terça-feira, 23/04/2024

ASSOCIE-SE

O que a Oracle quer ao se tornar associada da Abralog

A Oracle, multinacional norte-americana que oferece suítes integradas de aplicativos, além de infraestrutura segura e autônoma no Oracle Cloud, tornou-se sócia-apoiadora da Abralog. Marco Righetii, Diretor de Engenharia da empresa para a América Latina, diz na entrevista abaixo, os motivos que levaram a Oracle à Associação Brasileira de Logística – e no que a empresa pode contribuir com inovações disruptivas.

Por que a Oracle se associou à Abralog?
A Oracle entende a importância da tecnologia para o setor de logística e transportes, na sua transformação rumo à digitalização para promover eficiência operacional e criar valor para a cadeia com inovação.

Neste cenário, é relevante a presença da Oracle na Abralog, que já direciona as discussões e conexões com empresas e agentes do setor, para promover avanços em técnicas.

Mais do que um fornecedor de tecnologia, a Oracle na Abralog permitirá convergir inovação aberta com parceiros para seus clientes e contribuir com discussões sobre inovações em IA, blockchain e sistemas autônomos integrados em todas as etapas de uma cadeia logística para os desafios que existem no País.

Como a empresa vê a logística global e brasileira? O que as organizações estão buscando de inovações na logística?
Estamos num ponto de inflexão interessante no que diz respeito à visibiidade da cadeia produtiva de terceiros e às otimizações numa economia global mais seletiva e com busca de eficiência.

Percebemos que as inovações tecnológicas que antes davam importância exclusiva a processos, agora contam com um componente importantíssimo na saúde da logística: pessoas.

A logística moderna se torna mais digital com a rastreablidade dos produtos nas operações, não apenas para cumprir os novos desafios de ESG, mas entra também como fator eminente de previsibilidade da cadeia produtiva, em estoques enxutos e nas variações de demandas e oferta de produtos e serviços.

Alinhado com nossa missão de ajudar as pessoas a ver dados de novas maneiras, descobrir ideias e desbloquear possibilidades infinitas, a logística digital permitirá trazer nova capacidade de latência-zero nas resoluções de incidentes e anomalias da cadeia, desde sua captura até a tomada de decisão.

Neste cenário, é essencial dotar operações com capacidades cognitivas de análise e ação dos dados por parte dos profissionais envolvidos nas operações logísticas e de transporte. Para o Brasil, o desafio não passa apenas pelas suas conhecidas dimensões continentais, mas também ocorre na capacitação de pessoas e no uso adequado de tecnologias emergentes na realidade brasileira.

Qual o impacto da tecnologia na pandemia e na pós-pandemia, principalmente para o setor de transportes e operações?
Nos picos da pandemia, com a necessidade de uso de meios eletrônicos para o comércio, observamos um avanço de soluções tecnológicas para automatizar operações de logística e transporte. O próprio crescimento do e-commerce provocou uma corrida importante em trâmites de documentos – e necessidade de conectar agentes externos num mesmo processo, da transportadora ao embarcador.

Ao longo do período da adaptação da sociedade às condições de um mundo ainda em pandemia, a adoção de tecnologias de rastreabilidade confiável entre agentes da logística, com uso extenso de Blockchain, a fim de viabilizar agilidade em operações, se tornou essencial para que a indústria tenha condições de atender demandas com sazonalidade provocada por outras variáveis, como fechamento de operações de portos em quarentena, ou mesmo falta de contêineres em diversos mercados.

Alinhado a isto, percebemos uma grande preocupação das empresas com ESG para cumprir metas de uso otimizado de combustíveis fósseis em seus modais, e responsabilidade social de empresas como o mapeamento ético-trabalhista de operações de seus fornecedores.

Casos como CargoSmart, que realiza a transparência de operações portuárias com redes de Blokchain para acelerar o despacho de milhares de conteiners em portos como Xangai, ou Circulor, que oferece visibilidade ética de minerais nobres de minas na África  para a indústria de eletrônicos e de veículos elétricos, são exemplos de impactos de tais inovações na cadeia logística.

Como será o cenário de tecnologia para a logística no futuro?
Certamente os dados são poderosos aliados na busca da logística digital. Eles atuarão em conjunto com tecnologias autônomas de veículos inteligentes e meios de conectividade, como o 5G, que permitirão integrar inovações para dar mais agilidade e sustentabilidade nas operações.A logística do futuro será baseada em uso de dados inteligentes na redução de tempos de tomadas de decisão, tanto na cadeia de transporte, quanto na disponibilidade de recursos e pessoas nas operações, e na previsibilidade de disrupções da cadeia logística.

Neste cenário, o conceito de latência-zero ganha força, pois algoritmos de IA serão trabalhados para tomar essas decisões em contribuição com dispositivos conectados por IoT, e com capacidade cognitiva mais assertiva para ação com profissionais da logística. Foto: Divulgação. 

 

Matérias Relacionadas

Abralog nas Redes

Últimas Matérias