sexta-feira, 01/12/2023

ASSOCIE-SE

Correios abrem novo centro de logística para agilizar entregas internacionais

Na última terça-feira (18), os Correios inauguraram seu quarto Centro de Encomendas Internacionais (CEINT), este na cidade de Valinhos (SP). A nova estrutura promete aumentar a capacidade de gerenciamento de remessas vindas de fora do Brasil, o que deve agilizar a entrega em diferentes regiões do país.

Trata-se da primeira unidade instalada fora de uma capital brasileira, já que as outras três estão localizadas em Curitiba, São Paulo e Rio de Janeiro.

O posicionamento do CEINT também é estratégico, já que ele está às margens da Rodovia Anhanguera, e a uma distância de cerca de 20 km para o Aeroporto de Viracopos. Desta forma, ele tem acesso facilitado a estradas como a Bandeirantes, Dom Pedro I e Santos Dumont, ao mesmo tempo em que também é caminho para o Aeroporto de Guarulhos (SP).

Na prática, a operação relacionada aos produtos internacionais não deve mudar. Após chegar ao Brasil por meio dos aeroportos, as remessas são direcionadas ao CEINT, onde passam por fiscalização aduaneira e vão aos centros de distribuição regionais.

Contudo, a diferença está na capacidade de recebimento e redirecionamento, já que a nova unidade pode operar 60 mil remessas por dia, em uma área de 44 mil m². Espera-se que o tempo de entrega seja reduzido em diversas regiões do Brasil, e não apenas no estado de São Paulo.

Mesmo assim, é possível que a região seja a mais beneficiada com o novo CEINT, já que entregas direcionadas a estas localidades não precisarão mais ser deslocadas em vários quilômetros para o processamento e fiscalização. É comum que, por exemplo, itens com destino final em Campinas (SP) viaje mais de 900 quilômetros ao passar por Curitiba.

Fonte: G1

Foto: Divulgação/Correios / Canaltech

Matérias Relacionadas

Abralog nas Redes

Últimas Matérias