sexta-feira, 12/04/2024

ASSOCIE-SE

Grupo Ricardo Brennand anuncia Centro Logístico Triple A em Salvador

Com mais de 80 anos de experiência em diversos setores como energia, indústria do cimento e o segmento imobiliário, o Grupo Ricardo Brennand, com sede em Recife, acaba de anunciar o seu novo empreendimento em Salvador.

Trata-se de um Centro Logístico Triple A com uma área bruta locável de 42,5 mil metros quadrados, oferecendo às empresas a possibilidade de locação de espaços para armazenagem e escoamento de produtos, respeitando o mais alto padrão construtivo e tecnológico. A previsão é que a conclusão das obras aconteça até o final de janeiro deste ano. “A cidade de Salvador e sua região metropolitana têm recebido relevantes investimentos em infraestrutura com melhoria significativa na mobilidade urbana contribuindo para a atração de novas indústrias e empresas.

Com isso, a demanda por estruturas que favoreçam a operação logística também cresce e, por isso, a nossa decisão em investir no mercado baiano, para viabilização deste novo empreendimento”, explica Luís Henrique Valverde, CEO da Brennand Logística, empresa do Grupo Ricardo Brennand responsável pelo investimento.

O Centro Logístico do Grupo Ricardo Brennand está em fase avançada de obras e fica localizado em Pirajá, uma região estratégica para a logística do município. O espaço está próximo à BR 324, à apenas 12 km de alguns dos principais bairros residenciais de Salvador, com acesso facilitado aos portos de Salvador (14km) e de Aratu (40km) e ao aeroporto (31km). Ao todo, serão 9 módulos para armazenagem e logística, servidos por 78 docas, 40 vagas para carretas e 275 vagas para veículos leves.

Os módulos podem variar desde 2.888 m2 até 42.500 m2, de acordo com a necessidade da empresa que vá utilizar a estrutura. O pé direito varia de 12m a 14m e o sistema de combate a incêndio é compatível com Centros Logísticos Triple A, compostos por sprinklers e AVCB com classificação J4. Um outro destaque é o cuidado com o piso, que terá resistência de até 6 toneladas por metro quadrado.

Além dos espaços dos galpões, o empreendimento oferecerá serviços de segurança e monitoramento, guarita blindada, portaria 24 horas, sala de convivência/descanso (para motoristas das carretas e outros profissionais prestadores de serviço das empresas), restaurante, sala de treinamento e espaço amplo para estacionamento e manobra das carretas (evitando uso da via pública e consequente prejuízo do tráfego).

“Não se trata apenas de alugar um espaço de armazenagem. Estamos oferecendo um Centro Logístico com a mais alta qualidade construtiva e operacional e que cuidará de todos os detalhes administrativos, serviços básicos, limpeza e estações que oferecem conforto aos profissionais. Tudo para que as empresas estejam focadas em suas operações de logística, sem outras preocupações”, diz Luís Henrique Valverde.

O investimento para a implantação do equipamento é de R$ 80 milhões de reais. A obra já gera 250 empregos diretos e 150 indiretos e vai beneficiar toda a região. “Além de gerar emprego e renda para muitas famílias de Salvador, vamos beneficiar toda a região de modo geral. Nosso projeto inclui melhorias estruturais e viárias para os arredores”, explica o CEO da Brennand Logística.

Um dos princípios do empreendimento é a minimização do impacto ambiental causado pela sua implantação. Os projetos foram cuidadosamente desenvolvidos para limitar a instalação das novas edificações ao espaço previamente ocupado pelas antigas construções do terreno, conservando quase a totalidade da vegetação existente na propriedade.

A construção do Empreendimento também adotou práticas sustentáveis na gestão de seus resíduos. Com a coleta de materiais recicláveis, baterias e resíduos eletrônicos e um sistema para o gerenciamento de resíduos de construção, direcionando materiais para reutilização e reciclagem.

Com isso, 90% dos resíduos da obra foram desviados de aterros. Durante a fase de demolição, todos os metais foram reciclados, as telhas antigas doadas e as estruturas de concreto, pisos e alvenarias trituradas e reutilizadas nas obras de terraplanagem do moderno Centro Logístico.

“Buscamos ser referência em sustentabilidade na região nordeste. O desenvolvimento de nossos projetos e construções respeitam cuidadoso alinhamento com padrões internacionais de gestão ambiental e certificação”, esclarece Luís Henrique Valverde, CEO da Brennand Logística.

“Iniciamos nossa jornada com a ambição de alcançar a certificação LEED Silver (Leadership in Energy and Environmental Design), conferida pelo USGBC (United States Green Building Council). Após a adoção de novas práticas sustentáveis nas obras para construção do Empreendimento, estamos próximos de conquistar o nível LEED Gold, refletindo nosso compromisso contínuo com práticas ambientalmente responsáveis”, conclui.

Foto: Divulgação

Matérias Relacionadas

Abralog nas Redes

Últimas Matérias