segunda-feira, 29/04/2024

ASSOCIE-SE

Ações com foco em diversidade influenciam na permanência no emprego

O apoio de empresas à diversidade com a inclusão de pessoas com deficiência (PCD), negros, mulheres, idosos, pessoas LGBTQIAP+ se tornou um tema urgente e parâmetro para escolha do local de trabalho, já que para 6 em cada 10 brasileiros ações de incentivo à diversidade influenciam totalmente na escolha de ficar ou não na empresa. Os números ainda apontam que 8 em cada 10 brasileiros acham importante que uma empresa ou marca dê suporte para diversidade entre seus funcionários. É o que mostra a pesquisa “Como os brasileiros percebem o papel das marcas e empresas em relação à diversidade?”, realizada pelo Instituto Locomotiva e iO Diversidade a pedido da B3.

O levantamento ainda mostra que os valores de diversidade são ainda mais decisivos para as trabalhadoras mães negras e a população LBGTQIA+. Para 76% das mulheres com filhos, o apoio à diversidade na empresa influencia totalmente a escolha por permanecer no emprego ou aceitar uma oportunidade. Já entre a população LGBTQIA+, 77% consideram que a valorização da diversidade no ambiente de trabalho pesa nas decisões de carreira.

“O respeito à diversidade é hoje um imperativo que, se desrespeitado, pode custar muito caro e os dados da pesquisa comprovam. Diversidade e inclusão evoluíram rápido, indo do discurso social para a prática real. Os resultados do estudo mostram que a maioria dos brasileiros está atenta a esse aspecto, reforçando a importância de que as empresas se engajem nessa causa”, explica Renato Meirelles, fundador da iO Diversidade e presidente do Instituto Locomotiva.

Segundo os dados, 55% dos entrevistados consideram que o salário e benefícios são importantes, mas não são tudo para a decisão de permanecer ou aceitar uma oportunidade numa empresa, percentual que chega a 60% na população LGBTQIA+. É preciso que a empresa também tenha valores e apoie causas que acredita. A diversidade nos cargos de lideranças também é considerada importante para cinco em cada 10 brasileiros.

“Disseminar conhecimento e apoiar a jornada de outras companhias são parte do papel da B3 como indutora dessa pauta no mercado. A iniciativa do guia “Investimos em DE&I”, que lançamos em maio, e a realização dessa pesquisa é, justamente, dar urgência e oferecer subsídios que auxiliem as corporações na construção de sua trilha da diversidade, que é um valor estratégico para o negócio e cada vez mais demandado pela sociedade”, diz Manuela Alves, superintendente de Pessoas da B3.

A pesquisa é quantitativa e foi realizada em uma amostra de 1.757 entrevistas nacionais com homens e mulheres, com 18 anos ou mais, das classes ABCDE. Os dados foram coletados de 13 a 27 de janeiro de 2023.

Foto: iStock / .shock

Matérias Relacionadas

Abralog nas Redes

Últimas Matérias