quarta-feira, 01/05/2024

ASSOCIE-SE

Comitê Cadeia do Frio faz reunião na Casa Oracle; crescimento do setor e apoio da tecnologia

O mercado frigorificado do Brasil vem crescendo sem interrupções nos últimos seis anos, superando mais de 50% de avanço no período, disse Ozoni Argenton Junior, durante reunião do Comitê da Cadeia do Frio da Abralog, realizada nesta quinta-feira, 20.4.2023, na Casa Oracle, espaço criado pela multinacional para promover, por meio da tecnologia, a transformação digital e a inovação. Um dos coordenadores do Comitê, Argenton Junior revelou que entre 2017 e 2021, o salto do segmento foi de 48%, subindo menos em 2022, em função de fusões e aquisições.

O anfitrião Marco Righetti, Diretor de Engenharia da Oracle para a América Latina, mostrou tecnologias disponíveis para facilitar ainda mais o crescimento da cadeia do frio, e outros setores da logística, nos próximos anos. Apresentou de Iot a Blockchain, passando por Rastreabilidade, Machine Learning e Inteligência Artificial.

O repertório da empresa impressiona pela quantidade de soluções e eficácia no seu uso, como, por exemplo, a Rastreabiliade, acompanhada no telão, em tempo real: uma carga de vacinas ocorria naquele momento na Costa Oeste dos Estados Unidos. Foi puxada, no detalhe, uma caixa com o medicamento — e, dentro dela, caixas menores, com 10 vacinas cada. Sabia-se de tudo: temperatura, local do embarque, horário, enfim, o que era relevante saber naquela situação.

O coordenador do Comitê da Cadeia do Frio mostrou muitos dados do setor. Entre eles, o porte e nacionalidade dos 5 maiores operadores frigorificados da América Latina — 3 são brasileiros. “O segmento frigorificado no Brasil possui hoje uma realidade diferenciada, se comparado aos demais setores do mercado logístico. E não dá sinais de que vai alterar essa rota positiva nos próximos anos”, concluiu. Apresentaram as soluções Oracle, junto com Marco Righetti, Fábio Martins, Diretor de Arquitetura para Aplicativos Oracle, a engenheira Vanessa Rezende, e seu colega Leonardo Vieira.

A Casa Oracle

Na visita à Oracle foi apresentada também a Loja Conceito, onde se simula a junção dessas tecnologias, numa experiência entre o físico e digital. Vai-se desde o início dos pedidos até o acompanhamento deles quando chegam no CD, na frota, e na entrega ao cliente.

A Casa Oracle foi inaugurada em 2019, e está instalada no Co.W. Coworking Berrini, próximo ao escritório da Oracle na Zona Sul da Capital paulista. Foi criada para ser um grande hub de conexão, e idealizada por uma equipe multidisciplinar de funcionários. O grupo formou um comitê, que organizou a reforma do espaço, criou regras de utilização e governança, e até elegeu um síndico.

Fotos: Divulgação

Matérias Relacionadas

Abralog nas Redes

Últimas Matérias