segunda-feira, 06/05/2024

ASSOCIE-SE

Invent, uma jornada de inovação e sucesso na intralogística

Fundada em 2014 por três engenheiros, Leonardo Araki, Augusto Ghiraldello e Igor Uliana, a Invent começou sua jornada prestando consultoria especializada, manutenção de pós-venda e retrofits em sistemas existentes. A partir de 2016, com introdução de engenharia e softwares especializados, iniciou os primeiros projetos próprios, por meio de equipamentos de movimentação importados dos Estados Unidos e Europa, voltados para a indústria, atacado, varejo, 3PL e e-commerce. Ainda nesse período, firmaram-se grandes parcerias internacionais sendo uma de grande destaque os componentes para Picking-by-Light ATOP, o que proporcionou diversas soluções acessíveis ao mercado.

Em 2017 devido a estratégia de redução de prazo e preço, ocorreu a abertura de um novo local para estoque e montagem de equipamentos próprios, tornando assim, um integrador completo de soluções, com índice de nacionalização acima de 90% em seus projetos.

Em 2022, um grande passo: a inauguração, em São Bernardo do Campo (SP), de nova sede com mais de 4000 metros quadrados, onde se concentram todas as atividades da empresa. Fora do Brasil, a Invent tem filiais de vendas em Miami (Brickwell), Alphaville (Barueri/SP) e seis bases técnicas avançadas em regiões estratégicas para suporte ao território nacional.

“A Invent está democratizando a tecnologia na logística e exportando para os EUA e países da América Latina. Nosso slogan agora é “Invent Número 1”, diz Leonardo Araki, mais de 20 anos de experiência em automação intralogística, e CEO da empresa, que concedeu a seguinte entrevista ao Portal Abralog:

Por que a Invent veio para a Abralog?

A Abralog, além de uma renomada instituição que desempenha um papel fundamental no fortalecimento e na promoção da logística, nos proporciona uma série de benefícios: networking e conexões; acesso a informações; capacitação e educação; visibilidade e reconhecimento; troca de experiências; acesso a recursos e participação em eventos relevantes. Estamos filiados há um ano, já participando do Comitê de Inovação, e renovamos nossa participação agora para a categoria sócio-apoiador.

O setor de Intralogística é amplo e concorrido. Como a empresa se situa nele?

A intralogística se refere à gestão e otimização dos fluxos internos de materiais, produtos e informações dentro de uma empresa, abrangendo atividades como armazenamento, movimentação, transporte interno, gestão de estoques, embalagem, distribuição interna, entre outras. Ela desempenha um papel crucial na eficiência operacional e na cadeia de suprimento das empresas, ajudando a reduzir custos, melhorar a produtividade e garantir a entrega eficaz de produtos. A Invent se situa em: tecnologia e automação, eficiência operacional, flexibilidade, sustentabilidade, integração de sistemas, atendimento ao cliente e capacidade de inovação.

Quais são os diferenciais oferecidos pela empresa?

A Invent investe em tecnologias inovadoras, como automação avançada, robótica, inteligência artificial e análise de dados, podendo oferecer processos mais eficientes, precisos e ágeis. Por outro lado, possuímos métodos de otimização de processos e fluxos de trabalho altamente eficazes, podendo reduzir custos operacionais e melhorar a velocidade de entrega.
Também buscamos sempre entregar soluções personalizadas para as necessidades específicas dos clientes, podendo oferecer maior flexibilidade e capacidade de atender a demandas variadas.
Além disso, oferecemos sistemas de rastreamento em tempo real e visibilidade completa das operações, fornecendo confiança aos clientes sobre o status de seus produtos e a capacidade de planejamento.

Como encara o atendimento ao cliente?

O atendimento ao cliente tem de ser excepcional. Nesse aspecto, proporcionamos suporte ágil, comunicação clara e resolução rápida de problemas, criando uma vantagem competitiva. Também zelamos por parcerias estratégicas com outros players da indústria, ampliando a nossa capacidade de oferecer soluções abrangentes e integradas. Acreditamos na capacidade de inovação contínua, e o nosso histórico é um exemplo disso. É preciso estar preparado para enfrentar mudanças e desafios do setor.

O que a empresa espera ser ao final desta década?

Esperamos ser a melhor referência de uma multinacional brasileira reconhecida pelas soluções inovadoras para o setor logístico.

Como é fazer logística no País?

Conduzir operações logísticas no Brasil implica enfrentar desafios únicos devido à vasta extensão territorial, sua infraestrutura variável, complexidade burocrática, questões de segurança e outros fatores.

Vamos falar da infraestrutura…

Em relação ao transporte, ela apresenta diversidade, abrangendo estradas, ferrovias, portos e aeroportos, mas nem sempre em condições ideais. Estradas em situação precária, investimento insuficiente em ferrovias, e portos congestionados podem resultar em atrasos e acréscimos nos custos de transporte.

Sem falar nas grandes distâncias entre cidades e regiões, que resultam em tempo de trânsito prolongado e aumento dos custos do transporte, tornando a coordenação logística mais desafiadora. Também influencia aí a instabilidade econômica e oscilações cambiais, que podem afetar os custos operacionais e influenciar nas decisões de planejamento.

Burocracia e segurança são outros grandes problemas…

Questões regulatórias, impostos complexos e burocracia podem complicar as operações logísticas no País. Empresas frequentemente se deparam com processos aduaneiros intricados, causando atrasos nas operações. Já a segurança é uma preocupação de destaque em várias partes do Brasil, particularmente no transporte de cargas. Roubos e furtos são problemas recorrentes, o que demanda a implementação de medidas de segurança adicionais.

Como superar esses desafios?

Pode-se adotar diversas estratégias: implementação de sistemas de gerenciamento de transporte (TMS), sistemas de rastreamento em tempo real e análise de dados para otimizar rotas, melhorar a visibilidade e aumentar a eficiência, estabelecimento de parcerias com fornecedores locais e transportadoras especializadas para aproveitar o conhecimento regional e superar desafios específicos.

Além disso, o desenvolvimento de planos logísticos flexíveis que considerem possíveis atrasos, gargalos e outras adversidades. E ainda medidas de segurança adequadas para proteger as cargas durante o transporte, incluindo rastreamento via GPS, escolta de cargas e seguro apropriado.

E os pilares da ESG, como a Invent os encara?

Nossa diretoria está completamente envolvida em iniciativas ESG. Nosso compromisso com a sustentabilidade é um dos pilares que nos torna “Número 1”, pois trabalhamos em estreita colaboração com nosso Conselho e times para impulsionar o desenvolvimento de estratégias sustentáveis.

Com base nesses valores, como a empresa pratica a ESG?

Adotamos práticas de intralogística sustentável, como gestão de resíduos, redução de emissões de carbono e uso eficiente de recursos, podendo atrair clientes que valorizam a responsabilidade ambiental.Estamos comprometidos em adotar soluções inovadoras que passem por redução de emissões, diversidade social, responsabilidade corporativa e gestão inteligente da cadeia de suprimentos. Apoiamos o crescimento de nossos clientes, sem perder de vista a proteção do meio ambiente e o bem-estar social. Estamos construindo um futuro logístico mais sustentável e próspero para todos.

Foto: Divulgação

Matérias Relacionadas

Abralog nas Redes

Últimas Matérias