sexta-feira, 03/05/2024

ASSOCIE-SE

Real Estate da Abralog mostra importância da escolha do imóvel

O Comitê Real Estate da Associação Brasileira de Logística fez sua reunião mensal na terça-feira 8.8.2023, de forma virtual. O tema discutido: “Fatores e características dos imóveis que exercem influência na decisão de locação”. Ronaldo Barbim Pirana, gerente de Pesquisa e Desenvolvimento e Real Estate da ID Logistics, foi o convidado do mês.

Ele explicou a importância de entender profundamente o perfil da operação, para determinar a melhor solução logística e, consequentemente, a escolha do imóvel mais adequado. De acordo com Pirana, o galpão pode representar até 40% dos custos totais da operação logística, o que reforça a necessidade de tomar uma decisão acertada, evitando prejuízos significativos.

O convidado falou também do histórico pioneiro da ID Logistics em Extrema, cidade-ícone dos galpões logísticos, quase divisa com São Paulo e famosa por condomínios e galpões logísticos altamente procurados e escassos. A escolha estratégica desta região foi influenciada por incentivos fiscais do governo de Minas, mais um fator importante na tomada de decisões, como ele ressaltou.

Fatores financeiros, operacionais e sustentáveis

O palestrante abordou três fatores que influenciam na escolha do imóvel logístico: financeiro, operacional e de sustentabilidade.

Na categoria financeira, aspectos como o valor do condomínio, eficiência logística, disponibilidade de niveladores de doca, além de questões relacionadas à localização do transporte público e transporte fretado foram destacados. 

Curiosamente, Pirana ressaltou que até elementos como o valor da refeição e a acessibilidade ao transporte público podem impactar na decisão, evidenciando a complexidade da análise. Ele já viveu a experiência com um cliente que exigia mão de obra intensiva, que esbarrou no preço da refeição, que tornava a escolha do imóvel inviável. E, em outra oportunidade, o problema foi a distância do transporte – isso aumentava o turno-over de funcionários, pelo incômodo.

No tocante aos fatores operacionais, Pirana mencionou aspectos como o pé-direito livre do galpão, capacidade de carga do piso e disposição das áreas comuns, incluindo restaurantes e pontos de embarque. 

Por fim, no contexto da sustentabilidade, o palestrante discutiu a importância da preparação para a instalação de painéis fotovoltáicos, a exploração do mercado livre de energia e a possibilidade de reuso da água. 

Foto: Divulgação

Matérias Relacionadas

Abralog nas Redes

Últimas Matérias