sábado, 04/05/2024

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Metaverso aplicado a Logística

Sergio Maia

O metaverso pode ser definido como uma rede de mundos virtuais, que tenta replicar a realidade com foco na conexão social e dos negócios, de forma que a distinção entre o mundo físico e virtual seja a menor possível. Acredita-se que o metaverso seja o futuro da internet e que iremos interagir dentro desta realidade cada vez mais, tomar decisões, realizar  compras, comunicar-se e estar em vários locais em poucos segundos. A verdade é que a fronteira entre o mundo físico e o virtual está sendo derrubada cada vez mais e os nossos avatares (manifestação de um usuário dentro deste universo) se tornam uma extensão do nosso corpo. Existem aplicações do metaverso para a logística?

Imagine os transportadores dentro do metaverso: a negociação e busca de cargas, neste novo ambiente, facilitaria a procura por embarcadores e reduziria os custos logísticos. Quem sabe como será dirigir um caminhão a partir deste ambiente virtual com toda a robótica embarcada que este ambiente traz consigo?!

Reuniões entre gestores e construtoras, em países diferentes, para conhecer a planta, imergir nos detalhes físicos do projeto e localização de novas centrais de armazenamento, sem sair de casa e poder viajar o mundo a procura  da melhor possibilidade em alguns minutos…

Neste ambiente, profissionais podem testar máquinas e equipamentos logísticos, dos seus escritórios ou residências, com incrível precisão, antes da decisão de compra em fabricantes de várias partes do mundo, com intuito de gerar uma variedade de opções para escolha e melhor tomada de decisão, de forma bem mais rápida,  segura e com redução de custos de deslocamentos e viagens.

Acredito que o e-commerce deverá ser modificado com o metaverso: os avatares poderão testar roupas, calçados, dentre outros itens antes da compra. Esta nova perspectiva poderá impactar na redução dos custos logísticos de devolução, pois os produtos poderão ser testados com exaustão, antes da realização das compras. Além disso, poderá ocorrer a redução do trânsito de veículos em coletas físicas da logística reversa e, consequentemente, impactar significativamente na sustentabilidade.

Treinamentos e imersões poderão ser realizados 100% em ambiente metaverso, inclusive com interação dos avatares, em que podem criar   networking, favorecer e modernizar o ambiente de ensino à distância na logística.

Atualmente, há empresas que compram terrenos, anunciam, vendem e realizam logística dentro do metaverso: DHL usa RV (Realidade Virtual) para treinar seus funcionários em processos de picking, Mcdonald´s  criou restaurantes virtuais no ambiente que podem proporcionar entregas virtuais e físicas. Já a Lacta está indo mais longe, pois os clientes podem experimentar seus produtos alimentícios dentro do metaverso, antes das compras com entregas físicas, por intermédios de tecnologias sensitivas de robótica. A Nike criou lojas no metaverso onde os avatares poderão experimentar, comprar e usar seus artigos dentro do ambiente virtual.

O metaverso é disruptivo e proporciona uma entrada mais profunda no mundo virtual, pois a RA (Realidade Aumentada), os óculos virtuais, a telemetria, os sensores que levam a realidade para o mundo físico, inclusive com temperatura, vibração, sabores e umidade, o que proporciona a representação do mundo virtual no mundo físico. Assim, as aplicações para a logística serão infinitas, ainda mais com a possibilidade de redução dos custos e ganhos de escala. A imaginação será o limite para os novos entrantes neste novo mundo. Acredito que, em breve , o metaverso será  necessário para as empresas que desejarem operar no mercado, como ocorreu com a internet, que começou à ser utilizada nos idos dos anos 90.

O precursor deste novo mundo foi o  estudo  da Second Life. A difusão e chegada do 5G proporcionará maior crescimento no uso do metaverso. A máxima é “seja tudo o que você quiser, tudo que você imaginar”, isto é: a nova economia deixará as pessoas conectadas por mais tempo, fará uma nova revolução industrial e mudará, significativamente, os aspectos da vida humana e dos negócios.

Sérgio Maia — Consultor e profissional de Logística há 22 anos. s[email protected]
Foto: Thinkhubstudio/iStock

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