Escolha do Cliente no relatório Voz do Cliente do Gartner Peer Insights.
Veja o que é a empresa – e o que ela espera para os próximos anos – nesta entrevista com Pierre Jacquin, o vice-presidente para a América Latina:

O que é a project44?

A project44 funciona como o tecido conectivo da cadeia de suprimentos, ajudando na visibilidade e conexão entre todos os elos das operações. A project44 opera a plataforma Movement, que integra a visibilidade de ponta a ponta neutra mais confiável do mundo, rastreando mais de 1 bilhão de remessas únicas anualmente, para mais de 1.200 das principais marcas globais, incluindo as mais importantes empresas de manufatura, automotivas, de varejo, ciências da vida, alimentos e bebidas, petróleo, química e gás. Ao utilizar a project44, expedidores e transportadoras obtêm maior previsibilidade, resiliência e sustentabilidade.

Quando ela foi fundada, como está estruturada? 

O atual CEO Jett McCandless, um executivo experiente em startups focadas, na cadeia de suprimentos, fundou a project44 na cidade de Chicago, Estados Unidos,  em 2014, de onde comanda 23 escritórios em localidades como, Austin (EUA), Amsterdã (Holanda), Cracóvia (Polônia), Paris (França), Xangai (China), Tóquio (Japão) e São Paulo. O escritório na capital paulista, aberto em 2022, é o primeiro da project44 na América Latina.

Quais são os principais produtos da empresa?

A principal solução é a Movement by project44™, uma plataforma de dados que serve como elo para as cadeias de suprimentos, permitindo que qualquer empresa envolvida na movimentação de mercadorias em todo o mundo supere as expectativas de seus clientes e seja ágil frente a interrupções.

Quais recursos são utilizados?

Através de recursos como aprendizagem de máquina por inteligência artificial, Movement é capaz de ingerir, filtrar e normalizar dados de diversas fontes, para que expedidores, transportadoras e provedores de serviços de logística (LSPs) obtenham visibilidade de envio de ponta a ponta, em nível de pedido, em todos os modais, combinados com ETAs multimodais, da matéria-prima até a porta do consumidor final.

O uso é amigável?

Sim, a plataforma apresenta interface intuitiva, oferecendo pesquisa rápida e espaços de trabalho personalizáveis, gerenciamento de exceções e ferramentas de colaboração e usabilidade universal, compatibilizando-se com diferentes dispositivos e sistemas graças a um conjunto robusto de APIs.

Com mais de 950 integrações globais a dispositivos de telemática (ELD), mais de 90 integrações com sistemas de gerenciamento de transportes (TMS) e monitoramento de mais de 90% da malha aérea e do transporte marítimo global, incluindo visibilidade de terminais, Movement fornece insights em tempo real sobre a integridade das cadeias de suprimentos, facilitando a análise de tendências e a tomada de decisões.

Como está sendo a presença da project no Brasil?

A project44 iniciou as operações locais no Brasil em setembro de 2021. Em menos de um ano, a empresa conquistou dezenas de clientes locais, além de novos atendimentos a multinacionais com atuação no mercado brasileiro. O crescimento no Brasil tem sido robusto, e o objetivo da project44 é de se consolidar como a parceira ideal em tecnologias de visibilidade no supply chain em toda a América Latina.

Como ela encara a logística brasileira?

O Brasil é um dos maiores mercados logísticos do mundo, e um dos principais destinos de mercadorias distribuídas não apenas no País, mas também na América Latina. É a maior nação do continente em termos de PIB e relevância para os negócios. Assim como acontece em todo o mundo, a percepção da importância da logística também aumenta no Brasil, atraindo profissionais, estimulando cursos de formação/capacitação e fortalecendo o setor.

Quais as principais dificuldades? E oportunidades?

O Brasil pode melhorar bastante em termos de infraestrutura. Investimentos nesse sentido têm sido feitos, e a perspectiva é de que eles se intensifiquem nos próximos anos. A grande oportunidade para o País é o aumento das operações multimodais. O modal rodoviário é responsável por mais de 60% dos transportes de cargas no território nacional. Mas há um potencial imenso para a navegação interior e a cabotagem, sem falar nas ferrovias. Segundo dados da Agência Nacional de Transportes Aquaviários (ANTAQ), o transporte hidroviário de cargas avançou significativamente em 2022, e esperamos que isso se consolide como tendência.

E as ações preditivas?

Outra grande oportunidade, em nível global, é o uso da inteligência analítica preditiva. Diferentemente do passado, quando faltavam dados para podermos basear nossas decisões estratégicas, hoje temos uma abundância de dados. O fundamental, portanto, é identificar e utilizar dados confiáveis, de qualidade. Isso viabiliza uma grande mudança, que é poder não apenas analisar eventos que já aconteceram, mas termos acesso a insights que nos permitem agir sobre operações em curso e nas que estão por vir, mitigando riscos, ampliando a eficiência e otimizando custos e receitas.

Como vê o desenvolvimento da tecnologia do Brasil? Em que estágio estamos?

O setor de logística e transportes sempre se mostrou um pouco mais conservador do que outros em relação à adoção de novas tecnologias. Mas a transformação digital nessa área decolou nos últimos anos, ante desafios como a pandemia, interrupções de fornecimento, conflitos geopolíticos e divergências trabalhistas. Assim como em outros países, no Brasil é arraigado o uso da documentação eletrônica para o rastreamento de itinerários, e recursos de ponta ainda não estão integrados a muitas cadeias de suprimentos. Estamos apenas no começo dessa transformação, que inevitavelmente irá se acentuar daqui para frente.

Hoje não se faz mais logística sem alta tecnologia… 

 …porque a tecnologia influencia cada vez mais todos os negócios e todas as instâncias das nossas vidas. A alta tecnologia cada vez mais se incumbirá dos processos muito complexos ou repetitivos, tornando as atividades de quem trabalha com logística mais estratégicas, divertidas e recompensadoras.

O que a project44 espera ser daqui a 5 anos? 

A companhia espera estar consolidada como a principal parceira de empresas em todo o mundo para visibilidade em tempo real e insights de dados. Com isso, permitiremos que os expedidores não necessitem mais lidar com dados de múltiplas fontes, muitas vezes discrepantes e que não retratam fielmente as situações de suas cargas. E permitiremos que os elos das cadeias de suprimentos atuem de forma realmente integrada e sinérgica. Por tudo o que temos feito e observado, podemos afirmar que estamos nesse caminho.

Foto: Divulgação

Matérias Relacionadas

Abralog nas Redes

Últimas Matérias