terça-feira, 30/04/2024

ASSOCIE-SE

LOTS Group passa a compensar emissões de CO2 com plantio de mudas na Mata Atlântica

A LOTS Group, empresa de inovação e tecnologia para o setor de transporte independente do grupo Scania, agora possui uma parceria com a Fundação SOS Mata Atlântica — ONG ambiental brasileira que atua na promoção de políticas públicas para a conservação da Mata Atlântica. A empresa faz parte do grupo Scania, pois realiza o transporte dos clientes com os veículos da marca.

Cada veículo adquirido pela LOTS para operações de transporte de minérios, soja, madeira e outros,  20 mudas de árvores nativas serão plantadas pela empresa.  “Já compramos mil mudas de árvores que vão sequestrar em média 166 toneladas de CO2 por ano e estamos comprometidos com as metas de pegada de carbono e preservação do meio ambiente”, afirma James Demarchi, responsável por Pessoas&Cultura e ESG da  LOTS na América Latina.

Além desta nova parceria para compensar as emissões de CO2, a LOTS também tem outras ações de sustentabilidade como os caminhões menos poluentes, reutilização de pneus etc

As mudas serão plantadas no projeto florestas do futuro. Criado em 2004, o programa reúne a sociedade civil organizada, iniciativa privada, proprietários de terras e poder público em projetos participativos de restauração florestal.

Além desta parceria, a LOTS Group, que nasceu com o propósito de trazer mais sustentabilidade para o setor e possui certificação ISO 14001 – que certifica o Sistema de Gestão Ambiental da empresa, já desenvolve diversas ações de governança ambiental, social e corporativa (ESG). “Fomos a primeira empresa membro do Programa Logística Verde Brasil a obter o nível Ouro no Sistema de Reconhecimento para o Selo Verde em Transporte de Carga (SR SVTC) com uma comprovada redução de consumo de combustível e emissão de gases de efeito estufa de 25% entre 2018 e 2019, a manutenção das boas práticas permitiu ainda uma melhoria incremental de 2,1% de 2019 para 2020Além disso, possuímos um Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos e Captação de Água da Chuva para reuso.”, revela o executivo.

Transporte  e gestão

Caminhão a gás

Para reduzir a pegada de CO2 e atender aos objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU, o setor de transportes, que é responsável por cerca de 14% das emissões globais de CO2, tem investido em ferramentas, processos e tecnologia para cumprir com os aspectos sociais, éticos e sustentáveis em todas as operações e departamentos.

Um estudo interno na operação rodoviária da LOTS Group constatou que com a recente introdução de veículos a gás à sua frota, a emissão de CO2 caiu em 28% e o consumo de combustível em comparação aos caminhões de mesma potência movidos a diesel teve uma redução de 26%. O que também impulsiona este número são as soluções em conectividade e o moderno treinamento de condução eficiente que todos os motoristas da LOTS passam antes de iniciar suas atividades na empresa, além das sessões de reciclagem. A soma desses dois elementos extras pode trazer até 14%* na redução de consumo de combustível do veículo.

Jailson de Barros, motorista de caminhão há 10 anos e há 2 anos na LOTS, conta que após o treinamento de direção oferecido pela empresa, mudou os hábitos de direção para melhor. “Consegui diminuir o consumo de combustível, marcha lenta, ajo com mais previsibilidade e com isso aumenta tanto a minha segurança, quanto de quem está ao nosso redor também. Além disso, o desgaste do veículo é bem menor adotando estas boas práticas aprendidas no treinamento. Fico muito feliz em contribuir com o meio ambiente diminuindo as emissões de carbono apenas com minha maneira de dirigir”.

Outro ponto de atenção da empresa é com os pneus, um dos materiais mais consumidos pelas empresas de transporte e, se descartados de forma incorreta, podem levar até 600 anos para se deteriorar. “Temos como objetivo a redução de pelo menos 5% no consumo destes insumos, além disso, possuímos ferramentas digitais para acompanhar e prolongar a vida útil dos pneus, e 100% dos que não podem mais rodar por desgaste ou uso excessivo são reciclados por uma empresa parceira especializada.”, revela James Demarchi.

Responsabilidade 

Preocupada não apenas em aplicar ações sustentáveis dentro da empresa, mas garantir responsabilidade e legalidade nas compras e gestão de fornecedores, a LOTS Group adotou a ISO 20400, que estabelece diretrizes para a gestão sustentável de compras e ajuda as organizações a incorporar considerações ambientais, sociais e de ética em seus processos de aquisição de produtos e serviços.

“É nosso dever saber de quem estamos comprando, como é a gestão ESG deste fornecedor, como é a gestão dos colaboradores, de onde se origina a matéria-prima dele, como é a destinação dos resíduos de sua produção, entre outros. Precisamos estimular a conscientização em todas as cadeias e mostrar que esta redução de emissão de gases no efeito estufa depende de cada um de nós”, afirma Victor Youssef Sofia,  gerente de Grupo de Compras Globais da LOTS América Latina.

A LOTS Group

Criada em 2016 na Suécia, a LOTS Group nasceu com a missão de otimizar operações de fluxos logísticos por meio da tecnologia e inovação. Desde 2018 na América Latina, a LOTS Group apresenta novas soluções em logística para melhor analisar fluxos, localizar gargalos e melhorar desvios. Focada em quatro setores — agronegócio, mineração, florestal e rodoviário -, a empresa trabalha para realmente melhorar a qualidade das entregas com implementações inovadoras, visando a chegada de veículos hiper tecnológicos em operações logísticas que ocorrem em ambientes confinados e com menor interação humana.

Fotos: Divulgação

Matérias Relacionadas

Abralog nas Redes

Últimas Matérias