sexta-feira, 26/04/2024

ASSOCIE-SE

Abralog retoma Comitê de Real Estate com o tema logística urbana

A retomada das reuniões mensais dos comitês da Abralog teve início nesta terça-feira, 8.2.2022, com o núcleo de Real Estate abordando o tema logística urbana. O encontro teve forte adesão de associados e convidados, para ouvir Paulo Oliveira e Marcos Mello, da consultoria Scambo, e Maurício Losada, diretor de Planejamento da CET, a Companhia de Engenharia de Tráfego, da Prefeitura de São Paulo.

“O avanço das malhas logísticas para o centro das cidades é irreversível”, começou Paulo Oliveira. A malha urbana é complexa, diversa e em constante mudança, acrescentou. Paulo Oliveira elencou alguns desses ‘ingredientes’: roteirização, fulfillment, Pudo, tracking, serviços logísticos, plataforma de fretes, crowdsourcing, logística sob demanda, entre outros, que fazem parte de um cenário que ainda inclui estruturas de recebimento e distribuição como CDs, estabelecimentos comerciais, pontos comerciais parceiros, hubs.

Enfim, situações que ainda geram a necessidade de serviços agregados do tipo picking & packing, armazenagem, logística reversa, recebimento de sellers, etc. É uma rede de serviços logísticos para abastecer uma cidade, como frisou. Nesse ambiente, pensar em termos de plataforma logística é crucial. “É sempre multi: multiserviços, multiclientes, multioperações, multisellers.”

A outra apresentação foi feita por Maurício Losada, diretor de Planejamento da Companhia de Engenharia de Tráfego, da Prefeitura de São Paulo, a CET. Para ele, a questão vital para a autarquia é que a cidade tenha modelo de abastecimento racional, e isso envolve, entre outras coisas, atores públicos e privados, mobilidade das pessoas, distribuição de bens e administração de serviços.

Losada insistiu em que a logística urbana passa pela colaboração. E também pela informação: há centenas de pequenos estabelecimentos fechados e que se prestariam a centros de distribuição. Chamou a atenção ainda para a Lei do Zoneamento, que permite ações praticamente desconhecidas pela logística.

Matérias Relacionadas

Abralog nas Redes

Últimas Matérias