domingo, 05/05/2024

ASSOCIE-SE

Conheça Frota 162, nova associada que atua na gestão da burocracia com multas

Entrevista | Marcelo Lemos, CEO da Frota 162

Como surgiu a Frota 162?
Há mais de 20 anos, eu e Paulo Santaniello trabalhamos na área automotiva, e desde 2017 entramos no mercado de tecnologia. Depois de conversar com muita gente do setor de transportes, mobilidade e logística ficou claro para nós que a dor do mercado que ninguém estava olhando era a gestão da burocracia com multas, impostos, indicação de condutores; por isso, aliado ao nosso know-how decidimos focar especificamente em documentação.

O momento de digitalização do mercado de documentação cresceu muito com a pandemia, mas ainda requer avanços e aumento de qualidade, então fez muito sentido dentro da nossa trajetória.

A plataforma Frota162 é um SaaS direcionado para resolver todos os problemas de documentação de uma frota de veículos, caminhões ou motocicletas.

Quais os fatos que levaram a sua criação?
Quase 12% das receitas de uma companhia são direcionados para cobrir custos com logística, ou seja, no Brasil, onde ⅔ de todo escoamento acontece por meio rodoviário, o custo com logística tem impacto direto no PIB e no preço do produto final na prateleira.

Atualmente, os gestores de frotas e suas equipes gastam um tempo desnecessário para lidar com tarefas cotidianas, como por exemplo lançamento das informações das multas, abertura dos envelopes recebidos pelo correio, perda de desconto por multas, multa por não indicar o condutor, contratação de diversos prestadores de serviços e despachantes, dentre tantos outros problemas. Por isso, nosso objetivo no primeiro momento é resolver esse problema, e em seguida ajudar em outras partes da frota, como telemetria e manutenção.

Explique um pouco sobre esse mercado.
A gestão de frotas e mobilidade é um assunto complexo por conta principalmente de ser uma jornada totalmente fragmentada, analógica, pouco profissionalizada e enxergada como um custo, e não como um investimento dentro da maioria das empresas.

Estamos falando de um mercado de cerca de 12 milhões de veículos corporativos, um ecossistema responsável por impactar até 29% do PIB, e geração de GMV de mais de 500 bilhões de reais anuais. Atualmente temos 40 clientes e monitoramos mais de 19.000 veículos cotidianamente. É um mercado com muito potencial e nossas projeções são de ocupar até 2024 cerca de 2,2% do mercado, monitorando 270 mil veiculos todos os dias. A parte do Mercado de Gestão e documentação é responsavel por 36 bilhões de reais desse total.

Quais os diferenciais da empresa?
Nosso principal diferencial é que estamos integrados diretamente com mais de 5.568 órgãos autuadores nacionais, e com isso conseguimos centralizar as informações dentro do nosso sistema além de uma antecipação de pelo menos 15 dias, ou seja, nossos clientes não precisam mais aguardar os Correios, que geram atrasos e extravios, e também não precisam ter um funcionário entrando órgão a órgão para obter informações. Apenas isso já gera uma economia que chega a 40% com infrações, e até 80% em headcount. Mas, claro, temos outros benefícios envolvidos como obtenção de boleto para pagamento direto do sistema, gestão de licenças, e recursos, e importantes para treinamento de condutores.

Como a empresa encara 2022?
Este ano está sendo um ano de consolidação, aumentamos o time, temos feito melhorias constantes dentro da plataforma, melhoramos cada vez mais a usabilidade e criando funcionalidades novas. Nossa retenção é de 100%, temos muito orgulho disso, não apenas por isso mostrar o quanto valorizamos nossos clientes, mas, também, por mostrar que estamos no caminho certo, atendendo uma dor que realmente existe e que estava faltando mesmo uma solução.

No mais, estamos a todo vapor, temos um fluxo muito gratificante dentro do sistema, são mais de 30 mil visitas por mês, mais de 2 milhões de pesquisas por mês, e este número cresce a cada dia. Temos experimentado um crescimento de receitas de 400% e de clientes em mais de 500% em relação ao ano anterior saltando de 6 para 40 clientes ativos

Em três anos, o que a Frota 162 espera para si e para o setor em que atua?

Somos bastante ambiciosos, o mercado de mobilidade tem muito espaço, e enxergamos um longo caminho com diversas possibilidades de desdobramentos possíveis, Fintech, Marketplace e até caminhos ligados à sustentabilidade e mercado de CO2. Temos tudo no radar e vamos trilhando nosso caminho de acordo com as oportunidades e necessidades dos clientes.

Também estamos realizando uma rodada de captação de investidores nesse momento para que seja possivel colocar mais “combustivel” e chegar mais rapido a mais clientes, que tem essa dor e precisam da nossa ajuda.

O que a empresa pensa da logística brasileira? Quais suas principais dificuldades e desafios?
Gerir uma frota é uma tarefa multifacetada que consiste na gestão fisica do ativo, mas também na gestão dos condutores, da inteligência logística, da gestão dos insumos, da documentação, o que gera uma quantidade enorme de dados a serem interpretados.

Desde antes do veículo sair da garagem, até depois da sua utilização, existem muitas variáveis. Ainda na preparação, um gestor de frota tem de definir qual melhor veículo alocar para cada especificidade, qual veículo é mais econômico ou apresenta melhor desempenho, garantir a mitigação de riscos de acidentes com manutenções em dia, com políticas de condução, além de ter que manter todos os seus documentos, multas e burocracia com órgãos públicos em dia. Quando o veículo sai para rua, aí existem as demandas de gestão de viagens (logística), emissão de romaneios e conhecimentos de transportes,  monitoramento e rastreio, gestão de riscos tanto das cargas como dos veículos, seguros e gestão de sinistros, gestão de insumos (combustível, pneu, óleo e outros), pequenos reparos, até chegar no controle tão desejado do TCO (Total Cost of Ownership), algo que todo gestor almeja, mas que é impossível de se construir sem que haja uma gestão orientada por dados.

E se tudo isso não for bem feito, a companhia não vai ter a informação necessária para orientar qual o melhor veículo comprar, qual a hora ótima de vender um veículo, dentre várias outras decisões.

O grande problema quando pensamos em mobilidade e logística é o custo que uma frota gera, porque consistem em valores muito relevantes e por isso orientamos o Frota162 a sempre interpretar os dados obtidos e dizer ao gestor qual melhor decisão tomar.

No futuro queremos ser o sistema único do frotista, concentrando todos os dados e a tomada de decisão dentro da nossa plataforma — e esse é o grande desafio em um mercado que é pouco profissionalizado e super fragmentado.

Foto: Divulgação

Matérias Relacionadas

Abralog nas Redes

Últimas Matérias