domingo, 05/05/2024

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Em período desafiador para o varejo no Brasil, realidade aumentada impacta experiência de compra e impulsiona performance de vendas

Em um cenário de previsão de queda de 3,96% das vendas no varejo no segundo trimestre de 2023 em relação ao mesmo período de 2022, segundo a Pesquisa de Intenção de Compra no Varejo do IBEVAR (Instituto Brasileiro de Executivos de Varejo & Mercado de Consumo), a realidade aumentada se apresenta como uma tecnologia acessível para as marcas que desejam aprimorar a experiência de compra do cliente e, consequentemente, impulsionar as vendas.

O balanço de performance do 1º trimestre de 2023 dos clientes da R2U, startup de soluções envolvendo tecnologias 3D para aprimoramento da jornada de compra, reforça a importância da tecnologia. Com a implementação da realidade aumentada, as marcas apresentaram aumento de 70% na taxa de conversão no e-commerce, isto é, quem interagiu com as soluções R2U, comprou 70% mais vezes em relação a quem não interagiu.

Além disso, o levantamento apontou um aumento de 89% no tempo médio de sessão (tempo que os usuários permanecem em um site) e de 39% na taxa de adição de produtos ao carrinho. Hoje, a R2U atende 40 importantes empresas brasileiras, incluindo marcas como Mobly, Electrolux, Leroy Merlin, Flexform e Decameron.

Para Valéria Carrete, Chief Revenue Officer da R2U, neste período desafiador para o varejo, agravado ainda mais pelo endividamento do brasileiro e pela escalada da inflação, por um custo acessível as marcas que apostam na tecnologia de RA impactam diretamente a experiência de compra ao possibilitar que os consumidores façam simulações de como os produtos ficarão instalados em suas casas.

“Seguindo o conceito do ‘experimente antes de comprar’ e de uma maneira muito fácil, apenas usando as câmeras do smartphone, é possível visualizar as dimensões, as cores, as estampas e as texturas do produto em tempo real, e entender se o produto caberá no espaço planejado e se os detalhes irão combinar com a decoração, tornando a decisão de compra se torna muito mais assertiva e segura para o consumidor”, explica Valéria.

Outros dados do levantamento do IBEVAR revelam queda de 2,62% nas vendas do varejo no segundo trimestre de 2023 em relação ao primeiro trimestre deste ano. Em relação aos últimos doze meses até junho de 2023, estima-se uma queda do consumo de 2,17%.

Opinião do consumidor 

De acordo com a pesquisa de agosto de 2022, “Shopping in the Metaverse”, comissionada pela Meta e realizada pela Ipsos com mais de 30 mil consumidores ao redor do mundo, 28% dos entrevistados já usam ou usaram a realidade aumentada durante uma compra.

O estudo também mostra que 42% acreditam que a RA pode melhorar a experiência de compra ao eliminar a lacuna entre as lojas físicas e as digitais. Além disso, 47% têm interesse em utilizar a câmera do próprio smartphone para testar a tecnologia.

Fonte: abc da comunicação

Foto: Divulgação

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