quarta-feira, 22/05/2024

ASSOCIE-SE

Solução de cubagem da Pitney Bowes permite à Vestra Logística economizar 5% da receita em operação com 5 mil volumes diários

Pitney Bowes é associada Abralog

Com objetivo de elevar sua capacidade produtiva e sua agilidade no processo de conferência de pesos e dimensões dos volumes transportados, a Vestra Logística, empresa especializada no transporte de insumos farmacêuticos, adotou a solução OneShip Dinâmica Premium, da Pitney Bowes, multinacional especializada em soluções de logística, envio de documentos e pacotes.

A empresa, que tem sede em Rio Claro (SP), atende hoje 100% das indústrias de insumos farmacêuticos no Estado de São Paulo e no Sul de Minas Gerais, realizando entregas em até 48 horas. Inicialmente, a Vestra precisava melhorar o seu processo de cubagem integrando também o sistema ao já utilizado, já que seu prazo de entrega era curto e faltavam dados acurados dentro do processo logístico.

“Antes desse projeto, utilizávamos uma esteira estática que não nos atendia por completo. Por conta dos prazos curtos, não conseguíamos cubar 100% da carga, o que nos fazia perder produtividade inclusive em diversas etapas do processo de transporte, inclusive na separação”, afirma Eduardo Albuquerque, Diretor Financeiro da Vestra Logística. Segundo ele, muitos insumos chegam à transportadora às 22 horas e necessitam ser embarcados às 3h30, ou seja, era preciso contar com uma esteira dinâmica de alta produtividade.

A solução adotada foi desenvolvida para atender empresas com grande fluxo de volumes, permitindo maior agilidade no processo de medição e pesagem de volume. Uma das vantagens é que ela possibilita a conferência automática do peso e dimensões da carga, realiza a leitura automática de código de barras e conta com sistema de cadenciamento de volumes – além de funcionar com integração automática com o ERP.

“Com o equipamento da Pitney, passamos a realizar a cubagem de toda a carga embarcada, com controle rígido em relação às avarias. Atingimos percentual baixíssimo nesses indicadores, eu diria que insignificantes quando comparados a outras transportadoras.”, complementa Albuquerque, ressaltando que os próprios clientes já perceberam a melhoria.

De acordo com o executivo, a economia proporcionada pela cubagem automática e precisa da OneShip chegou a 5% – índice considerado bastante significativo. “A produção de hoje é muito maior do que quando utilizávamos a cubagem estática, sobretudo se pensarmos que trabalhamos com cerca de 5 mil volumes ao dia, em cada estado”, revela ele.

Outra vantagem se deve ao rastreamento. Como a produção passou a ser realizada na esteira da Pitney, a Vestra passou a etiquetar toda a carga, o que reduziu ainda mais os extravios. “Antes, não tínhamos identificação na carga. Mas hoje tudo é identificado, logo conseguimos localizar cada item via sistema”, destaca ele.

A Vestra Logística planeja ampliar sua atuação para outros estados da federação e, para isso, deve expandir sua parceria com a Pitney Bowes. “Estamos satisfeitos com a solução adotada e temos certeza de que esta parceria deve crescer ainda mais nos próximos meses”, finaliza Albuquerque.

Pitney Bowes Brasil

Pitney Bowes (NYSE: PBI) é uma empresa global de remessa e correio que fornece tecnologia, logística e serviços financeiros para mais de 90% das empresas Fortune 500. Pequenos negócios, varejo, empresas e clientes governamentais em todo o mundo confiam na Pitney Bowes para remover a complexidade do envio de correio e encomendas. Para obter informações adicionais, acesse o site.

Matérias Relacionadas

Abralog nas Redes

Últimas Matérias