sexta-feira, 26/04/2024

ASSOCIE-SE

Abralog na Movimat Nordeste

A Abralog participou do I Seminário Movimat do Nordeste, no dia 16 de abril, no Pavilhão de Feiras do Centro de Convenções de Pernambuco, em Olinda, cidade vizinha a Recife. O seminário fez parte da da 5ª Forind Nordeste, feira de fornecedores industriais, de 15 a 18 de abril.

O presidente da entidade, Pedro Francisco Moreira, moderou a mesa redonda “Logística e os Eixos de Desenvolvimento para o Nordeste”, debate que contou com a participação de Gustavo de Freitas, diretor do Rapidão Cometa, do professor-doutor Marcílio Cunha, da Faculdade Boa Viagem, de Hélio Tolentino, da Tolentino Engenharia, e de Rodrigo Vilaça, presidente da ANTF e vice-presidente de Relações Institucionais da Abralog.

Vilaça proferiu a primeira palestra do Seminário Movimat: “O Transporte Ferroviário e a Função Estratégica da multimodalidade”.

A Forind Nordeste foi criada para aproximar os pequenos, médios e grandes fornecedores de equipamentos, suprimentos e serviços industriais aos grandes grupos empresariais instalados na região Nordeste do Brasil.

A logística é um dos principais desafios enfrentados, hoje, pelo setor industrial e atraiu as atenções do empresariado durante a Forind NE.Entregar o produto certo, na hora e lugar corretos, é hoje um dos principais desafios da indústria. Por isso, este ano, além de expositores nas áreas de energia, metal e mecânica e elétrica e eletrônica, o evento inovou e agregou à sua programação empresas e seminários no setor de Transporte e Logística, envolvendo as áreas de armazenagem, movimentação, embalagem, condomínios logísticos e de sistemas de TI para logística.

Os eventos com geração de conteúdo na área de logística foram o 1º Seminário Nordestino de Logística, que aconteceu dia 15 de abril, e o 1º Seminário Movimat do Nordeste, dia 16.

Quatro temas centrais nortearam os debates durante o 1º Seminário Nordestino de Logística: mobilidade, sistemas de controle por radiofrequência, perfil da logística no Nordeste e a qualidade dos serviços de logística.

Já no 1º Seminário Movimat de Logística do Nordeste, a função estratégica da multimodalidade foi um dos temas abordados pelo presidente-executivo da ANTF (Associação Nacional dos Transportadores Ferroviários), Rodrigo Vilaça.

“Temos uma realidade no setor de transportes ferroviários de carga que aos poucos está se modificando. A alocação de recursos melhorou, teve uma grande evolução com o Programa Nacional de Desestatização (PND), mas ainda há muito a ser feito”, disse.

Segundo balanço ferroviário apresentado pela ANTF, 481 milhões de toneladas foram movimentadas pelos trilhos, em 2012, um acréscimo de 1,3%, em relação ao ano anterior, que foi de 475 milhões. A expectativa, segundo Vilaça é que este número seja 24,7% maior até 2015. Ainda de acordo com a entidade, as concessionárias ferroviárias devem investir R$ 16 bilhões na expansão do sistema nos próximos três anos. Esses e outros dados serão apresentados durante seminário.

A FORIND NE (Feira de Fornecedores Industriais do Nordeste) é o maior encontro de negócios industriais do Nordeste, promovido pela Reed Multipus, empresa associada à Reed Exhibitions Alcântara Machado, a principal organizadora de eventos do mundo, e parceira da Abralog, que é seu braço de conteúdo logístico.

São 280 expositores, 45% a mais do que no ano passado, já que além das cadeias produtivas de energia, metal e mecânica e elétrica e eletrônica, a feira ganhpu um quarto segmento: o de transporte e logística.

A Reed Exhibitions é a principal organizadora de eventos do mundo, reunindo mais de 6 milhões de profissionais ao redor do planeta, gerando bilhões de dólares em negócios. Hoje, 500 eventos da Reed estão presentes em 39 países, distribuídos pelas Américas, Europa, Oriente Médio e Ásia e organizados por 33 escritórios próprios que empregam mais de 3 mil funcionários.

A Reed Exhibitions pertence à Reed Elsevier Group, uma companhia listada entre as TOP 100 da Bolsa de Valores de Londres, e que apresentou em 2012 um total de £6,002Bi (ou €6,902Bi). O Grupo Reed Elsevier é líder na geração de soluções de informação profissional nos setores de Ciência e Medicina, Direito, Análise de Riscos, Educação e Negócios em Geral.

Matérias Relacionadas

Abralog nas Redes

Últimas Matérias