quinta-feira, 02/05/2024

ASSOCIE-SE

Para Abralog, mercado de galpões tem potencial para 100 milhões de metros quadrados

O presidente da Abralog, Pedro Moreira, acredita que o mercado brasileiro de galpões logísticos, hoje de 23,2 milhões, e terminando este ano ao redor dos 25,9 milhões de m², deve dobrar de tamanho entre 5 e 7 anos. Estimativa de associados da entidade é de que o setor tenha potencial para 100 milhões de m².

O comentário foi feito na terça-feira, 16/06/2023, durante encontro entre gestores de fundos imobiliários, incorporadoras e a diretoria na América Latina do Mipim, que é o maior evento do setor imobiliário do mundo, anualmente na França. O tema desse encontro foi “Oportunidades de atração de investimentos estrangeiros no mercado imobiliário brasileiro e agenda ESG”.

Segundo Moreira, o mercado de armazéns continua em ascensão, impulsionado pelo comércio eletrônico, com expansão em nível nacional, mas ainda concentrado na região Sudeste, com 80% do total, sendo 55% em São Paulo.

O presidente da Abralog acredita nesse avanço devido ao fato de o Brasil ainda não ser um País multimodal, apesar de sua enorme vocação, mas com a perspectiva de desenvolvimento de infraestrutura, o que resultará na construção de plataformas logísticas para apoiar os modais de transporte, o que demandará mais ativos imobiliários.

Moreira destacou em sua fala um aspecto nem sempre mencionado ou conhecido, que é o crescimento de cidades médias, com um amplo potencial de absorção de galpões e condomínios logísticos. Ele citou os casos de Bauru e Ribeirão Preto em São Paulo, lembrando que existem exemplos semelhantes em todo o País, especialmente no Nordeste.

Em relação à ESG, falou sobre a grande preocupação existente hoje no setor logístico com os pilares Ambiental, Social e de Governança, um interesse genuíno e consistente com o cenário projetado no setor, que considera as três letras vitais para os próximos anos.

O objetivo da reunião foi fomentar o relacionamento entre os participantes e apresentar as possibilidades de negócios oferecidas pelo ambiente do Mipim. O encontro ocorreu no escritório de advocacia Matos Filho, que possui um relacionamento de longa data com o evento francês.

Participaram da apresentação Laia Marsal Soles, diretora para a América Latina do Mipim, a advogada Mariana Cabral, do escritório Matos Filho, que frequenta a exposição há muitos anos, além de Pedro Moreira, da Abralog, apoiador do evento.

Também estavam presentes o secretário de Desenvolvimento Urbano e Habitação do Estado de São Paulo, Marcelo Cardinale Branco, Rui Gomes Junior, presidente do Investe São Paulo, e o CEO do Invest Rio, Alexandre Vermeulen, juntamente com Marcelo Vital, do Mipim Brasil. Cerca de 25 convidados acompanharam a apresentação.

Matérias Relacionadas

Abralog nas Redes

Últimas Matérias