sábado, 04/05/2024

ASSOCIE-SE

Especialistas franceses e brasileiros debatem logística dos dois países

Especialistas franceses e brasileiros debatem logística dos dois países

Especialistas de Brasil e França debateram nesta quarta-feira, 1/3/2023, o momento da logística nos dois países, no painel Encontro Brasil-França: Compartilhando as Tendências e Práticas no Setor da Logística, durante a XXVI Conferência Nacional de Logística, que se realiza em São Paulo, durante a Intermodal South America.

Os debatedores pela Associação Francesa de Logística foram Claude Samson, presidente da entidade, Diana Dizian, sua diretora-executiva, e Thomas Steinmüller, responsável por assuntos europeus.

Pelo Brasil participaram Ricardo Antoneli, SVP  Desenvolvimento de Negócios e Investimentos da nossa associada GLP Brasil, Erica Couto Peixoto, Vice-President of Business Development da DHL Supply Chain, e Hugo Hugo Yoshizaki, Conselheiro da Abralog e professor-doutor da Escola Politécnica das USP.

O presidente da Abralog, Pedro Moreira, moderou o debate e explicou a aproximação entre a Afilog e a associação brasileira, ocorrida durante a pandemia. A parceria começou com duas lives internacionais, a primeira no início da pandemia, e a segunda, já em sua etapa menos agressiva, quando franceses e brasileiros apresentam pesquisa feita nos dois países sobre os efeitos da Covid-19 na logística.

Outra ação foi o convite da Afilog para que Pedro Moreira acompanhasse o Salão de Inovação, Transporte e Logística, em Paris, o SITL, no ano passado. A visita dos logísticos franceses agora à Intermodal e sua participação na XXVI Conferência Nacional de Logística, que ocorre durante a Intermodal South America, é o passo mais recente dessa aliança

A Abralog sempre defende a colaboração como um dos fatores mais importantes para o sucesso da logística, disse Moreira. Claude Samson, presidente da Afilog, afirmou que “logística é o sistema sanguíneo; sem logística não há atividade econômica”, ressaltou.

Falta de terrenos e inflação alta

A grande dificuldade encontrada pelo setor hoje na França é a escassez de terrenos para construções logísticas, assim como aumento de solicitações para que se consiga certificação de obras, como expôs Diana Dizian, diretora-executiva da entidade. Outro transtorno é a inflação em elevação, que tem aumentado expressivamente o custo das obras.

O professor Hugo Yoshizaki, comentando a fala da diretora-executiva, lembrou que essa ainda não é uma preocupação atual na realidade brasileira, “mas que servirá de oráculo” para o Brasil, já que toda central logística é geradora de tráfego. Citou a mudança em futuro próximo da Ceagesp, entreposto de distribuição hortifruti de São Paulo. Quando ela ocorrer, continuou Yoshizaki, haverá forte impacto, pois a Ceagesp abastece 10 mil bares e restaurantes de São Paulo e da área metropolitana ao redor. Veja mais no conteúdo geral sobre esse painel, que estará no portal da Intermodal 2023.

Fotos: Divulgação Abralog

Matérias Relacionadas

Abralog nas Redes

Últimas Matérias