segunda-feira, 06/05/2024

ASSOCIE-SE

Desafios da captação e desenvolvimento de mão de obra

Pedro Antonio da Silva
Gerente de Projetos – GPSLog


Pedro Luiz Astrini
Gerente Operacional – GPSLog

Na última década podemos perceber a mudança do perfil do profissional operacional e administrativo de maneira muito rápida e abrupta. E as situações e circunstâncias impostas anteriormente no ambiente trabalho não são mais aceitas pelas novas gerações, já que tais gerações não concordam com o modelo anteriormente estabelecido para tornar-se um membro de sucesso da sociedade.

O novo profissional leva em conta o seu planejamento de vida em razão do seu propósito, e definindo a sua vida profissional como caminho paralelo para o financiamento e conhecimento para ajuda-lo ao alcançar o seu propósito.

Noutra extremidade temos o acesso ilimitado à informação que a internet proporciona por meio de conhecimento generalista de vários assuntos que pode causar em grande parte das pessoas o sentimento de sabedoria espontânea e sem o desenvolvimento da habilidade de leitura de causo para cada situação a ser aplicado.

O desenvolvimento de profissionais técnicos para áreas especificas necessita de ser moldado de acordo com a necessidade de cada empresa e função a ser desempenhada, mas isso também depende do quanto o colaborador é aderente e determinado a ser moldar para atender tais áreas técnicas.

A procura de jovens profissionais com habilidades técnicas e acadêmicas para o desenvolvimento e posterior ocupação de cargos de liderança em corporações é de fundamental importância para garantir a sobrevivência da instituição ao médio e longo prazo, por meio da entrega de produtos e serviços de qualidade superior aos seus clientes, bem como para a criação de barreiras comerciais perante os seus concorrentes de mercado.

Alguns setores logísticos estão à procura de mão de obra operacional adequada para os cenários mais complexos que envolvem esforço físico e comprometimento com os resultados através do seu desempenho para a realização da atividade, pois a mão de obra operacional contemporânea não aceita o trabalho em condições físicas e ambientais anteriormente tidas como normais dentre várias empresas. Estes novos colaboradores não suportam serviços com atividades repetitivas e que estes não enxerguem valor na atividade que realizam, pois não têm a visão do processo com um todo.

Num passado não muito distante vários gestores administrativos e operacionais trilharam o caminho de desenvolvimento profissional nas empresas que foram a sua primeira oportunidade operacional e atualmente considerando as gerações de funcionários contemporâneas é algo impensável manter tal fidelidade por grandes períodos de tempo.

A criação de programas de desenvolvimento e retenção de profissionais estratégicos para o negócio é condição fundamental para a saúde do negócio e para isso várias iniciativas são validas para chegar neste objetivo. O uso de tecnologia para o treinamento à distância foi implantado com mais força durante e pós pandemia do Covid-19, bem como o uso de tecnologias para apoio nas atividades de rotina diária tornou-se necessário para a maior performance dos colaboradores envolvidos nessas atividades.

A disseminação da educação no ambiente de trabalho, não apenas restrito ao ambiente da empresa, é algo a ser levado em conta para a retenção dos colaboradores atuais e atração para os possíveis candidatos às vagas mais complexas e que exigem a dedicação de maneira diferenciada para que entreguem os resultados esperados pela empresa. O uso de consultorias educacionais para moldar os conteúdos externos de informação ao formato desejado pela empresa seria uma ótima iniciativa para ter um melhor aproveitamento dos recursos humanos.

O mercado de logística sofreu grande transformação no período nos últimos 3 anos, sendo que o período Pós-Covid 19 consolidou investimentos em Armazéns Logísticos e Entregas na Casa do Consumidor, chamado de Last Mile, gerando oportunidades e necessidades de Profissionais em toda Cadeia Logística de Entrega. Neste Cenário, torna-se nítido o aumento de vagas e segundo o estudo realizado pelo Observatório Nacional da Industrial nos próximos 3 anos está previsto a criação de mais 170 mil novas vagas na Logística no Brasil, devido a mudança do perfil de consumo gerada pelas compras online.

A expansão dos Serviços Logísticos exige controles Precisos de Estoques e tempos de entregas, criando uma necessidade jamais observadas por Analistas de Logísticas e dados, bem como cargos de média liderança para a gestão de recursos humanos em operações extremamente complexas e com grandes desafios de entrega diárias.

Ocorre que os cargos técnicos que envolvem tecnologia, tem concentração de formação em público com média de idade abaixo de 30 anos, o que em cenário de mudança de perfil e definição de expectativa demonstrados acima, acirram a disputa por estes profissionais, que hoje optam pelo equilíbrio em vida social, ambiente de trabalho e carga horária que exija menos disponibilidade presencial ao trabalho.

Estamos vivendo na época contemporânea a geração do questionamento, “ Por que eu faço? ”, e como as gerações anteriores irão se adaptar a forma de trabalho e envolvimento das novas gerações será a forma fundamental e diferencial para manter os bons resultados no ambiente corporativo. Empresas com dificuldades de contratação em algumas áreas estão por muitas vezes optando pela terceirização de pequenas atividades através de micro e pequenas empresas, tal situação está associação ao desenvolvimento do fenômeno chamado de Terceirização por Nicho.

Tal desafio, exige das organizações ações de Formação Contínua de novos profissionais recém-formados, programas de estágios e Treines, bem como a adaptação da empresa a linguagem destes jovens, que vai de abertura para Diversidade, revisão de seus valores e linguagens de comunicação, adaptação de desafios e cargas de trabalho que não desmotivem os novos colaboradores, que podem, via de regra promover não raras, pedidos de demissão por propósito ou “expectativas” não atendidas.

Foto: bernardbodo / iStock

Matérias Relacionadas

Abralog nas Redes

Últimas Matérias