quarta-feira, 01/05/2024

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Abralog dá início ao Comitê Estratégico de ESG, com base em educar, orientar e congregar

O Comitê Estratégico de ESG da Associação Brasileira de Logística fez nesta quarta-feira, 5 de abril de 2023, sua primeira reunião, que definiu três pilares básicos como alicerces da jornada: educar, orientar e congregar, além de esboçar os objetivos e o plano inicial de ações. Segundo o presidente da Abralog, Pedro Moreira, a missão do novo núcleo de debates da Abralog é “ser um agente catalizador na disseminação e implantação da política ESG junto aos nossos associados e suas cadeias de suprimentos”. 

Ainda conforme Moreira, “a logística tem papel fundamental na transição para uma economia mais sustentável, e a questão ESG é cada vez mais relevante para empresas e investidores”. Participaram do passo inicial os associados: Marco Tenani, Carrefour; Fernando Gasparini, Via; Marlos Tavares, G2L;  Alessandro Dessimoni e Grazziella Mosareli, DBA Advogados; Hugo Bethlem, Capitalismo Consciente; Adriana Firmo e Kareen Ratton, Kion Group; Andrea Simões, Log-in Logística; Pedro Moreira, André Prado e Marcio Frugiuele, da Abralog.

Pontos de partida

Na reunião foram discutidos aspectos importantes para a consumação de uma estratégia ESG, tais como: 

As necessidades e expectativas das empresas filiadas e sócios individuais: 

  • Com base nessas necessidades e expectativas pode-se definir uma estratégia de ESG.
  • Estabelecer metas e indicadores para medição do desempenho da associação e de suas filiadas. Esses indicadores devem ser mensuráveis e relevantes para as áreas prioritárias de atuação.
  • Envolver as empresas filiadas e sócios individuais: O trabalho de ESG deve ser um esforço conjunto para que haja comprometimento. Com iniciativas propostas.
  • Implementar ações concretas. Essas ações podem incluir projetos de redução de emissões de gases de efeito estufa, programas de diversidade e inclusão, treinamentos em temas relacionados a ESG, entre outras iniciativas.
  • Monitorar e avaliar o progresso regularmente, por meio da análise dos indicadores estabelecidos, feedback das empresas filiadas e sócios individuais, entre outros mecanismos.
  • Comunicar os resultados: Para aumentar o engajamento e transparência, é importante comunicar os resultados do trabalho de ESG para as empresas filiadas e sócios individuais. 
  • Ter transparência e prestação de contas em relação às suas atividades e resultados de sustentabilidade, divulgando relatórios claros e objetivos que possam ser facilmente compreendidos.
  • Manter compromisso de longo prazo com ESG, estabelecendo práticas e estratégias que possam ser mantidas e aprimoradas ao longo do tempo.
  • Adotar uma abordagem integrada, abrangendo questões ambientais, sociais e de governança em todas as suas operações e processos de tomada de decisão.
  • Aprender com outras empresas e organizações que estejam comprometidas com a sustentabilidade e que possam oferecer exemplos.
  • As partes devem estar dispostas a inovar e experimentar novas abordagens e tecnologias para aprimorar sua eficiência e reduzir seus impactos ambientais e sociais.
  • Importante  buscar colaboração e parcerias com outras empresas e organizações.
  • Todos devem estar preparados para se adaptar às mudanças e desafios ambientais e sociais que possam afetar seus negócios e operações, antecipando e planejando

Fotos: Divulgação

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